PayPal: abra sua conta antes que você precise dela

paypal

De vez em quando eu falo aqui do PayPal, um sistema de transferência de fundos entre cartões de crédito que é o meio de pagamento mais comum em sites de leilões (como o eBay) e que de vez em quando aparece no caminho de quem quer alugar apartamento no exterior.

A Maria está tentando alugar um apê em Paris e pediu um help, porque abriu uma conta mas não está conseguindo enviar o pagamento, por “falta de saldo”.

A pegadinha é a seguinte. Nos primórdios do PayPal, bastava abrir a conta e sair mandando dinheiro via cartão de crédito. Hoje em dia, por conta da prevenção de fraudes, é preciso passar por um processo mais lento até habilitar a sua conta 100%.

Depois de abrir a conta, o passo a ser dado é vincular a conta a um cartão de crédito. Entre em “minha conta” e você logo encontrará essa opção. Está tudo explicadinho em português do Brasil.

O que acontece é o seguinte: o PayPal debita US$ 1,95 no cartão vinculado, com o objetivo de ter certeza de que o cartão é seu. Você vai ter que esperar dois ou três dias até essa transação aparecer no extrato online do seu cartão. Quando aparecer, você anota um código de 4 algarismos que vai constar da descrição da transação.

Daí você volta ao PayPal, clica em “minha conta” e confirma a vinculação.

Só então a sua conta vai ter fundos para você fazer seus pagamentos.

Para não perder nenhum bom negócio, minha recomendação é que você abra a sua conta no PayPal e cumpra todos os procedimentos iniciais mesmo que não esteja planejando nada. Quando precisar, você já vai ter a coisa toda setada e pronta para usar.

75 comentários

Não consigo pagar com Paypal. Minha conta tem o saldo de USD 1,95 do cadastro que fiz, meu cartão de crédito tem limite, no entanto quando vou efetuar um pagamento ele informa que eu não tenho limite disponível, manda ir para opção visualizar limite para alterá-lo, mas na minha conta não existe essa opção.

    Entre em contato com seu cartão de crédito e também com o Paypal por email relatando seu problema.

Olá, meu problema é o seguinte, abri uma conta no paypal ja confirmeu os 4 digitos que recebi em minha fatura e eles ja até me devolveram os 1,95 como crédito, mais o que acontece, só tenho 1,95 de crédito no paypal que foi os 1,95 que eles me devolveram quanto tempo demora até eles liberarem mais pra mim?

Só para ajudar em relação ao PAYPAL: após fazer a autorização do débito de $1,95, no dia seguinte ao cadastramento da conta liguei na central de atendimento VISA e perguntei se havia algum débito em dólares. O operador informou o débito do PAYPAYL e perguntei o código, ele me informou e consegui enviar o dinheiro apenas um dia após o cadastramento.

Queria lembrar que, para o caso de aluguel de apartamento, há também a opção de mandar dinheiro através do email da pessoa que tem que receber. Claro, a pessoa também precisa ter conta no Pay-Pal. Fiz isso já 3 vêzes com aluguel de apartamentos e tudo deu certo.

E sim, seguro para aluguel é diretamente com a seguradora: protege você se você tiver, por exemplo, que sair antes do fim do contrato. E protege também o proprietário.

Minhas conclusões: quando fiz a liberação do cartão, o caixa emitiu uma mensagem que ele já estava liberado a partir de 09/05 (sábado), mas a Visa só aceitou a partir de 11/05 (segunda) por ser o próximo dia útil. Como tentei fazer o pagamento pela conta do Paypal pela primeira vez no domingo 10/05, e a cobrança foi recusada duas vezes, a Paypal deve ter entendido como um procedimento de golpistas e pode ter criado alguma restrição ao meu cartão, que não pôde ser usado mesmo depois de verificado.
Então cancelei a conta do Paypal e uns dias depois abri outra, com o mesmo cartão. A cobrança da agência do apartamento não constava mais lá (óbvio, já que eu cancelei a conta anterior), daí mandei um e-mail p/ eles e me sugeriram mandar o pagamento direto para a conta da agência no Paypal. Fiz isso e desta vez o pagamento foi aceito. Detalhe: não precisei nem vincular o cartão. Parece que essa vinculação/verificação do cartão serve só para aumentar o limite de envio, que inicialmente é de U$ 1.000,00. Se estiver tudo OK com o cartão dá p/ fazer o pagamento mesmo com a conta não verificada/vinculada, dentro do limite de 1000 dólares.
A minha sugestão para o Riq é fazer um update lá no texto do post, lembrando os usuários (principalmente as ANTAS como esta que vos escreve) de que os procedimentos iniciais para uso do Paypal incluem desbloquear o cartão para uso no exterior, de preferência uns dias antes e tomar cuidado com os dias não úteis…
Maria: a agência que eu estou usando (RentParis)exige um seguro de 300 euros que deve ser pago na chegada, junto com o restante do aluguel, ao receber as chaves. Segundo eles é p/ cobrir eventuais danos ao apartamento, quebra de utensílios etc. Se não houver nenhum problema o valor é devolvido quando vc sair do imóvel. Não sei se é desse tipo de seguro que vc está falando ou de um seguro tradicional.
Abraços a todos e desculpem os comentários gigantescos.

    Obrigadíssimo, Kristen!

    Vou botar essa observação lá no post sim, valeu a dica.

    E o que a RentParis está cobrando de você é uma caução. É um procedimento normal para aluguel. Me cobraram em mais ou menos metade dos casos.

    Seguro seria com seguradora, mesmo. Esse eu acho que só fiz nos contratos da NY Habitat.

    Kristen, que bom que você consegui utilizar o paypal…eu resolvi não insistir…já tinha me dado muita dor de cabeça toda hora tentar realizar o pagamento e ver aquela mensagem “excedeu o limite…blá..blá..blá”…Eu também tentava pagar através do pedido de pagamento feito a mim…não tentei fazer o pagamento para o e-mail…talvez fosse uma opção mas na época eu não resolvi arriscar pois o proprietário já tinha me enviado o pedido de pagamento e tal..
    Esses 300 euros são o caução mesmo, não é o tal seguro de imóvel não.
    Eu to alugando o apê diretamente com o proprietário, é um risco, mas também é mais barato, não tenho que deixar esse caução, mas acho que ele vai querer o numero do meu cartão de crédito de garantia.

    Agora eu to com uma dúvida, se alguem souber: para entrar em londres saindo de paris pelo eurostar a imigração é chegando em londres? Eu li em algum lugar que esse trecho paris-londres é meio burocrático, na entrada do trem a pessoa passa por raio x, responde perguntas..etc…
    Outra coisa, tenho que ter uma quantidade x de libras por dia para não ter problema na imigração? Qual seria essa quantidade? Estava pensando em 50 libras/dia, será que é o suficiente?

    Não sei se a imigração é em Dover ou em Londres; mas que você vai precisar fazer uma nova imigração na Inglaterra, vai, porque o Reino Unido está fora do Espaço Schengen.

    Com hotel reservado, passagem em ordem, seguro-saúde e cartão de crédito internacional, acho que 50 libras por dia estão OK.

    (Eu nunca sigo essas recomendações de dinheiro vivo porque sempre vou com cartão de crédito. Normalmente o dinheiro vivo só entra na parada quando os caras tão TOTALMENTE desconfiados de você, só esperando uma desculpa pra te enquadrar objetivamente em algum quesito.)

    Ainda bem Maria, que esse problema já estava me dando até dor de cabeça… inclusive a agência já me mandou um e-mail de que recebeu o pagamento. Já estava pensando como seria se caísse a reserva, porque deu um trabalhão pesquisar a região e encontrar um apê bonitinho e com um preço legal. E se demorar muito já não acha coisa boa para o período que eu vou (final de agosto/setembro).

    Bom, então não me exigiram seguro, estão pedindo só a caução. Vou pesquisar mais pra ver ser precisa mesmo fazer, pra evitar problemas com a imigração. Não pediram o seguro p/ vc Riq, mas pelo que sei vc entrou na Europa por Portugal não foi? Talvez a imigração francesa exija.
    Abraços

    Ops, não misture as coisas!

    Uma coisa é o seguro para alugar apartamento. Esse nunca me exigiram. Acho (não tenho certeza) de que vinha cobrado automaticamente nos contratos da NY Habitat.
    é
    Outra coisa é o seguro-saúde obrigatório para entrar na Europa. Esse tem que fazer, não importa por onde você entre. No meio das agências de viagem é conhecido como “seguro embaixadas”. Não é que sempre vão pedir para olhar; mas se implicarem com a sua cara e você não tiver um, já deu um motivo concreto para ser barrada.

    Êpa, acho que te peguei online…
    Fique tranquilo, eu entendi. Para o aluguel do apartamento tem a caução na chegada e/ou o seguro do imóvel feito na seguradora, que algumas agências exigem, certo?
    E para a imigração existe o seguro-saúde do tratado de schengen
    Eu me referi ao comentário da Maria, que queria saber se o seguro do imóvel era obrigatório e se a imigração francesa poderia exigi-lo, além do seguro-saúde.

Riq, Maria, Paula e Marcie: permitam-me contar a minha saga, até porque pode ajudar outros usuários.
Preenchi os dados da reserva e, na hora de pagar, o site direcionou para o Paypal. Eu entendi que era possível pagar “através” do Paypal, mas sem necessidade de abrir uma conta, e escolhi essa opção, mas o pagamento não foi aceito. Daí lembrei que o cartão estava bloqueado para uso no exterior, fui num caixa eletrônico e fiz o desbloqueio.
No dia seguinte, tentei fazer a reserva novamente, mas não foi possível porque o período já estava reservado. O que aconteceu foi que a reserva foi feita, mas o pagamento estava pendente. Logo depois recebi um e-mail do Paypal com a cobrança. Tentei fazer o pagamento novamente e mais uma vez foi recusado. Daí achei que o problema era porque eu não tinha conta do Paypal, então abri uma.
Fiz todos os procedimentos, confirmei o e-mail, autorizei a verificação, esperei 2 dias até a cobrança do 1,95 dólar ser lançada no cartão, digitei o código de 4 números e então a conta foi verificada e, teoricamente, os meus limites de envio estavam liberados. Tentei fazer o pagamento e mais uma vez, nada, aparecia sempre uma mensagem de que eu tinha “excedido o limite”. Isso me irritou muito porque a conta já estava verificada, e os limites deveriam ter sido levantados. Daí fiz pesquisas aqui no site e encontrei esse post com a dúvida da Maria e os esclarecimentos do Riq, e fiz a pergunta acima.
Seguindo as instruções do Riq, deixei uma mensagem na central de soluções da Paypal (isso depois de fuçar a Ajuda, Dúvidas Frequentes e etc por uns dois dias. Cheguei até a ligar para a Paypal e a resposta foi que eu deveria procurar a central de soluções…) E liguei também para o cartão de crédito.
A Paypal me respondeu dizendo que os procedimentos de segurança deles são muito apurados, que o meu procedimento deveria ter se enquadrado em algum padrão de comportamento utilizado comumente pelos fraudadores e por isso não seria possível fazer o pagamento pelo cartão, que eu deveria utilizar as outras formas de pagamento. Já o meu cartão me informou que não havia nenhuma restrição lá, mas que a Paypal tinha feito duas tentativas de cobrança do valor aproximado de 150 euros (já convertido em reais), no dia 10/05, mas a Visa recusou porque o meu cartão estava bloqueado para uso no exterior. Argumentei que eu tinha feito a liberação no dia 09/05 (sábado), mas o funcionário me informou que a liberação só foi lançada no sistema dia 11/05 (segunda). (CONTINUA)

Eu sempre compro coisinhas no Ebay e pago via PayPal, mas esse lance da taxa e da senha de 4 números na fatura é confuso mesmo, e pior, toda vez que vc quiser mudar de cartão de crédito (tipo expirou a validade), tem que fazer tudo de novo. Muita gente se atrapanha e desiste, mas vale a pena ter, nem que seja para comprar algumas coisinhas no Ebay.

Estou tendo o mesmo problema da Maria, também estou tentanto alugar um apt. em Paris pela RentParis. A taxa de 1,95 já foi lançada no cartão (detalhe: Visa Ourocard = Banco do Brasil…), já verifiquei e desbloqueei o cartão no pay pal e quando vou fazer o pagamento, dá a mesma mensagem de que eu “excedi o limite” etc. O saldo do pay pal está em 0 dólar, será que eu tenho que transferir dinheiro do cartão para o pay pal primeiro, antes de fazer o pagamento? Se possível também gostaria de saber como a Maria desenrolou o problema dela. Obrigada.

    Kristen, talvez o valor seja alto demais para uma primeira transação. Ou o seu cartão de crédito tenha algum problema com envio de valores altos por PayPal.

    Ligue para o cartão perguntando se há problemas e também abra uma ocorrência no PayPal clicando em “central de soluções”.

    Lá você reporta a operação que não consegue concluir e pergunta qual é o problema.

    Bem, eu tentei fazer isso, mas a central de soluções só tem opções de problemas com recebimento de itens ou transações não autorizadas. De todo modo, fiz uma pergunta no “Fale conosco” deles e vou aguardar a resposta. Obrigada Riq.
    BTW, 150 euros é alto para uma primeira transação?

    Não é alto não, Kristen. Depois você conta o que aconteceu? Brigado!

    Oi Kristen,
    foi exatamente isso que aconteceu comigo…debitaram a taxa, mas fazer o pagamento restante nada..!!!
    No meu caso o valor era baixo…300 euros…mas não consegui de nenhum jeito fazer o pagamento via paypal.
    A solução foi usar o Western Union…o problema é que você paga uma taxa para fazer a transferência..então a transação se torna mais cara…eu paguei 33 USD de taxa….por outro lado é uma transação bem segura..

    Kristen, deixa eu te fazer uma pergunta, exigiram algum seguro do imóvel para você?

    Maria, só pra saber: você chegou a tentar se comunicar com o Paypal ou o seu cartão pra relatar o problema?

    Maria, sempre que eu alugo apartamentos no exterior eu pago, sim, o seguro: é uma tranquiliade para o proprietário mas também para você.

Ricardo, estou indo a Bariloche e o hotel me deu duas opções para fazer a reserva. Uma é o fornecimento dos dados do cartão de crédito para debitar o valor relativo a duas diárias e a outra opção é o uso da western union com uma transferência de um valor relativo a duas diárias também. Meu cartão é do BB, tenho que desbloquear primeiro o cartão para o hotel utilizar os dados ? E caso seja pela a Western union você sabe quanto pagarei de taxas para o envio do dinheiro ?

    Tente fazer pelo cartão, Júnior. Western Union certamente incorrerá em taxas fixas, que vão onerar demais a transação. Não sei como funciona esse desbloqueio do BB, mas se o seu cartão dá direito a compras internacionais a operação deve ser muito simples.

Abri conta no PayPal quando marquei a bendita viagem a Los Roques que nunca fiz, e agora o PayPal me foi bem útil…ou melhor acho que vai ser…ainda nao tenho resposta…mas pedi minhas taxas de volta aqui nos Estados Unidos e eles pegaram minha conta de PayPal. Depois conto como ficou.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito