Paulistano: como você vai a mega-shows no Morumbi?

U2

Foi só eu publicar o post com a solução para ir ao show do U2 em La Plata para aparecer a pergunta: tá, mas e em São Paulo? Como faz pra ir pro Morumbi?

A maior dificuldade de ir a um mega-show (ou a um jogo de futebol!) no Morumbi não é a distância, mas a localização do estádio, que é a pior possível: em meio a um bairro residencial, com transporte coletivo limitado, bolsões de estacionamento inexistentes e vias de acesso que engarrafam só de imaginar que vai haver um show ou uma final de campeonato.

Até o trânsfer organizado fica devendo. Os ônibus fretados têm área designada de desembarque e estacionamento que, vendo pelo mapa, deve estar a uns quinze minutos de caminhada do estádio, ou mais.

Do alto da minha falta de experiência no assunto (não sou freqüentador de mega-shows), o que eu indicaria (antes de ver o que o povo vai sugerir) é ir de táxi o mais cedo possível, com farnelzinho na mochila, para evitar a paradeira total das duas horas antes do show. E voltaria num dos ônibus que a CET (cia. municipal de trânsito) arruma ao final do show. Vai certamente demorar bastante para você conseguir voltar, mas melhor esperar de pé numa fila do que dentro de um táxi no engarrafamento com o taxímetro rodando, certo?

Um programa diferente para quem não se importa de chegar bem cedo é ir de táxi no meio da tarde para visitar a Fundação Maria Luísa e Oscar Americano — uma mansão-museu com jardins belíssimos, onde é servido um chá da tarde. O chá completo custa R$ 50, mas dá para escolher coisinhas do cardápio. A Fundação fica aberta até às 17h30, então vale a pena chegar lá pelas 16h, quando nenhum taxista reclamará de ir para o Morumbi. Da fundação ao estádio dá uns 15 minutos a pé. (Sim, você vai chegar cedo pra dedéu.)

Tem dicas melhores para ir ao Morumbi? Compartilhe com a gente, por favor!

Leia mais:
Guia de São Paulo no Viaje na Viagem

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

102 comentários

Já que não conheço nadinha na ragião do estádio, pergunto a quem conhece:

na região do estádio tem restaurantes ou bares que fiquem abertos até mais tarde e pra onde se possa ir à pé? Sentar num lugar para comer, beber e esperar a multidão se dissipar para pedir um radio-taxi seria uma opção viável?

Já testei várias maneiras de chegar ao Morumbi, e a conclusão é que não existe melhor ou pior. Já fui de van e esperei muito na fila pra voltar, já marquei com taxista conhecido e ele deu o bolo, já fui de ônibus… no fim das contas aceitei ser assaltada ano passado no estacionamento do shopping Butantã, que cobra 100 reais em dias de show nos andares reservados pra isso. Foi bom porque a caminhada é sossegada e de lá não tem muito trânsito, o ruim é que o carro não estava cheio de gente pra justificar os 100 reais. Mas no U2 acho que vou acabar repetindo essa, mas vou garatir que vou em 5 pessoas no carro…

No show do Black Eyed Peas, fui e voltei de ônibus. Na ida, tranquilo: na Barra Funda, peguei o trem da CPTM até a estação Cidade Jardim (tem que fazer baldeação) e lá na frente da estação mesmo peguei o micro-ônibus Paraisópolis (o Jardim das Palmas também serve). Passam vários ônibus dessas duas linhas, então você não espera muito.

Na volta, eu e minha irmã saímos rapidinho do estádio e fomos para a rua onde ficam estacionados os ônibus que a própria prefeitura disponibiliza (da SPTrans, circular mesmo). Tinha uma fila enorme de ônibus, quando um enchia, já começavam a colocar o pessoal no outro. Foi tranquilo. Fui até o ponto final, lá no Centro da cidade (na São João). A maior parte do trajeto fiquei em pé, mas, fora isso, nada demais. Nem tava lotadão, fui em pé, mas tranquila – várias pessoas sentaram no chão mesmo do ônibus, para vocês terem ideia de como não estava “lata de sardinha”, rss.

Teve um pouco de trânsito perto do estádio, mas logo ficou bem livre. O ônibus para em todos os pontos do caminho (vai pela Rebouças, Consolação). É de longe a opção mais barata (você vai o mais longe que puder com o ônibus e pega um táxi pro resto do caminho), mas para quem não está acostumado com transporte público, pode ser meio incômodo. Como eu já ando de trem e ônibus todos os dias mesmo, fiquei bastante satisfeita, viu?

Só tem que ser esperto e não enrolar pra sair do estádio, a não ser que você queira ficar na confusão do trânsito ali no Morumbi ou correr o risco da maioria dos ônibus já ter ido embora e ter que se espremer nos que sobraram.

Taxi (com a volta ja combinada), pedindo pra levar e buscar no shopping butanta (10 min andando… mas vale a pena)

Ja fiz isso um monte de vez, com um taxista que conheco… combinavamos R$ 70 ida e volta, e enchiamos o taxi (4 pessoas)

Nao tem melhor solucao! Eh sempre um inferno mesmo, principalmente a volta.
Vc tem que andar de 30min a 2 horas, dependendo da sorte, e rezar para nao ser assaltado no percurso.
De qualquer maneira, na minha opiniao, ir de carro eh a pior solucao. Tente a van, mas tb vai cair na frase anterior.

Acho que a situação só vai melhorar MESMO quando: (1) construírem umas milhares de vagas subterrâneas (essencial) na região; (2) inaugurarem a Estação Morumbi da linha 4 do Metrô, em 2012.

Fui ao show do U2 em 2006 com uma turma razoável de amigos, então alugamos uma van com motorista, que nos levou e nos buscou (caminhamos uns 15 minutos até o ponto de encontro), foi muito tranquilo. Agora fui com meu marido ao show do Paul McCartney, ficamos hospedados no Ibis Morumbi. Fomos de ônibus, bem tranquilo. Mas a volta foi um inferno, pois nenhum taxi dos “bolsões” queria nos levar (mesmo sem saber pra onde, eles só diziam que não estavam livres). Perguntamos a duas pessoas da CET sobre os ônibus, já que não havia sinalização indicando pra onde eles foram desviados, e nenhuma das duas sabia. Andamos até a av. Morumbi e, quaseduas horas depois, conseguimos pegar um taxi. Simplesmente traumatizante. Não há transporte público em dias de show, é fato. O próximo será de van mesmo, é o jeito.

Qdo fui ao show no Morumbi fui de táxi a tarde, tranquilo e era dia de semana. Na volta foi sufoco até perceber q tinha q andar um pouco. Como sou de outro Estado, não sei bem a localização, mas fui até próximo a sede do Governo e peguei um táxi no contra-fluxo. Tdo em paz e sem preço abusivo. Agora, quer transporte na porta? Prepara-se p/ a espera. Esse meu pequeno tempo levou quase 2h. Bjos, nos encontramos lá!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito