Trilhas em Itacaré: perigo de assalto mesmo com guias

Trilha para a Engenhoca

Sempre ouvi que não é recomendável fazer trilhas em Itacaré — sobretudo a da Ribeira até a Prainha, a única com saída da “zona urbana” — pela possibilidade de ser assaltado no caminho.

Mas a Ana Carolina de Curitiba traz um relato chocante e um alerta grave: foi assaltada durante uma trilha guiada, e soube de casos escabrosos que em que nem grupos grandes foram poupados.

Eu não gosto de ajudar a alimentar pânico, mas acho um absurdo completo que um lugar cujo diferencial em relação às outras praias sejam justamente as trilhas pelo mato permitir que isso continue acontecendo. É o fim da picada.

Com a palavra, a Ana Carolina:

Estive em Itacaré no mês passado e de lembrança da viagem trouxe um assalto e uma visita à delegacia.

Foi na trilha entre a cachoeira da Usina e a (belíssima) praia de Jeribucaçu. Eu e o marido estávamos com guia contratado via agência, mas mesmo assim o sujeito (que já havia rendido outro casal à nossa frente) nos abordou com uma espingarda velha e uma peixeira, pediu para deixarmos nossas coisas e seguir.

Pensando que ele nem chegou muito perto até acho que tivemos muita sorte (tudo que ficou eu posso comprar de novo), mas mesmo assim quero dar o aviso porque pelo que ficamos sabendo a partir de então, Itacaré está meio perdida em assaltos e afins (embora se tente abafar de todo o jeito para não espantar os turistas – no verão, disseram que havia policiais à paisana em todas as trilhas).

Eu moro numa cidade que tem violência, tem assalto e tudo, mas sei onde é perigoso, evito e aviso a quem posso. Lá ninguém fala nada. Pelo que eu soube é meio certo ser assaltado (ou pior) na trilha da Prainha, por exemplo. Fiquei pasma quando o dono da agência nos disse que um italiano morreu há uns tempos porque tava “marcando” – e me explicou que o “marcando” era fotografar o pôr do sol (17h30, 18h) sozinho na Tiririca e ter reagido quando o ladrão chegou (reagir é marcar, concordo, mas fotografar pôr-do-sol?).

Mesmo o caminho entre o Centrinho e a Tiririca não é recomendado quando escurece (e lá escurece cedo) – falei com uma moça que diz que recomenda aos hóspedes da Tiririca usar táxi para ir ao centro à noite.

Grupos grandes também não estão livres (umas 40 pessoas, indo pela CVC, foram rendidas há uns 2 anos em uma trilha – desde então eles fizeram acordo com uma fazenda e tem permissão para usar uma outra trilha, com exclusividade).

De tudo que eu ouvi, acho que Itacaré é meio roleta russa. Você pode ir e simplesmente encontrar um lugar paradisíaco, trazer fotos lindas e sentir saudades da moqueca e da água de coco. Mas a chance de encontrar a bala existe e é bom ao menos ter ciência dela.

Obrigado pelo depoimento, Ana. Se alguém tiver passado por alguma coisa parecida, por favor nos conte na caixa de comentários.

Oi Ana Paula
Também vou a Ilhéus em Julho de 2017 e também vamos de carro e quero visitar Itacaré, até pq pelo q vi tem lugares lindos para serem visitados, também fiquei preocupada com os comentários porém acho q TODO lugar tem assaltos, vc só descobriu q la é perigoso pq está pesquisando esse lugar, minha irmã foi a Fortaleza e LÁ ficou assustada com tantos assaltos e comentários de violência ou seja infelizmente não existe lugar 100% seguro, não mude seu trajeto só fique atenta aos lugares mais perigosos q é o q ja fazemos sempre. Vou para Itacaré em Julho e com a graça de Deus vai ser lindo, assim como sua viagem também. 🙏

Importante continuarmos monitorando a questão dos assaltos, alertando através de ferramentas como a presente. Estarei viajando em out/17 ciente do problema, pois, não há outra conclusão após a leitura dos relatos.

Nossa, não sei se fico feliz ou triste em ter encontrado esse site. Estou planejando minha primeira ida a praia e o local escolhido foi Itacaré, sou de Goiás, vai eu, minha mãe e meu filho de 7 anos, de carro, e como estou tentando economizar ao máximo pra conseguir fazer a viagem não pretendia contratar passeios de agências(somente o para península de Maraú), estou estudando as trilhas das praias tem tempo, as entradas, lendo dicas e etc, e iria fazê-las só nos três, eu, mãe e filho, numa espécie de aventura rs mas pelo jeito duas mulheres e uma criança seria um prato cheio para os bandidos..:( estava tão feliz e empolgada, agora mesmo que eu vá não irei com a cabeça tranquila como iria antes de ter lido esses relatos, nem me passava pela mente esse tipo de coisa nas trilhas, achava que ia ser nós e a paz da natureza, com zero preocupação. E agora José, o que fazer? rsrsrsrs

Eu tbem estive na trilha que sai da tiririca ontem dia 25/10/2016
E infelizmente encontramos com um desses ladroes
Ele passou com nós com o facao,rendeu eu e meu marido ,e levou dinheiro
Mandou ajoelharmos e tacou terror com aquele facao
Ficamos arrasados e fomos embora dali imediatamente
Estamos hospedados na tiririca
Pena lugar lindo
Mas nunca mais volto

Acabei de voltar de Itacaré, foi tudo tranquilo, só não fiz a trilha da prainha pq não deu tempo, foi até bom pq não sabia q tinha assalto ainda nela, apenas nos informaram q deveria ir com um dos guias que ficam ali na Ribeira. Foi tudo tranquilo na trilha de Jeribucacu, lugar lindo, mas acho q se tivesse lido sobre esses assaltos antes não teria ido. Fui despreocupada me sentindo segura com o guia rss. A noite andamos todos os dias pela Pituba até a hora de fechar, tinha muito movimento e a pousadacera próxima. Foi tudo perfeito!

Atualizando os comentários, acabei de voltar de Itacaré, com mulher e filha de 10 anos. À exceção da Prainha, fizemos as trilhas sozinhos (Havaizinho, Engenhoca, Jeribuaçu) e achamos bem tranquilas, dificuldade de leve a moderada. Apenas para a Prainha achamos melhor contratar um guia, que fica ali mesmo na entrada, na Praia da Ribeira, chama-se Gordo (que é magro…) e foi muito bom, indico. Conversando com os locais, consegui a informação de que ainda existem notícias de assaltos, bem mais raros do que antigamente e somente nesta trilha. O último teria ocorrido há 30 dias. Apesar disso, friso não ter sentido insegurança em nenhum momento.

Estive em Itacaré em meados de fevereiro/2016 e não tive problema algum, porém o dono de um restaurante nos avisou que praticamente todos os dias em que estivemos lá houveram assaltos na trilha da Prainha, menos o dia em que pegamos realmente a trilha. E são assaltos a mão armada e algumas vezes os guias estão mancomunados (isso quando o guia não é oficial). Melhor não arriscar, vá pra Maraú/Barra Grande, que é mais bonito e tranquilo por enquanto.

É Milena, você teve sorte….tem marginais que ficam ali na Praia da Ribeira que escolhem os seus alvos, ou seja, mesmo você pagando, você vai ser assaltado…..tudo combinado, estes ordinários, vagabundos, ainda vão aparecer com a boca cheia de formiga, se Deus quiser !!!

Pessoal,

estive agora logo após o carnaval nesta cidade que nem gosto de falar o nome ITACARÉ uma cidade pequena que a principio apresenta ser tranquila….mas pelo contrário, é muito perigosa, não se pode andar a pé a noite, e muito menos pegar trilhas para as seguintes praias: Jeribucaçu e Prainha. Fomos assaltados na trilha da Prainha, com guia autorizado ou não, você vai ser assaltado, e existem marginais que insistem em te levar, não façam, pois 2 assaltantes mascarados, 1 em posse de arma de fogo e outro de um facão estão ali prontos a praticar qualquer coisa, e infelizmente não há policiamento na cidade suficiente para combatê-los. E até mesmo nas Pousadas, todos dizem que é tranquilo, e você acha que eles não sabem destes acontecimentos????? Está acontecendo diariamente, vamos divulgar…..isso não pode acontecer mais, bandido bom, é bandido morto !!!!!!

Muito obrigada pelo relato, viajo para o litoral baiano por 30 dias agora em junho e pretendia visitar essas praias e estender minha estadia em Itacaré. Porém com tantos relatos negativos acabo de desistir, vou restringir minha estadia em Itacaré á apenas 1 dia, para conhecer o básico,sem correr riscos. Acho que não vale a pela correr o risco, esse tipo de situação estraga a viagem e pode causar traumas que não valem a pena.

Estive em Itacaré entre 9 e 12/12/15. Fui muito preocupado por conta dos relatos de assaltos. Mas chegando lá, a partir de informações coletadas com algumas pessoas, todos me tranquilizaram, dizendo que houveram sim algumas situações pontuais de assalto, mas que já não ocorriam mais há tempos e que as trilhas eram tranquilas. Fiz as trilhas da prainha e das 4 praias. Todas sem guia. O dono da pousada me deu todas as dicas para fazê-las tranquilamente. Fui com minha noiva e meu filho de 11 anos. E foi um sucesso. Sem sustos. As trilhas foram muito recompensadoras, pois ao final, o visual e as fotos compensam. E como eu ouvi lá “Para conhecer e sentir o que é Itacaré você tem que fazer as trilhas”.

Pessoal, estive em Itacaré em outubro de 2015 e, felizmente, nada aconteceu. Fiz a trilha da usina até a praia de Jeribucaçu, assim como a trilha da prainha, partindo da praia do Ribeira. A primeira fizemos com um grupo de 9 pessoas e um guia da agência contratada (bicho preguiça); a última fiz apenas com minha namorada, me valendo de um guia pertencente à associação local (dica dada por uma agência de lá, que me orientou a procurar guias que estejam portando os crachás). Durante a semana que passei lá, também não ouvi nada sobre ocorrências do tipo. Talvez a situação já tenha se normalizado e Itacaré tenha voltado a ser o paraíso que realmente é…

Voltou a ser este paraíso não Ronaldo, os turistas não ficam sabendo pq ninguém fala absolutamente nada…..mas depois que acontece, como aconteceu comigo, é que sabemos da realidade…..assaltos quase que diariamente segundo a Polícia…