dica de hospedagem em Saint Germain des Prés, Paris

Europa: 25 roteiros de 9 dias prontos para usar

Muita gente aproveita promoção de passagens para ir numa sexta e voltar no outro domingo.

Não há nada de errado em ir à Europa para ficar tão pouco tempo. Só não ache que nesses 9 dias você vai conseguir correr a Europa inteira, fazendo uma versão melhores-momentos do roteirão clássico da primeira viagem à Europa. Isso não é possível. A recomendação técnica é que você pule de galho em galho o menos possível. Porque cada dia de deslocamento costuma ser um dia perdido, ou bastante prejudicado.

Aí vão as minhas dicas para aproveitar melhor o seu investimento e a sua viagem à Europa.

Se você ainda não comprou passagem

Se você teve a sorte de ler este post antes de comprar a passagem para Europa, parabéns. Você vai poder fazer uma compra muito mais acertada. Porque se você quer fazer duas capitais nesses seus nove dias — e pelo que eu percebo, é o mínimo que as pessoas querem –, o ideal é comprar uma passagem na modalidade “múltiplos destinos” ou “várias cidades“.

Funciona assim: em vez de comprar uma passagem ida e volta Brasil-Uma Cidade-Brasil, você compra uma passagem múltipla Brasil-Uma Cidade com volta Outra Cidade-Brasil. Dando nome às cidades: se você quer dividir a sua semana entre Amsterdã e Londres, em vez de comprar uma passagem Brasil-Amsterdã-Brasil ou Brasil-Londres-Brasil, você compra, usando a função “múltiplos destinos”, ida Brasil-Amsterdã e volta Londres-Brasil. E o preço — pode conferir — vai ser bem parecido com o que você pagaria pela ida e volta por uma capital só (mesmo em época de promoção!). Eu explico o passo a passo aqui.

Que vantagem você leva? Ora: ao não precisar voltar para o lugar onde você desembarcou, você economiza uma passagem e evita os riscos de fazer conexão com duas passagens desvinculadas. Nesse nosso exemplo: em vez de comprar uma passagem avulsa de Londres a Amsterdã para pegar o vôo de volta — correndo o risco de um vôo atrasar e você perder o seguinte –, você volta com tudo garantido por uma mesma companhia aérea, não importa se o vôo for direto ou tiver conexão.

Se você já comprou passagem

Pela minha experiência, é bem provável que você tenha comprado com ida e volta pelo mesmo lugar. Nesta situação, se você quiser dividir a sua viagem em mais de uma base, o mais importante é reduzir a possibilidade de perrengues do dia de voltar. Não invente nenhuma conexão apertada (afinal, suas passagens não estarão vinculadas, e uma cia. aérea não se responsabilizará pelo atraso da outra) nem perca o dia inteiro na sala de espera, ao programar uma conexão totalmente à prova de furos.

O ideal, nessas circunstâncias, é que você regresse à cidade onde vai pegar o vôo de volta com um ou dois dias de antecedência. Assim você aproveita até o último minuto, sem se estressar.

Aí vão alguns roteirinhos de 9 dias bem factíveis para cada um dos destinos europeus com vôos desde o Brasil:

9 dias na Europa, chegando e saindo por Lisboa

Bairro Alto Hotel

  • 6 noites em Lisboa (uma ou duas na volta; faça um bate-volta a Sintra, 45 minutos de trem; passe um dia no litoral entre Cascais e o Guincho, de carro; considere uma ida a Batalha e Fátima, de carro ou tour organizado), intercaladas por duas noites em Évora (2 horas de carro; tire um dia para zanzar pelo Alentejo — Monsaraz, Extremoz, Marvão).
  • 4 noites em Lisboa (3 na chegada, uma na volta), intercaladas por 4 noites no Porto (300 km). Alugue um carro ao sair de Lisboa; no dia da ida faça visite Batalha e Fátima, no dia da volta visite Coimbra. (Em Lisboa, vá de trem a Sintra. No Porto, faça um passeio de barco pelo Douro.)

9 dias na Europa, chegando e saindo por Madri

Madri: o que fazer

 

  • 5 noites em Madri (quatro noites ao chegar, uma noite na volta; faça bate-voltas a Toledo e a Segovia, 30 minutos de trem, em dias diferentes), intercalados por três noites em Sevilha (vá de trem, 2h30; na ida, faça pit stop em Córdoba, para ver a Mesquita — deixe as malas na estação de ônibus, que fica atrás da estação de trem)
  • 3 noites em Madri (duas na chegada, uma na volta) intercaladas por quatro noites em Barcelona (2h30 de trem).

9 dias na Europa, chegando e saindo por Barcelona

barcelona sagrada família

 

  • 4 noites em Barcelona (uma na volta) intercaladas por quatro noites em Madri (2h30 de trem).
  • 6 noites em Barcelona (quatro na chegada, duas na volta), intercaladas por duas noites em Valencia (3h de trem) ou duas noites de carro na Costa Brava (faça base em Cadaqués, 170 km)

9 dias na Europa, chegando e saindo por Paris

Les Deux Moulins, rue Lepic, Paris

  • 8 noites em Paris (juro que você não vai se arrepender. Se enjoar, dá pra dar uma chegadinha a Reims (1h de trem) — para ver as adegas de champagne –, a Bruxelas (1h20), a Bruges (2h30), ou até mesmo, em última hipótese, pegar um tour organizado de um dia pelo Vale do Loire)
  • 4 noites em Paris (3 na ida, uma na volta), 4 noites em Londres (vá e volte de trem, 2h30)
  • 5 noites em Paris (quatro na chegada, uma na volta), 3 noites em Amsterdã, 3h20 de trem (na ida, pare em Bruxelas, 1h20, deixe as malas na estação, vá a Bruges, 1h, volte, 1h, pegue as bagagens, siga viagem, 2h)
  • 6 noites em Paris (4 ou 5 na chegada, uma ou duas na volta), duas noites no Vale do Loire (monte base em Tours, 240 km)
  • 5 noites em Paris (4 na ida, uma na volta), três em Veneza (vá e volte de avião, 1h40)

9 dias na Europa, chegando e saindo por Zurique

 

 

  • 3 noites em Lucerna, 1h de trem (bate-volta a Berna, 1h), duas noites em Interlaken (2h de Lucerna), duas noites em Lausanne (2h de Interlaken; bate-volta a Montreux, 20 minutos); durma na véspera da volta em Zurique (2h de trem)

9 dias na Europa, chegando e saindo por Milão

Milão

9 dias na Europa, chegando e saindo por Roma

Roteiro Roma 3 dias: Piazza di Spagna

 

  • 4 noites em Roma (3 na chegada, uma na volta), alugue o carro na saída, passe duas noites de carro nos arredores de Siena (250 km), devolva o carro em Florença, passe duas noites em Florença (1h30 de trem de Roma)
  • Entre maio e setembro: 4 noites em Roma (3 na chegada, uma na volta), duas noites em Capri (1h10 de trem a Nápoles, 1h de travessia), duas noites na Costa Amalfitana

9 dias na Europa, chegando e saindo por Frankfurt

Frankfurt

9 dias na Europa, chegando e saindo por Munique

Munique

  • 6 noites em Munique (quatro na chegada, últimas duas na volta), intercaladas por dois dias numa base da Rota Romântica.

9 dias na Europa, chegando e saindo por Amsterdã

Onde ficar em Amsterdã

  • 4 noites em Amsterdã (3 na chegada, a última na volta), intercaladas por 4 noites em Paris, a 3h20 de trem (na volta pare em Bruxelas, 2h, deixe as malas na estação, passeie, pegue as malas, continue a Paris, 1h20).
  • 5 noites em Amsterdã (3 na chegada, as duas últimas na volta), intercaladas por três noites em Bruxelas (faça bate-voltas a Bruges e Ghent; na volta faça um pit stop em Antuérpia).
  • 4 noites em Amsterdã (3 na chegada, a última na volta), intercaladas por 4 noites em Berlim (1h15 de avião; faça um bate-volta a Dresden).

9 dias na Europa, chegando e saindo por Londres

 

torre de londres e tower bridge

 

  • 8 noites em Londres, com bate-voltas a Bath (1h de trem), Stonehenge (via Salisbury, 1h30 de trem), Oxford (1h), ou mesmo Liverpool (2h40)
  • 6 noites em Londres (4 na chegada, duas na volta), intercaladas com duas noites em Edimburgo (4h30 de trem)
  • 6 noites em Londres (4 na chegada, duas na volta), intercaladas com duas noites em Dublin (1h20 de vôo)

Leia mais:

Passagens mais baratas para a Europa no Kayak

Encontre seu hotel na Europa no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue de carro na Europa na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões pela Europa com a Viator

221 comentários

Oi Ricardo! Suas dicas como sempre excelentes, e só pra te contar, fiz a opção de multiplos destinos e, realmente, muito mais prático, e saiu inclusive um pouco mais barato do que chegando e saindo por Roma. Para me locomover na Itália utilizei a companhia Italo, pra mim um novidade, mas que recomendo a todos de olhos fechados!

Abçs!

Priscila

Boa noite Boia. Gostaria de sua opinião experiente.

Em outrubeo viajaremos meus pais e eu à europa, primeira viagem para lá. Chegaremos cerca de 7 da manhã – 12/10 – a Lisboa; no dia 18/10 embarcaremos de avião de Porto para Paris, de onde retornaremos ao Brasil no dia 27/10 às 11 da manhã.

Já reservamos os hoteis – o de Porto com check-in dia 16. Quer dizer que teremos que sair de Lisboa nesse mesmo dia.

Nas 4 diárias em Lisboa – 12 a 16 – pensamos em:
-dia 12: pelo cansaço da viagem pensamos em só bater perna pela cidade, talvez ir a algum parque público;
-dia 13: oceanário, ida e volta a Óbidos, noite no bairro alto;
-dia 14: torre de belém e castelo de são jorge e noite no bairro alto;
-dia 15: pensei em conhecer sintra e de lá pegar ônibus para mafra(mafra pelo convento descrito por Saramago. Não sei o que mais poderia fazer lá). E à noite mais bairro alto;
-dia 16: partiremos para Porto. Não sei se podemos curtir a capital e voltar para pegar as malas no hotel mais para o meio da tarde ou se é melhor pegar o trêm mais cedo, ao meio dia ou por aí.
Não sei se estou memonsprezando a cidade em si em prol das redondezas. Deveria ficar mais em Lisboa e cortar Mafra? Minha mãe quer muito ver Óbidos.

Em porto o tempo será bem curto. Pensei assim:
-dia 16: Bater perna pelo centro e e curtir a noite em Ribeira;
-dia 17: li sobre a rota das vinículas Vila Nova de Gaia OU conhecer a mais antiga vila do país, Ponte de Lima. Não sei quanto tempo cada uma das atrações demanda. Pelo que vi, a ponte fica a 2hs de distância, acho que é longe para fazer ambos os passeios. À noite mais Ribeira.
-dia 18: Como o vôo para Paris sobe às 17hs, seria melhor não sair da cidade. Pensei em facar por lá e ver uma ou duas atrações.

Em Paris dormiremos 9 noites.
Em um dos dias meu pai quer conhecer o eurotrêm. Passaremos um dia em Londres, mas o que ele quer mesmo é andar no canal da Mancha.
Em outro dia ele quer conhecer Bruxelas. Iremos também de trêm.
Nos outros dias a princípia ficaremos em Paris, com certeza com muitas coisas para fazer. Não pensei em nada especificamente.

Para a próxima viagem certamente pensaremos bem no roteiro antes de comprar as passagens e hoteis. Otimiza bastante o tempo. Pelo menos a questão da passagem multi-destinos pude aprender de primeira.

Dicas especiais para Paris? Opinião sobre Lisboa/Porto?
Seria interessante diminuir um dia em Paris para passar um dia a mais em Lisboa ou Porto?
Obrigado Boia.

    Olá, Guilherme! Não dá para fazer Oceanário e Óbidos no mesmo dia. Óbidos é um passeio de dia inteiro, é uma outra cidade. Não sabemos como se vai de Sintra a Mafra de ônibus, provavelmente seria necessário voltar a Lisboa. Visitar uma cave em Gaia é essencial a uma visita ao Porto. Não recomendamos bate-voltas entre Paris e Londres no mesmo dia. Deixem para ir a Londres quando tiverem tempo de ir a Londres.

    Leia sobre as cidades do roteiro a partir deste menu:

    https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-a-z

Boa noite.
Em Abril de 2015 vamos fazer um cruzeiros saindo de Santos, atravessando o Atlântico, Tenerife, Málaga, Barcelona, Toulon, Cannes, Florença, Pesa, Roma, Nápolis, Sicília e Veneza. Assim que desembarcarmos queremos fazer uma viagem terrestre, para conhecer Milão, Paris, Lisboa e volta por Madri. Qual roteiros vc indicaria e como aproveitar bem esse passeio. Aceito sugestões.
Sonia

Oi Ricardo! Acompanho sempre seus posts, são fantásticos!
Eu to com uma dúvida que ta me corroendo por dentro…entrarei por Barcelona, fazendo conexão em Madri. Acontece que todo mundo me fala que eu não deveria ter comprado por Barcelona, que é difícil de entrar por lá, enquanto outras pessoas dizem que isso já passou, que agora nao estão mais implicando…você, com sua experiência, o que me diz?
Acalma meu coração ou me desespera mais? Rs
Beijao!

    Olá, Geórgia! Você quer dizer que vai entrar por Madri, certo? Olhe, o tempo dos brasileiros barrados já passou. Leve organizados numa pasta a passagem de volta, reservas de hotel, seguro-viagem Schengen e extrato do cartão de crédito, para a hipótese (remota) do agente pedir.

Olá pessoal,

Eu e meu marido pretendemos ficar 12 dias na Europa.

Gostaria de dicas de roteiro e gostariamos de conhecer Lisboa, Barcelona, Londres, Paris e Viena… vocês acham possível conhecer essas cidades em 12 dias? qual o melhor roteiro? Muita obrigada, e fico feliz em saber que existem pessoas como vocês que compartilham e ajudam marinheiros de primeira viagem como eu.
Abraços, Luciana

    Luciana

    Também estou querendo ir pra Europa nessa data, tenho um roteiro que a agencia me passou:em Maio, de 21 de maio a 02 de junho, a saida é de curitiba/pr, com chegada em lisboa. Visitando: Lisboa, Madri, Zaragoza, Barcelona, Cannes, Nice, Mônaco, Pisa, Siena e Roma, 12 dias. Se quiser me manda email no [email protected], que te passo e já aproveitando to sozinha pra viajar,tava quase desistindo pois minha colega não conseguiu ferias… se forem viajar em mais gente, poderiamos fazer um grupo. abs viviane

Olá,Bóia!Gostaria de sugestões de roteiro para uma 1a vez na Europa,entrando por Londres,depois Eurostar Londres/Paris;Paris e Vale do Loire.E embarque de Paris para São Paulo.Viajaremos em julho e comemoraremos o aniversario da nossa filha no dia 14/07,em Paris,pois acho que a Festa da Revolução Francesa é mais interessante em Paris do que no Vale do Loire.Temos disponíveis 12 a 16 diasde férias.Outra dúvida,o passeio ao Vale do Loire pode ser legal feito em um bate volta com excursão ou mais dias,em carro alugado ou grupos em vans ou ônibus de luxo?
Desculpe tantas perguntas,mas confio na turma do VNV!
Um abraço,Monica.

vou passar 2 semanas na europa, de 10/05 em diante, 7 dias obrigatorios em portugal e outra semana ( + 7 dias) para dividir entre frança, espanha, italia e inglaterra (nas capitais eh claro). eh possivel conhecer os principais pontos turisticos? o que voce indica? me ajuda nessa, e minha primeira vez na europa e nao sei exatamente a melhor forma de fazer a viagem.

obrigado, se possivel responda essa semana atraves da radio band news fm. escuto voce todos os dias.

parabens pelo trabalho….

Olá. Será que existe algum site de busca de passagens aéreas em que posso buscar pelas passagens mais baratas em um determinado continente, ao invés de digitar país por país? Tenho como passar 8 dias na Europa, e como não a conheço ainda, poderia começar por qualquer lugar. Mas pesquisar todas as tarifas de todos os países é que está sendo mais difícil.
Grata.

    Olá, Maria Amelia! Os preços costumam ser bem parecidos para todos os países. Quando uma cia. entra em promoção, outras também entram. Os preços são mais ou menos uniformes.

Oi Bóia,

Tudo bom? Estava órfã com a caixa de comentários fechada…rs.

Estou montando um roteiro de viagem para a Itália. Não conheço o país e o VNV (como sempre) tem me ajudado. Sempre me guio por aquele post de quantos dias ficar (da Europa). Mas fiquei com uma dúvida:

Quantos dias seriam necessários para fazer Roma – Florença – Toscana e Veneza. Sei que Florença é na Toscana, mas qual o número de dias para conhecer outras cidades mais essenciais?

Se tiver algum post de roteiro pronto, me manda o link? Confesso que não encontrei…

Bjs e bom retorno.

    Olá, Paula! Ainda não temos nenhum roteiro pronto para a Toscana.

    No post dos bate-voltas de Florença mostramos 4 possibilidades de passeios de um dia inteiro: Pisa + Lucca, San Gimignano, Siena, Cortona + Arezzo, Assis.

    https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

    Na tag Toscana mostramos possibilidades de passeio de um dia, de carro, saindo dos arredores de Siena, ao Val d’Orcia (Montepulciano, Montalcino, Pienza), San Gimignano + Volterra + Colle di Val d’Elsa, Arezzo + Cortona. Ainda estamos devendo um post sobre o passeio de um dia pelo Chianti, um passeio a Perugia + Assis e um roteiro detalhado para um dia em Siena.

    https://www.viajenaviagem.com/category/siena

    Se você somar todas as possibilidades de passeio de um dia inteiro, entre os já publicados e os que ainda não foram publicados, e acrescentar pelo menos um dia inteiro para Florença, terá pelo menos 8 dias de passeios diferentes — alguns de trem ou ônibus a partir de Florença, outros de carro a partir dos arredores de Siena.

    Veja de quantos dias você dispõe para a região e eleja sua base e seus passeios.

    Oi Bóia.

    Obrigada pelo retorno.

    Vou ler os posts. Aquele que o Ricardo fez para aluna da Carla tb é legal.

    Bj para vcs.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.