Rússia, agora sem precisar visto: quem se habilita?

Praça Vermelha, Moscou

Com o recente acordo entre Brasil e Rússia, já em vigor, proporcionando isenção recíproca de visto de entrada para turistas, começam a pipocar nas caixas de comentários perguntas sobre a Rússia.

Nunca fui à Rússia, e o site ainda não foi presenteado com nenhum relato de viagem (não, não estou cobrando o PêEsse, imagina, jamais faria isso, deixa o menino terminar o doutorado em paz… hehe). Por isso resolvi organizar as informações disponíveis neste post.

Desde sempre o ponto de partida que sugiro aos potenciais viajantes são os posts russos do Arquivo de Viagens, da Luisa. É um relato riquíssimo, que combina o grande trabalho de pesquisa da Luisa com as coisas que ela aprendeu in loco.

Leia no Arquivo de Viagens, pela Luisa:

Rússia: idealizando a viagem

Transportes: a escolha e a reserva

Hotéis: a escolha e a reserva

Chegando em Moscou

Moscou

Moscou: o metrô

Moscou: a periferia

Anel de Ouro: Sigiev Posad

Anel de Ouro: Rostov Veliky

Anel de Ouro: Yaroslavl

Anel de Ouro: Vladimir e Suzdal

Anel de Ouro: Kostroma

Ferrapontov

Kazan

São Petersburgo

Novgoro

Arkahngelsk

Ilha de Kizhi

Rapidinhas sobre a Rússia

O café da manhã  na Rússia

Os aeroportos russos

Dirigindo na Rússia

Táxi na Rússia

Os trens russos

Os russos e o cartão de crédito

Aprendendo um pouco de russo

Já a Deise de Oliveira, do Viagem pelo mundo, leva uma grande vantagem sobre qualquer um de nós: ela estudou língua e literatura russas. Sua viagem à Rússia já rendeu vários posts, e de vez em quando volta em cartaz numa lembrança ou numa foto da semana.

Todas de Moscou no Viagem pelo mundo, por Deise de Oliveira

A Dri Miller, do Dri Everywhere,  que mora em Londres, também já se aventurou por terras russas. Quando viu a low-cost bmi lançar um vôo baratinho a Moscou, catou o maridão e embarcou para um viagem pá-pum.

Todas da Dri Miller em Moscou, no Dri Everywhere

Pros que se viram em inglês, a melhor fonte de informações na rede é o site Way to Russia. Tem tudo o que você precisa saber sobre Moscou, São Petersburgo, Anel de Ouro, Trans-siberiana, dinheiro, trens, hoteís, o escambau.

Melhor fonte em inglês: WayToRussia.net

E finalmente, pra quem tem a manha de usar o tradutor automático do Google, de repente pode valer a pena consultar as guias (em russo!) do Time Out para Moscou e São Petersburgo

Time Out Moscou (em russo)

Time Out São Petersburgo (em russo)

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


183 comentários

Oi Rafael, eu fui para a Rússia em julho, foi tranquilo o fato de näo precisar mais de visto, mas pediram o booking do hotel, entäo eu iria com a carta, se possível. Dá uma olhada na embaixada para ver se tem um modelo para você usar. Quando vem umas amigas me visitar aqui na Dinamarca eu sempre mando a carta convite.

    Legal Ana, obrigado pelas informações.
    Como você faz essa carta convite? Simplesmente escreve e manda por e-mail, ou tem que validar em cartório ou consulado?
    Já mandei um modelo para eles em russo eles já me enviaram por e-mail.
    Abraço.

Rafael, não fiquei na casa de amigos mas os oficiais não me pediram absolutamente nada. Só olharam meu passaporte, carimbaram e nada mais. De qualquer maneira, para essa questão de imigração apesar de conferir com quem já foi, sempre prefiro pegar as informações nos consulados e seus websites. Se for o caso manda uma pergunta por email para eles, imprima a resposta e leve com vc caso eles afirmem que não precisa de nada.

Olá pessoal, eu gostaria de saber se tem alguém aqui que viajou para a Russia e se hospedou na casa de amigos.
Pretendo ir para lá em breve, e ficarei hospedado na casa de uma familia, será que na imigração os policiais vão me exigir documentos que comprovem reserva em hotel?
Alguém sabe como devo fazer?
Obrigado!

    Caro Rafael, moro em Moscou e posso dizer que só será necessário fazer o registro se você for ficar mais de 7 dias no país. Se esse for o seu caso, dê uma passada na Embaixada Brasileira para solicitar nosso apoio no registro. Ela fica próxima ao centro.
    Não é muito comum o pessoal da imigração solicitar a sua reserva de hotel. Uma dica: peça para os seus amigos enviar para você, via e-mail, o cartão de visitas deles. Se necessário apresente ao oficial de imigração o endereço em que ficará hospedado. Forte abraço!

    Marcius, muito obrigado pela ajuda.
    Você trabalha na embaixada?
    Como faço para entrar em contato com você caso eu precise de mais informações?
    Mais uma vez obrigado, forte abraço!

    Caro Rafael,

    Fui para a Rússia szinho em 2011 e não houve problema alguma na imigração, apenas uns 2 minutos de mal humor do agente e pronto!! Passaporte carimbado!

    Hahaha, eles sempre estão de mal humor, né? hahah
    O importante é que deu tudo certo, obrigado por compartilhar.

Oi
Sobre bagagens,como funciona?o que eu posso carregar comigo mesma, fora da mala?notebook por exemplo?quais as chances de perderem minha bagagem?
obrigada^^

    Olá, Rafaela! É possível que percam a bagagem, mas em 99% dos casos acham e entregam no seu hotel. Leve eletrônicos com você na bagagem de mão.

    Rafaela, a Rússia não é um país muito fácil nem para o viajante experiente. Talvez o melhor no seu caso seja ir com um grupo com guia em português. Procure uma agência de viagem.

Fui para a Rússia de maneira independente, como costumamos fazer todas as nossas viagens. Fora a barreira da língua, que nos obrigou a fazer algumas mímicas, rs, foi tudo muito bem, sem nenhum problema. Quase ninguém fala inglês. Claro, só fomos para Moscou e São Petersburgo, não sei como é para ir para outros lugares.

Recomendações:
1)achamos melhor ficar em hotel do que em apartamento na Rússia, pois a equipe do hotel sempre pode te ajudar com coisas como táxi, mapas, etc.
2)leia muito antes de ir e se possível leve guias impressos para acompanhar o que está vendo e principalmente tenha em mãos os mapas da cidade, nem sempre você vai encontrar um logo na chegada.

Vale a pena ir, sem dúvida!!

Fuja dos estereótipos! Conheça a Rússia pela visãos dos russos.
Serviço de guia turístico feito por russas falando português, espanhol ou inglês. Assistência 24h ao turista.

Melhor valor do mercado.

site https://kartchaguinconsultoria.blogspot.com.br/

KARTCHAGUIN – TURISMO, TRADUÇÕES & CONSULTORIA GERAL NA FEDERAÇÃO RUSSA E BRASIL

[email protected]
(55) 11 9 8890-4828
site https://kartchaguinconsultoria.blogspot.com.br/
Facebook https://www.facebook.com/#!/profile.php?id=1601633453
Vkontakte https://vk.com/feed#/id10365728

Olá !! Sou brasileira, mas moro nos EUA e há algum tempo venho querendo demais ir a Russia, talvez pelo fato de nos EuA todo mundo achar q sou russa ( loira e tatiana ). Sou colecionadora de Matryoshkas, e sou apaixonada pelas historia da Russia. Na verdade mesmo meu sonho eh fazer a transiberiana, mas nao tenho hoje em dia tempo disponivel para isso.
Bom, adoreiii este site, vou montar um planejamento da viagem ( daqui 1 ano – agosto ou julho de 2013) e ler, reler e utilizar muito as infos dos post acima. Agora minha pergunta : será que vou ter muitos problemas em ir Sozinha ? Vou embarcar de Miami… Mas vou entrar com passaporte brasileiro. E provavelmente vou só mesmo, nao encontrei ninguem q queira ir comigo. É seguro uma mulher de 35 ( ui meu deus ano q vem estai com 36 ) sozinha passeando e se virando na russia ? Eu sou independente , gosto de me virar so, viajo bem dentro dos EuA! Semp sozinha com meu filho q eh pequeno. Mas e na Russia ????

Bom dia a todos! Se voces desejam aproveitar a melhor epoca de São Petersburgo e estao planejando fazer um cruzeiro no navio e vao ter 1 ou 2 dias en São Petersburgo,eu ajudaria a aproveitar este tempo curto para ver o maximo das coisas maravilhosas da cidade! Tenho programas especiais para gente dos cruzeiros. se tiver perguntas, podem entrar no contato comigo http://www.cadi.spb.ru ou por e-mail [email protected]
bjs
Catarina

Oi pesssoal

Fui para a Rússia em abril e meu ponto de partida para as pesquisas é sempre o VNV, onde encontrei todos os caminhos para planejar a viagem. Deu tudo certo!
Fui para Moscou com conexão em LIS e a imigração foi super tranquila no aeroporto DME. Só um cara-crachá básico, sem perguntas.
Peguei o taxi oficial para o centro. Na área de desembarque tem um guichê, e uma funcionária muito simpática e com ótimo Inglês me atendeu. Paguei 2200 Rub até o meu hotel, com cartão de crédito, em um taxi para 4 pessoas. Tranquilo. Dizem que devemos ignorar as ofertas de taxi feitas pelos taxistas no aeroporto. Obedeci.
Fiquei no Novotel Moscow Centre. Gostei bastante do hotel, que fica colado em uma estação de Metro. Não vi dificuldade no Metro (exceto pelo alfabeto que pode confundir os nomes das estações). A única coisa diferente dos outros é que, o que em outra cidade consideramos como 1 estação fazendo conexão de 2 linhas, por exemplo, em Moscou esse mesmo espaço geográfico recebe 2 nomes. Olhando o mapa vcs vão entender que uma mesma estação recebe 2 nomes (um nome para cada linha que passa por ela) Nada mais!
Fui de trem (sapsan) para SPB, comprei as passagens no site (em russo) com a ajuda de um tutorial que já coloquei aqui no VNV. Tudo certo.
Em SPB fiquei no Crowne Plaza Ligovsky, que fica em frente à estação de trem e estava quase o mesmo preço do Ibis. O hotel é super bom! Parece longe mas não é. Fui à pé para o Hermitage sem problema. Na estação de trem em frente há tb uma estação de metro. Tranquilo demais.
Como já comentei antes, utilizei os serviços da Alla Tours para ir aos Palácios dos Tsars e foi ótimo. Recomendo!
Usei cartão de crédito sem problemas e usei muito cash também. Nos 2 hotéis havia um ATM.
Fiquei 4 noites em cada cidade e achei ok.
É isso… espero ter ajudado.

Beijos

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito