Você já alugou apartamento de temporada? Conte tudo!

Apartamento em Friedrichshain, Berlim

Quando você (a) vai passar mais de cinco dias num lugar, (b) quer se sentir um pouquinho morador da cidade e (c) gosta de brincar de casinha, alugar um apartamento pode ser uma bela experiência.

O processo de achar e alugar um apartamento, porém, é bem mais trabalhoso do que o da reserva de um quarto de hotel. Por mais que a internet tenha simplificado as coisas, alugar apê ainda é um garimpo. Se você não tem paciência, melhor nem começar.

Muita gente, porém, aparece nas caixas de comentários pedindo uma dica mágica e certeira daquele apartamento bem localizado, bem mantido e administrado por uma agência honesta.

Daí pensei: bem, uma maneira de ajudar esse povo é tentar fazer um pequeno banco de dados de locações que deram certo (e também que deram errado!). Funcionaria no mínimo como um ponto de partida — se não desse para alugar o apartamento específico (é preciso muita sorte — ou muita antecedência — para coincidir um apartamento indicado por alguém com as datas exatas que você tem para viajar), valeria ao menos para avalizar a agência/site.

Bora então?

Se você já alugou apartamento fora da sua cidade para passar férias, diga quando e onde. Conte se valeu a pena — se lembrar de detalhes, tanto melhor. E se puder botar o link do apartamento seria maravilhoso.

(Depois a gente faz uma compilaçãozona organizada por cidade pra ficar mais fácil de todo mundo achar.)

Da minha parte, tem link para oito apartamentos que eu aluguei em 2008 neste post.

Leia também:

Como alugar apartamentos de temporada no exterior

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


97 comentários

Aluguei pela homeliday.com em Aix-en-Provence e Paris. Eram ótimos apartamentos, extremamente bem localizados e confortáveis. Paguei bem mais barato que hotel. negociação direta com o proprietário. No site vc publica seus comentários e o proprietário também te avalia. Em Buenos Aires, aluguei tres vezes pela BYT. Apartamentos, bons e baratos na Recoleta ( US 360 a 400 a semana), tal como mostrado no site.

Pessoal, aluguei apartamento com a Marcia da http://www.skycityapts.com. Aluguei um de 3 quartos e um de 1 quarto. Das duas vezes fiquei no mesmo prédio (560w 43rd street). A vista do rio Hudson é muito bonita e a relação custo benefício é muito boa.

Acabei de alugar uma casa em Orlando – EUA, por dez dias, agora em janeiro. Fiz tudo pela internet, pelo site http://www.magicalmemories.com/ dá para ver a casa de acordo com a disponibilidade informada.

Fiquei em um condomínio fechado em Kissimmee, chamado Emerald Island, recomendo muito.

Estava em um grupo de 8 pessoas, a casa tinha quatro quartos, duas suítes de casal e dois quartos com duas camas de solteiro em cada uma e um banheiro social. Havia um tv de lcd em cada um dos quartos e uma lcd de 52 polegadas na sala com dvd, todas as tvs com sinal a cabo. Rede de internet sem fio de alta velocidade muito boa e telefone com chamadas locais ilimitadas.

Área de serviço completa com lavadora e secadora de roupas, mesa de pebolim para crianças.

Piscina coberta privativa com hidromassagem e água aquecida (o aquecimento cobrado a parte – 35 dólares por dia).

Cozinha americana muito bem equipada, com forno convencional, microondas, fogão, lava-louças gigantesca, vários utensílios de cozinha e louças e copos. Havia até mesmo taças para champanhe!

O condomínio tinha guarita e segurança 24hs, um restaurante bar do condomínio ( o Tikal, bem legalzinho), piscina, quadra de tênis, quadra de basquete, vôlei de praia, pista para corrida/caminhada que passava por dentro de uma mata. No condomínio era possível pegar equipamentos esportivos emprestados (bolas de tênis, requetes, bolas de basquete, etc.)

Aluguel da casa no valor de 130 dólares por dia mais uma taxa local de 8%, se não me engano, no final das contas deu uns 140 dólares a diária da casa.

O pagamento é feito com cartão de crédito através de uma autorização encaminhada por e-mail, preenchida, escaneada e reenviada.

O atendimento é meio “self-service”, você recebe um e-mail com o recibo (invoice), com o endereço onde você apanha as chaves da casa, com a indicação de que se você chegar fora do horário comercial haverá um cofre eletrônico no local, o qual você deverá abrir com o código que acompanha o e-mail, daí você apanha um envelope com o seu nome onde estão as chaves e as indicações para se chegar ao condomínio. No momento da devolução você passa no mesmo escritório e devolve as chaves, com a indicação de que se for fora do horário do expediente é só jogar as chaves em uma caixa “drop-down” e ir embora.

Não há vistoria de entrada nem de saída, é informado que se houver alguma avaria no imóvel será debitada no cartão de crédito que você utilizou para reservar.

Os condomínios para aluguel são, em regra, em Kissimmee, que é bastante próximo dos parques da Disney.

Não tive problema algum com a locação e repetiria a dose.

Olá a todos!!

Alguém teve experiencia de alugar algum lugarzinho em Atenas?

Obrigada!!

Parabéns pelo blog aos autores e a todos que colaboram com suas dicas/comentarios!!

Abs,

Alugamos um apartamento em Paris, na Rue Saint Jacques, perto da Sorbonne, no Quartier Latin. O apt é lindo, novo e super bem decorado. Dá para até 5 pessoas. O bom é que alugamos diretamente com o proprietário, sem agências, e tudo pelo site dele: http://www.chezmick.com/
Recomendo muito. Tem foto dos apartamentos no site. Processo simples, atendimento personalizado, pelo próprio dono, sem burocracias, e vivendo uma experiência realmente parisiense.

O recoleta mall inaugurou essa semana.

Aproveitando gostaria de saber se alguem tem dicas pro ano novo em buenos aires ?

abs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.