Europa no inverno: impressões (e dicas) de um recém-chegado

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Praga

Fazia tempo que eu não passava a virada do ano no frio. Depois de dois anos seguidos com viagens ao hemisfério norte no inverno (2000/2001 Réveillon em Paris, 2001 carnaval entre Londres e Nova York, 2001/2002 Natal e Réveillon entre Andaluzia e Portugal), nunca mais tínhamos nos aventurado voluntariamente por temperaturas abaixo dos 10ºC. Você conhece o meu lema: nem sempre que eu tô feliz eu tô de Havaianas, mas sempre que eu tô de Havaianas eu tô feliz.

Em 2007, quando subi um post-enquete sobre Europa no inverno, tive que puxar pela memória para fazer minhas recomendações (que mais eram desrecomendações: "não vale a pena torrar uma grana que nos faz falta para brigar com as condições atmosféricas"). E, claro, pedi a opinião dos trips. Muitos contra-argumentaram dizendo que amam viajar no frio. Outros ainda vieram dizer que não têm outra alternativa; só podem tirar férias grandes em janeiro.

Pois bem. Acabo de chegar de 11 dias de inverno europeu (10 deles debaixo de neve). De maneira geral, mantenho a minha opinião de dez anos atrás. Adorei ter tido a sorte de viver um Natal Branco -- e desejo isso a todo mundo; foi mágico. Mas não gostaria de repetir isso todos os anos, não.

Se mantive minha opinião, por outro lado trouxe mais insights e dicas testadas para que você que não pode viajar em outra época (e mesmo você que adora frio) possa aproveitar ainda mais esta época no Hemisfério Norte.

Praga

As vantagens

Sim, até eu que não curto viajar no frio consigo enumerar algumas vantagens (até porque são evidentes).

- Menos turistas disputando espaço com você. O frio espanta as massas (e, no caso da Ponte Carlos em Praga, até mesmo os vendedores de bugigangas!). Isso é menos válido na semana entre Natal e Réveillon, que é semana de férias em todo lugar. Mas em dezembro antes disso, e depois em janeiro e fevereiro... pista livre.

- Hotéis menos caros. Com exceção da virada do ano, as diárias de hotel costumam ser sensivelmente mais baratas no inverno (a não ser, claro, em estações de esqui).

- Comer e beber com gosto e sem culpa. O inverno vem sempre forrado de coisas gostosas -- e sazonais -- para comer e beber. Mais do que em qualquer época do ano, comer é programa.

As desvantagens

- Aquelas que você já está desprovido de cabelos de saber. Dias curtíssimos (dezembro é pior, março menos). Os dias nublados parecem ainda mais cinzas e tristonhos do que no resto do ano. A Europa das mesas na calçada desaparece da vista. Longas caminhadas deixam de ser um prazer para virar um suplício. Nevascas podem trazer o caos aéreo (e às vezes até ferroviário) sem aviso prévio. Dirigir exige mais paciência e destreza (e, em algumas regiões, correias).

O que fazer

- Mantenha os pés secos e as extremidades aquecidas. Calçados impermeáveis são o item mais importante do seu vestuário. Meninas, arrumem um jeito de se sentir elegantes vestindo botas de trekking -- pés molhados e gelados são uma tortura (e uma porta aberta para a gripe). Luvas e gorro também são essenciais. E seu casaco precisa ser impermeável. Não exagere na estratégia cebola, ou você vai ter que se livrar de várias camadas sempre que entrar nos ambientes fechados, que são aquecidos. (Roupa de baixo colada no corpo, suéter de lã e um bom casaco devem ser suficientes, desde que você use luvas e gorro.)

- Privilegie cidades grandes. Pense que a sua viagem vai ficar mais confortável quanto maior for o número de atividades em ambiente fechado que você possa fazer. Lembre-se que, com exceção das estâncias de esqui (e de cidadezinhas com feiras natalinas), as cidades pequenas estarão hibernando (sobretudo à noite).

- Vai viajar em dezembro? Inclua lugares em que o Natal seja especial. A Europa Central comemora o Natal com mercados natalinos gostosíssimos. É o tipo de experiência sazonal que redime todas as dificuldades de viajar nesta época.

- Considere cidades que ficam abarrotadas no verão. No inverno elas oferecerão uma densidade demográfica bem mais palatável. Os melhores exemplos: Veneza e Praga. (De novo: na semana entre Natal e Réveillon a diferença será menos gritante.)

- Invista um pouco mais em hospedagem. Você vai ficar mais no quarto. Ou pelo menos vai querer um pouco mais de aconchego sempre que voltar. Para estadas a partir de cinco dias, alugar apartamento é ideal.

- Saia do hotel sabendo onde vai comer. O inverno rigoroso não é uma época apropriada para escolher restaurante ao acaso, na base da intuição. Faça o seu dever de casa e estude onde vai fazer as refeições e como se chega: ninguém merece rodar ao léu no frio e com fome.

- Vá devagar. O inverno deixa você naturalmente mais lento. Vá com tempo sobrando e usufrua da preguiça que o frio traz. Sua viagem fica muito mais gostosa quando você não abusa do organismo e segue o ritmo da estação.

Praga

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

489 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Andrea
AndreaPermalinkResponder

Oi gostei muito das dicas! Viajaremos em janeiro (Viena e Budapeste) e estou muito apreensiva com o frio pois nunca peguei neve! Eu quero isso, mas estou com medo rs. Eu gostaria de saber sobre a duração do dia no inverno pra eu montar um roteiro. Qual seria o horário ideal pra sair do hotel e iniciar as atividades? E quando começa a anoitecer? Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Os dias são mais curtos, mesmo. Você pode calcular as horas de sol durante a sua estadia usando este site: http://www.timeanddate.com/worldclock/sunrise.html

jarbas
jarbasPermalinkResponder

Diga lá Bóia. Um grande abraço a todos vocês. Estou marcando passagens para ir para a Europa com a família, esposa e três filhos, de 10 a 16 anos, para o início de janeiro. Achei passagem barata para Bruxelas e iria fazer Paris, Londres, Amsterdam e Bruxelas-Burges, sendo que no primeiro dia iria direto de Bruxelas para Paris. A diferença de preço de voos chegando em uma cidade e saindo de outra, no meu caso, dá mais de R$4.000,00 de diferença. Não compensa. Porém me surgiu a ideia de viajar de carro (R$1.600,00 por 15 dias), vez que como a minha família tem 5 pessoas os deslocamentos entre as cidades fica mais barato de carro do que de trem. Sei que o carro não combina com cidade grande na Europa. Assim, me surgiu um outro roteiro que posso fazer de carro, levando-se em conta que há passagens baratas também para outras cidade da Europa, como as cidades da Itália, Suíça, Espanha. O ideal é que o passeio roteiro possa circular uma determinada região ou países de forma que eu chego e saio da mesma cidade. Por último, se puder incluir estações de esqui, fica ainda melhor. No mais agradeço a atenção dispensada. Tudo de bom.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jarbas! Existem diversas regiões que podem ser exploradas de carro na Europa, mas leve em conta que em janeiro faz um frio danado. A melhor opção para a época é concentrar a viagem em grandes capitais, que têm opções de lazer em locais abrigados do frio.

Larissa Soares Delalana

Boa Noite!

Viajaremos dia 15 de Dezembro para Bruxelas e voltaremos dia 02 de Janeiro, saindo de Bruxelas também. Gostaríamos de conhecer, Bruxelas, Amsterdã, França, Itália e Alemanha e estamos muito convulsos, visto que será nossa primeira viagem para Europa.
Gostaria de ter uma opinião de alguém que já foi, no quesito se você acha que dá tempo, no inverno que hora fecha as coisas na Europa, se vai ficar muito corrido para conhecer tudo.

Muito obrigada

Larissa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Larissa! Em 15 dias, sem estar em excursão, você não conseguirá fazer tantos lugares com proveito.

Comece seu planejamento por este post:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa

Alberto
AlbertoPermalinkResponder

Queridos Ricardo e boia,
Estou planejando uma viagem à Itália em dezembro com a minha família: duas crianças (7 e 2 anos), três adultos e dois idosos (79 anos) com dificuldade de locomoção. Pensei em visitar a Toscana e assistir a missa do Galo no Vaticano, além de conhecer Roma.
Pergunta: estou entrando numa roubada? Viajaria de 13 a 31/12.
Grato
Alberto

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alberto! As cidadezinhas do interior da Toscana estarão hibernando. Priorizem cidades grandes e médias, como Milão, Veneza, Florença, Siena e Roma.

Salmito de Almeida Filho

Olá Ricardo,

Viajarei para a Europa em fevereiro e passarei 20 dias começando por Lisboa, Paris, Amsterdam e terminando em Dublim. Nesta época chove muito ou é só o tempo que vai tá frio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Salmito! Aqui quem responde é A Bóia. Conte sempre em pegar alguma chuva na Europa. Você só escapará da chuva se for no alto verão para países do sul (Itália, Espanha, Portugal). No resto do ano, e sobretudo em lugares desse miolo aí (Holanda, Bélgica, Inglaterra, Irlanda), o chuvisqueiro é uma constante.

Sergio Ferreira

02 de dezembro vou a Alemanha, Berlim, Frankfurt, Munique e se der Viena Áustria. Devo fazer de trem e gostaria de passar pela Floresta Negra, é possível, estamos em quatro adultos.Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! Por favor não repita perguntas em posts diferentes.

Respondemos no outro em que você perguntou:
http://www.viajenaviagem.com/destino/berlim/comment-page-1#comment-434574

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Gostamos de voajar no inverno mesmo, mas nunca fomos em uma época tão fria, (20 a 05 de janeiro) na europa. Gostaria de saber dicas sobre roteiro da França no invenro e portugal no inverno também. Vamos de Paris a Portugal com uma cia lowcost para o ano novo. ( PS: Você acha que Saint Michel não tem graça no inverno, ou vale a pena ir mesmo neste friooooo de final de ano?)
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Portugal é menos frio do que a França. Todo o turismo ao ar livre fica prejudicado. Melhor pensar em cidades grandes, onde há muito o que fazer em ambientes protegidos. Isso está escrito no texto, por favor leia com atenção.

Renata
RenataPermalinkResponder

Adorei as dicas.... Mas como é minha primeira vez na Europa, tenho algumas dúvidas. Vou em janeiro/15 pq será minhas ferias e tb pq o pacote é mais em conta. Vou p/ Paris, Roma, Veneza, Florença e Zurique. O que não pode faltar na mala p/ aguentar o frio??? Obrigada!! smile

beatriz
beatrizPermalinkResponder

Gostaria de saber a que horas amanhece no inverno na europa, especialmente paris, bruxelas e berlim. Vi varios posts falando sobre o anoitecer a partir de 16 hs somente. Outra duvida é sobre o melhor horario para sair do hotel para iniciar os passeios e visitas a museus? Obrigada. Ja estive na europa na primavera, mas agora irei em dezembro e inicio de janeiro e estou perdida.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beatriz! Não conte com ver luz do sol antes das 8h no auge do inverno.

beatriz
beatrizPermalinkResponder

Obrigada!!!!

Marissol
MarissolPermalinkResponder

Bom dia! Adorei o seu site! Vou para Europa com meu marido e mais um casal dia 19 de dezembro, vamos a Barcelona, Andorra, Santiago de Compostela e gostaria de ir a Paris. Vc acha que Paris perde seu charme nessa época? Se sim, pode indicar algum outro destino? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marissol! Paris nunca perde o seu charme. wink

Sidnei Filho
Sidnei FilhoPermalinkResponder

Oi! Gostei muito das suas dicas.
Você poderia me dar uma sugestão de onde passar o Natal e o Réveillon? Eu e meu namorado chegaremos em Londres no dia 18/12 e retornaremos para o Brasil em 11/01. A grana está curta, por isso meu roteiro, a princípio, será Londres, Paris, Bruxelas e Amsterdã (pelo fato de um ser próximo do outro).
Já conheço Paris e Londres de um verão de 2012, mas sei que devido ao frio nós teremos mais tempo para focar na parte artística e cultural (ambientes fechados).
Questiono porque não sei qual lugar é mais agitado nessas datas comemorativas, pois os demais dias prometem ser mais mórbidos.

Grande abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sidnei! Natal e Ano Novo não são tão animados na Europa como são aqui no Brasil. Faz frio nas ruas e depois de meia-noite todo mundo volta pra casa ou vai para festas fechadas. Para dicas de onde passar o Natal e Ano Novo, veja:
http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2015
http://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-noite-natal-durante-viagem/

andrea siqueira

Olá Bóia,
Pensamos em ir para Lisboa e Sevilha por 10 dias no carnaval do ano que vem com 2 filhos (1 menino de 8 e uma menina de 3 anos). Que programas devemos fazer com as crianças? Além dos miradouros, o castelo em sevilha, alguns museus, etc? obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Torre de Belém, Oceanário, pastéis de Belém, museu dos coches, plaza de toros, flamenco... tudo isso será interessante para o garoto de 8 anos. A menina de 3 curtirá o Oceanário e precisará de uma pracinha de vez em quando.

Mário Penna
Mário PennaPermalinkResponder

Estamos indo para Europa de 13/FEV/2015 a 01/MAR/2015 ( 16 Dias ). Qual a região menos fria e interessante para visitar ? Agradeço e fico no aguardo da sugestão. Abs,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mário! No final de fevereiro as temperaturas não devem estar tão congelantes. Mas se quer fugir do frio, fique entre Portugal e Espanha.

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Olá, eu e minha esposa iremos para a Italia no dia 23/01/15 e retornamos no dia 03/02/15, qual seriam as melhores cidades para conhecermos? É possível conhecer a toscana de carro? Obrigado e parabéns pelo site

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiago! O inverno não é a melhor estação para rodar de carro por cidades pequenas. Privilegie as cidades maiores. Roma, Florença, Siena e Veneza são boas pedidas.

Isabelle
IsabellePermalinkResponder

Ola, adorei suas dicas. Eu estava planejando viajar para Europa em Janeiro e umas das cidades que vou é Amsterdam. Neva lá? Pois estava pesquisando e vi que faz muito frio lá, aí fiquei curiosa em saber se neva nessa época(final de janeiro/começo de fevereiro). Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabelle! Joga "Amsterdam snow" no Google pra ver as fotinhos mrgreen

Júlia
JúliaPermalinkResponder

Oi, gostei muito das dicas. Estou planejendo uma viagem de 25 dias, e gostaria de saber de cidades ir e quanto tempo passar. Gostaria de lugares turísticos com importância cultural e lazer.
Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Júlia! Comece a sua pesquisa por aqui: http://www.viajenaviagem.com/destino/europa-geral/

fatima
fatimaPermalinkResponder

Oii! Estamos organizando uma viagem em dezembro para Milão incluindo um cruzeiro saindo de savona no dia 13. Vcs acham será uma boa fazer um cruzeiro nesta época?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fatima! Você não menciona quais seriam os destinos mas, no geral, o inverno não é a melhor estação para fazer cruzeiros. wink

Hélida Caparelli

Boa tarde. Estou indo a Londres e Paris no carnaval de 2015. Ainda estará muito frio por lá? É melhor comprar as roupas aqui ou adquirir algumas por lá. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hélida! O carnaval em 2015 será em fevereiro. Ainda estará frio na Europa. Vale mais a pena comprar roupas de frio lá, mas só faça isso se você tiver algum casaco que dê conta do recado até poder se equipar devidamente na loja de departamentos mais próxima mrgreen

Para saber as médias de temperatura em Londres e Paris no mês de fevereiro, veja:
http://www.worldweatheronline.com/London-weather-averages/City-Of-London-Greater-London/GB.aspx
http://www.worldweatheronline.com/Paris-weather-averages/Ile-De-France/FR.aspx

HELOISA FROIS
HELOISA FROISPermalinkResponder

Olá! Seu site é imbatível!!! Terei 1 dia de "folga" em Lisboa no início de novembro. Vale a pena fazer bate e volta de um dia só no Algarve? Tem alguma empresa de turismo em Lisboa que faz isso? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Heloisa! O Algarve não cabe em um bate-volta, e no inverno você não aproveitaria tanto a região. Veja dicas para o seu dia livre no guia de Lisboa: http://www.viajenaviagem.com/destino/lisboa/

Aline
AlinePermalinkResponder

Boa noite!! Eu e meu marido estamos planejando nossa primeira viagem para a Europa. Por conta do trabalho dele, só conseguiremos pegar férias na semana do Natal e Ano Novo, por isso pensamos em viajar no período de 20/12 a 01/01. Qual roteiro você sugere?

Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Lamentamos, mas não podemos fazer roteiros personalizados. Mas a gente pode ajudar nas dúvidas que você tiver. Como inspiração, navegue no menu “Europa” ali no alto da tela. wink

Alessandra Ferreira Bretãs

Olá , meu nome é Alessandra e eu e meu marido, juntos com outro casal de amigos só temos a data de 31/01/15 a 15/02/15 para irmos a Europa , chegaremos em Paris no dia 31/01 /15 , gostaríamos de conhecer Amsterdã , algumas cidades na Alemanha , Genève e Veneza e voltando para terminar em paris . Gostaríamos de se possível dicas de se vale a pena irmos nesta data e um roteiro interessante de cidades e locais para visitarmos e podermos aproveitar o máximo a viagem. Temos intenção de ir de mochila e até incluir trechos de carro e de trem. Aguardo resposta se der , inclua dicas de hotéis ou pousadas . Obrigada .

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! Infelizmente não temos como fazer roteiros individuais.

Nessa época, é complicado andar de carro. Nevascas podem interromper estradas, sobretudo as secundárias, que são as que valem a pena ser percorridas.

Comece a planejar seu roteiro por este post:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa

Nâo deixe de clicar no post "Quantos dias em cada lugar?". Não dá para visitar tantos lugares em 15 dias sem estar numa excursão.

Marciel
MarcielPermalinkResponder

Olá Ricardo e boia,
Estou indo para a Itália agora no fim do ano 10/12 e 07/01. Irei primeiro para Bolonha. Gostaria de algumas dicas de locais interessantes para visitar. Gostaria de Visitar Florença, Siena, Veneza, Roma e talvez um pulo em paris.

Grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marciel! Não fazemos roteiros personalizados. O ideal é fazer do norte para o sul ou ao contrário. Você pode começar por Veneza e ir descendo até Roma ou vice-versa. Para dicas de como montar o seu roteiro, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/
http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla