Que moeda eu levo para Punta Cana?

Peso dominicano

A moeda corrente na República Domicana é o peso dominicano. Nos últimos tempos US$ 1 tem comprado 38 pesos dominicanos (caso houvesse câmbio direto, R$ 1 valeria 20 pesos dominicanos).

O dólar é aceito (e preferido) em todas as áreas turísticas.

Vale a pena comprar pesos dominicanos no Brasil?

Você não vai achar pesos dominicanos no Brasil. Mesmo que achasse, dificilmente conseguiria uma cotação boa. E seria uma operação inútil — você não precisa de pesos dominicanos em Punta Cana, o dólar funciona perfeitamente.

Vale a pena levar reais para Punta Cana?

Não há mercado para reais na República Dominicana.

Vale a pena levar dólares para Punta Cana?

É necessário desembarcar com 10 dólares por pessoa para pagar pelo “cartão de turismo”, uma espécie de visto que dá direito a entrar no país.

Fora isso, todos os hotéis de Punta Cana são all-inclusive, então você só vai precisar de dinheiro extra para passeios e eventuais compras. Fazendo os passeios com as operadoras que atendem dentro dos hotéis, você vai poder pagar com cartão de crédito (ou débito internacional tipo VTM. Contratando o passeio fora do hotel, pode ficar mais em conta pagar em dinheiro vivo.

Não há muito o que comprar, e você só vai precisar de dinheiro vivo se quiser comprar artesanato direto dos artesãos.

Táxis são pagos em dinheiro vivo, e a tabela é em dólar (mas se você sacar pesos do caixa automático, eles fazem a conversão usando a taxa dos 38 pesos por dólar).

Os mototáxis usam uma taxa simplificada. 100 pesos = 3 dólares. As corridas de mototáxi normalmente são cotadas em múltiplos de 100 pesos.

Vale muito a pena levar um bolinho de notas de 1 dólar para distribuir como gorjeta. Deixe 1 ou 2 dólares no quarto, e o seu frigobar será reposto com carinho extra. Dê 2 dólares por dia para o barman do seu bar favorito, e seus drinks vão ser feitos com bebidas de primeira linha — ou pelo menos com mais consistência.

Leia mais: Táxi em Punta Cana: saindo do aeroporto e entre os hotéis

Vale a pena fazer saques em moeda local nos caixas eletrônicos?

A grande maioria dos hotéis tem um caixa automático à disposição no lobby. Caso o seu cartão de banco seja habilitado para saques no exterior, você pode fazer saques em pesos dominicanos para comprar artesanato,comprar passeios fora do hotel, andar de táxi ou mototáxi.

Pegadinha: lembre-se de SEMPRE avisar ao banco que vai viajar e onde vai usar o seu cartão para saques.

 

Onde conseguir pesos dominicanos no aeroporto de Punta Cana?

Há uma casa de câmbio na área de desembarque e caixas automáticos no saguão. Mas os táxis são tabelados em dólar.

Leia mais: Táxi em Punta Cana: saindo do aeroporto e entre os hotéis

Em Santo Domingo é assim também?

Sim, aceita-se dólar normalmente em Santo Domingo. Mas como você estará na vida real, e não num resort all inclusive, vai ter que fazer muito mais gastos do que em Punta Cana.

Se o seu cartão de banco é habilitado para saques no exterior e você avisou que viajou para a República Dominicana, vale a pena sacar em pesos dominicanos do caixa automático e não precisar mais fazer conta.

Leia também:

Guia de Punta Cana no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


 

22 comentários

Olá !
vou para Punta Cana dia 28/10/2012.
gostaria de saber se você conhece a empresa ALEXARY tour ,pois ganhei da Decolar voucher de desconto p/ passeios com eles o que vc acha?
Quanto levo em dolares para ficar 8 dias ?
Aguardo seu retorno.
Obrigada
Vera

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.