Costa do Sauípe: como aproveitar a estrutura do complexo

Costa do Sauípe: Sauípe Park

    Os hotéis da Costa do Sauípe agora formam o Sauípe Resorts. Ainda não visitamos o complexo depois da mudança.

Quando foi inaugurado, perto do final de 2000, o complexo de resorts da Costa do Sauípe inventou um destino do nada. Como assim? A gente ainda estava tentando se entender com praias que sempre existiram mas que só então estavam sendo descobertas — Itacaré, Maraú, Carneiros –, quando veio alguém e resolveu pôr uma praia zero km no mapa.

Costa do Sauípe: calçadão

O conceito era ousado e nunca foi imitado: um condomínio de cinco resorts e seis pousadas, pertencentes a quatro grupos diferentes (o jamaicano SuperClubs, o francês Sofitel/Accor e o americano Marriott/Renaissance nos resorts, e a Sauípe S.A. nas pousadas), compartilhando a mesma estrutura de lazer (golf, náutica, equitação, tênis, spa) e um centro de convivência, a Vila Nova da Praia.

Costa do Sauípe: mosaico no calçadãozinhoCosta do Sauípe: mosaicos no calçadãozinhoCosta do Sauípe: mosaico no calçadãozinho

Logo de saída o projeto apresentou duas qualidades inegáveis. A primeira: o paisagismo. Nunca antes na história deste país um resort tinha preservado tamanha faixa de vegetação junto à praia. Em vez de terraplenar e gramar tudo, como era o padrão, Sauípe manteve as dunas, lagoas e o manguezal entre os hotéis e a areia. Resultado: na inauguração o paisagismo já estava bonito.

Costa do Sauípe, entre os hotéis e o mar

A outra grande qualidade era a Vila Nova da Praia, uma shopping a céu aberto imaginado com a arquitetura de vilarejos nordestinos, com uma praça e umas ruelas laterais. Um achado.

Costa do Sauípe: Vila Nova da Praia

O tempo passou, e a operação compartilhada do complexo por redes diferentes provou-se uma idéia pouco funcional. O único sucesso retumbante da primeira década de Sauípe foi o Breezes, operando em sistema all-inclusive e funcionando praticamente como um hotel à parte, desconectado do condomínio.

Nos dois últimos anos, a Sauípe S.A. acabou assumindo os resorts (o último a ser encampado será o Breezes, dia 1º de janeiro de 2011). E, antes das férias de julho de 2010, relançou a Costa do Sauípe, inteiramente reformulada.

Agora há três hotéis funcionando no sistema all-inclusive (Sauípe Class, antigo Marriott; Sauípe Fun, antigo Renaissance; e Sauípe Park, antigo Sofitel Conventions), um hotel mais sofisticado, com meia-pensão e bebidas à parte (Sauípe Premium, antigo Sofitel Suites) e quatro pousadas, apenas com café da manhã. Os hóspedes das pousadas podem comprar passes diários para usar as piscinas e aproveitar o all-inclusive dos hotéis. Os hóspedes dos all-inclusives podem usar as piscinas (e os bares) dos demais all-inclusives.

Nesta nova fase, a Costa do Sauípe está focada em oferecer um bom custo x benefício. Não espere buffets pantagruélicos: almoços e jantares são variados e bem-servidos, mas não exagerados. E as bebidas são de boas marcas.

Costa do Sauípe

O grande trunfo de Sauípe está na estrutura, que é mega.

Costa do Sauípe: Kid's Club

A maior novidade da nova fase é o Kid’s Club, que funciona onde antes era a Pousada da Aldeia (a mais bonita e mais próxima do mar). A arquitetura de vilarejo faz o clubinho ter cara de escola do interior (o que vem a calhar, já que também há atividades educativas, como a aula de culinária). O horário de funcionamento é longo: das 8h às 22h. Ao lado, o que era o Restaurante da Dadá tornou-se um restaurante exclusivo para crianças. Mesmo as crianças hospedadas no Sauípe Premium (que não é all-inclusive) têm direito ao all-inclusive no Kid’s Club.

Costa do Sauípe: Kid's Club

As outras atrações do complexo estão em outras áreas, longe dos hotéis. Um ônibus circular passa de 20 em 20 minutos e leva a todos os centros de lazer.

Dois desses centros valem como passeios: a náutica e a fazendinha.

Sauípe Náutica

A Sauípe Náutica funciona à beira da Lagoa da Vaca Tonta. Por ali há caiaques, escorregador, pedalinhos (incluídos) e tirolesa (paga à parte).

Sauípe Náutica

Sauípe Náutica

Sauípe Country

O Sauípe Country é o antigo centro eqüestre. Ver os cavalos no estábulo é de graça (mas fazer atividades de equitação custa à parte). Ao lado, a Fazendinha tem vacas, cabritos, coelhos, galinhas d’angola, patos; toda manhã as crianças podem ordenhar a vaquinha.

Sauípe Country

Sauípe Country

O campo de golf de 18 buracos — um item que normalmente só interessa a iniciados — em Sauípe ganha um interesse maior, porque uma aula coletiva consta do pacote all-inclusive. (Se você se animar, pode depois fazer um pacote de aulas.)

Sauípe Golf

Pertinho da Vila Noda Praia, o conjunto de quadras do Sauípe Tênis inclui o estádio onde se realiza o Brasil Open. Dá para jogar na quadra em que Guga, Nadal e Ferrero já pisaram.

Costa do Sauípe: Vila Nova da Praia

Mas o meu xodó em todo o complexo — sempre foi — é a Vila Nova da Praia. E ela está mais bacaninha do que nunca. Agora tem até artesanato de rua, com artesãos muitíssimo bem escolhidos. O coreto da praça tem música desde as 18h30, e lá pelas 21h sempre rola um samba-reggae ou capoeira, antes do show de música do Teatro da Vila.

Costa do Sauípe: Vila Nova da Praia

Hóspedes dos hotéis têm direito a reservas (limitadas) nos restaurantes da vila (um japonês, um baiano, um italiano e um mexicano) dentro do sistema all-inclusive. Mas mesmo quando você não tiver reserva, vale a pena sair depois do jantar e fazer o footing da noite, comer uma tapioca doce antes de domir, tomar a última cerveja assistindo ao show. O consumo é pago à parte, mas é um programa que dá uma outra dimensão à experiência de resort.

Costa do Sauípe

Essa é a minha recomendação para curtir Sauípe: experimente não ficar só na piscina. Não tenha medo de se afastar da batata frita e da Skol — elas vão estar lá quando você voltar. Percorra os caminhos sob o coqueiral — são lindíssimos. Leve as crianças à lagoa e à fazendinha. E não deixe de ir à vilinha à noite. Isso faz toda a diferença.

Leia mais:

Passagens mais baratas para Salvador com nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro na Costa do Sauípe na Rentalcars em até 10 vezes

220 comentários

Alguém pode indicar um receptivo do aeroporto de Salvador até Costa do Sauípe. Sempre alugamos carro, mas esse ano não pretendemos. O nosso horário de chegada é 22 horas, grupo de sete pessoas.

    Rosa, Sauipe tem uma sala VIP no aeroporto. De vocês vão de hospedar lá, seria bom saber pelo Call Center se há um transfer no horário bom pra vc.

    Caso não seja o caso, no aeroporto tem uma loja da Privetur bem em frente ao desembarque. Eles fazem transfers pra Sauipe. Tem que verificar só esse seu horário de chegada. O site é http://www.Privetur.com.Br.

Fomos a Sauipe em janeiro e 2008, ficamos no Breezes e nos divertimos muito. Realmente o sistema all-inclusive é um tanto quanto exagerado, o que foi um problema e uma alegria pois acabei descobrindo que estava grávida lá de tanto enjoar com tanta comida!
Mas o complexo é ótimo, ficando no Breezes tivemos direito a ir na fazendinha, andar a cavalo e alguns esportes nauticos sem custo adicional. Andamos e bicicleta, fomos todas as noites passear na Vila, fizemos aula de circo. Enfim, foram férias inesquecíveis, divertidas e sem o esquema “ficamos apenas no hotel”. Eu recomendo!!

    Hoje o hóspede do Breezes precisa pagar para usar o complexo, Alessandra. Os hóspedes dos outros hotéis usam o complexo sem custo.

Oi! Na última vez que fui não vi nada do que vc falou. Vi sim bebidas de marca duvidosa e atendimento péssimo. Esta foi minha opnião. Tanto que ela não será mais um dos destino da minha lista como já foi.

    Quando você foi, Alessandra? É importante estabelecer a data. O complexo foi todo reformulado agora em julho.

A série de posts do Sauípe está ótima. Um dia ainda convenço o marido qdo formos de férias no Brasil a dar uma esticadinha.

Ricardo, ameeeeeeeeei os posts! Pena que não vou conseguir mudar minhas férias que são em abril qdo chove bastante. Mas com certeza vou me esforçar para ir em algum feriado, amei todos os hotéis do sauipe!!!

Sou fã de Sauipe !!! Adorei seus posts . Vale dizer que o lugar é ótimo para eventos também !!!

Ricardo.
Em 2001 eu estive lá. Achei algo fora de série. Agora vç vem fazer justiça divulgando um local que estava meio esquecido. Vale (muito) a pena passar uma semana naquele paraíso.

Acho que é um bom lugar para ir com filhos e para a diverção! Gostei da área das dunas, lagoas e manguezal. Certamente, bom paisagismo.
(adorei: não tenha medo de se afastar da batata frita e da Skol… je, je, je!!!)