Quando a bagagem sai o preço da passagem…

Excesso de bagagem -- hmpf!

É o problema de comprar passagem no varejo, picadinho: de vez em quando aparece alguma taxa que não estava no gibi. Nos vôos da Jet Blue (Nova York-Burlington), da United (Buffalo-Los Angeles via Washington) e no primeiro da US Air (Los Angeles-Flagastaff via Phoenix) não nos cobraram nenhuma sobretaxa baseada em peso. Na JetBlue a primeira mala é grátis; na United e na USAir paga-se 25 dólares (pagamos).

Mas eis que, aqui no aeroporto de Flagstaff , o check-in da US Air disse que a nossa bagagem estava um número obsceno de pounds acima do permitido, e nos cobrou não 25 dólares por mala, mas… 125 dólares !!! (Ou seja, 90 dólares de excesso por mala.)


Como a passagem, com taxas, tinha saído 130, você deve imaginar como me sinto neste momento, no café do aeroporto, blogando o prejuízo.

(Atualização: não consegui subir a foto, então só estou publicando o post aqui em Las Vegas mesmo.)

Tentamos argumentar que na vinda a mesma US Air não tinha nos cobrado nada, mas ele bateu o pé e disse que nada podia fazer, porque a balança estava ligada ao computador. (Caso a gente tivesse voado desde o Brasil de US Air ainda teríamos alguma margem de negociação…)

Ou seja: acabei caindo na mesma armadilha que eu recomendo que ninguém caia nas viagens à Europa, quando o barato das low-costs no meio do caminho pode acabar saindo caro.

Enfim, fica a dica: numa viagem pelos Estados Unidos menos ziguezagueante do que essa minha, compare quanto custa fazer o máximo por uma mesma companhia, conservando a franquia da bagagem internacional.  Caso fique bem mais em conta fazer por um bem-bolado picadinho, entre nos sites das diferentes cias. aéreas para ver a política de cobrança de bagagem de cada uma para não ter surpresinhas desagradáveis como esta.

Viajando e aprendendo 😳

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


75 comentários

Ia comentar isso agora, a mala extra na United ( quer dizer, 3a mala com 32k), custa $100. Sabiam que só nos voos saindo dos EUA pro Brasil e Japao o peso é de 32k? O resto ( voando dos EUA pra Europa, por ex) o peso permitido é só 20k.

Jà passei por isso várias vezes!
Nem fala. Complicado!

Sempre que eu viajo pros Eua com a patroa, ela compra uma montanha de coisas….

Se eu fosse pagar por excesso de peso, saíria muito caro, além de às vezes não caber nas 2 malas. Então, invariavelmente, pagamos pelo menos 1 mala extra. Na American, por exemplo, custa U$100. E você terá mais uma franquia de 32kg.

No caso do Riq, por exemplo, que irá fazer um vôo interno pela Southwest, ele tem direito a 2 malas grátis, de até 23kg (50lb). Se a mala dele pesar entre 24 e 42kg, ele pagará uma taxa de U$ 50.

Porém, ao invés de pagar por excesso de peso, ele pode levar uma terceira mala, de até 23kg, pelo mesmo preço (U$50).

Já na Delta, para vôos com destino ao Brasil, a situação é melhor ainda. Pelo excesso de peso (entre 32 e 42kg), paga-se $100. Pela mala extra (3ª a 10ª, com 32kg cada), o custo é de R$ 75.

Então, é sempre bom checar com a empresa aérea os limites de bagagem e preço dos excessos. Pra mim, sempre valeu a pena pagar por uma terceira mala, ao invés de pagar por sobrepeso.

    Nos voos dos EUA para o Brasil a AA está cobrando $75 pela primeira mala extra. Paguei esse valor agora em abril.

    Não sei se é esse preço também para malas extras adicionais.

    Sempre cobraram U$100. Paguei esse valor diversas vezes já.
    Em qual aeroporto te cobraram esse valor?

Riq,

nos sites das cias diretamente é possível comprar com a opção, Multi cidades, e dessa forma se herda a franquia de bagagens e quase sempre sai mais barato que só a ida e volta.

Este assunto foi o tema da discussão no Fórum Panrotas. Fragmentação é o nome bonito para o pega-ratão de passagem barata demais.

Abs

Ano passado eu fui pra Toronto (YYZ) com milhas TAM e comprei, antecipadamente, os trechos YYZ/LAS, LAS/EWR e EWR/MCO. Todos em companhias Star Alliance, em bilhete único.

Exceto no primeiro trecho (YYZ/LAS), operado pela Air Canada, fui obrigado a pagar US$ 25,00 na hora do check in dos demais voos pela Continental

Não adiantou ter argumentando que tratava-se de bilhete único, vindo de voo internacional, o que deveria ser levado em consideração para honrar a franquia de bagagem.

Acho que, como já falaram, tudo dependende da simpatia do funcionário na hora do embarque.

Por isso que em todas minhas viagens pros EUA eu saio com todos os trechos comprados do brasil junto com a passagem internacional. E, pasmem, NUNCA ficou mais barato comprar passagens avulsas, pq eu sei que sempre trarei de volta dois volumes de 32kgs (uma mala, outra vinhos). E várias atendentes de check in de aeroporto ficam abismadas de brasileiros terem direito a embarcar com malas de 32kgs e “GRATIS”. Por isso que os americanos usam malas de mão que cabem até um anão dentro!

Uma boa saída para esse tipo de situação é a Southwest. Nela, as duas primeiras malas despachadas não são cobradas. E como ela tem preços muito competitivos e utiliza na maioria das vezes aeroportos com melhor localização, vale muito a pena.

Já tive que desmontar mala no Balcão da American Arlines, num voo interno, que não estava no mesmo bilhete do voo Internacional. Acho que temos que contar com a sorte de uma atendente gente fina, ou de o voo não possuir excesso de carga, que eleva o custo deles e é repassado ao cliente.
O custo reduzido que as companhias aereas então é compensado com estas artimanhas de bagagens e lanches cobrados a parte.

A Virgin também cobra 25 dólares para despachar cada mala. Como a tarifa NY-San Francisco estava muito convidativa, incluímos esse custo extra no valor final da passagem e foi só alegria. Agora cobrarem 90 dólares a mais achei um absurdo por parte da US 🙁

Tive surpresas também nestes meus último voos pelos USA. Nao foi tao caro, mas tive que me acomodar malas de voos internacionais em voos nacionais e pagar 25 dolares por mala. Reparei que os americanos estao colocando tudo em amla de mão e sequer pagando os 25 dolares para despachar!

O Viver Para Comer tem algumas dicas de bons restaurantes em Vegas! boa suerte!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito