Rússia, agora sem precisar visto: quem se habilita?

Praça Vermelha, Moscou

Com o recente acordo entre Brasil e Rússia, já em vigor, proporcionando isenção recíproca de visto de entrada para turistas, começam a pipocar nas caixas de comentários perguntas sobre a Rússia.

Nunca fui à Rússia, e o site ainda não foi presenteado com nenhum relato de viagem (não, não estou cobrando o PêEsse, imagina, jamais faria isso, deixa o menino terminar o doutorado em paz… hehe). Por isso resolvi organizar as informações disponíveis neste post.

Desde sempre o ponto de partida que sugiro aos potenciais viajantes são os posts russos do Arquivo de Viagens, da Luisa. É um relato riquíssimo, que combina o grande trabalho de pesquisa da Luisa com as coisas que ela aprendeu in loco.

Leia no Arquivo de Viagens, pela Luisa:

Rússia: idealizando a viagem

Transportes: a escolha e a reserva

Hotéis: a escolha e a reserva

Chegando em Moscou

Moscou

Moscou: o metrô

Moscou: a periferia

Anel de Ouro: Sigiev Posad

Anel de Ouro: Rostov Veliky

Anel de Ouro: Yaroslavl

Anel de Ouro: Vladimir e Suzdal

Anel de Ouro: Kostroma

Ferrapontov

Kazan

São Petersburgo

Novgoro

Arkahngelsk

Ilha de Kizhi

Rapidinhas sobre a Rússia

O café da manhã  na Rússia

Os aeroportos russos

Dirigindo na Rússia

Táxi na Rússia

Os trens russos

Os russos e o cartão de crédito

Aprendendo um pouco de russo

Já a Deise de Oliveira, do Viagem pelo mundo, leva uma grande vantagem sobre qualquer um de nós: ela estudou língua e literatura russas. Sua viagem à Rússia já rendeu vários posts, e de vez em quando volta em cartaz numa lembrança ou numa foto da semana.

Todas de Moscou no Viagem pelo mundo, por Deise de Oliveira

A Dri Miller, do Dri Everywhere,  que mora em Londres, também já se aventurou por terras russas. Quando viu a low-cost bmi lançar um vôo baratinho a Moscou, catou o maridão e embarcou para um viagem pá-pum.

Todas da Dri Miller em Moscou, no Dri Everywhere

Pros que se viram em inglês, a melhor fonte de informações na rede é o site Way to Russia. Tem tudo o que você precisa saber sobre Moscou, São Petersburgo, Anel de Ouro, Trans-siberiana, dinheiro, trens, hoteís, o escambau.

Melhor fonte em inglês: WayToRussia.net

E finalmente, pra quem tem a manha de usar o tradutor automático do Google, de repente pode valer a pena consultar as guias (em russo!) do Time Out para Moscou e São Petersburgo

Time Out Moscou (em russo)

Time Out São Petersburgo (em russo)

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


183 comentários

Pessoal, obrigado pelas dicas!
Cheguei a olhar as indicações de vocês, mas acabei reservando um outro, o Red Zarya ( https://www.booking.com/hotel/ru/red-dawn.en.html ). Ele é um design hotel com somente 8 quartos e bem avaliado no booking.com, com a maior reclamação sendo do barulho do bar/boate que funciona no 1o andar nas noites de sexta e sábado. Como eu tenho sono pesado e espero estar fora aproveitando também a noite desses dois dias, acabei relevando isso. Ah, a localização é bem central, na ilha do rio Moscou, do outro lado da catedral do Cristo Salvador e do Kremlim.

Fiquei em fevereiro de 2010 em um hotel chamado Petrovka Loft. Ele é muito central e estava com um preço imbatível na época.

O único porém é que ele fica localizado em um antigo prédio residencial comunista e por isso nenhum quarto tem banheiro próprio.

Minha esposa reclamou um pouco no começo mas depois relaxou! Vale a pena dar uma olhada no site deles.

https://petrovkalofthotelmoscow.com/

Eu me habilitei também!
Vou no fim de março pra ficar 10 dias em Moscou.
Ainda não fechei com o hotel, pré-reservei um, mas estou achando ele meio longe do centro (do kremlin).
Alguém teria alguma dica de um hotel mais central pra turistar e sentir o clima da cidade sem ter que pagar um preço absurdo (eu sei que a questão de preço de hotel lá é complicada, mas quem sabe)?

Eu vou, eu vou, pra Rússia agora eu vou…E por agora, entenda-se comecinho de março. St. Petersburgo. Marcadinho: passagens, hotel, e seguindo a recomendação da Luisa, do Arquivo de Viagens, ingressos para o Hermitage devidamente comprados. Iuhuuu!
(volto depois pra contar tudinho, claro 😉 )

Para o caso de alguém reparar: no ano passado pulei Carnaval em Varsóvia. Este ano, pularei em St. Petersburgo. Brasileira, eu?

Para quem tem Moscou na lista de desejos um depoimento saindo do forno:
Moscou é EXCEPCIONAL.
Com certeza a cidade mais fascinante e bonita que eu já fui. A única coisa chata são os russos; eles são grossos, antipáticos, metidos a besta, não gostam de turista… na cidade não existe quase nada em inglês, só no aeroporto e olhe lá. minha sorte foi que aqui também usa o cirílico, então eu consegui me virar para ler as coisas (principalmente no metro). mas acredita que até no Mc Donalds ninguém fala inglês? nem os jovens! sem dúvida foi o Mc mais difícil de comer que eu já fui…

além disso a cidade é EXTREMAMENTE cara. nem Londres, nem Paris; Moscou ganha fácil. ainda assim, é uma cidade fascinante.

Dica da minha sobrinha que esteve lá 29/out-02/no:
Recomendo forte, Hostel Oasis.
Fujam do Hostel Monroe a qualquer custo, AAAAARGH…

Olá tb estive lá em Setembo e foi tranquilo sim.
È claro que o homem olhou meu passaporte, olhou minha cara, olhou de novo e ficou assim uns 05 minutos sem mencionar nada. Fez duas perguntas tipo vc é a Candida e está aqui a lazer. Depois liberou sem falar saia por aqui ou por lá e como não tinha nenhuma marcação me dirigi ao caminho mais fácil, então outra soldadinha de chumbo começou a bater forte pelo vidro a gritar NO NO NO e apontou a direção certa que no fim não fazia diferença alguma.
É nos hotís tiram cópia dos passaporte e se vc estiver de carro ou transfer após 12hrs, provavelmente pararam seu carro, o meu foi parado 03 vezes, sempre é bom andar com cópia ou com o próprio passaporte.

Oi, Eneida. Muito obrigado por suas otimas informações. Minha ideia p/ esta viagem em julho de 2011 é fazer Moscou e região em torno, San Petersburgo e região, Escandinávia e as Republicas Bálticas e num periodo de 30 dias. Pelo que já andei lendo parece que a melhor seguencia, em termos de deslocamento e logistica, seria = Moscou –> San Petersburgo –> Republicas Bálticas —> Escandinávia. O que lhe parece?

    Carlos
    Ou isso ou o inverso.Nao fui a Escandinavia ainda, nao da pra opinar.De qualquer modo o roteiro esta otimo. Costumo levar em conta a cotacao das passagens low cost pra decidir.Os precos variam muito, inclusive de 1 dia para outro no mesmo trecho. Uso um buscador de passagens chamado http://www.momondo.com
    acho melhor que o skyscanner que eh mais conhecido.

Olá Pessoal,

Antes de mais nada, é minha primeira vez no site e realmente estou achando muito interessante!

Daqui a duas semanas embarcarei para a Russia onde ficarei por apenas 1 semana para visitar Moscou e São Petersburgo. Estava preocupado com a questão da entrada, mesmo sem visto, mas pelo visto é tranquilo.

Como tenho uma amiga Russa que encontrarei lá, imagino que as coisas serão mais fáceis.

Depois avisarei como foi a viagem e aproveito para envio algumas dicas!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito