Pesos chilenos

Santiago: onde ficam as casas de câmbio com melhor cotação para reais

Pesos chilenos

No dia 9 de setembro de 2015 (uma quarta-feira), passei em revista mais de 20 casas de câmbio em Santiago para xeretar o quanto estavam pagando pelo real.

O importante neste experimento não são as cotações exatas (se você fosse hoje nas mesmas casas de câmbio encontraria cotações diferentes das que apurei), mas as proporções. Um padrão claro emergiu da rua: onde houver maior concentração de turistas, a cotação será pior. (O conceito é óbvio e talvez nem precisasse de uma pesquisa de campo para ser confirmado, mas sempre é bom ver a teoria funcionando na vida real.)

Meu pitaco: não fique obcecado com a melhor cotação a ponto de cruzar a cidade por causa de 1 ou 2 pesos. Se a casa de câmbio perto do seu hotel paga 170 pesos por real e uma lá no centrão paga 171, a economia final vai ser de menos R$ 6 a cada R$ 1.000 que você trocar. O seu tempo de viagem é muito mais valioso do que isso: não vale a pena fazer grandes desvios de rota por causa de trocado. Apenas evite as casas de câmbio de cotação muito ruim e procure a melhor alternativa das redondezas. Se precisar, por conta das circunstâncias ou do horário, fazer câmbio no aeroporto, no shopping, no Terminal Santiago ou em qualquer casa de câmbio no fim de semana (quando as cotações caem em toda parte), troque o mínimo possível.


Atualização — agosto/2017

  • Numa rápida passagem por Santiago, revisitei os principais locais usados por brasileiros para trocar reais. Os valores, evidentemente, mudaram — mas, conforme previsto, as proporções continuam as mesmas. As piores cotações encontradas foram no aeroporto (163 pesos por real), na casa de câmbio perto da Snowtours (177 pesos) e na Afex do shopping Costanera (177 pesos). Na Pedro de Valdivia, a Afex (187 pesos) desbancou a Cambios Santiago (185 pesos) com a melhor cotação do dia. Na Agustinas, a melhor cotação — não só da rua, como da cidade — foi novamente a da JM Cambios (189 pesos).
  • A recomendação para quem vai levar reais continua a mesma: programe a sua chegada para um dia da semana, e reserve a primeira manhã ou tarde em solo chileno para trocar seus reais por pesos durante o horário bancário, seja na avenida Pedro de Valdivia em Providencia, seja na calle Agustinas no Centro. Seja qual for a região escolhida, passe em revista todas as vitrines para ver a melhor cotação.

Aeroporto

Como costuma acontecer em quase todo lugar, o aeroporto tem cotação baixa. Quando as casas de câmbio da Agustinas ou de Providencia compravam real a 170 pesos, a casa de câmbio do aeroporto comprava a 163. (Lamentavelmente perdi a foto.) Troque bem pouquinho — ou nada: tanto o táxi quanto a van do aeroporto aceitam cartão de crédito ou débito. (Mas se for sair de ônibus e metrô, você vai precisar de dinheiro chileno.)


Não confunda as cotações!

  • Fora do saguão de desembarque, os guichês da casa de câmbio Afex têm painéis que alternam as cotações de compra e venda das moedas, incluindo reais. Atenção: a cotação de ‘venda’ é para quem quer comprar reais — ou seja, chilenos que estão viajando para o Brasil. Esta cotação é bem mais alta que a cotação de ‘compra’, que é que você vai conseguir se trocar seus reais ali. Em agosto de 2017, por exemplo, a cotação de ‘venda’ (para chilenos) era 200 pesos por real; a cotação de compra (para brasileiros) era 163 pesos por real.
  • Alguns brasileiros, ao pegar o avião de volta para o Brasil, vêem a cotação de ‘venda’ acham que perderam a chance de fazer um negócio melhor no aeroporto do que no Centro. Mas é uma mera confusão com as duas cotações.

O saque no caixa eletrônico, que já foi uma ótima opção, não está mais vantajoso: a tarifa de uso do equipamento é muito alta (6.000 pesos), e mesmo fazendo o saque de maior valor (200.000 pesos), a operação não será vantajosa.

Terminal Santiago

Terminal Santiago

A rodoviária internacional de Santiago, onde chegam os ônibus de Mendoza, apresentou a pior cotação do real na minha pesquisa: sua casa de câmbio pagava 160 por real, quando em Providencia ou na Agustinas pagavam no mínimo 170.

Estación Central

O curioso é que, um pouco mais adiante, na Estação Central (onde estão a estação ferroviária e o Terminal San Borja de ônibus para o Norte do país), a agência da Afex tinha a melhor cotação de toda a minha pesquisa: 175. As duas estações ficam a menos de 10 minutos a pé uma da outra, mas não recomendo a caminhada: você vai passar, com bagagem, por uma região de comércio popular e muita aglomeração — é muito stress. Se chegar de Mendoza em dia útil, antes do anoitecer, troque um pouquinho no terminal Santiago, pegue o metrô até a estação seguinte (Central) e faça o resto do câmbio por ali.

Centro

Se o seu city-tour pelo Centro vai ser em dia útil, pode aproveitar o trecho da calle Agustinas entre Paseo Ahumada e calle Banderas para fazer um câmbio vantajoso.

Agustinas

São quase dez casas de câmbio lado a lado, a maioria com as cotações anunciadas do lado de fora. Por ali encontrei, naquela quarta-feira, cotações entre 169 e 174 pesos.

JM Cambios

A campeã foi a JCM Cambios, no número 1056, com 174 pesos por real.

PEGADINHA!

Nem toda casa de câmbio do Centro tem boa cotação.

e-change

A casa de câmbio mais pega-turista da região é E-change, a que fica na calle Agustinas, 1111, pertinho da praça do Palacio de la Moneda: por ali o real estava a pífios 160 pesos, a pior da minha pesquisa (junto com a do Terminal Santiago). Evite! Ande duas quadras e troque na quadra certa da Agustinas.

Cambios Chile

Outra casa de câmbio que tira proveito da concentração de brasileiros é a Cambios Chile, que fica no Paseo Huérfanos, 524. A agência Snowtours, que é de brasileiros e oferece alguns dos passeios mais em conta de Santiago, fica na mesma quadra, mas boa parte da economia pode ir pelo ralo se você fizer câmbio nesta casa de câmbio, que naquela quarta-feira oferecia 165 pesos por real.

Dica!

JM Cambios

Se estiver por ali, nem precisa se deslocar até a quadra das casas de câmbio da Agustinas: bem pertinho, na Augustinas, 673 (entre Miraflores e McYver), a outra loja da JM Cambios tem boas cotações (naquela quarta-feira estava a 173). Esta é a casa de câmbio mais conveniente para quem se hospeda no barrio Lastarria — e também serve para quem está turistando no Cerro Santa Lucía, que fica a duas quadrinhas.

Providencia & shopping

O bairro de Providencia, que tem a maior concentração de hotéis da cidade, tem a sua versão da quadra de casas de câmbio da Augustinas: fica na Pedro de Valdivia, esquina com Providencia.

Pedro de Valdivia

Nesta quadra, as casas de câmbio enfileiradas praticam cotações razoáveis (mas um tanto uniformes). Naquela quarta-feira, todas estavam entre 170 pesos e “ask inside”.

Cambios Santiago

A melhor cotação da rua, no entanto, está na quadra adiante, no número 29 (entre Providencia e Nueva Providencia). Ali fica a Cambios Santiago, escondida numa galeria de fachada curva. Naquela quinta-feira, a Cambios Santiago pagava 173 pesos por real, 3 pesos a mais que as colegas da quadra adiante. E o que eu mais curti: a casa de câmbio praticava o mesmo preço que anunciava em seu site naquele dia, o que significa que sua cotação é um ótimo guia para a situação do câmbio.

Costanera Center

Já a casa de câmbio do shopping Costanera Center, no subsolo (planta baja), deve ser usada apenas como quebra-galho quando as outras estão fechadas. Fica aberta diariamente, inclusive domingo, até as 21h. Naquela quarta-feira, pagava 165 pesos por real.

Fénix

Se você está hospedado na região da estação Tobalaba, no Bosque ou na Isidora Goyenechea, vale a pena em dia útil trocar na Fénix, que fica na esquina de Bosque e Roger Flor. Naquela quarta-feira, a cotação estava 173 pesos.

Resumindo:

  • Troque o mínimo indispensável no aeroporto, no Terminal Santiago, no shopping e no fim de semana
  • Não troque nada junto ao Palácio de la Moneda ou na quadra da agência Snowtours
  • Se estiver hospedado em Providencia, troque na Cambios Santiago da Pedro de Valdivia, 29
  • Se estiver hospedado em Lastarria, troque na JM da Agustinas, 673
  • Aproveite seu tour pelo Centro para trocar na Agustinas entre Ahumada e Banderas

Atenção: pague o hotel com dólares

É sempre bom lembrar que a conta do hotel deve ser paga em dólar (seja em dinheiro vivo, seja com cartão de crédito internacional) para que você seja dispensado de pagar o IVA (imposto sobre valor agregado) de 19%. Para ter direito a esse desconto, você precisa apresentar passaporte ou RG e o cartão de entrada no país, que mostra que você entrou há menos de 60 dias. Você vai receber uma “nota de exportação” como recibo. Reais não são aceitos nessa operação e pesos chilenos não dão direito ao desconto.

(Teoricamente dá para pagar com cartão pré-pago também, mas algumas redes hoteleiras internacionais fazem um bloqueio de valor maior do que as despesas efetivas, e você fica com uma parcela da sua carga indisponível por alguns dias até ser feito o estorno.)

Não compre pesos no Brasil

Parece baratinho, mas você perderá pelo menos 20% em relação ao que pode obter em Santiago. Até o câmbio do aeroporto é melhor do que comprar pesos no Brasil. (Isso vale para qualquer moeda fraca: peso chileno, peso argentino, peso uruguaio, peso mexicano, peso colombiano, sol peruano.)

Leia mais:

Passagens mais baratas para Santiago no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel em Santiago no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Santiago na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões em Santiago com a Viator

118 comentários

ola boia . vou ao chile em 18/09/2017-feriado nacional .gostaria de saber se a(s) loja(s) de cambio estão abertas no aeroporto neste dia. obrigado

    Olá, Sergio! No aeroporto deve estar, e com uma cotação pior que o habitual. Leve cartão de crédito ou pré-pago, você vai obter conversão melhor mesmo com o IOF.

    Também vou nessa data, descobri do feriado depois de comprar as passagens 🙁 será que compensa mais levar pesos aqui do Brasil, as casas de cambio da minha cidade vendem no mínimo 100.000 pesos. Estou com medo de ir sem pesos e ter problemas por conta do feriadão. E para sacar nos caixas eletrônicos do aeroporto é tranquilo?

Prezados Ricardo e Boia,

Primeiramente parabéns pelo seu site! Garimpei ótimas dicas nele para esta e outras viagens. É fonte de pesquisa constante e indispensável antes de ir para qualquer lugar.

Bem, o motivo deste meu contato é que vou para Santiago em setembro/2017 e ganhei do meu avô alguns dólares que ele guardava em casa há muito tempo, ou seja, são cédulas antigas de US$ 100,00 (chamadas de carinhas, visto que a imagem de Benjamin Franklin é pequena no centro da nota).

Minha pergunta é: Terei problemas em fazer câmbio desse tipo de nota em Santiago??

Muito grato!

Tudo de bom!

    Olá, Samuel! Acreditamos que não haja problemas, mas vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Oi Samuel! Se as cédulas estiverem em bom estado, sem manchas ou rasgadas, você não vai ter problema. Lembrando que 18 e 19 de setembro é feriado no Chile (Festas Pátrias), com quase tudo fechado.

    Neftalí e Bóia, muito obrigado pela ajuda!

    Viajo mais tranquilo assim.

    Ótima semana!

boa noite! irei agora em agosto para santiago pela primeira vez e estou adorando as dicas..uma duvida, fechei o hotel em providencia, esse IVA de 19% é um desconto que ganho (ex meu hotel eh 3mil) pagando em dolar ganharei 19% de desconto ouuu se eu pagar em pesos acrescentara 19%? obrigada e desculpe, foi a unica duvida mesmo

    Olá, Yasmin! Normalmente o preço informado é sem IVA, verifique na sua reserva. Ou seja, normalmente os 19% são um acréscimo à tarifa que você tem.

Bom dia! Adorei o post.
Estou com viagem marcada para janeiro para Santiago. porém chego as 10 horas, e as 14 horas ja embarco para o Atacama. Vale a pena sair do aeroporto correndo e trocar meu dinheiro?? ou será mais vantajoso trocar no próprio aeroporto?

    Olá, Camila! Leve dólares e cartão de crédito para o Atacama. Não ponha sua viagem em risco porque você acha que pode ganhar 3% no câmbio. Não vale a pena.

Bom dia Bóia, tudo bem? Iremos para Santiago por 7 dias para esquiar.
Fechamos o hotel pelo site mas teremos que pagar no local. Por conta do IVA, a melhor dica é pagar em dólares, certo?
O mesmo raciocínio (isenção de IVA) vale para serviços de transportes para as estações de esqui e também para pacote de esqui (em Valle Nevado ou Farellones)? Ou neste caso tanto faz pagar em dólar ou pesos?

outra. Melhor trocar reais por peso em Santiago ou dólar por peso?

obrigada!!

    Olá, Cristina! Note que em lugar nenhum desse site inteiro, em nenhum post de câmbio, em nenhum post de Santiago, em lugar absolutamente nenhum falamos de qualquer outro desconto de IVA no Chile que não em hospedagem. Se houvesse outros descontos em IVA com pagamento em dólar ou cartão a gente avisaria, Cristina.

    Leia mais sobre que moeda levar:
    https://www.viajenaviagem.com/2011/12/que-moeda-eu-levo-para-o-chile

Muito boas dicas. Só fiquei na duvida sobre as fotos que vc postou e valores. Você mencionou o valor de compra e na verdade temos que considerar o de venda , certo?
Estou me basedando nesse seu comentario
“A campeã foi a JCM Cambios, no número 1056, com 174 pesos por real”
Pela foto indica Compra 174 / Venda 184, ou seja, se queremos comprar da casa, será 184, se queremos vender para casa de cambio, é 174.
Correto?

    Olá, Bruna! Sim. A cotação de compra é quanto a casa paga para comprar a moeda de você. Naquele dia, a comprava reais a 174 pesos por real. A cotação de venda é a que a casa usa para vender aquela moeda ao cliente. Um chileno que quisesse comprar reais naquele dia pagaria 184 pesos por real. Essa diferença de 10 pesos é a margem operacional da casa de câmbio.

Boa tarde, Bóia, como vai? Estou indo para Santiago dia 10 de junho (sábado) e o meu voo chega lá às 17h30. Estou com dúvidas sobre onde fazer câmbio. Sei que o aeroporto é o pior lugar para isso, mas como chegarei sábado no fim da tarde precisarei de pesos para sábado a noite e domingo o dia todo (ficarei pelo centro histórico). Como só conseguirei fazer câmbio a uma taxa decente na segunda-feira, pensei em usar o cartão de crédito para os gastos de domingo ou, de repente, fazer câmbio no shopping Costanera. O que você me sugere? Agradeço desde já!

    Olá, Elisa! O táxi do aeroporto aceita cartão de crédito. Há também caixas automáticos no aeroporto, no metrô e em vários pontos da rua para sacar diretamente em pesos. Há também o cãmbio do desembarque e o do shopping Costanera. O ideal é nunca sair do seu roteiro por causa de câmbio. Tenha em mente que em todas — todas — as opções você vai perder um pouco de dinheiro. Opte sempre pela melhor relação sacrifício x benefício.

    (O Ricardo Freire só usa cartões, de saque nos caixas e de crédito nos pagamentos. Ele só faz essas pesquisas de casa de câmbio porque sabe que o viajante brasileiro é dependente de casas de câmbio. Mas ele pessoalmente quer distância de todas elas.)

Esse lance de pagar hotel em dólar ou em cartão vale a pena mesmo com iof? E serve para aluguel de apartamentos ou só hotel mesmo?
Obrigada

    Olá, Juliana… vejamos. IOF do cartão: 6,38%. IOF do dólar vivo: 1,1%. Desconto do IVA para pagamento em cartão ou dólar vivo: 19%. Será que a vale a pena? Esse negócio de porcentagem é difícil, né? Muito complicado… Qual é o maior prejuízo: pagar 6,38% ou 19%? Ai que dúvida! Vou ali comprar uma calculadora para ter certeza da conta e na volta te respondo. Agüenta firme aí. De repente se você conhecer alguém que esteja fazendo algum pós em Matemática, dá uma ligadinha e consulta.

    O desconto só vale para hotéis.

Boa tarde, consigo fazer cambio no Chile apenas com RG ou necessito do passaporte?

Fizemos o câmbio na JM Cambios da Agustinas, 1056. No dia (01/02), a taxa estava 215 pesos para cada real, mas, mesmo encontrando outras casas que pagavam até 220 pesos, achamos excelente, pois o câmbio é feito em uma área reservada e não fica exposto aos transeuntes na rua.

Além disso, compramos um pacote para Valparaíso/Vina del Mar na própria casa de câmbio (agência Turisdep) e ocorreu tudo muito bem com o excelente guia Eduardo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito