Munique-Füssen

Passo a passo: como ir de Munique ao castelo de Neuschwanstein

Neuschwanstein

Derradeira fantasia do excêntrico rei Ludwig II da Baviera (que morreu antes que a obra tivesse sido terminada), o castelo de Neuschwanstein costuma estar no topo da lista de lerês de quem passa uns dias em Munique. Pudera: este deve ser o castelo mais famoso do mundo (mais do que qualquer um do Vale do Loire individualmente). É um dos cartões-postais da Alemanha. Serviu de fonte de inspiração para o castelo de Cinderela na Disney. Foi finalista do concurso para eleger as Novas Maravilhas do Mundo. Resultado: 1.300.000 visitantes por ano.

O bate-volta desde Munique é perfeitamente factível — mas conte em perder o dia inteiro nessa função. São duas horas de trem até Füssen, mais dez minutos de ônibus até a bilheteria em Hohenschwangau, mais algo entre 20 e 40 minutos para subir até o castelo (dependendo do meio de transporte escolhido — e da fila para subir no meio de transporte escolhido). Além disso, deve-se levar em conta o fato de que as visitas têm hora marcada e cada grupo tem vagas limitadas. Ou seja: se você não comprar com antecedência pela internet, pode encontrar ingressos só para duas ou três horas. E se comprar antecipadamente e não chegar a tempo, perde a vez e o dinheiro do ingresso.

De carro, dá 125 km, que podem ser percorridos em 1h40min, ou seja, apenas 20 minutos menos do que de trem (ponha como cidades de origem e destino Munique e Schwangau).

A maior barbada, porém, é ir de trem, com o Regio-Ticket Allgäu-Schwaben, um passe que vale o dia inteiro em trens regionais (Regio) na rota Munique-Füssen, e que custa 20 euros para uma pessoa, mais 6 euros extras para cada pessoa viajando no mesmo passe.

Vamos ao passo a passo da operação toda.

Escolha seu horário (e compre online, se quiser)


Munique-Füssen

Entre em bahn.de/international e selecione “return journey”, para já ver ida e volta numa pesquisa só.

Se, além de pesquisar horários, você queira comprar o passe, então use a data real da viagem e o número de pessoas que vão viajar com o mesmo passe.


bt-prefer-fast

Bayern Ticket

Bayern Ticket

Detalhe: para pegar trens onde o passe regional seja válido, desabilite “prefer fast connections” e habilite “local transport”.


Munique-Füssen

Importante: de 2ª a 6ª o passe vale apenas para trens que partem depois das 9h. Nos sábados e domingos, valem o dia inteiro.


Regio Ticket

Depois de selecionados o horário de ida e de volta, o site vai oferecer as opções de compra. Se você selecionou os trens e horários certos (trens regionais, que saiam depois das 9h da manhã de 2ª a 6ª, em qualquer horário no sábado ou no domingo, e voltem antes das 3h da madrugada do dia seguinte), o site vai oferecer o Regio-Ticket Allgäu-Schwaben.

Caso você decida comprar, vai precisar se registrar. Você vai poder escolher entre e-ticket (que deverá imprimir em casa) ou um ticket digital para carregar no celular (você vai precisar baixar o aplicativo da Deutsche Bahn).

Comprando pela internet, saiba que será necessário levar com você o cartão de crédito usado na operação e apresentar para o fiscal quando passar (é a forma que a cia. tem de evitar fraudes).

Comprando o passe na maquininha na estação

É possível comprar o Bayern Ticket na hora, em qualquer máquina de auto-atendimento na estação de Munique. Ao chegar, aperte na bandeirinha da Inglaterra para instruções em inglês. (Tem também instruções em espanhol, mas não testei.)

1. Selecione “All offers”


Bayern Ticket

2. Selecoine “Offers per Federal Land”


Bayern Ticket

3. Selecione “Bavaria” e depois “Bavaria Ticket”

Bayern Ticket

Tenha uma caneta à mão para preencher os dados no passe.

Ao trem!

Confira sua plataforma

Chegue mais cedo do que eu à plataformaProcure no painel o número da plataforma do trem para Füssen e tente chegar uns 15 minutos antes para pegar um bom lugar. Não há lugares reservados em trens regionais na Alemanha.

Chegando em Füssen

A estaçãozinha é micro. Atravesse o saguão e saia pela porta: a parada de ônibus fica em frente. Qualquer ônibus 73 ou 78 serve. Deve haver pelo menos um a postos, coincidindo com a chegada do trem. Apresente o seu Bayern Ticket ao cobrador, e você não vai precisar pagar passagem. É permitido viajar em pé.

FüssenFüssen

(Para quem estiver fazendo um pit stop, há lockers para malas na estação; você vai perder o bumba de conexão imediata, mas outros virão.)

Em menos de 10 minutos o ônibus chegará a Hohenschwangau/Castles, onde todos os turistas vão descer.

Como comprar/retirar ingresso

Do ponto de ônibus de Hohenschwangau até a bilheteria é uma caminhadinha de três minutos ladeirinha acima. Lá você escolhe entre a fila de compra e de retirada de ingresso.

A compra online é feita no site de Hohenschwangau. Comprando pelo site há um acréscimo de 1,80 euro por pessoa, por castelo. Mesmo comprando online, preveja um intervalo de pelo menos 90 minutos entre a sua chegada a Füssen e o horário do tour, já que você vai pegar a fila de retirada e depois vai ter que subir até o castelo.

Tanto pela internet quanto no local você pode comprar ingresso para Neuschwanstein (13 euros), para o castelo de Hohenschwangau (13 euros) e para os dois juntos (“King’s Ticket”, 25 euros). Menores de 18 anos não pagam.

HohenschwangauEscolha seu tour

Todas as visitas são guiadas. Você pode escolher entre grupos guiados em alemão, em inglês ou com audioguia.

Na compra dos dois castelos, recomenda-se começar por Hohenschwangau e marcar Neuschwanstein para duas horas mais tarde.

Como subir ao castelo

O tempo está bonito? Você não é fumante? Então suba a pé. Em 40 minutos você chega ao castelo respirando o ar puro da montanha. (Para descer são 25 minutos.)

Neuschwanstein

Está muito frio? Chovendo? Pegue o ônibus. Atenção: não está incluído no Bayern Ticket. Custa 1,80 euro para subir, 1 euro para descer. Deixa você na Mariensbrücke (Ponte Maria), de onde você caminha 10 minutos por uma descida íngreme até o castelo (dizem que é o melhor ponto para fotografar o dito cujo). Dizem que para voltar é melhor descer a pé do que subir de volta à ponte para pegar o bumba, porque a subida, além de cansativa, leva quase o mesmo tempo de descer a pé até Hohenschwangau. Infelizmente eu não posso dar meu depoimento pessoal, porque com neve o ônibus não opera, então não pude checar nada disso (e ainda perdi a vista da Mariensbrücke).

Hohenschwangau

Subindo a Neuschwanstein

O único meio de transporte que funciona com qualquer tempo é o de charrete. Custa 6 euros para subir, 3 euros para descer. Paga-se diretamente ao cocheiro. Te deixa e te busca praticamente na porta do castelo. Foi o meio que usei, porque com zero grau e neviscando subir a pé não era uma alternativa sensata. Mas morro de pena dos cavalos. Atenção: no meu dia, a fila das charretes levava mais tempo do que a subida (a subida deu menos de 15 minutos).

A visita

Neuschwanstein

O ingressoNeuschwanstein

Os grupos são numerados. Repetindo: quem perde a hora perde o ingresso. E a visita dura só… meia horinha. O itinerário é fixo e o tempo é contado. Mas vale a pena. Cada ala foi desenhada como um cenário, inspirado em óperas de Wagner, por quem o rei era obcecado. Tem até uma gruta artificial no meio dos aposentos reais. Não é permitido tirar fotos do interior do castelo.

Neuschwanstein

Neuschwanstein

A volta

Se você conseguir sair de Munique cedo (usando o passe no fim de semana), pode aproveitar a passada por Füssen para dar um rolezinho pelo centro e almoçar antes de pegar o trem de volta.

Caso pense em alugar um carro, vale a pena considerar Füssen como bate-volta de alguma base da Rota Romântica, como Augsburg.

Neuschwanstein

Leia mais:

607 comentários

Cheguei anteontem da Rota Romantica + Heidelberg (belissima) + Baden Baden (encantadora). Se me permite dois conselhos:
1) Se quiser fazer a Rota Romantica genuína, passando pelas cidadezinhas de contos de fadas, alugue um carro. Além de maior mobilidade, dirigir pelos pacatos e bucólicos cenários deixa a viagem ainda mais linda;

2) Uma noite em Fussen. Vale muito a pena!!

Muito obrigado pelas dicas.
Fomos hoje, eu e minha esposa, de Munich a Fussen (pela estação central), como está detalhado. Não tivemos nenhum problema. Pagamos 2 pessoas, ida e volta 30 euros. Fomos sentados (isso era uma preocupação da minha esposa, mas deu tudo certo). Não compramos os tickets para entrar no castelo, porém só a vista externa já vale a viagem. Fomos andando até o castelo, e até depois até um lugar mais alto para tirar aquela bela foto. Não pagamos nada lá, quem for fazer isso, só se prepare em andar uma boa subida. Oriento roupas leves, e bom calçado. Fomos montanha após a “ponte Marie”, que por sinal fotos ficam excelentes. Mas quem puder e tiver condição, ande mais um pouco pela montanha. A dificuldade vale a foto. Tivemos sorte do dia estar com céu bem azul. Obrigado pela ajuda, e não deixamos de ver site, qualquer lugar que iremos. Desde já muito obrigado.

Olá.
Ótimas dicas.
Vou comprar o passe de trem “Outward and return journey
Bayern-Ticket”, porém quando seleciono não aparece a opção de incluir a pessoa que irá comigo. Quando pagarei os 6 euros pelo acompanhante?
Desde já agradeço.

    Olá, Carlos! Tem que colocar o número de passageiros na primeira tela, antes da busca. O passe aumentou, agora cada acompanhante paga 7 euros.

Boa noite. Vou pra Munique no próximo mês e comprei com antecedência o ingresso para o castelo de Neuschwanstein. Escolhi o horário das 15hs ao preencher o formulário, mas recebi a confirmação da minha visita às 17.15hs. O problema é que já tinha comprado a passagem de trem de Munique a Fussen (ida e volta) com volta às 18:05hs. Gostaria de saber se há alguma forma de trocar o horário da volta no trem.

    Olá, Monica! Tem que ver a regra da sua tarifa. Você pode passar num guichê da estação até a véspera da viagem para alterar. O ideal teria sido comprar um Bayern Ticket, que é mais barato e não é vinculado a horários específicos.

    Mas foi o Bayern Ticket que eu comprei quando selecionei a data do passeio. Paguei 32 euros pra 2 pessoas ida e volta. Mesmo assim, o site me dava opções de horários, que eu tive que escolher.

    Olá, Monica! É protocolar. Se você tivesse marcado a saída de Munique antes das 9h, o site não teria oferecido o passe. Pode voltar mais tarde sem problema.

Olá, incríveis todas as suas dicas!!! Obrigada por compartilhar!!! Qual a época que vc foi ao Castelo e com toda essa neve???

Entendo perfeitamente
Agradeço o retorno
Já enviamos um e-mail para a empresa Viator
Só resolvemos questionar a possibilidade pois foi realmente uma questão de saúde.
De qualquer modo, muito obrigada

Boa noite
Muito obrigada pelas dicas. Comprei como você havia indicado o passeio para fazer a excursão ao Castelo de Neuschwanstein para o dia de hoje, pela Viator mas houve um problema de saúde e não pudemos ir. Como faço para entrar em contato com a Viator para tentar um reagendamento para quarta, dia 10/julho? Ontem passei mal que tive uma queda de pressão que até precisei sentar no chão em uma estação de metrô com muita dor de garganta e um torcicolo terrível. Hoje só pude levantar da cama depois de meio dia, por isso não tinha como ir ao passeio. Pode me passar um contato , por favor, para eu tentar reagendar? Vamos embora de Munique no dia 11, por isso queria tentar reagendar para o dia 10. Muito obrigada

    Olá, Dinara! Só podemos interferir depois que o cliente (você) entrar em contato pelo site da Viator explicando o seu caso — e mesmo assim, é preciso ver as condições de cancelamento e reembolso. Entenda que a Viator é apenas o vendedor do passeio; a agência que realiza o passeio esperou por você e deixou de vender um lugar naquele grupo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.