Turquia: a viagem desempacotada da Ilka

Capadócia

A Ilka acaba de voltar de uma viagem à Turquia que conseguiu planejar de forma independente, fazendo pesquisas e reservas pela Internet. Em retribuição, deixou pra gente um relato ótimo, com dicas encorajadoras para outros viajantes desempacotados. Diga lá, Ilka:

Acabo de voltar da Turquia e simplesmente amei o país. Por todo o lado onde andei vi coisas maravilhosas. Uma verdadeira viagem sensorial.

Avião, hotel e carro pela internet

Estava em um grupo de cinco adultos e fizemos tudo na base do “freelance”. Compramos passagens de avião, hotéis e alugamos carros aqui pela internet e tudo correu muito bem, graças às dicas que colhemos através de blogs, especialmente as dicas da Carla Tolosa aqui no VnV.

Dirigir na Turquia

Não é preciso ter receio de dirigir por lá: as estradas são ótimas. Só se deve ter atenção aos limites de velocidade (fui multada): 90 km/h nas estradas com duas pistas e canteiro central, e 70 km nas de mão dupla, com atenção às placas de velocidade reduzida. Eu, mulher, dirigindo uma van! Mas levem um GPS com mapa da Turquia. Um investimento essencial para quem gosta de viajar pelo mundo.

Passeio de balão

Passeio de balão? Melhor negociar lá mesmo, na hora. Conseguimos fazer por 100 euros por pessoa numa grande empresa, Anatolian Balloons – creio que porque estávamos num gruo de cinco. Junte-se com com outras pessoas do hotel para poder barganhar, mas comprem nas próprias agências de balão; senão, o hotel ganha uma comissão e lá vai seu desconto!

Que moeda levar

Não levamos dinheiro turco. Liberamos as contas bancárias daqui para saques lá. Sai em moeda local. Nem todos os lugares aceitam euros.

Estas são minhas dicas fresquinhas de viagem. Obrigada, uma abraço e boa viagem.

Nós que agradecemos, Ilka!

E você? Tem dicas desempacotadas pra Turquia? Deixe na caixa de comentários!

Leia também:

66 comentários

Gostaria de dicas, em outubro irei para Jerusalém e queria dar uma esticada para Turquia, alguém já fez isso ou é inviável?Quantos dias para ficar em Jerusalem? Obrigada

    Olá, Sandra! Há vôos entre Tel Aviv e Istambul. Tel Aviv fica a pouco menos de uma hora de Jerusalém. Menos do que quatro dias em Israel não vale a pena. O mínimo ideal é de uma semana.

Oi A Bóia e galera!
Meu marido e eu estamos programando uma viagem em Julho/2013, e pretendemos fazer um roteiro de praias na Turquia. Quais as sugestões das praias imperdíveis?… há uma dica do melhor local para ficar e então alugar um carro para conhecer as praias (indo e voltando no mesmo dia)? Pretendemos ficar num hotel boutique de praia, vimos que há várias opções, mas gostaríamos de indicação de vocês, sobre algum hotel privativo com piscina no quarto etc. pois pelas fotos de site às vezes engana…
abraços e obrigada!

    Olá, Angela! O melhor esquema para aproveitar o litoral turco é alugar ou se encaixar num gulet, um tradicional veleiro de madeira que percorre a costa.

    Querendo fincar base no continente, Bodrum é uma boa.

    Infelizmente não temos material próprio sobre a costa turca.

    Recomendamos o site https://www.turkeytravelplanner.com para suas pesquisas.

Estou indo para Turquia e estou em dúvida com relação a quanto levar em dinheiro. Alguem pode me ajudar?

Bóia, muito obrigada pelas dicas! o saque na conta corrente parece o melhor, né. na minha última viagem, usei o vtm – no chile e na argentina – e o único inconveniente foi cuidar pra não sobrar nele, já que trocar pra real na volta não vale a pena. naquela viagem deu tudo certo, pois paguei o hotel na hora, na saída, então usei todo o crédito do vtm e dps paguei o resto com outro dinheiro cash que havia levado. porém, agora na turquia, como vou com pacote, essa manha não poderia mais ser utilizada. hehehehe. o que me preocupa são as taxas para cada saque.. tem que fazer isso de sacar um monte de uma vez só.. mas daí acaba-se levando o dinheiro vivo durante a viagem, que é o que muitos querem evitar… tirar dinheiro suficiente para fazer compras, por ex, é sinônimo de carregar na mão muito dinheiro. complicado, pois tb pagar com cartão há o imposto absurdo. sempre fico num dilema quanto a isso… mas muito obrigada!

olá! muito boas as dicas! tenho uma dúvida, vamos ver se alguém pode me ajudar. o valor que os bancos cobram para fazer saque lá não é muito caro? seria mais vantajoso usar o visa travel money? carregá-lo com dollares e lá usar o cartão de débito, fazendo saques periódicos para as compras menores? ou seja, chegar lá e saquer uma quantidade para se virar em lira turca e o que der pagar no VTM. Achas uma boa ideia? estou pensando em ir em fevereiro. sei que é frio, mas é a única época em que poderei tirar férias. alguém tem noção de que horas escurece lá? e se chove muito? o frio eu aguento e adoro, o ruim é a chuva. e, ah, vou empacotada, pois comecei a pensar agora só na viagem e não tenho tempo para programar direitinho como eu gosto. obrigada!

Olá Philipp, obrigado por compartilhar seu planejamento. Ajuda bastante! Vou repensar o pernoite em Konya e estou pesquisando um destino de praia mais próximo de Pamukalle. Com certeza vale fazer os trechos mais longos de avião. Pesquisei um vôo de Istambul para Nehsevir na Capadócia para o mes de maio pela Turquish Airways e sai por 50 euros sem taxas. Istambul realmente parece uma cidade cheia de atracões mas acredito que cinco dias inteiros da pra ver o principal. Pelo menos eu conto com isso 😉

    Fechei o Roteiro, mas ainda alguns detalhes para finalizar:

    5 dias e meio em Istanbul (5 noites)
    3 dias inteiros na Cappadocia (4 noites) – base em Goreme
    3 dias e meio para Pamukalle, Ephesus e Pargamum (3 noites) – base em Selcuk

    Ja integrei na passagem internacional o trecho Istanbul – Kauseri (IST-ASR). Queria ir para Navsehir mas nao consegui deixar o trecho vinculado. Todos estes pela Turkish, minha origem eh nos EUA e nao no Brasil.

    De Kayseri para Izmir (ASR-ADB) comprei pela Sunexpres com voo direto, pois pela Turkish esta MUITO caro (quase que o mesmo preco da passagem acima). Aspesar da Sunexpress ser da Lufthansa e da propria Turkish, estou ja me preparando para um plano B, dado que estas low costs costumam falhar, alguem por aqui teve experiencia com a Sunexpress? Extranhamente, de Istanbul para a Capadocia os voos tem precos razoaveis mas no sentido inverso eles estao bem caros para a epoca que vamos (final de Marco).

    Finalmente tenho carro reservado para a Capadocia e para Izmir, mas principalmente na Capadocia ainda estou decidindo se vale a pena estar de carro mesmo.

Olá, eu e meu marido estamos planejando uma viajem pela Turquia de duas semanas em maio de 2013. Montamos o roteiro com as dicas do blog, especialmente a ótima dica do site Turkey Travel Planner. Mas ainda restaram algumas dúvidas… Nosso roteiro inclui as seguintes cidades com pernoite: Istambul, Goreme (Capadócia), Konya, Antalya, Pamukale e Istambul novamente.
Minha dúvida: são muitas cidades para poucos dias? Sei, e também leio sempre aqui no blog, que não devemos fazer muitas trocas de cidade e de hotel porque se perde um tempão… Acho que devemos cortar algo, mas o quê?!!!
Obrigado!

    Lindiane

    Se a opinião de quem também está planejando valer, aqui vai a minha: Estou pesquisando o mesmo destino e com tempo disponível e lugares parecidos. Com as quase 2 semanas que temos, provavelmente iremos fazer Istanbul (5dias); Capadocia (2 ou 3dias ainda decidindo); e Pergamum, Ephesus, e Pamukkale com Hierapolis (3dias). Antalya e Bodrum também estavam no radar, mas prefiro priorizar e ver direito que “ticar” vai ficar para uma proxima vez. Pelo que li no https://agoravaimesmo.com/ Konya e Ankara é meio que dispensável. Tenho medo de 5 dias não serem suficientes para Istanbul, mas não tem problema pois fica para a próxima com Bodrum e Antalya 🙂

    Finalmente, decidimos que vamos fazer os trechos longos (de Istanbul para a Cappadocia e da Cappadocia para Izmir) de avião. Na Capadocia provavelmente iremos ficar em Uchisar. Mas como falei tudo ainda em planejamento, e claro que vou aproveitar as dicas que derem para você aqui para ajustar meu roteiro 😀

Olá à todos!

Estou me preparando pra ir à Turquia junto com mais um ou dois amigos. Gostaria de aproveitar e ir até a Grécia. Alguém tem alguma dica?

Abs

    Olá, Aldo! Não é muito fácil o transporte entre Grécia e Turquia. Há poucas linhas de barco entre a costa turca e as ilhas gregas (até há poucos anos essas rotas eram proibidas); quase sempre você precisará voar a Atenas.

    Não temos muita coisa sobre Grécia, não:
    https://www.viajenaviagem.com/category/grecia

Final de outubro to embarcando sozinho pra Turquia. To indo desempacotado também, do jeito que eu gosto. E sempre atento às dicas daqui, claro! 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito