Vai alugar apê no exterior? Não faça transferência bancária!

Apê alugado em Barcelona, sem fraude

Uma coisa que eu já falei muito em comentários, mas que preciso incorporar à série de Como alugar apartamentos de temporada no exterior é alertar para que de jeito nenhum se envie dinheiro por transferência bancária — seja para pagamento total, seja para sinal.

É que este meio de envio (via Western Union, por exemplo) é o preferido dos pilantras, porque uma vez feita, a operação não pode ser revertida — e na maioria dos casos o malandro nem consegue ser localizado.

Já quando a operação é feita por cartão de crédito ou PayPal os rastros que se deixa são muito maiores — e há a possibilidade de contestar a despesa.

No começo do ano, o Seth Kugel, atual Frugal Traveler do New York Times e grande blogueiro do iG Viagem, entrou direitinho num esquema assim — e contou para os leitores do NYT.

Agora em novembro começaram a pipocar casos de hackeamento de contas no site da VRBO, um site em que toda a negociação é feita diretamente entre proprietário e candidato a inquilino. O Washington Post acompanhou alguns casos.

E infelizmente a coisa chegou até a gente. O Marco contou aqui no site que foi vítima de um golpe em conta hackeada — o que lhe custou mais de 2.000 dólares. Transcrevo aqui o relato na íntegra:

Vou viajar para Londres em fevereiro e resolvi alugar um apartamento lá. Um dos sites que utilizei para me orientar foi esse (e isso não quer dizer que o Ricardo Freire tenha qualquer culpa nisso, longe disso, mas gostaria que ele desse publicidade sobre esse fato), e acabei escolhendo um apartamento da VRBO. Enviei o email via site e pouco tempo depois recebei um email automático da VRBO dizendo que haviam recebido meu pedido e que em breve o dono do imóvel iria entrar em contato. No dia seguinte recebi email do dono, que se identificou como Mario Rossi, e disse os detalhes do imóvel. Troquei diversos emails com ele (e ao mesmo tempo com outros, além de apês da NYHabitat). Enfim, decidimos pelo apartamento e negociamos o pagamento da primeira metade do apartamento para 6 pessoas.

Dados enviados, fiz a transferência bancária internacional (5 dias após ter recebido o primeiro email do proprietário), e na terça-feira, à noite, 6 de dezembro, recebi um email da VRBO dizendo que eles tinham identificado um hackeamento da conta do proprietário do apartamento que eu estava alugando e que não era para eu enviar qualquer detalhe de pagamento e muito menos o pagamento. O alerta veio 10 dias depois do meu primeiro contato. No dia anterior eu havia feito um seguro, pelo sim pelo não, e até agora há pouco eu acreditava que isso iria me salvar. Mas já sei que não vai, pois o seguro não cobre phising na conta do proprietário!!!!! Outros casos aconteceram nos últimos dias e agora colocam em dúvida este sistema. Perdi 1.185 euros! Então recomendo muuuuuuito cuidado a todos e que de preferência evitem esse tipo de aluguel. Estou às ordens para dar mais detalhes sobre tudo que aconteceu e caso o Ricardo Freire queira fazer uma matéria sobre isso estou às ordens e além disso sugiro acessar o link comunity no próprio site da VRBO onde começam a pipocar diversas casos com as mesmas características.

Espero ter contribuído.

Marco, a gente lamenta muito e agradece ainda mais por você ter contado aqui.

Pessoal: transferência bancária, nunca! Sinal só por cartão de crédito ou PayPal!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


86 comentários

Boa tarde, aluguei um apartamento em Paris, pela MonParis, algém já alugou ou sabe se é uma boa empresa? Obrigada

Olá. Estive em Paria no mês de setembro de 2012 e fiquei num studio da alaparisienne. Confesso que estava apreensiva antes de chegar lá, pois a única referência era de internautas que falavam superbem do Vinícius (ele é bem recomendado pelo conexão Paris). Fiz transferência bancária de metade do valor do contrato (não sei se eles mudaram a forma de pagamento) e a outra metade foi paga em cash no checkin, junto à caução (é devolvida no fim da estadia). Adorei a experiência. Os apartamentos são exatamante como estão nas fotos, têm de tudo, com decoração moderna e aconchegante, muito limpos. A recepção é feita por uma pessoa da agência (no meu caso, fui recebida por Eduardo, um paulista muito simpático que me deu muitas dicas). Nota dez para a agência. Na minha próxima ida a Paris, sem dúvida recorrerei novamente ao alaparisienne, e faço questão de indicar aos amigos.

Olá Ricardo, estou conhecendo uma empresa chamada LocamNomad..fiz contato em portugues, fui hyper bem atendido, eles estão sediados em Barcelona, etc..etcc. aquele papo de approuch …mas me passaram muita firmeza, bom…li seus comentários, e gostaria de saber se voçê tem já alguma dica desta empresa, e ou alguem que voçê conhece já usou os serviços..Abraços

Muito cuidado com o HomeAway !!!!
Quando estava organizando minha viagem para NY este ano, Selecionei 3 apartamentos na HomeAway que me interessaram muito: 2 na Upper East Side e 1 na Midtwon West. Mas antes de fazer reserva e dar sinal para pagamento do aluguel, pedi para um amigo meu que mora em Manhattan dar uma olhada nestes apartamentos, só pra dar uma conferida, ver qual era mais interessante e fazer o contrato e o pagamento para mim, a fim de agilizar e reduzir custos. Quando ele foi ver, os apartamentos simplesmente não existiam !!!!
Se eu tivesse feito a transação online, “às cegas”, eu ia chegar em NY e ficar na rua !!!!

olá,
Estou indo para Londres, e como alguns aqui, encontrei no craiglist propostas muito boas. Mandei mensagem para a pessoa, que respondeu pronta e educadamente. Pediu para eu falar sobre mim, já que eu dividiria o ap com ela. Me mandou um tenancy agreement, que assinei virtualmente. Ela pediu uma transferência equivalente a um mês via moneygram, o que fiz. Logo ela respondeu que recebeu ok, mas que ao tentar me registrar soube que precisava de mais uma mensalidade e uma foto de passaporte. Certamente eu receberia o dinheiro de volta ao fim do contrato. Enviei o novo depósito, ela acusou que recebeu e que faria o registro, mas há dois dias não dá sinal de vida. Devo começar a me preocupar? Se sim, o que fazer? Obrigado.

    Olá, Ricado! Craigslist + transferência bancária = infelizmente, a possibilidade de encrenca é grande. Não há o que fazer.

Olá, parabéns pela matéria!
Agora gostaria de uma ajuda…
Vou me mudar para Munique e encontrei um apartamento muito lindo, grande, bem localizado e com um excelente preço… A proprietária disse que o pagamento do aluguel seria por Paypal (referente a dois meses como garantia) e me enviará as chaves pelo correio, se eu chegar na hora e não gostar do apartamento eu teria meu dinheiro de volta.
Estou muito desconfiada porque parece bom demais para ser verdade… Existe mesmo uma garantia de que se eu não receber as chaves consigo meu dinheiro de volta ou é um risco? No caso eu vou passar o endereço de uma amiga que está na Alemanha para receber as chaves por mim e ver o apartamento antes… Mas ainda assim estou com receio de perder meu dinheiro.

Pessoal, por favor, eu gostaria de uma ajuda. Estou querendo alugar apto em NY e realmente os valores do Craigslist são muito abaixo dos outros sites. Achei uns aptos que mesmo bem baratos, aceitam pagamento via paypal, o que vocês acham?
Obrigada!

Olá Ricardo,
Estamos alugando um apto em Paris com a Paris Attitude. Já fizemos o pagamento da taxa da agência, via paypal e eles pedem que enviemos agora a metade do aluguel diretamente ao proprietário via conta bancária. Além de acharmos muito o valor a ser pago antecipadamente não estamos de acordo em fazer depósito via conta bancária. Eles também exigem que na chegada seja pago o restante e mais 100% do valor do aluguel de depósito a ser restituido posteriormente. Vimos no face da Paris Attitude alguém reclamando que não obteve este valor de volta e a agência refere que foi dificuldade com o prorietário.
Quanto podemos confiar na Paris Attitude? Vc acha que vale a pena arriscar? Certamente se fizermos o pagamento antecipado faremos por paypal. Caso não, que experiência vc tem em resgate do valor já pago? Muitíssimo grata por sua atenção.

    Olá, Renate! Paris Attitude é uma agência estabelecida. Mas é nosso dever alertar sobre a dificuldade de reaver o dinheiro em caso de golpe por transferência bancária.

Gostaria de saber informacoes sobre a lodgis que aluga apartamentos em Paris. Ela é confiável.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito