Pesquisinha: que blogs de viagem você seguia em 2004, 2005?

Viajenaviagem.zip.net

Esta foi a primeira imagem publicada no Viaje na Viagem, dia 30 de dezembro de 2004. Eu estava me preparando para uma volta ao mundo em cinco escalas, e fotografei as minhas fontes de consulta para aquela viagem. Veja quantos guias de papel comprados… hoje eu provavelmente não comprasse nenhum, e fizesse todas as minhas pesquisas online.

A questão é que havia muito poucos blogs de viagem — e quase nenhum em português. Ou pelo menos é isso que eu imagino, já que não consultava nenhum.

Já descobri que tem pelo menos um blog de viagem em português anterior ao VnV — é o Uma Malla pelo mundo, da querida Lucia Malla, que começou em outubro.

Por que me preocupo com isso agora? Porque estou trabalhando na minha palestrinha de abertura do 1º Seminário #Viajosfera, e quero falar da nossa evolução desde os primórdios.

Por isso, peço ajuda aos viajandões aí do outro lado da tela: você se lembra quais blogs de viagem em português acompanhava já em 2004, 2005 ou 2006? Tô querendo identificar quais são os outros tiozinhos da #viajosfera 🙂

Gracias!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


81 comentários

leio o Ricardo Freire desde o Guia Freire’s de Praias, que consultava quando viajava para o nordeste. Depois continuei seguindo no zip.net e desde o primeiro post do VnV que leio diariamente, e há algum tempo os blogs agregados na Viajosfera.

Só seguia o seu. Pra mim foi uma evoluçao natural, passei dos seus livos pro blog, e nunca mais parei. 🙂

Em 2004 não conhecia blogs de viagem. Às vezes, lia o Guia 4 Rodas. Só fui conhecer o VnV em 2010, quando fui para Buenos Aires e , pesquisando sobre o melhor lugar para me hospedar, encontrei o post sobre a Recoleta. Desde então, leio o VnV todos os dias e fiquei viciada.

Nossa, me senti idols agora!!
O meu começou em Abril de 2004, e ja Se primeira comecei a relatar minhas viagens!
Mas é verdade, naquela época nao existiam blogs de viagem, mas eu já acompanhava alguns que eventualmente relatavam suas viagens, dos que ficaram na memória só o Colagem da Lu Misura, e o Síndrome de Estocolmo da Debise Arcoverde (que acho que nem existe mais…).
Então acabava confiando muito mais noa guias de papel, e quando queria dar/receber alguma dica mais pessoal, essa lacuna que os blogs preencheram era feita por fóruns de viagem, como o Orkut e Mochileiros, como alguém mencionou ai em cima.

E mais do que ler blogs de viagem dessa época, eu presenciei bem a transformação na demanda por informações de viagem, e a mudança do perfil doa leitores.

Até 2006 minhas viagens eram meramente relatos “querido diário”, simplesmente porque gostava de viajar e escrever sobre, além de ser uma maneira mais fácil de manter a familia e amigos atualizados nas minhas andanças.
Mas de uma hora pra outra mais e maiscomentarios e emails começaram a surgir pedindo dicas mais “praticas”, como dicas de hotéis, restaurantes, cias aéreas, custos etc, que até então nunca fizeram parte de meus relatos porque nunca imaginei que ninguém se interessaria por isso!!

Abs
Dri Miller, a Tiazona da blogsfera de viagem!!
Hahahahaha

    Dri vc tem todo o direito de se achar hahaha No dia que descobri o seu blog, q como escrevi acima, foi o q me “introduziu” nesse mundo, eu fiquei devorando os seus textos madrugada afora até ler TODOS os post!!!!! (acho q foi em junho/10) Como tb já escreveram acima, acompanho muuuitos blogs de viagem (e de outros assuntos tb) diariamente mesmo sem estar planejando roteiro nenhum! Acho q to com mto tempo livre, pq passo um tempão todo dia no meu google reader hehehe Mas qnd to com pressa, a prioridade são sempre os blogs de viagem…

Riq
Interessante isso! Naquela época (Deus, parece que faz muuuito tempo) as maiores fontes para mim eram os Guias da Folha de São Paulo e as revistas de viagens. Depois teve as comunidades no Orkut, já citadas por aqui. Acompanhar blogs e ter o meu próprio são coisas relativamente recentes! Hoje os blogs são a minha maior fonte de informação.

Nessa época não acompanhava nenhum blog. Entrei pro mundo dos blogs em 2007, como leitora.
Numa viagem NY, Boston e Washington em 2006 até pesquisei tudo na internet, mas ia anotando num bloquinho e nem sei quais eram as fontes….

Em 2004 não sabia o que era blog, muito menos de viagem… hehehehe Acho que só fui ter contato com esse tipo de tecnologia apartir de 2009, para uma viagem a Portugal (sempre!) e Inglaterra. Hoje em dia sou “viciada”, todos os dias visito pelo menos uns 5 ou 6 blogs ou sites de viagens, independente se estou montando roteiro. Sigo-os pelo simples e enorme prazer que tenho em ler, ver as fotos, saber as impressões, em viajar junto com aqueles que escrevem. Acho fantástico vcs terem essa capacidade de dividir conosco as viagens, férias… Adoro!

Os primeiros blogs que eu seguia, em 2004/2005/2006 eram o Viaje na Viagem, Colagem (da Lu Misura) e Drieverywhere. Usava muito também o fórum do Mochileiros.com, apesar de não ter estrutura de blog era um dos mais completos relatos de experiencias/lugares em português…

A Karina Buairide, do Ah! Libanesa!, ja tinha outro blog em 20006/2007 que era mais um diário de viagens, o Karinissima. Acho que foi o meu primeiro contato com esse mundo dos blogs…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito