Passaporte em SP: alguém conseguiu tirar sem despachante?

O azulzinho

Hoje cedinho a Lena desencavou um post antigo para fazer o seguinte desabafo:

Meu passaporte vence na semana que vem e eu estou tentando renová-lo em São Paulo (capital) desde novembro passado!!! Verdade. Fiz o protocolo na internet e comecei a tentar marcar a data para ser atendida em QUALQUER lugar e ainda não consegui. O ano virou, meu protocolo venceu, fiz outro protocolo, já paguei a taxa e nada de conseguir um horário (tenho entrado no site todos os dias!).

Como não estava com nenhuma viagem marcada para fora, fui deixando rolar. Só que agora tenho uma provável viagem em julho. Liguei hoje para a central e o atendente me disse que tenho que ir tentando até conseguir! Pode?? 👿

Alguém conseguiu fazer o agendamento recentemente? Como? 🙄

Enquanto estava escrevendo este comentário, entrei em um site de um despachante indicado em um comentário de um post aqui do VnV. Pois ao visitar o site fiquei com uma pulguinha atrás da orelha… Não sei se a demora me deixou paranóica, mas começo a achar que os despachantes estão marcando TODOS os horários, porque não é possível!!! Li no jornal que a situação já havia se normalizado. Aumentaram o horário de atendimento. Alguns postos estão agendando aos sábados. Que inferno isso!!! Parece a época das filas de madrugada na porta do consulado americano para conseguir vistos e os despachantes guardando lugar.

Quando apareceram os primeiros depoimentos de que está difícil mesmo, que só indo para Campinas ou Santos, a Lena continuou:

Ah, então não estou com mania de perseguição… Imagino que para um despachante deva ser moleza mesmo. Eles podem designar alguém para passar horas no site tentando agendar. Eu não sei nem qual é o melhor horário para isso. Já tentei em todos e nada.

Ontem, quando liguei na PF, indaguei qual seria o melhor horário para ir a um posto, caso decida ir diretamente, já que não consigo agendar e ele disse que não sabia. Tampouco deu alguma dica de como agendar pela net. Ou seja, parece que está tudo de acordo com o serviço dos despachantes…

Para ser sincera, antes de ler a recomendação da Sylvia, nem tinha pensado em despachante… Sei lá; desacostumei deles 😯 A última vez que usei um foi para tirar um passaporte em 89 e foi uma experiência traumática!! Quando vejo estas modernidades de agendamento pela internet, esqueço que nestepaiz tem sempre alguém tentando burlar as facilidades 🙁

Alguém aí andou conseguindo fazer passaporte na capital por conta própria? Macetes são bem-vindos.

197 comentários

Oi trips! Para quem não me conhece, tô no Rio mas acho que meu coment é válido para a discussão e alerta.

Neu problema foi com o Detran-Rio para tirar a identidade da minha mãe, mas acabei de chegar da PF do Galeão onde finalmente fomos buscar o passaporte da minha mãe (pedido em 12/01 com identidade negada em 05/02), e vou na linha do Luxcoelho – “Tem algo estranho ocorrendo…Operação Tartaruga” (clap clap para ele!).

No dia que demos entrada as 14hs, haviam pessoas como nós, mas não agendadas, que estavam lá desde cedo e entravam qdo pessoas agendadas não compareciam (nós reagendamentos e possivelmente colaboramos para pessoas conseguirem horários, prática boa). Quanto a pegar o passaporte, não havia ninguém. O salão tinha bastante gente mas haviam lugares para sentar.

O aviso de estado de alerta na imigração foi no dia seguinte. Ficou pronto em 7 dias corridos e não 7 dias úteis, excelente. Hoje ao chegar lá, só conseguimos sair em 20 mim pq há prioridade para pessoas acima de 60 (minha mãe, por mais que ela tenha que provar que tem e não sou eu com horário no trabalho que ia impedí-la de fazer isso!). Não havia lugar para eu sentar! A senha, se fosse para mim o passaporte, era para 34 posições depois.

O que aprendi da experiência com o Detran e a PF, e lendo esse post:

1) Tire identidade em São Paulo 😉
2) Tire passaporte em Salvador 😉

Em Curitiba o sistema funciona tranquilamentem, é fácil de agendar e o atendimento é bom. Sobre a dupla cidadania: ela não é reconhecida pelo Brasil, então você não pode sair daqui sem o passaporte brasileiro. Que bom que no final tudo deu certo!!!

No seviço público, principalmente na esfera federal, os serviços prestados aos cidadãos funcionam bem, geralmente o atendimento é rápido e profissional. Algumas exigências são necessárias para a nossa segurança. As vezes temos dificuldade em entender, mas com um pouco de paciência e alguma informação é possível fazer as coisas sem maiores dificuldades.

Eu tirei do meu marido e minha filha ano passado em São Paulo, na Policia Federal, sede central. Marquei na Internet. Fiz tudo sozinha. Foi fácil e rápido. Apesar de ter nos Shoppings, uma amiga me avisou que era melhor marcar na Policia. Realmente foi rapido.

Nossa, muito estranho. Eu tirei o meu marquei no início de dezembro e consegui para 15 dias depois lá no Eldorado. Será que foi sorte??

Ah, preciso dar testemunho:
1o) Quem tem pressa não pode bobear. Vá pessoalmente, com toda a documentação. E se prepare para a canseira. Pois o atendente irônico e com cara de mal diz: a preferência é pra quem fez pela internet.
Outros com cara de simpáticos dizem: “é só agendar no site, tem que ficar tentando”. Como se todos fossem preguiçosos.

Renovei meu passaporte(peguei faz 3 dias). E tem algo muito estranho ocorrendo.
Até o ano passado o serviço era bom. O site tinha fartura de horários, em vários postos.
Agora, precisa de “manha”? Absurdo.
Tem cara de “operação tartaruga”.
Consegui pela net, 3 meses antes, entrando no site todo dia até “pinçar” um horário na Lapa.
No meu dia, o salão tava lotado, mas o atendente chamava os horários em voz baixa. Quem tava no fundo não escutava nada. Outros corriam atrás dele como baratas tontas. Custa colocar um painel chamando horários?
E dizia: “14h15 quem fez pela internet”. Um rapaz reclamou, aí ele retrucou: agora vai ficar aí esperando.
No dia que fui buscar, uma 2a. feira, tava mais sossegado. Se alguém precisar ir pessoalmente, talvez seja um bom dia.
Valeu pelo espaço Riq!

Tirei para minhas 2 filhas de 2 e 5 anos, ano passado aqui em Porto Alegre. Tanto o agendamento pela internet como o atendimento foram ageis e eficientes. Realmente o que complica no caso de crianças é a obrigatoriedade da presença dos pais e da criança para solicitar e retirar o passaporte mas imagino que isso tenha uma explicação… ou não?

Oi Lili, eu sei que não foi uma crítica a mim. 😉

É que fiquei chateada mesmo, com a minha atitude, por ter partido para este tipo de suposição, falar de máfia e tal. Escrevi isto no email para o jornal e acho que vou enviar uma retificação. Depois do seu comentário entrei no site de outro despachante que me indicaram uma vez. Clicando em “passaportes” aparece a mensagem de que deve ser requisitado pelo cidadão diretamente no site da PF. Ou seja, alguns nem estão fazendo este tipo de serviço.

O fato é que criaram este agendamento eletrônico para facilitar as nossas vidas; para que ninguém precisasse chegar de madrugada e passar horas na fila. Só que eu não acho que estivesse assim tão ruim antes do agendamento. Havia horários de pico, pela manhã e no almoço, mas à tarde era tranquilíssimo.

Com a implantação do agendamento é óbvio que os despachantes têm mais sucesso em conseguir um horário, do que nós que não podemos passar o dia inteiro clicando na tela do computador. Se antes os despachantes podiam enviar alguém para passar horas na fila da PF na av. Tiradentes, ficar clicando na página da PF é bico!!

Ou seja, a intenção da PF pode ter sido a melhor do mundo, mas do jeito que está não funciona. A Helena teve que ir ao shopping para saber o melhor horário para entrar no site!! Pode?? Seria mais fácil eles colocarem esta informação no site então. Com o melhor horário para cada posto.

Ando bem satisfeita com as melhorias que as novas tecnologias nos proporcionaram. Todos os anos, quando recebo o documento do meu carro pelo correio, sinto uma certa alegria, já que ainda me lembro de como era complicado fazer o licenciamento.

Renovei a minha habilitação em janeiro e fiz tudo em um dia. Exame médico, prova, entrega dos documentos no Detran e voltei com a carta para casa. Aliás, este é um bom exemplo. No Detran há 2 filas: uma para despachantes e outra para público em geral. A fila de despachantes é enorme e a do público tem ZERO pessoas!! Nenhumazinha. Acho que se quiserem melhorar o serviço do passaporte tem que ser assim. Separação, mesmo que seja pela internet.

Estava bem irritada ontem à noite quando escrevi sobre isso. O copo demorou 5 meses para encher!! Agora passou… Ufa! 🙂

Ernesto e Bia, é isso aí 😉

Só através dos comentários é que soube que o melhor horário é de noite. Costumo chegar bem tarde em casa e as minhas tentativas sempre foram mais durante o dia. Mas vai entender, né? Hoje acabei conseguindo à tarde 🙄

Quanto ao visto , Bia, não sei. O meu é antigo e ainda vale por 2 anos.

Que isso, fiquei impressionado. Renovei o meu em Belo Horizonte no fim do ano passado, consegui marcar pela internet para o dia seguinte, e chegando lá não foram nem 10 minutos pra sair com tudo resolvido… Pra completar me deram um prazo de uma semana para entregar e três idas depois recebi um email falando que já estava pronto.

Gente, o q posso dizer de quando tirei o meu aqui em Belo Horizonte (ano passado) foi: rápido, simples e profissional. Como tem sempre alguém com passaporte vencido lá no trabalho e precisando fazer alguma visita técnica no exterior, acabo acompanhando e ninguém me relatou maiores problemas, mesmo em casos emergenciais. Inclusive agora q o shopping onde fica o segundo escritório deles está EMBARGADO pq tem um prédio caindo sobre dele (longa história). Quem sabe vc não trocam essa história de despachante por um bate-e-volta aqui em BH?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito