Vai por mim: Tulum

Castelo, Tulum

A duas horas de carro — por estrada duplicada — de Cancún, Tulum sempre esteve no menu turístico da península de Yucatán. Ficam aqui as ruínas mais fotogênicas do México: pequenos templos e casas de patrícios de uma importante cidade portuária maia, que podem ser fotografados contra a água azul-bebê do Caribe.

Tulum

Para bons entendendores, porém, a praia que fica à direita do Castelo (o mais importante dos edifícios do sítio arqueológico) serve como trailer para o que vem depois.

Tulum: praia do sítio arqueológico

Pois aconteceu que, nos últimos anos, alguns dos que vieram até aqui por causa das ruínas acabaram ficando — mas por causa das praias, do sossego e da falta de infra-estrutura.

Tulum: a praia

Ao sul das ruínas começa uma praia que se estende por mais de 20 km, até o santuário ecológico de Sian Ka’an, uma reserva ambiental protegida.

Tentei comprar, mas não entregam em casa

A rede elétrica não chega à beira-mar — mas isso não impediu que fosse ocupada por hoteizinhos pequenos, alguns deles bem charmosos (outros apenas fuleiríssimos), que se intitulam “eco” e, em vez de ar condicionado ou TV, oferecem… ioga.

Menu do dia

A energia é de gerador (a combustível ou eólico) e a água nem sempre é quente (pelo menos não pelas 24 horas).

Bangalô do Azúcar

Ou seja: se Playa del Carmen é a Arraial d’Ajuda de Cancún, então Tulum seria uma mistura de Praia do Espelho (pela beleza da praia e pelo tipo de ocupação), Caraíva (da época que não tinha luz) e Trancoso (pelo tipo de público).

Bar do Zulúm

Mesmo sem infra, os bangalôs chegam a custar mais de 200 dólares na alta temporada (15 de dezembro a 31 de janeiro); fora dela, dá para conseguir belos descontos. (Nesse momen
to, de baixíssima temporada atrapalhada ainda mais pela gripe suína e pela crise americana, dá para descolar um bangalozito charmoso até por 100 doletas.)

Bandiera blanca, amor...

A praia é sensacional para caminhar — parece um dos nossos praiões da Bahia, só que com o mar do Caribe.

Eu evitaria os hotéis da praia Paraíso, que fica perto das ruínas e consegue ficar farofada mesmo agora nessa baixa (um hotel badalado nesse trecho é o Mezzanine). Tampouco ficaria no trecho da praia em que as pedras formam enseadinhas, por não haver espaço para caminhar (o destaque dessa zona é o Zamas).

Ocho Tulum

O melhor trecho começa no km 5, quando a praia se torna totalmente livre e desimpedida. Por ali você deve fazer cotações entre o Zulúm, o La Zebra, o Ocho (o bar de praia mais bochinchado), o Azúcar e o Amansala. Fazendo questão de bangalôs de alvenaria, fique entre o Ana y José e a ala nova (“Corazón”) do Nueva Vida de Ramiro.

tulum-praia1

Quem quiser ar condicionado e água quente o dia inteiro pode ficar na cidade — um povoado bem pobrinho — e ir de carro, táxi ou bicicleta à praia (que fica a 5 km). O hotel mais bacaninha é o Hotel Latino; eu fiquei no Don Diego de la Selva, que é simpático. Ambos são boas opções para mãos-fechadas

Montar base em Tulum não é bom apenas para curtir uns dias de praia, praia e mais praia; dá para fazer um passeio de canoa pela reserva de Sian Ka’an, ir às ruínas de Cobá (50 km) e mergulhar em cenotes.

Eu quero o emprego dessa moça! (Ela pode ficar parada, enquanto eu tenho que me virar pra descobrir isso tudo em 36 horas!)

Leia mais:

Para entender Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maia

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

182 comentários

Ana,
Depende do que vc deseja. A praia paraíso é linda, mas é pra curtir a praia. Já em Akumal, além da praia ser muito bonita, há a opção de mergulho de snorkel com tartarugas marinhas e arraias, além de poder curtir a praia. Fui a ambas e achei o mergulho em akumal muito melhor (repetiria esse sem pensar)

Boa tarde! Irei me hospedar em Cancun e gostaria de saber se tem como fazer o passeio para as ruinas de Tulum, cobá e o cenote dos ojos no mesmo dia! Obrigada! Ah! Dentro desses passeios, daria tempo de passar na Playa Paradiso? Vale a pena?

    Olá Ana,

    Estive ano passado na Riviera Maia. Cobá fica afastado de Tulum e como irá se hospedar em Cancun, o melhor seria fazer o passeio às ruínas de Tulum, Cenote dos Ojos e à praia de Akumal no mesmo dia. Cobá é fantástico mas fora de mão estando hospedada em Cancún.
    Espero ter ajudado

    Obrigada pela resposta! Acho que Cobá sairá então da minha lista. Fazendo esse passeio Tulum + Cenote dos ojos você acha melhor ir para akumal do que a praia paraíso?

Olá pessoal! Como estou vendo comentários sobre os hotéis em Tulum, gostaria de falar sobre a minha experiência no hotel Zulum. Fiquei no hotel no período entre os dias 28 de julho e 05 de agosto. De todo o passeio no México (havia ficado antes 7 dias em mergulhando em Cozumel), ficar no Zulum representou o pior da viagem. Hotel extremamente caro para o nada que oferece. Meu namorado e eu pagamos 170 USD pela diária/casal. Além da estrutura física velha que não fica nada visível no site do hotel, ficamos sem luz e água durante algumas horas no início da noite em quatro dos sete dias que estivemos lá. O café-da-manhã era sempre um momento desgastante. Além do mau humor dos atendentes, cada dia nos diziam que estávamos em uma categoria diferente de café-da-manhã: “vocês têm o continental, que inclui isso, mas não inclui aqui e so on…no outro dia: o café de vocês é o americano…” Detalhe: nos demos ao luxo de escolher o melhor quarto do hotel para termos o melhor que pudéssemos dessas férias ..rss
O quarto: sem ar condicionado, chuveiro com água do mar, o banheiro integrado com o quarto (ou seja, tem uma meia paredinha que o separa). Desculpem-me a verborragia. Acho que já deu para vocês terem uma ideia clara do que quero dizer. Amei de coração o México (especialmente, os mexicanos, pessoas adoráveis), mas fica o recado: Zulum, gente, de jeito nenhum!!!

Ai, A Boia, ja vi todos!!! Imaginei q vcs talvez tivessem alguma dica mais, tipo uma privileged information, hehehe… O Ricardo havia sugerido o La Zebra, e parece bom mesmo, todos tem falado que o Tulum eh realmente muito caro, mas estou meio desconfiada, sabe… Embora ja tenha feito a reserva, acho q estou pagando um preco excessivo – esta mais caro ate q o resort em Cancun… Enfim, vou refletir, olhar todos os hoteis de novo pela 10a vez, rsrsrs… Obrigada sempre! 🙂

    Olá, Maira! Entenda que os hoteizinhos pé-na-areia de Tulum são boutique. Não são resortões. Os resorts têm economia de escala, o que não acontece em hotéis menores.

    Claro, eu sei… Eh q sabe como eh, neh, doi no bolso, ainda mais indo sozinha e nao dividindo as despesas… Mas, como diz meu pai, nao sou de chorar por orcamento, vamos focar em quao linda sera a viagem, como vc disse! 🙂

Estava aqui pensando, e tenho uma pergunta: o La Zebra realmente vale a pena? Estava pesquisando um pouco mais e realmente achei muito caro, 170 USD a noite (com taxas). O Cabanas Tulum, por exemplo, seria 40 USD a menos a noite e tb esta muito bem avaliado no TA… Sei que o Ricardo foi faz tempo, mas vcs teem alguma informacao mais atualizada sobre os hoteis naquela faixa de praia recomendada de Tulum (a partir do km 5)? Estou com receio de estar sendo boba pagando bem mais caro pela mesma coisa. Obrigada! Bjs

    Olá, Maira! O Booking não tem resenhas do La Zebra. Na falta do Booking, o TripAdvisor é o melhor.

    Para ver os hotéis comentados no Booking, clique em qualquer um e então veja no mapa. Você vai encontrar lado a lado entre os km 5 e 10 os hotéis resenhados.

Obrigada, A Boia! Mal posso esperar – tratamento intensivo para recuperacao da minha saude mental!!! 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito