Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Só no janelão

Relato de março de 2010

Hoje de manhã comecei finalmente a voltar pra casa. Aos pouquinhos. O primeiro passo foi voltar à Argentina, terminando a costura do zig-zag que venho fazendo há cinco semanas. Peguei um ônibus de linha em Santiago para Mendoza.

El boleto

Comprei a passagem pelo site da Andesmar, o único que aceitou meu cartão de crédito brasileiro. Ao chegar ao Terminal Sur (de onde saem os ônibus internacionais de Santiago) pude ver que continuam operando as lotações a Mendoza: taxistas ficam anunciando suas partidas nos corredores da estação.

Mendôça aí bôi xô!

Eu pensava que tinha comprado as poltronas da frente, mas a configuração do ônibus no site era diferente da vida real. Hmpf. Fiquei com uma vista lateral mesmo.

A janela esquerda também tem seu valor

Para quem faz a rota Santiago-Mendoza, o melhor lugar para sentar é o direito, para ver os Caracoles — a seqüência de curvas vertiginosas na subida final dos Andes. (A descida é bem menos acentuada.)

Caracoles!

Mas é da direita que se vê o Caracol

O lado chileno tem os Caracoles, mas a paisagem é mais bonita do lado argentino, com formações rochosas espetaculares — e uma linda represa de águas azulzíssimas quase no fim do caminho.

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

A única desvantagem de fazer esse trajeto de ônibus — com relação a fazer de táxi, de carro ou de excursão — é que não há paradas para tirar fotos. Todas essas fotos foram tiradas pela janela, com o bumba em movimento.

Foram 6 horas e meia de viagem (incluindo aí os 45 minutos perdidos na imigração, que funciona de maneira conjunta num posto só), mas a paisagem é tão bonita que não deu pra sentir.

Mais um cartão postal e eu tenho um treco!

Só tenho uma coisa a dizer. Depois de cinco semanas vendo cartões-postais e mais cartões-postais, se eu por acaso vir mais uma paisagem bonita, mas umazinha só, juro que eu surto :mrgreen:

Leia mais:

686 comentários

Olá Ricardo fiquei com uma dúvida: a configuração do ônibus para escolha das poltronas, você disse que é diferente do que está apresentado no site. Pergunto se, do lado esquerdo as primeiras poltronas são de boa visibilidade ou é melhor as poltronas do lado direito?

    Olá, Fernanda! Quem responde é A Bóia. Se você conseguir poltronas na parte da frente no andar superior, terá ótima visibilidade de qualquer lado.

Olá
Estou indo para Santiago em Janeiro/20. Por conta das manifestações resolvemos ir p Mendoza.
Quero fazer um trajeto de avião e o outro de ônibus para não ficar cansativo. Aluguel de carro está muito complicado.
Quanto custa o táxi Mendoza-santiago ou Santiago-Mendoza?

Ola… a travessia santiago x mendonza sofreu alguma alteração em decorrência das manifestações e protestos ocorrendo no Chile? Alguma recomendação ou Conselho para quem está indo em fev de 2020?
Obrigada

    Olá, Rita! As manifestações são urbanas, na Plaza Itália em Santiago e em Valparaíso.

Olá. Saberiam informar quantos litros de vinho posso levar na travessia Mendoza x Santiago? Alguns lugares com postagens mais antigas verifiquei 2,5 litros / pessoa. Em outros lugares, 5 litros/pessoa. Obrigada.

    Olá, Priscila! 2 litros e meio. A vistoria da alfândega chilena é minuciosa.

Olá, estamos com nossa viagem programada para o Chile, Mendoza e Buenos Aires para dia 15/01/20 até 29/01/20, saindo de Curitiba. Vamos em família de 7 pessoas. Até pensamos em cancelar pela situação atual no Chile, mas acompanhando os comentários de viajantes por aki, resolvemos manter. O que gostaria de saber é se existe ônibus nas mesmas condições do que sai de Santiago para Mendoza saindo de Valparaíso para Mendoza. Pois pensei em ficar 4 dias em Santiago, pegar 3 dias no litoral e de lá seguir para Mendoza de ônibus onde ficaremos 3 dias, temos vôo para BU onde ficaremos 4 dias e retornaremos para CWB. Na verdade queria aproveitar essa viagem de ônibus já para fazer aquele passeio de Alta Montanha nos Andes vendido em Mendoza, mas não consegui. O que me sugere? Chegamos em Santiago e já seguimos para Valparaíso ? Para depois retornar para Santiago e seguir p Mendoza? Ou melhor começar a viagem em Santiago mesmo? As agências chilenas fazem apenas transfer, não têm permissão para fazer o passeio na Argentina, e o preço é bem salgado. Aguardo, obrigada!!

    Olá, Cristiane! Há ônibus de Valparaíso para Mendoza. Mas em termos de segurança, Valparaíso é foco de manifestações porque é a sede do parlamento. Na viagem de ônibus vocês atravessarão os Andes. Se quiserem fazer o Alta Montanha depois vão ter que voltar até o meio do caminho, passando no total três vezes pela mesma estrada entre a cordilheira e Mendoza.

Pessoal, e dicas de horário para sair de onibus…fico pensando em não ir tão cedo para pegar o sol se pondo mais para o fim da viagem.Seria uma? Ou melhor ir cedinho? Obg

    Olá, Lorena! Não há vantagem em ver o pôr do sol na estrada perto de Mendoza. É melhor chegar mais cedo, quando a gente chega num lugar à noite normalmente perde essa noite.

Olá! Vou fazer a travessia em dezembro, gostaria de pegar os lugares da frente. Vi que você comentou que os lugares eram diferentes. Sabe se isso foi arrumado ou se tem algum truque para conseguir comprar esses assentos?
Obrigado

    Olá, Diego! O Ricardo Freire fez essa travessia há quase 10 anos. É bastante provável que o software do mapa tenha mudado. Acredito que já mostre a posição correta do assento. (Se não mostrar, porém, não há o que fazer, concorda?)

Oiiii, to pensando fazer essa travessia março de 2020. Queria saber como é a parte da imigração nas fronteiras, é tranquilo? Alguma dica ou conselho? Obrigada

    Olá, Marina! Não tem nenhuma dificuldade ‘imigratória’. Eles só são chatos com o conteúdo da bagagem, vêem tudo e não deixam passar alimentos não-industrializados.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.