Vindima no Chile: as dicas dos leitores

Vindima no ChileA Regina apareceu na caixa de comentários da página de Santiago com uma pergunta original: como ela faz para participar da vindima no Chile? Que vinícolas ou vinhedos aceitam visitantes para participar da assistirà colheita? Que agências levam turistas até elas?

Tanto a Bóia quanto eu googlamos que só, mas não achamos nada que fosse definitivo. Só sites do ano passado de “fiestas de la vendimia” em lugares esparsos — mas daí se tratam de eventos tipo Festa da Uva, com stands, rainhas, comilança e bebelança na praça da cidadezinha. Informações sobre como participar das colheitas, nada.

O TripAdvisor tem um tópico editorial na seção Valparaíso sobre participação na colheita no vale de Casablanca. Mas só diz que existe, e que o melhor é contatar vinhedos ou agências locais na época da vindima, entre meados de março e meados de abril.

Pego emprestado essa recomendação. E pergunto: alguém aí tem uma experiência prática de vindima no Chile para compartilhar? Ou o caminho das pedras na web?

Gracias!

Leia também:

Todas do Vale de Casablanca no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email

30 comentários

Gosta de viajar em períodos que as parreiras estão bem carregadas e bonitas. Vocês sabem como elas estarão na primeira quinzena de outubro no Chile?

    Olá, Regina! Bem carregadas e bonitas elas estarão no verão, antes da colheita.

Obrigada pelas dicas. Tentei agendar da Casa Del Bosque a participação na Vindima, mas para o dia 17/março/13, ainda estão formando grupos. Vou torcer para que até lá já haja quórum. Abraço

Recoloco aqui a pergunta que fiz em outro post:
fazer o tour de trem, de San Fernando para Santa Cruz é uma fria?
Alguém já fez? Há lugares que recomendam e outros dizem que é muito ruim, que trem e vinho oferecido é de baixa qualidade.
Quem já fez o roteiro de trem?

    Olá, Estela! Por favor, não duplique perguntas em posts diferentes. O Tren del Vino parou de funcionar no último terremoto.

Pessoal,

apenas para informar, nos dias 3 e 4 de marzo acontecerá a Fiesta de La Vendima em Santa Cruz no Valle do Colchagua.

Regina,
a Casa Marin oferece participação nas atividades, de 1 a 3 dias, durante todo o ano. O lugar é incrível.

Regina, entrei em contato com a agência que fez os nossos recentes passeios por lá (Isla Negra/Vinícola Matetic e Vale do Casablanca/Vinícola Casas Del Bosque), a Enotour e eles me informaram que mandariam uma programação com passeios pra ver a vindima entre março e abril.
O site deles é http://www.enotourchile.com e o Jorge me informou que daria um bom desconto pros amigos brasileiros. Mande um email pra lá e quem sabe, ele não adiante esta programação?

Regina, entrei em contato com a Enotour(eles fizeram recentemente as nossas visitas a Isla Negra/Vinícola Matetic e Vale do Casablanca/Vinícola Casas del Bosque) e me disseram que brevemente me enviam os passeios pra conhecer a vindima.
Segundo eles, este programas são feitos de março a abril.
O site deles é http://www.enotourchile.com e o Jorge me informou que consegue um bom desconto pros brasileiros.
Qualquer coisa, aproveite e mande um email.

Regina
estive em Mendoza este ano e o nosso guia Ariel nos disse que a vindima é em março porém a região fica muito cheia de turistas e que a melhor época para se visitar ainda ver a colheita mais tardia, as etapas da realização do vinho é em abril.
No Chile creio que deva ser parecido.

Bom, eu nunca fui ao Chile, mas jà fui a uma vindima na Italia e acredito que o caminho das pedras para encontrar uma vinicola legal para participar da vindima seja parecido em ambos os paises.
Na Italia, a associaçao italiana de sommeliers organiza visitas a vinicolas na epoca da colheita para seus socios e quem mais quiser pagar. Acredito que no Chile tenha uma associaçao parecida e se eles nao organizam nada, com certeza saberao informar quem o faz.
Normalmente as vinicolas que fazem esse tipo de passeio deixam bem claro no proprio site essa informaçao. E’ sò verificar qual vinicola vc gostaria de visitar e verificar no site (ou entao mandar um email perguntando).
A dica para escolher a vinicola è nao ir nas mais caras e famosas, pq é bem provavel que o controle de qualidade nao permita que turistas colham as uvas; o ideal sao vinicolas medias que produzam um vinho com uma qualidade medio-baixa, em que a participaçao do turista nao farà grandes diferenças na qualidade final do vinho.
Numa pesquisa rapida no Google, achei o site da Escuela de Sommeliers de Chile com varios links que podem ser uteis:
http://www.sommelierdechile.cl/page/13/7/sitios-recomendados.html
E para quem interessar, coloquei no meu blog a minha experiencia com a vendemmia na Italia (perto de Milao):
http://arquivodeviagens.wordpress.com/2011/09/28/boia-fria-por-um-dia-participando-da-vendemmia/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.