Personal nerd, você ainda vai ter um

personalnerd

Minha coluna no Guia do Estadão de hoje. Imagem surrupiada daqui.

Não, não fui que inventei esse personal, não. Joguei no Google e apareceram 1.330 personal nerds, no patropi e mundo afora.

A expressão me veio à cabeça durante uma troca enviezada de mensagens online. Achei que uma amiga, meio atrapalhada com as novidades da internet, poderia muito bem contratar um.

Não cliquei em nenhum dos resultados do Google, então não sei como os 1.330 personal nerds atualmente em ação definem o seu trabalho. Mas quando imaginei essa profissão, não estava pensando em nenhuma das situações problemáticas com fios e quetais que enfrentamos na última década.

Definitivamente, o meu personal nerd não é o personal arrumador de computador. Nem se confunde com o personal instalador de rede wireless. Ou ainda com o personal plugador de DVD player novo com especialização em não tirar a TV a cabo do ar. E muito menos seria um mero personal enjambrador de iPod com músicas de procedência nebulosa.
Nananina. No meu entender, o personal nerd não lida com instalações nem piratarias. O personal nerd é um profissional que se faz necessário hoje em dia simplesmente para nos ensinar a aproveitar o que já temos instalado mas que não sabemos usar.

De que adianta investir num celular de última geração, se ele não vier com um personal nerd junto? Faz séculos que eu acho que não preciso me preocupar com isso, que um dia os celulares serão tão simples e amigáveis que até eu vou saber operar – mas esse dia não chega nunca. Os celulares ficam cada vez mais modernos, e eu cada vez mais obsoleto.

O quê? Você não tem dificuldade nenhuma para usar tudo o que o seu celular oferece? Então você é o seu próprio personal nerd. Anuncie seus serviços, e você vai ver quantos interessados vão aparecer.

A utilidade mais recente do personal nerd é ajudar pessoas da vida real a transitar pelas novas redes sociais que pululam na internet. Como ir da blogosfera à tuitosfera à facebookosfera sem ser atropelado virtualmente nem ficar cyberengarrafado?

Outro dia mesmo eu, que sou novato tanto no Twitter quanto no Facebook, cheguei à conclusão de que ou bem você tuíta, ou bem você feicebuca. Então resolvi me concentrar na tuitagem – mas já apareceu personal nerd enrustido para dizer que tem um jeitinho de fazer as duas coisas ao mesmo tempo, sem trabalho extra.

Bom. Se qualquer dia desses você me vir blogando em streaming direto do celular e tuitando a novidade, saiba que aí tem personal nerd.

38 comentários

Pois eu fui brincar com uma moça da minha equipe da faculdade (é, eu insisto e continuo estudando), dizendo que ela era analógica.
Tudo porquê ela não sabia usar o MSN e navegar. Isso deixava ela muito atrapalhada e nervosa.
Enfim, ela não fala comigo tem quase 6 meses…
Nem ligo…

    Mô, analógica sou eu! (E nem fico brava se alguém sugerir :mrgreen: )
    Mas…para quem tem um bloguinho, feicebuca e até tuita (copyright Riq), até que não estou mal… 😉

Ai, eu ando numa PREGUIÇA de tecnologia. Já fui super integradinha, tinha site desde o GeoCities, tinha blog desde o Desembucha, e por pouco não peguei BBS (só o mIRC mesmo). Usei bastante o Myspace por conta da minha banda, e Fotolog também. Orkut já me rendeu amizades para a vida toda.

Mas, sei lá, essas novas vedetes… Twitter eu acho bem prático e simples, então beleza. Mas Facebook… e esses aplicativos todos… e torrent para tudo… e Iphone… e Blackberry… e Ipod… aaaaaaaai… tem que saber mexer em tudo? Tem que ter tudo? Que saaaaco…

Só outro dia me inscrevi no Google Reader, por exemplo, e acho que concluí que não tem qualquer utilidade na minha vida. Eu lembro de entrar nos sites que inscrevi, mas não lembro de entrar no Reader.

E mais: esses dias andei lendo mais jornal, e escrevendo mais em papel. Que falta que faz!

E viva o RiqXongas.
Eu tenho a minha, a Re ( minha filha). E é absolutamente gratis! Gratis? Faculdade, gadjets, viagens, casa em SP…
Acho que não é tão gratis assim !! rsrs

Também preciso de um! Na verdade eu tenho vários semi-personal nerds..cada um me ajuda um pouquinho numa coisa…
O meu irmao seria um bom…mas nao me ajuda em nada…eu olho o que ele está fazendo e depois vou no google tentar sozinha…foi assim com o twitter com o reader…

Modéstia à parte, eu já fui um personal nerd (e dos bão). O tempo passou, o mundo girou, a Lusitana rodou e o Zezinho dançou. Aposentei e passei o bastão. Hoje eu tenho dois personal nerds em casa (e dos bão). E o melhor de tudo: de graça! Izanéte náice? :mrgreen:

    que tal um passeio por niviorqui na semana que vem? Convido para um sorvete, e uma micro VnV ( com licenca, chefe?)

    Nóis é chique, né Marcie? ConVnVenxion em Niviorqui 😀

    Adoraria!! Mas tô meio que sem grana 🙁

    Mas ó, se eu não for ao Brasil nesse verão, poderíamos nos encontrar em NYC, sim. Ou que tal, Boston? São 4h de carro pra mim, 4h de carro pra você… assim, ninguém briga :mrgreen:

    podemos tentar, sim! Eu com certeza não venho pro Brasil (onde estou até domingo), mas ainda não tenho todo o meu schedule montado. Eu gosto muito de Boston! Vamuvê! Bom findi!

    ZÉÉÉÉ , aqui a gente diz assim : … momentaneamente descapitalizado … ommmmmm… 🙄

    Hehe, Sylvia, tá certo! Digamos assim que, no momento, viagem não me interessa, estou focado em outras coisas como, por exemplo, juntar dinheiro :mrgreen: Óiiiimmmmm

eu tenho minha personal nerd – a Julie. Que está horrorizada porque eu estou tuitando e faicebookando (™riqfreire) e ela ainda está orkutando. Vejo um novo respeito nos olhos dela, sacomé?

Delícia ler você de novo, Ricardo!
é tanta coisa pra se aproveitar, de cada nova coisa, que mesmo sem ser nerd (aliás este é o meu lema) – e estar longe de entender de toda essa tecnologia – criei um workshop pra ajudar pessoas a prospectar nas suas redes sociais. Conte então 1331!

Eu uso o Tweet Deck há algum tempo. Não pq sou uma tuiteira profissional, mas porque acho que ele facilita a vida. Sempre que tuitam algo novo, você é avisado. Nele vc cadastra sua conta do Twitter e/ou do facebook, e os posts vão p/ os dois lugares simultaneamente.

Eu já estou entrando na fase de precisar de um personal-eu. Infelizmente, perdi a oportunidade de uma “personal-sara”. Mas já tenho um personal-fun: o cronista Riq Freire. Lindo, leve, solto. Merece um danoninho. Parabéns

Aha!!!! descobri o que me aconteceu ontem – acho que fiquei cyberengarrafada!!! Tinha milhões de coisas abertas, e-mail, twitter, mil páginas de internet, fotos, e aí alguem me chama no MSN, fui clicar para responder, e… fez a noite… ficou tudo escuro. CTRL+ALT+DEL não funcionaram. Desliquei e liguei de novo. Nada. Outra vez. Nada. já estava com o céLebro fervilhando pensando em quem eu ia chamar, quando tentei de novo e meu laptop voltou à vida. Mas com um aviso que ele tinha acabado dese recuperar de um erro gravíssimo – medAA!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito