Obrigado por viajar com a gente em 2012

Viaje na Viagem

(Ih, lá vem discurso do Comandante.)

Os dias começam cedo aqui no Viaje na Viagem. Antes das oito da manhã (às vezes antes mesmo das 7!) a Bóia dá a sua primeira entrada, para responder às perguntas postadas na madrugada. O expediente na nossa Redação virtual costuma ir até a meia-noite – a Bóia sempre dá uma passadinha para responder ao rescaldo antes de dormir.

Nesse meio tempo, subimos posts novos, cada um deles com a missão de esgotar as dúvidas sobre um novo assunto. Ilusão, claro. Cada post novo é uma fábrica de novas perguntas. Algumas dessas perguntas complementarão o assunto; outras já terão sido respondidas em outros posts relacionados; outras vão acabar influenciando a pauta, gerando novos posts.

A interação da caixa de comentários é o maior tesouro deste site. Só em 2012 foram postados 64.200 comentários, numa média de 175 por dia. Os comentários corrigem, atualizam e completam nossas informações. E as perguntas são tão úteis para nós quanto são para os perguntadores: com elas aprendemos se estamos sendo claros, descobrimos quais informações são realmente relevantes e nos damos conta de que dicas são mais necessárias. As caixas também revelam os leitores que são especialistas em assuntos – e que, além de nos darem uma belíssima mão no dia a dia, ainda nos ensinam um montão. (Obrigadíssimo, queridas e queridos!)

Paradoxalmente, não podemos nos dar ao luxo de ter Bóias 24 horas no plantão de respostas. A caixa de comentários funciona muito bem para pautar, corrigir e atualizar o site, mas tem utilidade reduzida como conteúdo pesquisável. É por essa razão que nem respondemos por outros canais (uma resposta no Twitter ou no Facebook é uma resposta que nunca mais será encontrada e não servirá para mais ninguém). Não dá para ficar apenas enxugando gelo: é preciso investir tempo e talento na produção de posts – claros, atuais, completos e encontráveis, que tenham como missão dispensar a intervenção da Bóia. (Ilusão, claro.)

Até o ano passado, eu só contava com você, leitor, na construção desta catedral interminável. Mas em 2011 o Viaje na Viagem passou a ter uma Redação virtual — primeiro com a vinda da Bóia, e em seguida com a chegada da Natalie Soares (inicialmente com o nick Bóia Paulista). A função original da Natalie era extrair das profundezas das caixas de comentários a riqueza das opiniões – o que eu chamava internamente de “o pré-sal” do VnV. Foi aí que descobrimos que vocês já se hospedaram em pelo menos 100 hotéis diferentes em Nova York, que podem falar sobre 45 pousadas domiciliares em Noronha, que têm opiniões sobre 125 hotéis e 30 shows de tango em Buenos Aires. Em 2012 a Natalie passou a acumular a editoria da #Viajosfera: toda semana, seleciona 20 posts de um elenco de 250 blogs de viagem ativos, que ela acompanha por RSS. Esses posts por enquanto aparecem apenas por alguns dias, no box Viajosfera na barra direita da homepage. Mas em breve, quando enfim reformularmos a seção Viajosfera aqui no site, todos esses posts voltarão devidamente indexados, mostrando o caminho para você encontrar conteúdos que não temos no Viaje na Viagem.

Na nossa Redação virtual, a novidade de 2012 foi a chegada, no meio do ano, da Mariana Amaral. A função da Mariana é não deixar o site parar enquanto eu estou ocupado fazendo campo (ou seja, sempre). Ela identifica prontamente os comentários que devem virar posts, cria guias completos usando dicas de leitores, faz pesquisas complicadas com gráficos e lança perguntas que se tornam posts participativos de grande sucesso e utilidade.

Com a Natalie e a Mariana – que também deram suas voltinhas, andando por Argentina, Chile, Caribe e Estados Unidos – publicamos este ano quase 780 posts. Poderiam ser mais – mas desde meados de 2011 fizemos uma opção editorial por fazer menos posts, porém mais completos. É o que chamo de posts “pedaçudos”. Posts que antigamente levavam duas horas para ser feitos agora levam dois ou três dias. Mas tenho certeza de que fazem a diferença quando são achados na internet 😀

Bahamas

| Stigray City, Bahamas |

Em 2012 lançamos com sucesso o piloto do projeto Enviados Especiais. Como recebemos muito mais convites de viagens do que podemos aceitar, pensamos: por que não mandar trips em missões blogueiras? Assim conseguimos enviar a Lu Malheiros para Torres del Paine; o Gustavo Belli para Salta; a Paula Ferreira com a pequena Malu para o Valle Nevado; o Hugo Medeiros para as Bahamas e a Denise Mustafa para Madri e Toscana. Deu muito certo: nossos enviados voltaram com relatos ricos e isentos, com insights próprios e críticas fundamentadas. Com o tempo esperamos poder estender esse programa a mais leitores.

Cachoeira do Formiga

| Cachoeira do Formiga, Jalapão |

Em agosto finalmente dei início a um projeto que acalento desde 1999: fazer um guia completo do Brasil. Devo ficar pelo menos dois anos viajando de maneira intensiva pelo patropi. Neste segundo semestre passei três meses fora de casa, entre Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Pará e Amazonas (do planejamento inicial, tive que adiar para o ano que vem os Mato Grossos e alguns hotéis de selva). Os posts que aparecem com a tag VnVBrasil são apenas um aperitivo; o serviço de verdade só começa a ser postado agora em 2013. Se prepare, que você vai ficar de novo com vontade de viajar pelo Brasilzão.

:mrgreen:

(Mas não pense que o site vai ficar monotemático: eu ainda tenho muito material inédito para intercalar sobre Suíça, Itália, Provence, Andaluzia, Portugal, Caribe, Estados Unidos, Canadá, Dubai, Jordânia…)

Enquanto a gente viaja, produz e organiza conteúdo, a nossa CEO Elisa Araújo cuida da operação comercial – que é o que permite que a gente viaje, produza e organize conteúdo. Não é bolinho não: o que aparece de proposta indecorosa não tá no gibi. Sem a Elisa o Viaje na Viagem jamais teria se profissionalizado.

Mas não adianta você construir um blog ético e profissional se a categoria em que está inserido for malvista. De olho nos escândalos que colocaram os blogs de moda em (má) evidência, o Viaje na Viagem foi um dos sócios-fundadores da ABBV, Associação Brasileira de Blogs de Viagem – constituída juridicamente nos trinques, com estatuto e código de ética. Hoje já somos 57 associados em busca de uma blogosfera de viagem transparente e ética.

Seminário Viajosfera

| Seminário Viajosfera |

E para ajudar mais blogueiros de viagem a decidir se vale ou não a pena se profissionalizar, a Elisa montou o 1º Seminário Viajosfera, um super-evento que reuniu quase 200 participantes num dia intenso de debates e trocas de experiências.

Calendário de Viagens 2013

| Calendário de Viagens 2013 |

No fim do ano o Viaje na Viagem (associado ao EduLuz) lançou o seu primeiro produto físico, o Calendário de Viagens 2013, o primeiro calendário que sugere 20 viagens redondinhas por mês (e ainda destaca a melhor viagem econômida, recomenda hotéis para lua de mel, conta quais viagens cabem nos feriados e quais são as roubadas a evitar). Se você ainda não garantiu o seu, ainda dá tempo de pedir e garantir 365 dias de viagens sem erro.

Chegamos ao fim de 2012 tendo batido a marca dos 500.000 visitantes únicos em outubro. No consolidado do ano, registramos um aumento de 95% de visitantes únicos em relação a 2011 (quando já tínhamos crescido 120% comparando a 2010). Entre 1º de janeiro e 31 de dezembro vocês viram 19.200.000 páginas – sim, dezenove milhões e duzentas mil páginas. (Mamãe, eu não sabia que tinha escrito tanta página assim não!)

Tantos leitores qualificados e interessados em viajar acabaram atraindo o interesse de mais anunciantes e parceiros. Este ano tivemos o prazer de viajar com de Accor, Airbnb, American Airlines, Bahiatursa, Booking, British Airways, Gol, Hoteis.com, KLM, Litoral Verde, Localiza, McDonald’s, Meliá, Mondial, Mundi, Paris Attitude, Pestana, Rio Quente Resorts/Valetur, Royal Palm Plaza, Seaworld, Sixt, Sofitel Jequitimar, Submarino Viagens, Turismo da Áustria, Turismo de Aruba, Turismo de Barbados e Visa. É uma honra ter marcas tão importantes a bordo. Obrigado pela companhia!

Procurando uma definição para o que foi o 2012 do Viaje na Viagem, a palavra que me vem à cabeça é amadurecimento. Sabemos aonde queremos chegar – e que chegar lá é uma questão de (1) tempo e (2) muita ralação.

Muito obrigado a você que, depois de acompanhar a gente esse ano todo, ainda teve paciência de chegar ao fim desse texto. Entenda este post como um relatório de fim de ano para o board; e se você chegou até aqui, é porque faz parte dele.

😀

A gente só lamenta ter ficado devendo as novidades de layout e funcionalidades que estavam previstas para este ano, mas não ficaram prontas a tempo. Mas óssó: garanto que vai valer a pena esperar.

Que em 2013 você faça todas as viagens que tem na cabeça. E se precisar de ajuda (ou quiser contar como foi), estamos aqui.

Em nome da Elisa, da Mariana, da Natalie e da Bóia, desejo um 2013 viajandaço pra você!

Leia mais:

Retrô da Bóia 2012: os posts e páginas mais acessados

Retrô da Bóia 2012: as viagens dos leitores

Retrô da Bóia 2012: os posts mais pedaçudos

Retrô da Bóia 2012: para se virar por conta própria

Retrô da Bóia 2012: quem avisa amigo é

Retrô da Bóia 2012: o guia mais completo de Punta Cana

Retrô da Bóia 2012: nas asas da #Viajosfera

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


198 comentários

Rik, faz tempo que acompanho teu trabalho, desde os tempos que voce postava no ViajeAqui, li teus livros e desde lá sou sua seguidora diária aqui no VnV. Também leio outros blogs, mas aqui voce consegue compilar todas as informações, dicas, roteiros, o essencial, as roubadas, por isso posso dizer que voce é minha Biblia Turistica!!!
Adoro ler sobre viagens porque adoro viajar, e viajo bastante, e como é bom acordar e ler seus post pela manhã, é a sensação gostoso de ir pegar o seu jornal preferido na porta de casa, sentar na varanda com uma caneca de café na mão, esticar as pernas e se deliciar com a leitura!

A toda a tripulação, obrigado por me ensinar/fazer viajar sempre (mesmo quando estou em casa).

Parabéns pelo ótimo trabalho realizado em 2012, sucesso maior ainda em 2013!!!

Obrigado também aos passageiros como eu, colegas no VnV que ajudaram a melhorar minhas viagens com seus pitacos e dicas.

FELIZ 2013!

kiss Tina

Parabéns a toda a equipe do VnV. Isto aqui é meu vício diario. Está cada vez melhor. E me fez conhecer tanta gente bacana, alguns pessoalmente nos encontros. Minhas viagens estão cada vez melhores com as dicas que encontrei aqui ou de blogueiros que conheci aqui.
Um Feliz 2013 com muitas viajens maravilhosas para todos nós!

O sucesso do VnV se deu, e se dará sempre, devido à dedicação contínua, ao respeito aos seus leitores e ao profissionalismo do comandante Ricardo e sua estimada tripulação. Nós, os passageiros incondicionais desta nave, temos muito orgulho de participar desta viagem !!!

Fico na maior alegria ao ler estes posts de final de ano! Tanta coisa boa! E tenho certeza que 2013 será ainda melhor! 🙂
Parabéns, Riq, Elisa, Nat, Mariana e Bóia! Um Feliz 2013 para vocês e todos os trips!

Desde 2004/2005 acompanho o Riq, e vejo com clareza que desde então o site só tem crescido e melhorado.

Hoje é uma equipe maravilhosa que faz deste o maior e melhor site de viagens do Brasil. Parabéns a todos e um excelente 2013.

Obrigado pela maravilhosa oportunidade de poder contribuir com vocês.

Esse post só mostra mais uma vez o que eu já sabia, a dedicação de vcs e o carinho que colocam pra fazer o VnV, o sucesso é consequencia!
Beijos pra vcs Riq, Elisa, Merel e Nat, 2013 vou continuar juntinho, acompanhando tudo do VnV 😉

Querido Ricardo e parceiros, mais tarde prometo fazer um relato da minha viagem com Rosana por países frios da Europa em pleno final de ano.
Agora mesmo estamos em Praga, com janela aberta e sol no céu.
Desde já, duas dicas para quem arriscar viajar nessa epoca:
1) NATAL de Bike em BERLIM (a 8 graus), com a cidade vazia e a possibilidade de ir trocando de “magrela” a cada estação da DB (a Deutsch Bahn) que tem terminais espalhados pela cidade…
As ruas sem ninguém são um convite ao passeio e a paradas estratégicas para almoço e café (tem muita coisa aberta nos bairros, como Kreuzberg e Mitte)…
2) REVEILLON de rua em PRAGA. Depois de vários dias de céu azul, parecendo outono, com temperaturas de 5 a 8 graus, a lua cheia (iniciada há dois dias) iluminou a cidade junto com fogos que pipocavam de vários pontos … Uma das coisas mais lindas que já vimos… Gente alegre cantando e dançando em paz, com bom e discreto policiamento…
Isso, depois de passarmos um dia também de outuno na pequena KUTNÁ HORA, uma deliciosa cidade antiga da BOHEMIA, a uma hora de trem de Praga…
Enfim, arriscar também é viver…
Tá certo que nossa viagem é longa e temos ficado de 5 a 7 dias em cada cidade…Amanhã seguimos pra Budapeste, num roteiro oposto ao da Vanessa… Mas estamos adorando…
FELIZ 13 !!!!AXÉ…
ah, outra dica…colocar a champagne e a água com gás para gelar do lado de fora da janela…TIM TIM….
E sempre seguindo o link do tempo….Confiram Praga agora:
http://m.es.weather.com/condiciones_actuales/EZXX0012

    Brigado, Ninho! E a propósito: ADOREI o Tropicalismo Now Futuro do Pretérito!

Obrigada a todos vocês que fazem e tornam esse site ser o que é.

Aprendi e continuo aprendendo muito com o VnV e também com os comentários. Sinto um certo orgulho de ter feito minha primeira viagem solo depois de ler muito a respeito aqui (uma pena que a página sobre o assunto tenha virado mais um ponto de encontro para pessoas que têm medo de viajar sozinhas que uma página de incentivo), e depois do primeiro “vôo” solo virei uma grande fã e incentivadora de que as pessoas não deixem de viajar por falta de companhia.

Parabéns, sucesso e um 2013 cheio de viagens possíveis para todos nós! ;D

    Obrigado, Jussara! Estamos trabalhando para que a interação direta entre leitores seja mais positiva e produtiva, aguarde as novidades 😀

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.