Reserve seu hotel pela internet

Da minha página Turista Profissional, publicada toda 3a. no caderno Viagem & Aventura do Estadão. Este post atualiza e substitui este aqui. Obrigado a todos os que deram pitacos!

comoreservar

Estimulado pelos feirões promovidos nas madrugadas e fins de semana pelas companhias aéreas, o brasileiro já aprendeu – e se habituou – a comprar passagens pela rede. Pouca gente, no entanto, se arrisca a dar o próximo passo: reservar hotéis online.

De fato, ainda existem algumas barreiras. No Brasil, são poucos os hotéis e raríssimas as pousadas que aderiram ao sistema. Muitos sites de reservas e a maioria das resenhas de consumidores estão em inglês.

Para reservar hotéis no exterior, porém, a internet é imbatível: você encontra as melhores ofertas e reserva com segurança. A boa notícia para nós é que já há sites internacionais com páginas e atendimento em português.

Mesmo se o seu inglês não for 100%, antes de fechar negócio pesquise as resenhas do hotel escolhido no TripAdvisor.com.br. Procure palavras que descrevam problemas objetivos – “overbooking”, “dirty” (sujo), “noise” (barulho), “mold” (mofo). Se não encontrar, e a média de nota for boa, reserve com tranqüilidade.

BOOKING.COM
Foi primeiro a oferecer interface em português. Suas resenhas – escritas apenas por quem já se hospedou nos hotéis – são simplificadas e fáceis de entender por quem não domina o inglês. Salvo em ofertas excepcionais (leia sempre as condições de venda), nada é debitado na reserva. Tem atendimento telefônico no Brasil.

HOTEIS.COM
Recentemente abriu um site voltado ao público brasileiro. Dos internacionais, é o mais fácil de navegar – e, além de resenhas próprias (feitas por clientes que necessariamente fizeram a reserva pelo site e se hospedaram no hotel), traz links para as resenhas de cada hotel no TripAdvisor (que é do mesmo grupo). Não cobra taxa de cancelamento. Tem um 0800 no Brasil.

VENERE.COM
Bom para achar hotéis básicos na Europa. Traz mapinhas que facilitam a busca por bairro. A classificação dos hotéis reflete o estilo de viajar do europeu, que não se importa com quartos pequenos ou banheiros antiquados, mas preza a localização. Não há débito na reserva.

HOTWIRE.COM
Quer ficar em hotéis 4 estrelas pagando diária de 2 estrelas? Este site vende quartos ociosos a preços que os hotéis não têm coragem de divulgar em seus sites. A reserva é feita no escuro: você escolhe por categoria e localização aproximada, e só vai saber qual o hotel depois da reserva concluída (e das diárias debitadas no seu cartão, sem possibilidade de reembolso).

PRICELINE.COM
Oferece uma maneira pouco ortodoxa de reservar hotéis: por leilão. É preciso informar um endereço nos Estados Unidos ou no Canadá (pode ser o de um amigo, ou de um escritório da sua empresa). Você escolhe cidade, região e categoria de hotel, e faz um lance pela diária. Se for aceito, o débito é efetuado na hora (sem possibilidade de reembolso). Existe um site que ensina (em inglês) os macetes para fazer lances bem-sucedidos: é o biddingfortravel.yuku.com.

CONSOLIDADORES
Armado de paciência e perseverança, você pode achar barbadas em sites como gtatravel.com, asiarooms.com, lastminute.com, travelzoo.com, wotif.com, ratestogo.com e octopustravel.com.

MUNDI.COM.BR
Metabuscador brasileiro que cruza ofertas de diversas agências (e alguns consolidadores). É especialmente bom para localizar hotéis e pousadas do Brasil que já aderiram à reserva online.

HOTELSCOMBINED.COM
Melhor metabuscador estrangeiro; busca diárias em todas as agências convencionais e em inúmeros consolidadores.

KAYAK.COM/HOTELS
É o único que pesquisa simultaneamente no Priceline.com e no Hotwire.com.

HOTÉIS-BUTIQUE
Entre em sites especializados como TabletHotels.com.br, Mr. and Mrs. Smith.com, DesignHotels.com e i-Escape.com.

NO SITE DO HOTEL
Antes de bater o martelo, não custa abrir uma nova janela no navegador e pesquisar quanto o hotel está cobrando a diária no seu próprio site. Algumas tarifas podem ser melhores do que as negociadas com agências e consolidadores.

239 comentários

Oi Ricardo
Você não cita o Hospedevip aqui. É um site de confiança. Procuro um hotel em Barreirinas-Ma . Pensei na Posada Porto Buriti, vocè conhece?
Obrigada
Rita

    O problema é a quantidade de hotéis e pousadas que ainda não têm reserva online.

    A Porto Buriti não fica em Barreirinhas, fica em Caburé. Só serve para quem quer pernoitar por lá. É mais interessante pernoitar em Atins. A Patricia Camargo do Turomaquia acaba de voltar de lá, veja seus relatos aqui:

    https://www.turomaquia.com

Oi, Ricardo

Em janeiro, após minha viagem a Buenos Aires, onde segui sua dica do Art Hotel, fiz resenha em português para o hotel. O tempo passou e nada, então eles me avisaram que tinha que ser inglês, espanhol, enfim, praticamente tudo, menos português. Fiquei meio chateada, mas mesmo assim fiz, em inglês, resenha para o hotel onde fiquei em Gramado, nesse mesmo mês.
Agora, nove meses depois, nasceu!!! Recebi e-mail do trip informando da publicação da resenha, fui conferir no site e lá está, na minha querida língua – e é a única em português. Boa notícia, pois muita gente não domina o inglês e pode ser ajudada.
Segunda embarco pra Europa, vou cheia de dicas suas e do Zé, depois eu conto. Já descobri que vou conseguir wifi grátis em mais de um hotel da viagem, bem legal.
Grande abraço

Reservei para paris em dezembro pelo hotwire….achei que estava reservando o meridien etoile por 155 dolares.
No final vi que reservei um tal de Meliá Alexander Boutique Hotel…vamos ver que bicho cresce.
To preocupado.

Ricardo, em 2005 viajei para a Europa no sistema Fly and Drive e reservei todos os meus hotéis pela internet, utilizando o Travelmall https://www.travelmall.com . Tudo correu muito bem. Inclusive, em uma ocasião, fiz reserva em um hotel brasileiro por esse mesmo site, pagando em dólares, e saiu mais barato do que se eu tivesse reservado em reais.
Aproveito para cumprimentá-lo pelo excelente blog.

    Infelizmente, o Travelmall não está mais funcionando, apesar do link funcionar. Pelo que vi, sua última atualização foi em 2009.

Kariníssima , já usei o Asia Rooms ano passado , para reservar um hotel em Buenos Aires e deu tudo certo . Semana passada tentei reservar 2 hotéis na Suiça através do Asia Rooms , mas apesar de falar confirmação imediata eles pediram 24 hs e depois enviaram e-mail dizendo que não era possível fazer a reserva devido a falta de disponibilidade . Me garantiram que não terei custo . Eles já tinham bloqueado o valor da reserva no cartão , mas me falaram que em 5 dias o valor já estaria livre . Ainda não chequei pois estava viajando a trabalho e cheguei ontem . Espero não ter surpresas !

Sera que o Asia Rooms eh reliable? Achei alguns deals interessantes para o reveillon em Hong Kong. Mas confesso que tenho medinho.

    A Sylvia é fã do Asia Rooms, acho que a Carla também já usou.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito