Tem um hostel para recomendar? E para desrecomendar?

Jazz Hostel, South Beach, Miami

Nenhum meio de hospedagem cresceu tanto nos últimos quinze anos quanto o de hostels/albergues. Quando comecei a viajar, no longínquo 1985, albergues eram ainda “da juventude” e mais pareciam colégios internos. Hoje os albergues viraram “hostels” até mesmo em português, deixaram o “da juventude” de lado mas estão mais jovens do que nunca. Toda cidade que se preze tem uma penca de hostels descolados, com bares animados e uma recepção que funciona como uma central de know-how de como explorar a região da maneira menos careta.

Para quem não consegue se enxergar dormindo em beliche num quarto coletivo (presente!), existem cada vez mais hostels com quartos privativos (com banheiro exclusivo e tudo). As diárias desses quartos costumam ser equivalentes a de hotéis baratos, mas o ambiente sempre é mais interessante.

O estilo megadescontraidão da nova onda de albergues, porém, às vezes permite a existência de hostels não muito zelosos com a limpeza do ambiente ou a manutenção das instalações.

Como muita gente passa por aqui pedindo indicações de hostels, que tal a gente montar um banco de dados de experiências dos trips?

Use a caixa de comentários para contar sobre os hostels de que você mais gostou (e os que detestou, também). Assim que houver um número consistente de relatos a gente transforma este post num índice de resenhas de albergues.

Combinado? Bora desembuchar! Obrigado!

Veja também:

Albergues do mundo inteiro no Hostelworld

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


216 comentários

Em Buenos Aires eu fiquei no Mt Soho Hostel, em Palermo, vizinhança adorável e a umas 5 quadras do metrô e algumas atrações como Jd Botânico, Zoo e Jd Japonês. Fiquei num quarto de casal com banheiro e ar condicionado, a decoração era dos Beatles! (o banheiro era bem pequeno, mas o chuveiro quente funcionava muito bem). Preço bom. É um hostel pequeno e não tem festas.

Em Cusco fiquei no Pariwana, recomendo muito! É enorme, lindo, com área comum, vários pcs com internet, além de wi-fi, chá free o dia todo, café da manhã bom, funcionários super prestativos e simpáticos, camas confortáveis e banheiro bom (fiquei num quarto com 6 camas), além de várias festinhas. Sala para guardar mochilas. Tudo muito organizado e limpo. Localização ótima tb.

Em Arequipa (Peru), fiquei no Arequipay Backpackers, localização boa, quarto de 6 camas com camas bem confortáveis, sala, mesa de sinuca, bem barato. No café só tinha água p/ chá, pão e manteiga.

Olá,
Estarei na Espanha-Portugal no mês de outubro e gostaria de saber se alguém possui opinião a respeito dos seguintes hostels:
1) Barcelona – Santi Jordi Sagrada Família (https://pt.hostelbookers.com/property/prp/40805/arr/2013-10-11/ngt/3/ppl/1/)
2) Lisboa – Equity Point Lisboa (https://pt.hostelbookers.com/property/prp/58633/arr/2013-10-11/ngt/3/ppl/1/)
3) Porto – Porto Spot Hostel (https://pt.hostelbookers.com/property/prp/57525/arr/2013-10-11/ngt/3/ppl/1/)
Obrigado.

Em Lisboa fiquei no Residencial Vila Nova e gostei muito, principalmente por estar a meio quarteirão do metrô. Em comentários de outros sites falam muito que o banheiro é pequeno. É pequeno, sim, mas é limpo e isso pra mim é fundamental!! Meu marido tem 1,85m e não reclamou.

Em Madrid fiquei no Apartamentos Good Stay Madrid. Não é hostel, mas tem preço de hostel. Impecavelmente limpo e organizado. O melhor é que a recepcionista é brasileira e simpática. Aí pronto!! 1001 dicas!! Ela vira sua irmã rapidinho! Localizado a um quarteirão da Gran Via, na rua entre a H&M e o bar 100 Montaditos. Tem melhor?

Em Porto: O Porto House. Fica na rua ao lado da Livraria Lello. Pra quem vai de trem de Lisboa para Porto, desce na estação (linda, por sinal), atravessa a praça que pega o ônibus de turismo, caminha um quarteirão e chega lá. Um monte de padaria por perto. Tem uma lanchonete próxima que vende até bananada com aveia!! Bom pra aliar a barriga com tantas comidas loucas que a gente come em viagem.

Mas o the best foi em Barcelona: Violeta Boutique. Não acreditei quando entrei no banheiro: o chuveiro, a pia, o sanitário, o espaço, a limpeza. Eu queria aquele banheiro na minha casa! E o quarto? Um monte de toalha enroladinha, cama perfeita e cheirosa, o papel de parede… Localizado a dois quarteirões da Plaza da Catalunia, sendo que em um desses dois quarteirões fica um restaurante maravilhoso que vc paga 11 euros (preço único) e come tudo que quiser como em um self-service: salada, pizza quentinha, arroz, mariscos, macarrão, refri, suco de abacaxi, bolo, tangerina, café, sorvete… Vale a pena, eu garanto! A caminhada do Violeta ao bairro Gótico leva de 5 a 7 minutos bem devagarzinho, um passeio mágico: perca-se pelas vielas do bairro Gótico!

PERU:
Recomendo demais o Pirwa Hostel em Lima, Cuzco e Puno. Excelente atendimento e recepção. Todos estão bem localizados. Esqueci um casaco no Pirwa em Cuzco, eles acharam, guardaram e me entregaram prontamente. Limpos e de grande confiança.

Recomendo no Rio de janeiro o Che Lagarto de Ipanema- super localizado, bom preço. O de Copacabana é meio sinistro.

BUENOS AIRES – Jam Suites (PERFEITO)
– Sudamérica (bom)
SANTIAGO – Andes Hostel (mt bom)
VIÑA DEL MAR – fiquei no Che Lagarto (muito sujo)
MONTEVIDÉU – El Viajero (perigoso a noite)
PUNTA DEL ESTE – El Viajero (bem localizado, central)

Olá pessoal,

Eu e uma amiga iremos a Londres em julho para ficar quase um mês de férias. . Estamos confusas quanto à escolha do albergue. Vamos ficar em dormitório, mas não queremos dormitórios mistos. Procuramos um albergue bem localizado, limpo, com um bar ou boate legal. Vocês teriam algum para indicar?
Muito obrigada!

Voltei recentemente de uma viagem econômica ao nordeste e norte da Argentina. Fiquei em hosteis em todas as bases e segue as minhas opiniões:

PARA RECOMENDAR:

Túcuman (ARG): Fiquei no La Gurda Hostel. Excelente hostel. O hostel fica em um casarão histórico ( que já foi a residência de um importante governador da província) e é Administrado por uma família super simpática. Clima bem familiar e super organizado. Recomento com certeza. Tem ar condicionado splint nos quartos.

DESRECOMENDAR:

Córdoba (ARG): fiquei no Aldea Hostel e não gostei muito. Não é muito bem localizado e os quartos privados não tem ar condicionado, apenas ventilador de teto. Dependendo da época da viagem ar condicionado é fundamental. Certamente existem hosteis melhores na cidade. Não indicaria este hostel.

Salta (ARG): Fiquei no Feirenhaus Hostel que é péssimo. Extremamente mal organizado. Os quartos privados com cheiro de mofo, sem ar condicionado, mal conservados. Banheiro minusculo e chuveiro que fica acoplado na porta do banheiro. Certamente a cidade tem hosteis bem melhores. Não indicaria nem para um inimigo (rs).

Tilcara (ARG): Fiquei no Waira Hostel. Não gostei também. Tem até um estilo que condiz com a cidade mas achei os banheiros e o chuveiro péssimos. Tem hosteis melhores na cidade. Um hostel que me pareceu bom em Tilcara chama-se Hostel Pueblo Indio ( algo assim).

Espero ter ajudado.
Um abraço a todos

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito