Pesquisinha: que blogs de viagem você seguia em 2004, 2005?

Viajenaviagem.zip.net

Esta foi a primeira imagem publicada no Viaje na Viagem, dia 30 de dezembro de 2004. Eu estava me preparando para uma volta ao mundo em cinco escalas, e fotografei as minhas fontes de consulta para aquela viagem. Veja quantos guias de papel comprados… hoje eu provavelmente não comprasse nenhum, e fizesse todas as minhas pesquisas online.

A questão é que havia muito poucos blogs de viagem — e quase nenhum em português. Ou pelo menos é isso que eu imagino, já que não consultava nenhum.

Já descobri que tem pelo menos um blog de viagem em português anterior ao VnV — é o Uma Malla pelo mundo, da querida Lucia Malla, que começou em outubro.

Por que me preocupo com isso agora? Porque estou trabalhando na minha palestrinha de abertura do 1º Seminário #Viajosfera, e quero falar da nossa evolução desde os primórdios.

Por isso, peço ajuda aos viajandões aí do outro lado da tela: você se lembra quais blogs de viagem em português acompanhava já em 2004, 2005 ou 2006? Tô querendo identificar quais são os outros tiozinhos da #viajosfera 🙂

Gracias!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


81 comentários

Naquela época, no século passado, eu acompanhava o VnV e o santo Google, que tinha(e ainda tem) a função de guia virtual.
Comprava e ainda compro guias de papel.

Não tenho blog, mas sou leitora de blogs desde 2004. Pelo o que lembro nessa epoca nao existiam blogs de viagem especificamente, mas sim blogs de expatriados, principalmente, que relatavam suas viagens e a vida no novo país (o que nao deixa de ser uma viagem). Entao dessa epoca, lembro do Adriana (DriEveryWhere), Luciana Misura, Claudia (Aprendiz de Viajante hoje em dia), Denise (Sindrome de Estocolmo), Monica (mozinha.com), Mirella (Mikix). Depois dessa fase, lembro da surgimento dos blogs somente de viagem de fato, e o primeiro foi o seu 🙂

Além no VNV eu acompanhava o Fatos e Fatos de viagem do Arnaldo Interata, lá em 2006 acho…
Aliás, antes disso tinha um site muito legal chamado Nomad (www.nomad.com.br) que era uma espécie de site conjunto de mini blogs, no qual vários viajantes (incluindo eu) colocavam seus relatos de viagem, fotos, informações, etc, isso em 2002. Foi lá que eu comecei a ver as viagens do Arnaldo e depois fui ver o blog próprio dele. O site parece que anda pouco atualizado mas ainda existe!

Eu conheci o mundo dos blogs somente em 2008, quando estava coletando infos sobre varios lugares pra decidir pra onde iria fazer um intercâmbio. E foi ai que conheci o blog Mikix e mais alguns que acompanho até hoje.

Bem, no nosso nicho que são as viagens em família, vou te contar que não me lembro de nenhum significativo (sem parecer pedante)e geral, quando comecei (2010). Havia os de destinos específicos: NY with kids e Buenos Aires com ninõs. Logo em seguida vieram os blogs “Eu viajo com meus filhos” e “Mãe Mochileira e Filho malinha”. O meu blogroll era pequeno. Hoje esse número de blogs aumentou consideravelmente e também blogs menores começaram a se manifestar e eu passei a conhecê-los. E o movimento não acabou: da mesma forma que a blogsfera materna teve um “boom”, a blogosfera ligada à famílias, viagens, etc ainda vai se desenvolver mais. Penso que teremos blogs para todos os estilos de famílias, como nos Estados Unidos.
Bjs

Que eu lembre, só o VnV em 2005/2006, pesquisando para fazer uma espécie de ‘pé na areia’ pelo litoral do Nordeste.

Não eh blog, mas o Mochileiros.com sempre foi minha fonte de pesquisa e existe desde 1999.

    Bem lembrado! Consultei o Mochileiros.com para uma viagem ao Peru e Bolivia em 2005. Mas tb na época não era blog, e sim um forum de discussão.

    O Viajante, do Zino Asnis, também é dessa época – tem os guias impressos, mas já estava na rede, eu consultava muito o link “Barbadas e Roubadas” para as viagens economicas.

    Em 2006 fui apresentada a um serviço que achei super interessante para a minha primeira viagem sozinha – um site chamado http://www.getjealous.com – nome sugestivo, né? Foi o primeiro serviço de blogagem de viagem que conheci e achei muito legal ter um espaço fácil para colocar as impressões de viagem, fotos, mapa e etc sem complicações de programações de computador. Ele existe até hoje, e fui procurar a blogagem que eu fiz, continua lá.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito