Réveillon no Brasil: onde encontrar o menor susto x benefício

Réveillon em Copacabana: caro, mas vale

Não, você não leu mal. Quando o assunto é Réveillon à beira-mar no Brasil, não existe relação custo x benefício. É susto x benefício, mesmo.

Não, a culpa não é da usura ou da exploração. É da lei de oferta e procura, mesmo. Valorizamos um Réveillon à beira-mar como nenhuma outra civilização já surgida neste planeta. Pagamos o preço de nossas idiossincrasias culturais — que, neste caso, chega a ser quatro vezes maior do que o preço normal, nos vilarejos mais badalados.

O irônico é que muita gente, que não viaja pelo Brasil no resto do ano alegando que o Brasil é muito caro, acaba viajando pelo Brasil justo quando está caríssimo. (Vai entender.)

E o pior é que o comportamento da oferta e da procura está se cristalizando. O brasileiro só viaja aos vilarejos de praia na altíssima temporada. O pousadeiro amarga casa vazia onze meses no ano. A essa altura do campeonato, já conta com a receita inflada do Réveillon e do Carnaval para fechar suas contas. No dia que o Réveillon ou Carnaval na praia começar a micar vai dar quebradeira geral no litoral.

Tergiverso: esse não é o assunto do post. O assunto do post é: onde fugir dos preços altos no Réveillon. Aí vão meus pitacos.

Vitória

Com uma ótima hotelaria totamlente voltada para o mercado business, Vitória é a melhor pedida para um Réveillon à beira-mar com preços normais. A dica já foi testada por leitores e ouvintes — outro dia mesmo recebi um email de um ouvinte da BandNews FM que ano passado pagou menos de R$ 250 por um quarto triplo no Novotel e queria me agradecer. É bom estar de carro, porque a animação fica 40 km ao sul, em Guarapari.

Capitais nordestinas

No Réveillon, hotéis de cidade aumentam menos as suas tarifas do que pousadas na praia. Dê uma olhadinha em João Pessoa, Maceió, Aracaju, Recife, Natal… Além do preço, as capitais oferecem a vantagem de não haver possibilidade de colapso de energia ou abastecimento de água, como em alguns vilarejos de praia.

Praias fora do circuito badalado

Procure lugares que não sejam colonizados principalmente por paulistas. Cumuruxatiba (e sua versão mais família, Prado) são dois lugares sem susto x benefício no Sul da Bahia. Itaúnas, no Espírito Santo, é low-cost mesmo com preços inflados. Praias de difícil acesso lá em cima — Galinhos no Rio Grande do Norte, Icaraizinho de Amontada no Ceará — não devem ter preços de assustar. A Paraíba — último litoral desconhecido do Nordeste — também oferece boas oportunidades.

Centro do Rio

A recente instalação de hotéis básicos no centro do Rio (Ibis, Formule 1) oferece a chance aos mais rápidos de passar o Réveillon na cidade sem gastar numa noite a verba das férias inteiras.


128 comentários

Oi! Tou indo passar a virada de ano no RIo! será minha primeira vez (rsrs) e por isso tou me sentindo muitooo perdida!
Não indo para essas festas que falaram, e ficando so na praia, a festa acabará muito cedo né? o que fazer depois? é seguro tar na praia assistindo ao shows da virada?
Por isso pensei na festa do MAM ou na do Cafe del Mar… mas a do MAM é muitooo longe de copacabana, tenho medo de acabar nao aproveitando aquilo que é mais lindo na virada de ano no Rio – os fogos… E sobre a festa do Cafe del Mar não consigo encontrar nenhum review de anos passados, por isso não sei se é bom ou não! não quero cair numa roubada!!

Pelos comentários de todos, vi que aconselham a não depender de transporte e a ficar pela praia, mas também não quero regressar ao hotel à 1h do dia primeiro… Queria aproveitar a noite!!

Preciso de ajuda de experts 🙂 beijos e parabens pelo site

Hahahahahahaha! obrigada, eu cheguei a essa mesma conclusão! =P Acabei optando por Paraty! Depois conto como foi 😉

Olá a todos! Sou de São Paulo Capital e estou procurando uma viagem de reveillon para ir com meu namorado que seja boa, bonita, barata e não muito longe daqui, de preferência que dê para ir de carro sem ficar hoooras no trânsito. Com médio agito (ou seja, não precisa ser Copacabana, mas também não dá pra ser morto demais). Alguma dica dos leitores? Pensei em Trindade, o que acham?

Obrigada!

Alguém aqui sabe como é o reveillon em Pipa e/ou Jericoacoara e/ou Morro de São Paulo?? O susto x benefício é mto grande por se tratarem de vilarejos? Aguardo resposta e, desde já, muito obrigada!

    Olá, Lívia! Orçar não custa nada, mas espere preços bem mais altos. O Comandante dá dicas bacanas no post. Não deixe de ler 😉

    Absurdamente caro 🙂 Respondo por jericoacoara e praia da pipa. Os preços aumentam até 4 vezes nesta época.

    Uma alternativa um pouco mais em conta é ir de excursão para Natal e passar a virada do ano em Pipa.

    Em jericoacoara talvez uma alternativa mais em conta seja em hostel, mas não sei se tem vaga ainda…

    Beijos

Vou dar aqui um tiro no pé ao divulgar um paraíso com uma das melhores festas de reveillón do país e com um ótimo custo-benefício – a Praia do Rosa a 80km de Floripa.
Eleita uma das 30 baías mais lindas do mundo, essa praia cheia de charme tem pousadas lindas, opções de casas de aluguel, e muitas outras praias para curtir neste final de ano.
A festa organizada na praia (mais profissional do que qdo eu costumava passar o reveillón por lá) tem um preço bem acessível e lugares charmosos para a ceia (como o Tigre Asiático onde curti com as amigas um final de ano antes da virada). Na praia, todos de branco, show de fogos, DJ em uma grande tenda e muita gente bonita. Dicas de como ir pra lá e sobre a festa no post -https://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/08/rustico-chique-praia-do-rosa.html. Sou de Floripa e a virada lá é muito melhor do que as festas de modeletes de Jurerê…

Olá, galera! Alguém tem informações sobre as coisas boas para se fazer no réveillon em Arraial D’Ajuda? Reservei um pacote para passar a virada com minha noiva por um preço exorbitante e gostaria que fosse especial. Obrigado, Cleber.

Riq, reservei um hotel, no Brasil, no período do Reveillon, diretamente pelo site do hotel, e na descrição da tarifa optada por mim (melhor tarifa disponível) havia o seguinte item: Nos dias 24 e 31 de dezembro está incluida a Ceia de Natal / Reveillon, com bebidas para duas pessoas.
No entanto, recebi um e-mal do hotel dizendo que a Ceia seria R$ 590,00+taxas, por pessoa. Respondi o e-mail explicando o ocorrido, mas não tive retorno. O hotel tem que honrar o que oferece, mas se no dia 31 se negarem a fornecer a ceia, o que eu faço?
Obs: trata-se de hotel de alto padrão, até já visitado por você.

    Alô, Stefanie! Aqui quem responde é A Bóia! Se não estão respondendo o e-mail, vale a pena ligar para esclarecer a situação.

Obrigada Silvia!
Só mais uma perguntinha: existem banheiros disponíveis?

    Também acabei de dar uma resposta grandinha aqui em cima, Christine. Complementando o que a Sylvia já disse, acho besteira marcar uma ceia pro dia 31. Ninguém aqui no Rio está preocupado em comer na virada do ano e os próprios funcionários estão com pressa para irem logo embora. Nos outros dias o funcionamento é normal, especialmente nessa região em que vc vai se hospedar. A Sylvia disse que muitos restaurantes não abrem dia 01, mas acredito que ela esteja se referindo a Gastronomia (com G maiúsculo). Um costume dos cariocas é almoçar dia 01 em algum lugar com feijoada ou picanha na Pedra pra curar a ressaca. Perto do seu apart existem milhares de opções nesse sentido, especialmente os botequins de rede. Para a picanha, apesar de parecer programa pega-turista, pode ir sem medo no Garota de Ipanema, na esquina da Vinicius de Moraes com a Prudente. O Astor que a Sylvia recomendou fica num ponto com vista linda, mas é considerado por nós cariocas um bar de paulista, e com preços efetivamente assustadores comparado com a quantidade de comida servida. Não me entenda mal, acho uma experiência muito bacana, estou apenas comentando do ponto de vista de quem mora na cidade e tem a oportunidade de ir lá quando quiser…

    Sobre os banheiros, eles de fato existem e são muitos. Mas são banheiros químicos e nem sempre estão tão limpos quanto gostaríamos. Na virada é bem comum pedir pra usar banheiros nas portarias dos prédios. Nunca recebi um não como resposta… Sobre a volta pro hotel, definitivamente a melhor escolha é caminhar. Não acho perigoso andar pelas ruas internas, mas pela praia é mais agradável: está fechada ao tráfego de veiculos e com toda aquela gente de branco, feliz e esperançosa.

Oi Pessoal,
Este ano vou realizar o sonho de passar o Reveillon pela primeira no Rio (vou ficar de sexta a domingo no PROMENADE VISCONTI -RUA PRUDENTE DE MORAIS, 1050) pagando preço efetivamente assustador. Gostaria de receber dicas sobre o que fazer nestes dias, se é possível almoçar/jantar em locais não totalmente lotados, se devo reservar restaurantes para sexta e sábado e a que horas devo ir para Copacabana. Outras dicas do pessoal que já foi e curtiu são muito bem vindas.
Obrigada

    Enquanto tu escrevias , eu respondia logo aí em cima Chiristine.
    Se quiseres fazer uma ceia num restaurante no dia 31 tens que reservar ;e poucos lugares abrem no dia 01.
    Prepare-se para volta a pé na madrugada do dia primeiro ( faça isso pelo calçadão , onde tem mais movimento)
    Verifique já já a disponibilidade de lugares no Astor , que fica pertinho do Forte de Copacabana ( ambos a uma distancia caminhavel do teu hotel).Passamos uma virada na areia quase na frente do Sofitel e foi bem tranquilo .

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito