Onde você guarda o notebook no hotel?

Meu note no Costa Brasilis, em Santo André da Bahia

O Alexandre Giesbrecht me mandou um email porque sentia falta de um post aqui no site sobre procedimentos de segurança para guardar o notebook em quarto de hotel.

Até há pouco, viajar com notebook era coisa de viajante a trabalho, ou de workaholic em estágio grave. Mas hoje é cada vez mais comum. Até porque para muita gente (presente!) a internet já substitui a TV como fonte de informação e diversão. A invenção dos netbooks também está contribuindo para o boom.

Sou um veterano nisso: viajo com laptop desde o final de 1998. Como sou mantido vivo por instrumentos, não há uma viagem em que não leve o lepizinho. Já tive dois laptops que faleceram em viagem — um em caráter definitivo, outro foi ressuscitado em São Paulo.

Quais as precauções que eu tomo? Ahn… nenhumas. Nunca me aconteceu nada. Mas também nunca entraram em quarto nenhum de hotel meu para roubar nada.

Alguns — raros — cofres de hotel acomodam laptops. Uma providência óbvia é trancar o laptop na mala, com cadeado fixo.

E você? O que faz quando leva o notebook para viajar? É desencanado que nem eu? Ou toma as precauções possíveis — nesse caso, quais?

A caixa de comentários é toda ouvidos!


109 comentários

Tudo trancado na mala, inclusive roupas queridas (já tive um vestido roubado num cinco-estrelas, que só foi viajar comigo porque a programação incluía um jantar chique). Documentos e dinheiro no cofre.

Como o meu Lap não é mais Top, não me preocupo muito… O que me angustia são as fotos e os cartões de memória e HDs externos… Levem tudo, mas me deixem as fotos!! Baixar e colocar online não adianta para mim, uso apenas arquivos grandes e passar 100 gigas para flickr não dá tempo… fico neurótico com isso. Uso cadeado e mala, só.

Em albergues, deixo o netbook guardado no escaninho com cadeado – ter um escaninho desses é fator de corte pra escolher um hostel.

Sempre naquela esperança de que um eventual ladrão vá roubar primeiro aquele cara que deixa todo o conteúdo da mala espalhado em cima da cama dele e no chão do quarto e na pia do banheiro coletivo. (Sempre tem um desses.)

Muito importante a dica do cadeado fixo, que na verdade não impede o roubo, mas pelo menos deixa uma evidência clara de que sua mala foi aberta.

Não sei se todos entendem o que é o cadeado fixo, e como as pessoas roubam sem deixar evidências quando o cadeado se move junto com o zíper (já fui roubado assim no México). Achei um vídeo no youtube que mostra isso (https://www.youtube.com/watch?v=6wCwmYQRTrg) e acho bom que todos conheçam a técnica dos ladrões pra ninguém dar mole por aí…

    Fantástico esse vídeo, Pedro, obrigada por postar.
    Não tinha noção de que poderiam abrir a mala desse jeito!

Sou o mais desencanado. Sempre deixo aberto em cima da mesa, viajo bastante e nunca me aconteceu nada.

Acho que já comentei no post sobre malas: tiro tudo das malas e arrumo no armário. Tenho horror a roupa embolada. Só uso cadeado quando despacho as malas. Deixo dinheiro, documentos no cofre. Laptop, fechado em cima da mesa.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito