Zorah Beach, luxo exótico e pé na areia no Ceará 1

Zorah Beach, luxo exótico e pé na areia no Ceará

Alguns dos hotéis mais incríveis do Brasil não foram construídos por grupos hoteleiros — nem mesmo por gente que já tinha negócios correlatos, como restaurantes. Hotéis como o Txai, a Ponta dos Ganchos, a Vila Naiá e o Kenoa foram abertos por viajantes que simplesmente resolveram abrir os hotéis em que gostariam de se hospedar.

A história se repete agora no Zorah Beach, que acabou de abrir em Guajiru, perto de Flecheiras, 135 km a oeste de Fortaleza. Foi ali que o executivo indiano Sumeet Dhillon proclamou o seu “fico!”, trocando uma transferência para uma filial de outro país pela nova vida de hoteleiro.Sumeet materializou no seu Zorah Beach a sofisticação serena dos pequenos hotéis de luxo da Ásia. Não, o hotel não é grande. São apenas 16 apartamentos (chamados suítes), 4 bangalôs e um superbangalô (chamado vila).

Banheiro da suíte
As suítes ficam no fundo do terreno, em quatro blocos de quatro unidades, cada qual com saída numa direção (você nunca topa com o vizinho entrando ou saindo do apartamento). Têm 50 m² e varanda (sempre com uma nesguinha de vista para o mar, ao longe). Os banheiros são lindos, com banheiras de hidromassagem revestidas de pastilhinhas (depois de ver uma dessas, as Jacuzzis perdem a graça). Os equipamentos são os mesmos das unidades mais caras: travesseiros de pluma de ganso, roupa de cama e banho Trussardi de algodão egípcio, cama super king-size, máquina de café Nespresso, Veuve Clicquot no frigobar.

Na fileira seguinte ficam os quatro bangalôs, de 90 m². As camas têm dossel; na varanda há uma daybed; e os banheiros são verdadeiras sala de banho (a hdromassagem, aqui, é para casal). As paredes têm pintura floral que aumenta o romantismo (e remete à Índia).

VilaA vila funciona como suíte presidencial: tem 140m², um lindo tapete iraniano e uma piscina particular na varanda.

Zorah Beach

Zorah Beach

Zorah Beach

Toda a parte da frente do hotel — pelo menos um terço do terreno — é reservada para os ambientes sociais. A piscina é um arraso, com decks molhados e gazebos balineses (além de outra jacuzzi).

Bar da praia

Zorah Beach

À esquerda da piscina, em frente ao bar, há um gramado com daybeds.

O restaurante fica no canto esquerdo. Apesar da decoração remeter à Índia, o cardápio é contemporâneo, criado e executado por uma chef uruguaia, que revisita a cozinha regional e oferece pratos com um ou outro toque exótico. Meu camarão com arroz de tamarindo, seguido pela crème brûlée de cardamomo, estava excelente.

(Assim que forem desembaraçados os últimos containers na alfândega, o restaurante deve ganhar um autêntico forno tandoor, de onde sairão naans e parathas, os divinos pães indianos. E um chef importado do subcontinente fará uma residência de alguns meses para incorporar uma seção indiana ao cardápio.)

O café da manhã é um pequeno desfile de delicadezas. Frutas, iogurte e uma torradeira ficam num pequeno buffet, mas todo o resto vem à mesa. O destaque são as quiches, que mudam toda manhã de sabor. Por Lord Shiva! Como pude passar tantos anos da minha vida sem comer quiche no café da manhã? É o prato perfeito para começar o dia 😀

Zorah Beach

Piscina natural
A praia em frente é absolutamente deserta — mas não é tão amigável quanto as praias das vilas de Guajiru ou Flecheiras. Mas durante a maré baixa, caminhando cinco minutos para a esquerda, você pode aproveitar piscinas naturais que dificilmente terão outros freqüentadores.

O serviço é jovem, sorridente e compenetrado; está sendo treinado pelo gerente Alejandro Ureta, que fazia parte da equipe que abriu o Txai.

Zorah Beach

Zorah Beach

Se não contassem, não daria para perceber — mas os tais containers que estão na alfândega estão repletos de sedas, móveis e objetos que aumentarão ainda mais a sensação de luxo e exotismo. É para viajar sem sair do hotel.

Ricardo Freire hospedou-se a convite do Zorah Beach.

Leia mais:

46 comentários

Bom dia Ricardo. Li seus posts referidos ao Kenoa e ao Zorah Beach e fiquei cheia de dúvida em relação a qual dos dois ir para comemorar aniversario de casamento. Você pode me ajudar? Prefiro um local reservado e onde não precise sair de carro pra nenhum local. Pelo que li os dois oferecem apenas café da manhã incluidos na diária, mas dispôe de restaurantes, não é isso? Obrigada pela atenção.

Ricardo, li no TripAdvisor que o Orixás tem muito pernilongo. Você também sentiu isto? E no Zorah?
Você gostou na Praia de flecheiras, mesmo com todas aquelas algas? Vale a pena?
Gosto de paz durante o dia, e um centrinho bacana a noite (mas sem mta agitação). O que você me indicaria: ficar no Orixás, Zorah ou Villa Mango, em Icaraizinho? Obrigada!

    Olá, Renata! Falei com o Ricardo Freire e não havia pernilongos. Tampouco algas. Essas coisas podem ser sazonais. Sua amiga foi na época das chuvas?

    Zorah é bem mais confortável que Orixás. Villa Mango é para quem faz kitesurf.

Olás,
Infelizmente a minha experiência no Zorah agora no Carnaval de 2014 não foi um sonho…..
O hotel continua lindo sim , os funcionarios muito educados e solícitos mas erros infantis estão deixando clientes insatisfeitos : café da manhã péssimo com suco de melancia azedo, os MESMOS bolos eram servidos mais de 2 dias seguidos ( inacreditavel ! ) , isto tbem aconteceu um dia com queijo fresco mas como reclamei resolveram pelo menos com o queijo não fazer mais isto, frutas VELHAS : as maças estavam todas enrugadas !!! Isso mesmo, maçã ! Comer a sala de frutas nem pensar…. Não daria talvez nem para meu jabuti! Uma pena mesmo , senti uma certa mesquinharia… Tentando economizar num item tão importante! 4 hospedes que conversamos tbem estavam insatisfeitos com o café da manha que é a unica refeicao que o hotel oferece ! Reclamei no 2 o dia mas não adinatou nada …. Piscina já estava suja : rejuntes pretos e se vc passava a mao ou o pé , percebia a gordura nas laterais no fundo da piscina….. Uma pena pois a infra e a diaria paga ( R$ 1,350 ) demanda serviços impecaveis !!

Ricardo vc tem alguma avaliação do Carmel Charm Resort ou do Dom Pedro Laguna. Qual dos dois é melhor? Obrigado pelas dicas

    Olá, Denize! Quem responde é A Bóia. São dois ótimos hotéis; o Dom Pedro um nadinha mais próximo de Fortaleza do que o Carmel. Veja os sites e as resenhas no Booking e vá pelo seu coração 😀

O esquema lá oferece apenas o café da manhã. As demais refeições são feitas no hotel? Tem algo nas proximidades?

    Olá, Erica! Você pode almoçar e jantar no restaurante do hotel, pagando à parte. Se estiver de carro, pode também ir a Flexeiras, onde há restaurantes abertos na hora do almoço (na praia) e no centrinho (à noite).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito