Palermo Soho, 7 anos depois

Esplendor Palermo Soho: o quarto é enorme

A primeira vez que me hospedei em Palermo Soho foi em 2003. Consegui reservar o primeiro bed & breakfast chique que tinha se instalado na região, o 1555 Malabia House.

Desde então eu recomendo hospedagem em Palermo Soho para todo mundo que (a) já não precisa mais fazer lerês em Buenos Aires e/ou (b) acaba sempre indo comer e fazer compras praquelas bandas.

Só que — ironia: nunca mais consegui me hospedar por lá. Nas minhas viagens a Buenos Aires desde então, fiquei uma vez no Faena (perto de Puerto Madero); outra vez no Moreno (entre a Plaza de Mayo e San Telmo), dormi uma noite num navio de cruzeiro (no porto, evidentemente), e em outubro do ano passado, aluguei um apartamento em Palermo Hollywood (e me arrependi por dormir praqueles lados).

Por isso fiz questão de fechar a Expedição Zig-Zag Chile-Argentina com dois dias em Palermo Soho. Estava pensando em ficar no Vain, mas as tarifas não estavam boas; dei então uma busca geral e achei uma diária de R$ 160 no Esplendor Palermo Soho no Hoteis.com.

Adorei: tanto o hotel, quanto a estada no bairro.

Esplendor Palermo Soho: área do café

Como eu tinha adiantado neste post, o miolinho do Soho está praticamente todo refeito, com calçadas alargadas e paralelepípedos guaribados. As lojas estão menos alternativas e mais mainstream; os cafés são charmosos e bem-freqüentados. O bairro deixou de ser Vila Madalena/Santa Teresa e definitivamente virou Jardins/Leblon. Não precisamos arredar pé de lá durante as 48 horas em que passamos em Buenos Aires.

Quanto ao hotel: quartos enormes, com sacada (todos são de frente), decoração moderna sem exageros, banheiro bom, café da manhã acima da média, e preços consistementemente camaradas (sempre que pesquiso acho diárias moderadas, entre 90 e 115 dólares). Deve ser o hotel mais alto do Soho (tem 9 andares); talvez por isso  o custo x benefício seja tão bom. Se é pra pôr um defeito, está talvez na localização — Guatemala entre Thames e Uriarte é algumas quadras longe do fervo, o que pode dar uma preguicinha à noite. (Mas o Vain também é por ali.)

Esplendor Palermo Soho: todos os quartos têm sacada

Nos próximos dias eu volto ao assunto, quando finalmente subir o post dos hotéis em Palermo.

Curiosidade, digamos, histórica:

A essas alturas a gente já se acostumou com essa bobagem de Soho e Hollywood, mas de qualquer maneira é interessante saber como esses nomes foram incorporados aos dois lados de Palermo.

Por incrível que pareça, começou com o Hollywood. No fim da década de 80, emissoras de TV e produtoras de cinema e publicidade começaram a se instalar em galpões vagos que havia ao norte de linha de trem que corta o tradicional bairro de Palermo Viejo. “Palermo Hollywood” — o Palermo Viejo do cinema e da TV — foi batizado para se diferenciar da parte residencial do bairro.

Na década de 90, quando butiques, ateliês, bares e restaurantes começaram a ocupar as imediações da praça Serrano, do lado “de cá” dos trilhos, o lugar foi jocosamente apelidado de Soho — por estar “SOuth of HOllywood”, ao sul de Hollywood.

A coisa pegou, e hoje a gente até esquece de achar ridículo :mrgreen:

114 comentários

Meu Deus!!! E eu aqui na chuva de SSA enloquecendo de curiosidade, lendo os posts, comentários… Estamos voltando a BAs (este ano não dá para ir mais longe$$$$) e aprendendo com vcs. O JC prefere ficar mais no centro pq morou lá e circula melhor. Mas estando lá e lendo as informações, andar e andar, taxi ou o que me levar, para sempre comprovar as boas informações da tripulação… O quadrilátero da Sylvia vai ser destrinchado. E eu que entrei aqui para saber qual era o blog dela… ABS

Ricardo e Carla, valeu pelas dicas!

Realmente vamos ficar com o táxi mesmo, e ao pagar, mostrar a nota contra a luz na cara dura mesmo para o taxista, é o jeito! Pq ser roubado lá afff, nos deixou tao pra baixo, nos sentimos de maos atadas!

Alguem tem um contato bacana de radiotaxi, daqueles que a gente liga e o mesmo taxista vem nos buscar ou vcs acham que estou noiada demais (ehehehe!)

Ah, quanto ao hotel, Sylvia, Ricardo ou demais, quais voces mais indicam para ficar perto do “vuco-vuco” de palermo? Seria O The Glu, Own (cabrera 5556), Torrecillas (godoy cruz 1655)ou do Puro Baires (Niceto Vega 4788)???

Obrigada! Esse blog salva a patria 🙂

Como é a minha primeira vez na cidade, reservei o Esplendor Soho, porque parece ficar no meio do caminho entre a muvuca e o metrô. Ou será que é melhor ir pra todo lugar de táxi mesmo?
Só achei estranho é que no site do hotel já não tinha disponibilidade, mas no hotes.com e booking tem.
Abs

    Danniel, fiz recentemente uma reserva no Esplendor e também achei estranho que no site do hotel não tinha vaga mas no hoteis.com tinha. Liguei para o hoteis.com e o que me disseram foi que no acordo que tem com os hotéis (ou talvez com alguns hotéis), o hotel tem que guardar alguns quartos para ser reservados exclusivamente pelo hoteis.com.

    O Esplendor Palermo Soho fica pertinho do metrô, sim. Eu acho andar de táxi uma diversão (porque fico FELIZ de pagar tão pouco, hehe), mas o metrô é prático e quase grátis para o centro.

    Obrigado.
    Acho q não vou ter mesmo problemas com o hotel.
    E como tenho muita coisa pra ver, vou experimentar tanto o metrô qto o táxi…
    Abs

Só para não deixar sem resposta, o que mais gosto em BUA é a tradição, a parte histórica, o charme. Palermo, apesar de ser um lugar interessante que todos devem conhecer, me parece assim como uma franquia do Soho novaiorquino. Mas é uma opinião pessoal.
abraços

Olá!
Ano retrasado fui para Buenos Aires e tive a maravilhosa experiencia que é a de ficar no Mine Hotel! Achei muito bom mesmo, só nao fico lá denovo pq queria algo mais burburinho ainda. Acredito que o The Glu seria a melhor soluçao, o que acha?

Eu também gostei do Own (cabrera 5556), do Torrecillas (godoy cruz 1655) e do Puro Baires (Niceto Vega 4788) mas pelo visto nao tem a localizacao tao boa, nao é isso?

Eu e meu marido já fomos 2 vezes a buenos aires, na 1a fomos de turistoes, ficamos o Savoy e quase nunca mais volto lá, odiei! Na 2a ja ficamos no Mine e foi outraaaaa coisa! Queremos portanto manter esse espirito mesmo, ficar em restaurantes, bares e lojas bacanas, qual desses daí voces mais indicam???

Outra duvida, acham que vale a pena alugar carro lá? E pq realmente tenho pavor dos taxistas.
Ultima coisa, vi que voces compram pela hotels.com, alguem sabe dizer se o expedia é seguro? Lá as tarifas estao um tanto melhores

obrigada!

    Por menos que você goste dos taxistas em Buenos Aires, não vale a pena alugar carro não.

    Eu uso o Expedia direto, Bruna, e acho ótimo, nunca tive problemas.

    Ops, tinha deixado passar esse tópico. Expedia e Hoteis.com são a mesma empresa, dividem o mesmo “inventário” e, pela minha experiência via TripAdvisor, costumam ter preços idênticos… Tem certeza de que você pesquisou nos mesmos dias?

    Não lembro em qual post surgiu o assunto de reservas de hoteis com pré pagamento não reembolsável e não cancelável ,
    então fica aqui a observação :
    * esse povo que estava indo pra Europa e teve os voos adiados , se pagaram hotelaria com super desconto na modalidade aí de cima … preju total ! ( a não ser que tenham feito um seguro viagem completíssimo )

Riq,

Estou indo para BA semana que vem. Mas dessa vez vou ficar pelo centro mesmo, no Esplendor também. Ahhh peguei tarifas ótimas pelo hoteis.com, estou bem animada!!!

Só uma pena não poder tomar vinho (affff), por causa do baby. Mas vou pelas compras mesmo (e pela comida tbm).
🙂

Beijos

    Carol, já fiquei nesse Esplendor ( da San Martin,certo?).É literalmente colado na Pacífico. O hotel é ótimo, super clean, em termos de Centro é uma ótima opção.

Riq e Tripulantes,

Como já postei, vou passar 10 dias entre Mendoza e Buenos Aires. E foi bacana o debate sobre o Palermo. Contudo, considerando que pretendo ficar no hotel Tryp Buenos Aires (acredito que fique nas proximidades da Av. Corrientes), gostaria de saber o que pensam. Abraços, Carlos Machado.

    Carlos;
    O Tryp é ótimo…mas a localização deixa a desejar.
    Eu, particularmente, amo a Corrientes, mas por outros motivos.
    Adoro caminhar por ali, mas para ficar, acho a Recoleta disparado o melhor bairro de Bsas.

    Ana Luisa,

    Obrigado !
    Quando diz que a localização deixa a desejar; em que sentido ?
    Pensei em ficar no Tryp pq é perto de um hotel em que estarão alguns familiares, e por estar com receio dos deslocamentos de taxi (tenho ouvido dizer que os taxistas são bem desonestos).
    O que pensa ?
    Abraço,

    Carlos.

    Impossível ir a Buenos Aires sem pegar táxi. Tenha sempre notas pequenas, não pague com 100 pesos. O táxi é baratíssimo. Se é o hotel em que vai ficar sua família, então é uma boa localização para você.

    Oi Carlos;
    Acho que o Riq já respondeu abaixo. O que eu quis dizer é que não acho bacana ficar hospedada no Centro. Prefiro a Recoleta. Mas o hotel em sí é ótimo e tenho certeza de que irá aproveitar sua viagem.

Riq, na última vez que fui a BsAs, em abril, pensei em ficar no Esplendor, mas acabei optando por um outro hotel boutique-design novo, super charmoso e confortável na honduras c/ humboldt, no hollywood. Precinho em torno de R$180,00. AMEI! Be Hollywood o nome. As fotos do site não estão lá muito reais (algumas em perspectiva/projeto), mas no tripadvisor tem fotchinhas legais.

https://www.behollywood.com/

    O interessante é que está bem próximo ao trilho (e, logo, a Palermo Soho), e já numa das ruas principais, a Honduras. É provavelmente mais perto do Palermo Sylvia do que o Esplendor.

    Em PHolywood tem que prestar atenção que para baixo(SFé) só a Paraguay tem passagem para PSoho , depois são 5 quadras longas até a proxima passagem que é na Honduras.
    Então , se a hospedagem for na Justo, Humboldt ou Fitz Roy , na altura da Honduras ou Gorriti( que tb tem passagem) pode ser mais perto da muvuca do que se hospedar em PSoho abaixo da Soler.
    (iche, complicou pra quem não conheçe , né ?)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito