TAM aumenta milhas para América do Sul; Gol diz que não muda

Farellones, nos arredores de Santiago

Como diz o Rodrigo Purisch, milha boa é milha gasta. (Eu concordo, e completo: milha boa é milha grátis — que você ganha no cartão de crédito.) Os regulamentos dos programas de milhagem permitem que as companhias mudem a regra quando queiram. E na maioria dos casos, quem sai perdendo é o freguês.

Eu sou do tempo que meras 12.500 milhas compravam um upgrade na executiva para o exterior, não importando a tarifa de classe econômica que você pagasse. Foi assim que passei anos e anos voando na business da Varig. Valia muito a pena. Mas daí a American subiu a cota para 30.000 milhas em cada perna — e logo todas seguiram o exemplo. Hoje, para ganhar upgrade na executiva, além dessa quantidade toda de milhas você ainda precisa ter comprado uma passagem tarifa quase cheia. Já me conformei e dei adeus à executiva há um tempão.


Para vôos dentro do Brasil e da América do Sul, o Fidelidade TAM é o programa mais generoso: não há limitação de assentos-prêmio por vôo. Aos poucos, porém, a cia. vai endurecendo as regras. Primeiro instituiu a antecipação de 7 dias para emitir a passagem pela pontuação normal. E agora criou a distinção entre vôos domésticos (que continuam sendo emitidos por 10.000 pontos o trecho) e vôos para a América do Sul (que agora só são emitidos por 15.000 pontos o trecho).

O problema desse endurecimento de regras é que normalmente a coisa se espalha rápido; assim que recebi o newsletter do Fidelidade, temi que o Smiles enveredasse pelo mesmo caminho.

Acionei minhas fontes na Gol e, pelo menos por enquanto, não se fala em mudar a quantidade de milhas para a América do Sul. (Na Gol os vôos domésticos e para a América do Sul custam 10.000 milhas o trecho; para o Caribe, 15.000.)

É inteligente não mexer — até porque o Smiles tem outras maneiras de controlar a emissão de passagens-prêmio, já que os assentos-prêmio são limitados (depois de esgotados os assentos  na milhagem normal, só cacifando o Smiles Any Day, que cobra o dobro das milhas). O sistema, contudo, está bem mais mão-aberta do que na época da Varig. Se você tiver uma certa flexibilidade de horário e não deixar para a última hora tem grandes chances de confirmar o seu trecho pela milhagem normal (no Brasil e na América do Sul; já para o Caribe é mais difícil).

Bem, o moral da história é o de sempre: não deixe milhas acumuladas na sua conta. Use na primeira oportunidade.

Aproveite as promoções de milhas reduzidas que volta e meia reaparecem, nas duas companhias. É o jeito mais inteligente de não deixar suas milhas desvalorizarem com as mudanças de regras.

Leia no Aquela Passagem:

Fidelidade TAM cobrará 15.000 pontos por trecho na América do Sul (exceto Brasil)

Leitores do Aquela Passagem avaliam os programas de fidelidade das cias. aéreas

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


77 comentários

Desde o minuto seguinte em que a Tam anunciou o aumento aposentei meu Itaucard e passei a usar os cartões que me permitem transferir pontos pro Smiles. O nome disso é PALHAÇADA! Que a Gol não siga o mau exemplo …

Alguém conseguiu encontrar passagens para os EUA com a TAM por 20 mil pontos? Com 6 meses de antecedência somente encontro por 30 mil pontos, chegando a pedir até 65 mil pontos por trecho na econômica!

    Eu consegui emitir duas passagens para os EUA por 20mil cada trecho entrando por Chicago e voltando por San Francisco. Comprei as passagens numa loja física da Tam Viagens em Dezembro para voar em Abril e deu tudo certo. Não tenho nem dúvidas de que esse processo tem ficado cada vez mais chatinho e complicado para todos os consumidore =/

    Escrevi dois posts acima sobre isso…Acho que a Tam está enganando os consumidores, divulgando propaganda enganosa. Não existem passagens a 20.000 (ou pelo menos quase não existem).

    Podem não existir mais, mas na época eu comprei por 20 mil mesmo.

    Natalie e Alex…

    Não sei se elas existem, mas uma amiga nossa estava com milhas para vencer e não podia viajar por falta de férias conseguiu emitir com as milhas dela a passagem para o Mau ir ao Brasil durante a ConVnVençãoNY2011. Eu não sei como ela conseguiu.. Mas enfim o vôo da ida foi Continental via EWR e o da Volta de United via IAD..

    Assim como o xará acima, estive procurando passagem da TAM para Novembro – volta no exato dia de completar 6 meses.. impressionante, mas para NY só a partir de 65 mil e para Miami no mínimo 20 mil.
    Cheguei a ligar lá e me disseram que era isto mesmo… pelo visto, talvez na loja da Tam Viagens consiga algo, mas é complicado isto.
    Pior que tenho 10 mil para vencer até Novembro e pensei em usar no feriado dia 15 para algum lugar aqui próximo – agora, ou compro alguma besteira no multiplus ou perco os pontos. O jeito é passar prá Smiles mesmo.

    Pode ser que esse tipo de passagem bônus (emitidas com 20 mil milhas cada trecho) nem exista mais, entretanto aqui está o print do próprio extrato da Tam indicando que emitimos duas passagens ida e volta com 20 mil cada trecho: https://twitpic.com/517uqo.

Quase não junto milhas com viagens, pois sempre procuro a passagem mais barata. Por isso viajei de Tam para NY em 2009, Air France em 2010, Gol no carnaval, até Ocean Air para São Paulo peguei. A compra de uma passagem mais cara por causa de milhas só se justifica se for uma diferença muito pequena mesmo (paguei 150 a mais para NY pela TAM). Do contrário, penso que não vale a pena. Junto meus pontos sempre pelo cartão, e depois de muito tempo consegui juntar 100.000 milhas, convertidas para TAM. Pensei que ia cacifar uma executiva para NY em setembro ou outubro (80.000 na baixa). Doce Ilusão! Tentei reservar passagens no limite dos 6 meses de antecedência, mas só encontrei passagens a 280.000 ida e volta. Isso mesmo, 280.000 milhas ida e volta. É uma piada de mal gosto, pois quem tem 280.000 milhas não precisa de milha e paga a própria viagem. Entrei em contato com a TAM, pensando que havia algo errado, mas fui informado que era isso mesmo. As passagens de 80.000 milhas haviam acabado, então só seria possível viajar com aquele valor extorsivo. Perdi, desisti da executiva, obviamente (upgrade nem pensar, é outra piada de mal gosto – é preciso pagar uma tarifa que custa praticamente o preço da executiva). Pensei que ia tirar minha passagem econômica de 40.000 milhas…Ledo engano. No limite dos 6 meses, ainda de manhã, não havia mais passagem de 40.000, só de 60.000. Ou seja, vou para NY pagando em milhas o custo de uma viagem para a Europa. Tenho uma séria desconfiança de que a TAM pratica propaganda enganosa em relação a suas milhas. Promete passagens a um valor, mas disponibiliza assento, por exemplo. Vende esse assento e depois os trouxas consumidores tem que pagar a diferença. É um negocião, pois coloca uma cenoura na frente dos burros, que não conseguem alcançá-la nunca. Agora com 30.000 para América do Sul só confirma isso…Que é uma empresa que não tem o menor respeito por seus consumidores. Mas tudo bem, acabando as milhas que tenho mando tudo para Smiles…

Eu sou compulsivo no acúmulo de milhas. Viajo bastante pela empresa (na maioria das vezes de TAM), faço todas as minhas compras em cartão de crédito (para gerar milhas) e não assino revistas, jornais e compro qualquer coisa sem antes verificar em qual programa de fidelidade ganharei pontos.
Graças a essa fidelização já consegui diversos trechos para a América do Sul e até viagem para a Europa.
No entanto, com mais uma notícia ruim da TAM (aumento de 10 mil para 15 mil milhas para emissão de trecho na América do Sul) e com as diversas promoções da Gol, estou seriamente pensando em migrar de programa.

Concordo muito com a maxima de “milha boa ‘e milha gasta” pq ha um tempo atras eu ficava pensando em guardar, para acumular mais e usar numa viagem mais longa e cara. Mas ai chegava a tal da viagem mais longa e cara e quando eu ia correr atras, a resposta era que nao havia assento disponivel. Dificil…

Eu acho a gol mais vantajosa em questão de milhas que a Tam…mas milhas eu uso mais nas férias que a gente se programa com bastante antecedência..A não ser como a promoção de ontem que me mandaram por email …veio uma promoção do smiles de 1000 milhas o trecho para ser usado até 21 de junho..achei o máximo, já ia me atirar ..só que nenhum trecho sai de Porto alegre..snif…snif

A tam ja foi boa. Hj está se esforçando p/ perder seus clientes.
O mercado de aviação no Brasil eh curioso, temos uma low-cost que não eh low-fare, e temos uma cia. tradicional que parece estar caminhando para virar uma low-cost.
Qdo voo p/ o exterior, sempre dou preferencia p/ cias estrangeiras.

Uma pena. Essa foi a gota d’água pra eu cancelar meu itaucard e fugir de vez do infidelidade. Os pontos que eu ainda tenho lá vou gastar em alguma bugiganga do multiplus e depois nunca mais.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito