Onde você guarda o notebook no hotel?

Meu note no Costa Brasilis, em Santo André da Bahia

O Alexandre Giesbrecht me mandou um email porque sentia falta de um post aqui no site sobre procedimentos de segurança para guardar o notebook em quarto de hotel.

Até há pouco, viajar com notebook era coisa de viajante a trabalho, ou de workaholic em estágio grave. Mas hoje é cada vez mais comum. Até porque para muita gente (presente!) a internet já substitui a TV como fonte de informação e diversão. A invenção dos netbooks também está contribuindo para o boom.

Sou um veterano nisso: viajo com laptop desde o final de 1998. Como sou mantido vivo por instrumentos, não há uma viagem em que não leve o lepizinho. Já tive dois laptops que faleceram em viagem — um em caráter definitivo, outro foi ressuscitado em São Paulo.

Quais as precauções que eu tomo? Ahn… nenhumas. Nunca me aconteceu nada. Mas também nunca entraram em quarto nenhum de hotel meu para roubar nada.

Alguns — raros — cofres de hotel acomodam laptops. Uma providência óbvia é trancar o laptop na mala, com cadeado fixo.

E você? O que faz quando leva o notebook para viajar? É desencanado que nem eu? Ou toma as precauções possíveis — nesse caso, quais?

A caixa de comentários é toda ouvidos!


109 comentários

Eu levo e nao tranco, nao escondo, nunca me aconteceu nada! Mas no Plaza de Itapema, uma vez, roubaram a filmadora da minha irma, no quarto vizinho. Foi beeem chato. Comunicamos a gerencia, e de nada adiantou. Uma pena.
Acho que deveria ser mais prevenida , mas sou deligada!

Acho que as dicas do cofre e da mala com cadeado são mesmo as melhores. Mas eu já pus no armário, no meio das roupas sujas.

Outra coisa importante sobre tudo isso é tomar cuidado com laptop, e outros objetos no hall do hotel – aí o risco de ser roubado é maior.

Eu sempre deixo o note dentro da mala com cadeado. Embora o cabo de força eu deixe do lado de fora, na maioria das vezes na tomada depois que eu carrego a primeira vez.

No cofre (de código digital) só dinheiro/cartões e documentos.

Sempre na escrivaninha do quarto e geralmente 2, o meu e o do marido. Nunca tivemos problema.

O vídeo que o Pedro postou acima me deixou com um pouco de medo. No meu notebook não há lá grandes coisas que vão fazer falta, pois tenho backup (ou ainda sincronia de dados, graças ao Dropbox, que todo mundo que usa mais de um computador deveria ter — desculpem a propaganda), mas substituir meu notebook é algo que não pretendo fazer no curto prazo.

Acho que vou tentar arrumar um cadeado antes de viajar, amanhã…

Desencanado… deixo em cima da mesa! Unica coisa que eu guardo na mala é minha escova de dentes, não sei porquê.

Sempre no cofre, quando estou a passeio. Quando estou a trabalho, ele esta comigo assim como os torcedores do Grêmio estão com o time.

Eu faço um backup do netbook antes de viajar – mesmo que nele eu tenha sempre pouquinha coisa.

Gosto de guardar dentro da mala, mesmo que haja espaço no cofre.

Um amigo meu teve o dinheiro do cofre roubado em Orlando. Não conseguiu provar que foi roubado, mas ele e a esposa sabem que uma pessoa do hotel com cópia da chave (era um cofre de chave, e não daqueles com código) entrou no quarto e levou o dinheiro deles. Pois é…

Eu não tenho nóias com o notebook… sempre deixo em cima da mesa, fechado e desligado. Comigo também nunca aconteceu nada. Quanto às fotos, eu não costumo passar ela pro note até voltar pra casa, vou armazenando no cartão de memória (tenho um de 16gB), até pq a câmera tá sempre comigo, logo é impossível roubar no hotel. Isso é um risco que se corre, ainda mais qdo a câmera pode dar problema, mas isso tb nunca me aconteceu.

    Passe as fotos para o notebook mas não remova do cartão. Assim você tem um backup. É mais provável acontecer algo com a câmera do que com o notebook. Assim você fica protegida.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito