Um pulinho em Isla Mujeres

Lucia Malla

Ontem a Lucia Malla e eu nos desgarramos um pouquinho do simpaticíssimo grupo de blogueiros brazucas em Cancún para fazer um programinha que eu adoro: dar um pulinho em Isla Mujeres.

Bem-vindo a Isla Mujeres...

Isla é uma ilhota ao norte da cidade (na direção contrária, portanto, de Playa del Carmen e da Riveira Maia) de acesso facílimo. Há três lugares de onde saem ferry-boats, dois deles na Zona Hotelera: na Playa Tortuga (poucas saídas) e no Embarcadero (de meia em meia hora). O outro ponto de embarque fica para lá do centrinho, em Puerto Juárez. A travessia dura 20 minutos; a passagem ida e volta custa 15 dólares por pessoa.

Bar Zazil-Ha

Durante a viagem o funcionário do barco vai oferecer várias coisas para fazer em Isla — mergulhar em recifes próximos, alugar um carrinho de golfe, visitar tartarugas marinhas, até mesmo ver tubarões-baleia. Mas para mim a ilha vale a pena só por oferecer a chance de pegar praia sem prédios em volta.

isla2

A prainha da cidade se chama Punta Norte, e para chegar até ela é preciso vencer alguns bons quarteirões de lojas de souvenir, albergues bem vagabundinhos e uma profusão de bares que, a essa hora da manhã, estarão fechados. Nunca fiquei em Isla à noite, mas pela capacidade instalada dos bares da ruazinha principal, o lugar deve ser bem animado — pelo menos na temporada.

Corona? No, gracias

Chegando à praia, não se contente com as primeiras barracas, lotadas de espreguiçadeiras de plástico que os vendedores vêm oferecer a 70 ou 80 pesos (6 ou 7 dólares). Ande mais um pouco — cinco, oito minutinhos — e no cantinho direito da praia você vai encontrar o bar Zazil-Ha, no hotelito Na Balam.

As espreguiçadeiras duplas custam 150 pesos (12 dólares) — ou seja, o mesmo que duas numa zona mais craudeada da praia.

Creio que a essa altura do post não preciso gastar meu mexicanol para descrever o visu…

Bar Zazil-Ha

À medida que a manhã avança, vão aparecendo muitos barcos nesse canto da praia. Lá pelas tantas pareceu ter mais gente ao longe, na água, do que na areia do nosso barzinho.

Punta Norte, Isla Mujeres

Lá pelas duas da tarde, levantamos acampamento para empreender a segunda parte do programa.

El Cejas, Mercado 28

Em vez de pegar o ferry para a Zona Hotelera, embarcamos na linha para Puerto Juárez, no centro. Nosso destino era o Mercado 28, um mercado de quinquilharias (e de vendedores chatos e insistentíssimos). “Van a comprar?”, perguntou o motorista de táxi do porto. “No, vamos a comer!”, respondi, contanto nada mais do que a verdade.

Camarones al mojo de ajo

Para mim, muito mais do que o artesanato industrializado, o bacana do Mercado 28 são os restaurantes populares. Escolhemos o mais bochinchado, El Cejas, que estava cheio de mexicanos, com pouquíssimos turistas.

Eles tocaram Cielito Lindo!

Uma dupla ao xilofone e um trio de mariachis (sem chapelão!) se revezavam na trilha sonora. A Lucia pediu um camarão “al mojo de ajo”, e eu, um arroz de mariscos. Para acompanhar, frijoles refritos e guacamole.  Tudo ótimo. A conta: 26 dólares.

mercado-frijoles

Isla Mujeres + almoço no Mercado 28 é um passeio que recomendo a todos que queiram ter uma experiência mais pitoresca sem sair de Cancún.

146 comentários

Acho muita coisa para um dia so viu. Ficara cansativo demais e vc nâo conseguirá aproveitar tdo o q cada lugar oferece. Geralmente nos hoteis tem agencias que vendem os pacotes sim

Ola, vou para Cancun em dezembro com meu namorado e mais um casal de amigos. Ficaremos no hotel Gran Caribe Real. Gostaria de saber se no hotel eles vendem pacotes turisticos para Tulum/Hél-Ha e Xcaret tudo junto. Ate encontrei um site que faz esse passeio em um dia…primeiro vai para tulum, depois passa a tarde em hel-ha e por ultimo vai para Xcaret para os shows e retorna ao hotel por volta das 23;00 (detalhe: te pegam no hotel por volta das 07 da manha). Porem tem que comprar pelo site, eles nao vao nos hoteis vender. Alguem poderia me ajudar como faço para fazer um passeio desse tipo?
E Isla Mujeres, vale a pena? Como faço para ir?

Fico aguardando a ajuda de vocês.
Obrigada

    Gabriela,
    estou te respondendo de Cancun neste exato momento. Fui hoje no Xel-ha e posso te dizer os valores dos ingressos: Xel-há USD:79,00; X-caret USD: 109,00; mas se for fazer os dois, vc compra por 168.00 dolares, mas é só na porta, vale a pena alugar um carro, custa em média 50 dolares/dia. Tulum, não gostei muito, apenas ruínas, mas é bem barato, 5 dolares apenas e fica a 15km do Xel-ha…
    espero ter ajudado…
    t+

Confesso que Isla Mujeres não correspondeu às expectativas, mas a minha esposa adorou a praia. O melhor da visita foi ter escolhido a carreira de barco mais barata, usada pelos locais, com muita música e cerveja grátis e sobretudo o barzinho “los meninos” bem junto ao porto, com enchiladas e tacos de peixe genuínos, simpatia no atendimento e à prova de “gringos”

Só uma dica. Se a idéia é consumir nos bares da praia, negociem o valor das espreguiçadeiras, ou melhor, não paguem. Assim funciona, é só dizer que vai consumir e eles oferecem de graça, seja espreguiçadeira na beira do mar, seja somente cadeiras e mesas.

Estivemos em 21.11.10 na Isla, e hoje não esta como descrito anteriormente – sem embargos, ainda persistem vendedores chatos, porém as ruas estão sujas, esburacadas e etc. Estão tentando arruma-la, tomara que de certo, porque para mim foi uma decepção.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito