Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1)

(Publicado no caderno Viagem & Aventura do Estadão em 17/3/09)

roma2

Ano passado fiz uma longa viagem para revisitar nove cidades essenciais: Lisboa, Madri, Barcelona, Roma, Paris, Amsterdã, Berlim, Londres e Nova York. Na maioria delas passei uma semana inteira. Em nenhuma dormi em hotel. Em cada uma das cidades aluguei um apartamento charmoso, pelo preço que me custaria um hotel sem-graça. No lugar dos corredores intermináveis de um hotelão tipo Ibis ou do quarto acanhado de um pequeno duas-estrelas, eu tinha sala de estar, cozinha completa – e um molho de chaves.

Fugir do hotel para o apartamento de temporada não é para todo mundo, nem para todo tipo de viagem. Mas se você pretende permanecer pelo menos cinco dias numa cidade e quer rechear sua rotina de turista com algumas experiências que só os moradores vivem, então o aluguel de apartamento pode mudar o seu jeito de viajar.

paris1c

Alugar apartamento é a nossa vingança contra o downgrade de hospedagem a que temos sido forçados pela desvalorização do real e pela escalada de preços das diárias dos hotéis. Nos últimos dez anos, enquanto o preço das passagens aéreas internacionais permaneceu estável em dólar, os hotéis dobraram ou triplicaram de preço, tornando-se o item mais caro de uma viagem internacional. Entretanto, a mesma bolha imobiliária que fez explodir as diárias dos hotéis também acabou fazendo surgir um enorme mercado de apartamentos para curtíssima locação. Graças à evolução da internet, apartamentos para alugar no mundo inteiro estão a alguns cliques das suas próximas férias.

novayork1

Como funciona?
Procurar apartamento de temporada no exterior não é muito diferente de procurar um apartamento na sua cidade. É preciso paciência para vasculhar diversas imobiliárias; a diferença é que elas estão na internet, e apresentam suas ofertas em inglês. Os recursos de busca variam de site para site – mas todos mostram fotos e informam localização e preço. Escolhido o apartamento, você preenche um formulário para confirmar a disponibilidade nas datas que deseja.

Para fechar negócio, é exigido um depósito – entre 30 e 40% do total. A maioria das agências aceita cartão de crédito. Algumas poucas, porém, só operam com PayPal, um sistema de transferência de fundos por cartão de crédito muito usado em sites com o eBay; se este for o caso, você vai precisar abrir uma conta no site PayPal.com.
O depósito normalmente corresponde à taxa da imobiliária. Assim que o pagamento é feito, a agência notifica o proprietário, que então entra em contato, por email, para combinar os detalhes da sua chegada. O saldo deve ser pago em dinheiro vivo, na entrega das chaves. Dependendo do contrato, deixa-se também uma caução, que é devolvida na sua saída.

londres1

Em que sites procurar?
O melhor ponto de partida é mesmo o Google. Digite, entre aspas, as palavras mágicas “vacation rentals” e, fora das aspas, o nome da cidade desejada, em inglês. Na primeira página vão aparecer os sites mais quentes. Faça uma segunda pesquisa, com o nome da cidade seguido de “apartments”. Pronto. Você já tem com o que brincar por uma semana.

Prepare-se para ver de tudo: de lixo total ao deslumbre absoluto, com preços de acordo. A maioria dos sites oferece uma coleção desparelhada, misturando apartamentos de decoração minimalista (sinal de que são mantidos apenas para alugar) com apartamentos lotados de tralhas (sinal de que o dono mora lá e só sai quando o apê é alugado). Alguns (poucos) sites ostentam apartamentos muito parecidos entre si – indício de que todos pertencem à agência.

Mundo inteiro: VRBO, Perfect Places, VacationHomeRentals
Portugal e Espanha: Friendly Rentals, Rent4Days, Traveling to Lisbon
Paris: RentParis, MonParis, ParisAttitude, NYHabitat/Paris
Nova York, Londres e Paris: NYHabitat, AlugueldetemporadaemNovaIorque.com
Berlim: All Berlin Apartments
Amsterdã: StayAmsterdam
Buenos Aires: BytArgentina, ApartmentsBA, HomesBA

amsterda1

É seguro?
Não dá para garantir 100% de segurança, porque é impossível pôr a mão no fogo por tantos proprietários avulsos. De todo modo, conduzir o processo por uma imobiliária sempre é menos arriscado do que tratar direto com o dono. Trocar vários e-mails antes de chegar – perguntando detalhes, pedindo dicas – ajuda a assegurar que o seu apartamento existe e estará disponível na data combinada.

Como alugar apartamento de temporada no exterior (Parte 2)

Como alugar apartamento de temporada no exterior (Parte 3)

622 comentários para “Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1)”

  1. Caríssimos, já há algum tempo tenho feito do VnV uma verdadeira bússola em todas as minhas viagens, seja através dos posts do Ricardo Freire, ou através das dicas preciosas da Bóia e dos colegas viajantes. Através dessas dicas, descobri o Airbnb e o mundo de oportunidades de hospedagem nos mais diferentes lugares. Ontem no drieverywhere.net li boas recomendações sobre o Wimdu, serviço concorrente do Airbnb. Alguém já o utilizou? Quais são as avaliações? Forte abraço em todos…e boa viagem!!!

    1. Olá, Rilder! É uma cópia do AirBnB. Escolha pelo apartamento e pela localização.

      1. Olá Bóia! O que tenho percebido nas minhas pesquisas pelo Wimdu é uma quantidade menor de ofertas e, talvez por isso, também oportunidades (preços e qualidade) melhores. Já utilizei o Airbnb em 4 países diferentes e tem funcionado muito bem.

        1. Olá, Rilder! O AirBnB inventou o sistema e tem maior penetração. É o Google, a Amazon, o e-bay deste mercado.

      2. Ola,

        O AirBnB eh do tipo em que o morador fica no imovel, ou eh tipo full rental?

        Grato

  2. Olá, Bóia e demais trips.

    Estou lançando no perguntodromo se alguém já alugou apartamento pelo site – http://www.holidaysproperties.com.

    Gostaria de saber se alguém já utilizou e se é confiável.

    Obrigado

    Ademar

    1. Olá, Ademar! Por favor, não repita várias vezes a mesma pergunta. Não temos referências sobre este site, mas veja aqui como pesquisar sobre a reputação de serviços na Internet: http://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

  3. Bem, na última viajem em família, a hospedagem foi feita em aparthotel. Procurei pelo booking.com. Em Paris, na Provence e nos Alpes franceses. Adoramos a liberdade de poder cozinhar, ficar a vontade. Nos sentimos cidadãos de cada lugar. Eu aconselho.

  4. Olá, eu já fiquei neste apartamento em Amsterdam, e no fim do ano estou voltando, pois eu amei. Indico sem nenhum medo. A proprietária foi muito atenciosa, café da manhã maravilhoso, e o apartamento…lindo!!! Na melhor localização de Amsterdam. Super recomendo!!!! Segue o link:http:
    //www.flipkey.com/amsterdam-condo-rentals/p391730/?utm_source=flipkey&utm_medium=email&utm_term=propertyname&utm_campaign=rbo_inquiry_confirm

    e em outro site:

    http://www.bedandbreakfast.nl/bed-and-breakfast-nl/amsterdam/apartment-herengracht/7866/#reviews

  5. Muito difícil encontrar apartamento quarto e sala para temporada de três meses em região perto do centro antigo como la latina por exemplo, em torno de 700 euros mês. É possível? Você tem alguma dica? Quando entro em contato a maioria é para período de no mínimo um ano.Já tentei idealista, fotocasa, segundamano. Todos com este problema.

    1. Olá, Renato! Nossa experiência é apenas para curta temporada. Três meses já configura outra situação, não é a nossa praia.

  6. Por favor, vou alugar um apartamento em Paris pelo site homeaway, gostaria de saber sobre sua confiabilidade.
    Obrigada!

    1. Olá, Angela! No Homeaway você aluga diretamente do proprietário; é como se fosse um site de classificados, não há intermediários.

      A dica, nesse caso, é escolher um proprietário que tenha resenhas positivas o bastante, e ficar de olho nas condições de aluguel. Não faça pagamentos por transferência bancária: http://www.viajenaviagem.com/2011/12/vai-alugar-ape-no-exterior-nao-faca-transferencia-bancaria/

  7. Boa noite! Estou pensando em alugar um apto nos EUA, mas soube que ha tributacao na remessa do pgto seja do sinal ou do valor total: 15%.
    E isto mesmo?
    Grata,
    Ana

    1. Olá, Ana! Não alugue apartamento que exija transferência bancária. Muitos golpes são aplicados desta maneira.

      Alugue apenas quando o depósito pode ser feito por cartão de crédito ou PayPal.

  8. Olá vcs!
    comecei agora a montar um roteiro de 15 dias em Paris para final de setembro de 2014. Vamos em família, 8 pax no total (3 casais 1 adulto e uma criança de 3 anos). O que vcs me recomendam, alugar uma casa ou hotel? To querendo uma casa, mas preciso de 4 quartos pra não ter confusão.
    Help!
    Tks
    bjs

    1. Olá, Bá! Alugar apartamento sai mais barato, se os hóspedes estiverem dispostos a dividir um mesmo teto. :)

      1. oi Boia, então… pensando nisso, achei um local que atende essas necessidades:
        o MyopenParis B&B localizado na 35 rue de Lyon, 75012 Paris, exatamente entre a Praça da Bastilha e a Gare de Lyon.
        Conhecem? estarei bem localizada?
        tks
        bjs

    2. Bom dia
      Por que você não tenta o site da Mon Paris? É de um brasileiro, o Roberto Haenel. Excelentes apartamentos, excelente localização, a equipe dele é atenciosíssima. Trate com a Sandra ou a Josiane, no telefone – 003133626891134. Qualquer dúvida, entre em contato comigo pelo email: aguida_adv@hotmail.com. Não ganho comissão alguma por indicar os apartamentos da Mon Paris; indico-os apenas, porque já utilizei, junto com minha família, os serviços da Mon Paris por duas vezes, e vamos usar pela terceira vez, em Julho de 2014.

  9. Ricardo,boa noite.
    Estou pretendendo viajar para Portugal,estou em negociação para locação de dois apartamentos,um em Lisboa por 7 dias e outro no Porto,essa negociação está sendo feita com traveling to Lisbon uma imobiliária de Portugal.Gostaria de saber se essa imobiliária é confiável e se é mais vantagem alugar um apartamento ou ficar num hotel!o preço total da locação!está em 833 euros,gostaria da sua ajuda,pois nunca viajei para Europa.
    Informo que os apartamentos são bem próximos do metro.Por fim a imobiliária está informando que a reserva não poderá ser feita pelo site,mais sim pelo escritório da empresa,como proceder? Grato Ricardo

    1. Olá, Ricardo! A recomendação é não mandar dinheiro por transferência bancária; apenas cartão de crédito ou PayPal.

  10. Boa noite.

    Por gentileza solicito a quem puder me ajudar… que me oriente quanto a melhor forma e mais simples de anunciar o aluguel do meu apartamento no bairro castelo em Belo Horizonte próximo ao Mineirão. A ideia é alugar por até 35 dias durante a copa do mundo de futebol 2014.

    Obrigado.

    1. Olá, Alexandre! Você pode usar sites como http://www.aluguetemporada.com , http://www.zaptemporada.com.br ou http://www.airbnb.com .

  11. Boa noite,

    Meu nome é Cleber e gostaria de contribuir com a matéria. Estive em Paris com minha noive em setembro/2013 e me hospedei em um apartamento no Boulevard Malesherbes com o pessoal do “A La Parisienne. Não ganho nada deles para fazer a indicação é só um testemunho para ajudar turistas. A imobiliária é gerida por brasileiros e o atendimento e os apartamentos são 100%

  12. Bom dia Ricardo

    Sou leitora assídua do seu blog. Eu e minha família vamos para a Europa em Julho/2014, com uma breve parada em Amsterdã (três dias apenas). Pesquisando na internet, descobri um comentário seu:

    “Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1)
    http://www.viajenaviagem.com/…/como-alugar-apartamentos-de-temporada-n…?
    24/03/2009 – Alugar apartamento é a nossa vingança contra o downgrade de …. Olá, eu já fiquei neste apartamento em Amsterdam, e no fim do ano …. A imobiliária é gerida por brasileiros e o atendimento e os apartamentos são 100%.”

    Gostaria de saber sobre qual imobiliária você se refere (A imobiliária é gerida por brasileiros e o atendimento e os apartamentos são 100%), em Amsterdã? Coisa de doido, sabe? Em Paris, alugamos apartamento de um brasileiro, e seria o máximo se encontrássemos um brasileiro para nos auxiliar no aluguel de um apartamento em Amsterdã. Simplesmente cessaríamos as buscas por outros apartamento ou hotel. Você pode nos ajudar? Desde já agradecemos sua compreensão. Obrigada
    Águida

    1. Olá, Águida! A imobiliária em questão, gerida por brasileiros, fica em Paris. Quem deixou essa dica foi um leitor nosso, e não o Ricardo Freire. (Você pode ler no comentário imediatamente acima.)

      O Ricardo Freire alugou uma casa-barco em Amsterdã. Para mais informações, veja: http://www.viajenaviagem.com/2009/03/como-alugar-apartamentos-de-temporada-no-exterior-parte-3/

  13. Boa tarde
    Eu novamente….e quanto a alugar as casas barcos….sabe me informar algo? Tipo: Qual o site? É seguro ( você sabe, nós brasileiros já estamos ficando acostumados com insegurança, o que não é bom). A segurança a que eu me refiro é: podemos sair durante o dia inteiro, não tem perigo de arrombarem a porta e levarem nossas pertences? Desculpe se a pergunta parece descabida, é porque eu praticamente moro na 2a. cidade mais violenta do país: Fortaleza.
    Obrigada

    1. Olá, Águida! O site da casa que o Ricardo Freire alugou está na parte 3 desta série. É só clicar. Você pode também tentar no http://www.airbnb.com . Somos apenas um blog de viagem, não temos como garantir que a casa-barco que você alugar, ou o apartamento que você alugar, ou o hotel que você reservar, em qualquer lugar do mundo, não vão ser alvo de furto.

  14. Bom dia

    Primeiramente desculpe, acho que você me entendeu mal. Não estou em busca de garantias, mas sim de opinião de quem já esteve lá, e já vivenciou algo como alugar uma casa barco. Desculpe. Devo ter me expressado mal.

    1. Olá, Águida! Os comentários do Ricardo sobre a experiência estão no texto.

  15. Boa noite a todos….eu moro em Roma, praticamente no centro,pertinho da basilica de San Giovanni e do Metro…. tenho um quarto que alugo para turistas, se alguem se interessar me contate…..
    nbarilli@hotmail.com
    meu cell: +39 3298024485 (whatsApp)

    Neide

1 ... 5 6 7

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!