Playa del Carmen solo: praia, agito e passeios (por Gabi) 1

Playa del Carmen solo: praia, agito e passeios (por Gabi)

Playa del Carmen

A Gabriela viajou sozinha para Playa del Carmen — um dos destinos favoritos do Ricardo Freire no Caribe — e aproveitou tudo a que tinha direito: curtiu as praias, fez vários passeios e até caiu na noite. Melhor exemplo de viajante independente não há! Sozinho ou acompanhado, siga as dicas da Gabi:

Gostaria muito de colaborar com todos que desejam visitar a maravilhosa Playa del Carmen. Deixo um resuminho da minha experiência, e espero ajudar da mesma forma que muitos me ajudaram na época do meu planejamento!

Localização

Se hospedar em Playa é excelente para quem quer agito, de qualquer forma. Fui no mês de fevereiro. O clima estava agradável e as praias estavam cheias, mas não insuportavelmente lotadas. Outra grande vantagem de optar por Playa é que os passeios geralmente partem de lá, ou as vans passarão por lá para chegar aos seus destinos.

Hotel

Como estava viajando só e queria um pouco de conforto, resolvi optar por um all-inclusive localizado bem na 5ª Avenida, o Real Playa del Carmen. As comidinhas são bem gostosas, especialmente o cardápio do restaurante à la carte, e lá ainda tem um snack bar para aquele lanchinho após a praia ou ao chegar da balada. As bebidas disponíveis também não deixavam a desejar: experimentem a cerveja mexicana Superior. O atendimento de todos também foi sempre ótimo. O único ponto negativo, a meu ver, foi o barulho do ar condicionado, mas chegava tão cansada que não fez diferença na satisfação final.

Mamita's, Playa del Carmen
Mais Playa del Carmen

All inclusive vale a pena?

Quinta Avenida, Playa del Carmen

Para o meu caso valeu, mas recomendo hospedagem só com café da manhã. A 5ª Avenida está repleta de bares e restaurantes bacanas, dá pra variar bem!

Dinheiro

Levei alguns dólares, Visa Travel Money e cartão de crédito. Não tive problemas.

Transporte

Em Playa é possível de se fazer tudo a pé.

Noite

Ao longo da 5ª Avenida, especialmente nas calles 12 e 14, estão os restaurantes, bares e algumas discos. Entre elas, a famosa Coco Bongo, local totalmente turístico, mas divertido. Paga-se cerca de 60 dólares e lá a bebida é liberada. Tem opção para todos os estilos, casais, solteiros, jovens, famílias…

relato leitor viaje na viagem
As viagens do leitor

Passeios

Aqui deixo o roteiro que fiz no que chamei de México Express!

Dia 1, reconhecimento de território: Playa del Carmen
Dia 2, Chichén Itzá: super recomendo. É passeio que dura o dia todo, mas muito lindo.
Dia 3, mergulho em Cozumel : separei este dia para desbravar o mundo subaquático da ilha.
Dia 4, Tulum e Akumal: utilizei os serviços da Best Day e deu super certo. Fomos primeiro às ruínas de Tulum e seguimos à praia de Akumal para nadar com tartarugas.
Dia 5, mais mergulhos: desta vez, com a operadora Playa Scuba.
Dia 6, hora de arrumar as malas e voltar para casa…

No meu blog, o Devaneios de Biela, tenho mais detalhes e fotos deste passeio incrível (procure pelos posts de abril e maio). Cheguei do México com a sensação de que precisarei voltar e desfrutar ainda mais das suas belezas dentro e fora d’água!

Adoramos o relato, Gabi!

shopping Luxury Avenue

Estive em Playa em abril de 2011, e ficamos (eu e duas amigas) no mesmo hotel que a Gabriela, só que sem all-inclusive. Não tínhamos direito nem ao café da manhã, o que não foi nenhum problema, pois era só atravessar a rua e estávamos numa padaria ao estilo francês (boulangerie), e a gente se esbaldava. Sinto saudade daquele desjejum. Para quem for pra lá e quiser experimentar, o lugar se chama Chez Celine. Você pode escolher à parte (por ex.: um café + pão xyz), mas eles têm um cardápio com uns combos. Eu sempre escolhia o mais saudável “salada de frutas com iogurte e quinoa, pão integral (delicioso) e suco de laranja + um capuccino”, mas tudo lá é muito gostoso (tem croissant, pain au chocolat etc).

Voltando ao hotel, as fotos do site enganam um pouquinho, não é tãão bonito nem colorido assim ao vivo, hehe, mas eu gostei. É confortável e bastante limpo, e o atendimento é bom e gentil. Não sei como funciona no sistema all-inclusive. Não recomendo para quem quer ficar perto da praia, é um pouquinho longe.
Fomos no estilo maraturismo, então quero muito voltar para aproveitar realmente a praia e a cidade.

Onde é melhor/mais barato pra fazer compras….Playa ou Cancun?

Wagner,
    Em Cancún tem shoppings, uns bem caros, mas lá tem também o shopping Outlet, fica pouco depois do Wal-Mart, lá encontrei preços bons, só que a variedade não era tão grande. Fora os outlets de Cancún, considero Playa com preços melhores, na quinta avenida tem inúmeras “boutiquezinhas”, como A Bóia mencionou. Achei muito legal. Te digo uma coisa, as duas cidades pertencem ao “Estado” de Quintana Roo, que possui carga tributária inferior à Cidade do México, na capital achei tudo muito caro, comprei tudo em Cancún e em Playa.

Estive em Playa no final de março/12. Belíssima região, muito segura e com muitos atrativos. Andei muito à pé pela 5 avenida. Fiquei hospedado na pousada Sian Kaan, localização muito boa,a poucos passos da “rodoviária” ADO, de onde partir para Cobá, Chichén Itzá, Cancún e tem também direto para o aeroporto de Cancún. Fiz o passeio Tulum + Akumal (mergulho com tartarugas) + Cenote Dos Ojos (mergulho no cenote). Cobá, fui por conta própria,e ao invés de alugar bicicleta por lá, alugamos (eu e eminha esposa) uma espécie de triciclo com motorista…hehehe.
Pra se ter uma ideia, Playa Del Carmen “lembra” PIPA/RN.

Estive em Playa no final de maio, onde fiquei por 10 dias hospedado no Hotel El Punto, na 5ª Avenida. Conheci quase todos os bares e restaurantes da cidade, além das praias e arredores considerados imperdíveis. Fiz um álbum de fotos no Facebook com detalhes minuciosos das atrações; quem tiver interesse, só me add https://www.facebook.com/fabio.m.rezende

Super em boa hora esse post! Tô chegando sozinho em Playa na próxima semana… Bem animado :))

Super em boa hora esse post! Tô chegando sozinho daqui 1 semana em Playa 🙂

Eu acrescentaria ao roteiro uma visita ao sítio histórico de Coba.
Fica a uns 80 km de Playa e pode ser percorrido de bicicleta (alugadas no local). Vale a pena.

Vou manter Cancún na linha wish list então. Rsss
Parece então ser fato isolado mesmo.
Até pelo relato acima (muito bacana por sinal), parece que uma semana é mais que suficientes para a região. Correto?
Dizem que uma boa pedida é fazer com alguns dias em Miami.

Se for apenas para Cancún uma semana é suficiente, sim, mas se for dividir entre Cancún e Playa vai ficar puxado. Ficamos 9 dias no ano passado, divididos entre as duas cidades e foi tudo bem corrido.

Já fui para Cancun e adoraria voltar e me hospedar em Playa. Boa dica!!

México está na lista de futuras trips.
O que assusta um pouco é a violência no México. Vi alguns relatos preocupantes nos jornais.
Eu sei que para brasileiro, quase que qualquer lugar mais violento no mundo é um jardim de infância, mas dai para ir de férias para um lugar com este tipo de rotina é dureza.
Alguém tem informações neste sentido? Já ouvi falar que a região de Cancun é mais tranquila.

Olá, Diogo! O problema da violência no México é nas cidades de fronteira junto aos Estados Unidos. Tem a ver com o cartel de narcotráfico. A região de Cancún é tranqüila.

Diogo,

Não sei outros lugares, mas estive na região de Cancun semana passada e nem na Europa me senti tão segura como lá. Não houve um só momento em que eu me sentisse insegura e olha que eu sou ultra medrosa…