Um pulinho em Isla Mujeres

Lucia Malla

Ontem a Lucia Malla e eu nos desgarramos um pouquinho do simpaticíssimo grupo de blogueiros brazucas em Cancún para fazer um programinha que eu adoro: dar um pulinho em Isla Mujeres.

Bem-vindo a Isla Mujeres...

Isla é uma ilhota ao norte da cidade (na direção contrária, portanto, de Playa del Carmen e da Riveira Maia) de acesso facílimo. Há três lugares de onde saem ferry-boats, dois deles na Zona Hotelera: na Playa Tortuga (poucas saídas) e no Embarcadero (de meia em meia hora). O outro ponto de embarque fica para lá do centrinho, em Puerto Juárez. A travessia dura 20 minutos; a passagem ida e volta custa 15 dólares por pessoa.

Bar Zazil-Ha

Durante a viagem o funcionário do barco vai oferecer várias coisas para fazer em Isla — mergulhar em recifes próximos, alugar um carrinho de golfe, visitar tartarugas marinhas, até mesmo ver tubarões-baleia. Mas para mim a ilha vale a pena só por oferecer a chance de pegar praia sem prédios em volta.

isla2

A prainha da cidade se chama Punta Norte, e para chegar até ela é preciso vencer alguns bons quarteirões de lojas de souvenir, albergues bem vagabundinhos e uma profusão de bares que, a essa hora da manhã, estarão fechados. Nunca fiquei em Isla à noite, mas pela capacidade instalada dos bares da ruazinha principal, o lugar deve ser bem animado — pelo menos na temporada.

Corona? No, gracias

Chegando à praia, não se contente com as primeiras barracas, lotadas de espreguiçadeiras de plástico que os vendedores vêm oferecer a 70 ou 80 pesos (6 ou 7 dólares). Ande mais um pouco — cinco, oito minutinhos — e no cantinho direito da praia você vai encontrar o bar Zazil-Ha, no hotelito Na Balam.

As espreguiçadeiras duplas custam 150 pesos (12 dólares) — ou seja, o mesmo que duas numa zona mais craudeada da praia.

Creio que a essa altura do post não preciso gastar meu mexicanol para descrever o visu…

Bar Zazil-Ha

À medida que a manhã avança, vão aparecendo muitos barcos nesse canto da praia. Lá pelas tantas pareceu ter mais gente ao longe, na água, do que na areia do nosso barzinho.

Punta Norte, Isla Mujeres

Lá pelas duas da tarde, levantamos acampamento para empreender a segunda parte do programa.

El Cejas, Mercado 28

Em vez de pegar o ferry para a Zona Hotelera, embarcamos na linha para Puerto Juárez, no centro. Nosso destino era o Mercado 28, um mercado de quinquilharias (e de vendedores chatos e insistentíssimos). “Van a comprar?”, perguntou o motorista de táxi do porto. “No, vamos a comer!”, respondi, contanto nada mais do que a verdade.

Camarones al mojo de ajo

Para mim, muito mais do que o artesanato industrializado, o bacana do Mercado 28 são os restaurantes populares. Escolhemos o mais bochinchado, El Cejas, que estava cheio de mexicanos, com pouquíssimos turistas.

Eles tocaram Cielito Lindo!

Uma dupla ao xilofone e um trio de mariachis (sem chapelão!) se revezavam na trilha sonora. A Lucia pediu um camarão “al mojo de ajo”, e eu, um arroz de mariscos. Para acompanhar, frijoles refritos e guacamole.  Tudo ótimo. A conta: 26 dólares.

mercado-frijoles

Isla Mujeres + almoço no Mercado 28 é um passeio que recomendo a todos que queiram ter uma experiência mais pitoresca sem sair de Cancún.

146 comentários

Oi! Viajando p Cancún c meu filho de 17 anos daqui há 4 dias! Nem sei se alguém vai ler meu post até lá… Pensava em ir até Isla como opção mais próxima do que Cozumel, pq li em algum lugar q o melhor de Cozumel só dá p aproveitar em mergulho com garrafa. P/ mergulhar de snorkel Isla seria um lugar tb rico em fauna marinha e de mais fácil acesso. Pensei q tb poderia ser uma opção mais barata p/ nadar c os golfinhos, mas pelo visto me enganei: a ‘natação’ c golfinhos, no site do Dolphin Discovery está US$ 99 por pessoa, o mesmo valor que 30 minutos de ‘natação’ em Xel-Há. É isso mesmo ? Pq se for, como vamos mesmo a Xel-Há, talvez a gente faça o mergulho c golfinhos lá mesmo.
Abraços,
Rosane

Viajo para Cancun dia 05/11/13 e fico até 13/11/13. Ficarei no hotel Park Royal Cancun e gostaria de obter a opinião de vocês em relação a localização e a prestação dos serviços aos hóspedes. Gostaria de saber, também se fica muito longe dos melhores locais de passeios, boate, shopping, balsa para ir a Isla Mujeres, mercado 28, etc. E, por fim, quantos km fica de Cozumel. Para este passeio onde pretendo mergulhar usa-se um dia todo só para isso? Muito obrigado desde já. Saudações. Fábio.

Olá bom dia!
Passarei 6 dias inteiros em Cancun com meu futuro marido agora em junho e pensei em fazer os seguintes passeios: XCaret, Isla Mujeres, Cozumel, Nadar com os golfinhos e Playa Del Carmen, o que você acha?recomenda?
Tem mais dicas para esses outros passeios?
Obrigada!

Pessoal, estamos pensando em ir pra região de Cancun no meio de ano, e considerando fazer de Isla Mujeres a nossa base, pela tranquilidade, pela beleza, pra fugir da muvuca mais americanizada, etc. Gostamos muito de praia, e ter praias sem hotelões por perto, com aquela qualidade de Caribe, é o que está nos atraindo.
Por outro lado, também gostaríamos de conhecer um pouco o resto da região, Cancún, Carmen, as ruínas, fazendo passeios durante o dia, talvez uns dois dias na semana, por exemplo (nosso plano é ficarmos duas semanas por lá).
A pergunta que não quer calar é: vocês, que conhecem a região, acham esta uma estratégia viável? Vamos conseguir pegar o barco na ilha e nos encaixarmos em algum grupo saindo para as ruínas, por exemplo? Alugar um carro, nesse caso, seria uma boa alternativa? Alguém sabe até que horas os barcos funcionam?

Aguardo suas dicas!
Salva

    Falou Bóia, obrigado pela dica. Estava pensando em ficar em Isla porque curti o astral da ilha, a julgar pelas fotos, vídeos e relatos que vi. E também porque estou conseguindo vaga por lá em Julho, em um simpático hotelzinho-boutique que posso reservar através de timeshare.
    Mas vou pesquisar um pouco mais antes de tomar uma decisão.
    Abração!

Bom dia ! estou adorando as suas dicas e cumprindo à risca. O bar zazil-há é perfeito, o lugar então nem se fala… Estamos em um grupo de 6 adultos e 4 crianças, a praia estava quase particular e calma, bem diferente da praia do hotel em que estamos, as crianças mal conseguem entrar. Um passeio que recomendo (para quem gosta de mergulhar de snorkel) é fazer o passeio de barco. Enquanto estávamos desfrutando de uma tarde maravilhosa no zazil-há, um comerciante se aproximou oferecendo o passeio de barco para mergulhar, ele nos garantiu que veríamos tartaruga. Nao acreditamos, mas pagamos pra ver. Seu nome é manolo, o barco bem simples, fechamos em u$ 10 por pessoa, o barco exclusivo nosso (os 10). Eu tive a oportunidades ver arraia e tartaruga, além de barracudas, e muuuuuitasoutas especies de peixe. Gostari de lhe enviar uma foto do zazil-ha que tiramos para facilitar um pouco a visualização em seu blog, achei ele bem escondidinho. Valeu a dica !

    Olá, Andrea! Mande fotos para redacao arroba viajenaviagem ponto com, vamos adorar publicar! Obrigada!

Olá, Viajo proximo dia 28 para cancun e ficarei no hotel Riu Cancun. Gostaria de saber se vale a pena conhecer x-caret e Xel-ha ou ir a apenas um deles seria suficiente. Ficarei 5 dias e gostaria de aproveitar o maximo. abçs e Parabéns pelo site!

Myller curi, vou agora dia 10 de nov com meu filho e marido. vc disse que os dois parques comparando na porta ficam 168 dolares, mas vc pode ir um dia num , e outro dia em outro, ou precisa ser no mesmo dia? Quanto alugar carro muita gente fala dos policiais corruptos, vc teve algum problema quanto a isso ? Obriga da desde ja pois vc ja ajudou muito pois pesquisei bastante e tinha esse duvida de comprar no local se sairia mais barato ou nao.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito