Trilhas em Itacaré: perigo de assalto mesmo com guias

Trilha para a Engenhoca

Sempre ouvi que não é recomendável fazer trilhas em Itacaré — sobretudo a da Ribeira até a Prainha, a única com saída da “zona urbana” — pela possibilidade de ser assaltado no caminho.

Mas a Ana Carolina de Curitiba traz um relato chocante e um alerta grave: foi assaltada durante uma trilha guiada, e soube de casos escabrosos que em que nem grupos grandes foram poupados.

Eu não gosto de ajudar a alimentar pânico, mas acho um absurdo completo que um lugar cujo diferencial em relação às outras praias sejam justamente as trilhas pelo mato permitir que isso continue acontecendo. É o fim da picada.

Com a palavra, a Ana Carolina:

Estive em Itacaré no mês passado e de lembrança da viagem trouxe um assalto e uma visita à delegacia.

Foi na trilha entre a cachoeira da Usina e a (belíssima) praia de Jeribucaçu. Eu e o marido estávamos com guia contratado via agência, mas mesmo assim o sujeito (que já havia rendido outro casal à nossa frente) nos abordou com uma espingarda velha e uma peixeira, pediu para deixarmos nossas coisas e seguir.

Pensando que ele nem chegou muito perto até acho que tivemos muita sorte (tudo que ficou eu posso comprar de novo), mas mesmo assim quero dar o aviso porque pelo que ficamos sabendo a partir de então, Itacaré está meio perdida em assaltos e afins (embora se tente abafar de todo o jeito para não espantar os turistas – no verão, disseram que havia policiais à paisana em todas as trilhas).

Eu moro numa cidade que tem violência, tem assalto e tudo, mas sei onde é perigoso, evito e aviso a quem posso. Lá ninguém fala nada. Pelo que eu soube é meio certo ser assaltado (ou pior) na trilha da Prainha, por exemplo. Fiquei pasma quando o dono da agência nos disse que um italiano morreu há uns tempos porque tava “marcando” – e me explicou que o “marcando” era fotografar o pôr do sol (17h30, 18h) sozinho na Tiririca e ter reagido quando o ladrão chegou (reagir é marcar, concordo, mas fotografar pôr-do-sol?).

Mesmo o caminho entre o Centrinho e a Tiririca não é recomendado quando escurece (e lá escurece cedo) – falei com uma moça que diz que recomenda aos hóspedes da Tiririca usar táxi para ir ao centro à noite.

Grupos grandes também não estão livres (umas 40 pessoas, indo pela CVC, foram rendidas há uns 2 anos em uma trilha – desde então eles fizeram acordo com uma fazenda e tem permissão para usar uma outra trilha, com exclusividade).

De tudo que eu ouvi, acho que Itacaré é meio roleta russa. Você pode ir e simplesmente encontrar um lugar paradisíaco, trazer fotos lindas e sentir saudades da moqueca e da água de coco. Mas a chance de encontrar a bala existe e é bom ao menos ter ciência dela.

Obrigado pelo depoimento, Ana. Se alguém tiver passado por alguma coisa parecida, por favor nos conte na caixa de comentários.

olá amigo sou de salvador e tenho casa proxímo de itacaré e assim que posso dou um pulinho em itacaré e como tds sabe em qualquer lugar tem assalto mais nos momentos que vou até la não ouço comentario de nada.

Gente o problema todo é que a cidade é pequena.
Muitas conversas
Troquei Brasília uma cidade grande que acontecia crimes todos os dias.
Gente não existe lugar mais tranquilo e lindo do que itacare, existe um e outro relato mais é comum as pessoas precisam ver antes procurar um guia e existe lugar perigoso mais o lugar aqui perigoso e não chega aos pés da cidade grande
Venham para itacare não tem explicação a beleza desse lugar a tranquilidade .
Durmo com a porta aberta isso não tem preço.

Dica aqui é um lugar hiper seguro e maravilhoso nunca vi alguém se arrepender de ter vindo aqui
Claro que sempre vai existir uma exceção
Se precisar me procura

Estive em Itacaré em 2013, realmente falava-se muito nos assaltos nas trilhas, Eu e minha esposa fizemos todas as trilhas acompanhados por guias e não tivemos problema nenhum, lógico que ficamos apreensivos pois os boatos eram fortes. Como relatado acima, acredito que a situação tenha melhorado, pois os relatos são antigos e se reportam a uma época que me parece ter sido complicada. Estamos retornando para lá em junho/2015, pois realmente o lugar é maravilhoso. Abs a todos.

Vou estar em Itacaré nos dias de 06 a 16 de julho de 2015 se alguem for no mesmo periodo e quiser fazer trilhas e maior grupo, pode me passar um e-mail para irmos juntos, abs.

Realmente Itacaré teve melhora nessa questão.
O Verão de 2012 foi marcado por esse fato pontual.
Hoje Itacaré continua sendo um paraíso que é visitado por brasileiros e muitos estrangeiros.

Olá… esse depoimento da Ana Carolina deveria ser datado, para termos uma ideia de quando ela foi para Itacaré!!!!

Olá, Marcus! O depoimento é de abril de 2010.

E este outro, de maio de 2012:

O Ricardo Freire esteve em Itacaré pela última vez em 2013 e não conseguiu arrancar de ninguém uma declaração de que “é seguro fazer qualquer triha”.

O único jeito da cidade de Itacaré se livrar dessa fama é divulgar oficialmente quais medidas tem tomado para evitar os assaltos, e revelar alguma estatística oficial sobre o assunto. Até isso acontecer, continuaremos recomendando que não façam a trilha da Prainha nem a de Jeribucaçu, e que não andem a pé entre a Tiririca e a Concha a partir do meio da tarde.

Olá! Acabei de voltar de Itacaré e achei uma cidade tranquila. Se um dia foi uma cidade violenta, hoje essa realidade mudou. Fiz a trilha da prainha com guia, amigos meus fizeram sem guia e nada aconteceu. Fiquei hospedado num camping ao lado da Praia da Costa (perto da Tiririca) e achei bem tranquilo durante à noite (apesar de muito escuro).

Então, Matheus, tbm estive em Itacaré mês passado (janeiro de 2016) e graças à Deus foi tudo tranquilo e a viagem foi perfeita. Tão maravilhosa que estarei retornando em Julho, um grupo de amigos fez várias trilhas sem guia e não aconteceu nada de errado. Mas devemos estar atentos em todos os lugares, pois, a violência de fato, está no mundo.

boas pessoal
estou a pensar ir para itacare dia 28 de fevereiro e ficar na pousada Villa Bela
gostava de saber se é uma boa opcao e se o tema da segurança ja está melhor e se é seguro fazer os trilhos.

Obrigado A Boia
    Em relaçao á pousada?Recomenda? ou tem outra melhor dentro dos Preços (7 dias/2100 Reais)
    obrigado

Olá a todos,
Realmente a violência estava critica na troca dos prefeitos, ou seja, verão de 2012, essa realidade mudou ainda em 2013. Seria interessante os relatos mais recentes aparecerem primeiro para ficarmos atualizados.

Ainda bem que encontrei esses relatos e experiências, eu estava pensando em visitar Itacaré agora em Maio porque já ouvi várias pessoas dizerem que é lindo! Mas depois de ler os relatos vou mudar o destino, meu marido é Inglês e chama muita atenção pelo porte e pelo fato de não falar uma palavra em Português, alvo prefeito para a bandidagem. Nós já viajamos muito no Brasil e graças a Deus até agora nada aconteceu mas sempre evito lugares que tem má reputacao.

Uma pena que não possamos aproveitar as belezas do nosso país de maneira segura, assim como a família da taisa deve haver muitas outras pessoas/turistas que não vem ao Brasil justamente por causa da falta de segurança e violência. Perdem os dois lados, uma lastima.

Eda essa foi uma realidade do verão 2012, realmente estava horrível, realidade essa que mudou… hoje isso aqui continua o paraíso que sempre foi…

Fico muito triste com esse relatos de violência espalhados pelo Brasil, um país tão lindo e inseguro ao mesmo tempo.Gostaria tanto de visitar os melhores pontos do Brasil, mas o medo e a insegurança toma conta. É uma pena, minha família então não aceita a viajar pra canto nenhum no Brasil.