Europa no inverno: impressões (e dicas) de um recém-chegado

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Praga

Fazia tempo que eu não passava a virada do ano no frio. Depois de dois anos seguidos com viagens ao hemisfério norte no inverno (2000/2001 Réveillon em Paris, 2001 carnaval entre Londres e Nova York, 2001/2002 Natal e Réveillon entre Andaluzia e Portugal), nunca mais tínhamos nos aventurado voluntariamente por temperaturas abaixo dos 10ºC. Você conhece o meu lema: nem sempre que eu tô feliz eu tô de Havaianas, mas sempre que eu tô de Havaianas eu tô feliz.

Em 2007, quando subi um post-enquete sobre Europa no inverno, tive que puxar pela memória para fazer minhas recomendações (que mais eram desrecomendações: "não vale a pena torrar uma grana que nos faz falta para brigar com as condições atmosféricas"). E, claro, pedi a opinião dos trips. Muitos contra-argumentaram dizendo que amam viajar no frio. Outros ainda vieram dizer que não têm outra alternativa; só podem tirar férias grandes em janeiro.

Pois bem. Acabo de chegar de 11 dias de inverno europeu (10 deles debaixo de neve). De maneira geral, mantenho a minha opinião de dez anos atrás. Adorei ter tido a sorte de viver um Natal Branco -- e desejo isso a todo mundo; foi mágico. Mas não gostaria de repetir isso todos os anos, não.

Se mantive minha opinião, por outro lado trouxe mais insights e dicas testadas para que você que não pode viajar em outra época (e mesmo você que adora frio) possa aproveitar ainda mais esta época no Hemisfério Norte.

Praga

As vantagens

Sim, até eu que não curto viajar no frio consigo enumerar algumas vantagens (até porque são evidentes).

- Menos turistas disputando espaço com você. O frio espanta as massas (e, no caso da Ponte Carlos em Praga, até mesmo os vendedores de bugigangas!). Isso é menos válido na semana entre Natal e Réveillon, que é semana de férias em todo lugar. Mas em dezembro antes disso, e depois em janeiro e fevereiro... pista livre.

- Hotéis menos caros. Com exceção da virada do ano, as diárias de hotel costumam ser sensivelmente mais baratas no inverno (a não ser, claro, em estações de esqui).

- Comer e beber com gosto e sem culpa. O inverno vem sempre forrado de coisas gostosas -- e sazonais -- para comer e beber. Mais do que em qualquer época do ano, comer é programa.

As desvantagens

- Aquelas que você já está desprovido de cabelos de saber. Dias curtíssimos (dezembro é pior, março menos). Os dias nublados parecem ainda mais cinzas e tristonhos do que no resto do ano. A Europa das mesas na calçada desaparece da vista. Longas caminhadas deixam de ser um prazer para virar um suplício. Nevascas podem trazer o caos aéreo (e às vezes até ferroviário) sem aviso prévio. Dirigir exige mais paciência e destreza (e, em algumas regiões, correias).

O que fazer

- Mantenha os pés secos e as extremidades aquecidas. Calçados impermeáveis são o item mais importante do seu vestuário. Meninas, arrumem um jeito de se sentir elegantes vestindo botas de trekking -- pés molhados e gelados são uma tortura (e uma porta aberta para a gripe). Luvas e gorro também são essenciais. E seu casaco precisa ser impermeável. Não exagere na estratégia cebola, ou você vai ter que se livrar de várias camadas sempre que entrar nos ambientes fechados, que são aquecidos. (Roupa de baixo colada no corpo, suéter de lã e um bom casaco devem ser suficientes, desde que você use luvas e gorro.)

- Privilegie cidades grandes. Pense que a sua viagem vai ficar mais confortável quanto maior for o número de atividades em ambiente fechado que você possa fazer. Lembre-se que, com exceção das estâncias de esqui (e de cidadezinhas com feiras natalinas), as cidades pequenas estarão hibernando (sobretudo à noite).

- Vai viajar em dezembro? Inclua lugares em que o Natal seja especial. A Europa Central comemora o Natal com mercados natalinos gostosíssimos. É o tipo de experiência sazonal que redime todas as dificuldades de viajar nesta época.

- Considere cidades que ficam abarrotadas no verão. No inverno elas oferecerão uma densidade demográfica bem mais palatável. Os melhores exemplos: Veneza e Praga. (De novo: na semana entre Natal e Réveillon a diferença será menos gritante.)

- Invista um pouco mais em hospedagem. Você vai ficar mais no quarto. Ou pelo menos vai querer um pouco mais de aconchego sempre que voltar. Para estadas a partir de cinco dias, alugar apartamento é ideal.

- Saia do hotel sabendo onde vai comer. O inverno rigoroso não é uma época apropriada para escolher restaurante ao acaso, na base da intuição. Faça o seu dever de casa e estude onde vai fazer as refeições e como se chega: ninguém merece rodar ao léu no frio e com fome.

- Vá devagar. O inverno deixa você naturalmente mais lento. Vá com tempo sobrando e usufrua da preguiça que o frio traz. Sua viagem fica muito mais gostosa quando você não abusa do organismo e segue o ritmo da estação.

Praga

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

601 comentários

marcella
marcellaPermalinkResponder

Olá, eu tenho uma dúvida. Vou pra berlim em janeiro. E estava pensando em ir com 2 sobrepeles, uma daquelas de manga comprida grossinhas e um sobretudo por cima. O sobretudo é impermeavel, porem, acho que ele não esquenta muito. Mais recomendavel comprar um casaco que esquente, ou colocar mais sobrepeles e afins?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcella! Um casaco que esquente bem é sempre mais vantagem, pois todos os lugares fechados tem calefação. Se você usar muitas camadas de roupas embaixo do seu sobretudo, toda vez que entrar em um museu, restaurante ou loja, vai ter que tirar um monte de roupa, ou vai morrer de calor. wink

O Ricardo Freire dá uma dica de casaco aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2011/11/piumino-voce-ainda-vai-ter-um

Vitor
VitorPermalinkResponder

Vou para Londres em 14 março, passarei 3 dias e depois irei para Amsterda de avião (easyjet). O clima em março é ruim para pegar voos ? tenho risco de o aeroporto fechar por conta do clima? Devo fazer uma reserva de trem para garantir?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vitor! Pode nevar ainda em março, mas é bastante raro fechar aeroporto por isso. Ninguém na Europa compra passagens de trem sobressalentes para os dias em que vai viajar de avião no inverno. Escolha um dos dois meios e relaxe.

Júlio
JúlioPermalinkResponder

Olá Ricardo. Minha namorada está fazendo intercâmbio na Itália (Turim) e agora em janeiro vou passar umas férias esticadas com ela. Chego dia 09/01 e fico até 28/02. Estamos planejando fazer alguma viagem mais demorada (15 a 20 dias) pela Europa mas não queríamos congelar tanto..rsrs. Estávamos considerando o roteiro Bélgica (temos hospedagem com parentes dela em Ghent) - Holanda (Amsterdã) - Alemanha (Munique e Berlim). Mas cada vez que eu leio sobre o inverno nesses lugares me desanimo. Outra opção seria fazer o sul da Itália a partir de Roma e, em tese, fugir do frio pesado. Qual desses roteiros teria a melhor relação custo-benefício em relação ao aproveitamento no inverno? Aceito sugestões...rsrs. Forte abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Júlio! Na Bélgica, na Holanda e na Alemanha vocês vão pegar bastante frio. Se quiser fugir de temperaturas tão baixas, pense na Andaluzia (com menos filas, nesta época), em Barcelona e em Portugal.

Diego Monteiro

Boa tarde! Quase nunca ouço que Portugal, Espanha e França sofram tanto com o inverno rigoroso. Vou dia 23FEV e gostaria de saber se nesses países devo me preparar bem para o frio das datas e se há possibilidade de neve? Parabéns pela matéria!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! Portugal e Espanha sofrem menos no inverno. O ideal é ir acompanhando a previsão do tempo para as cidades que você planeja visitar, para saber como vai estar o clima na data da sua viagem. Você pode usar sites como o World Weather Online:
http://www.worldweatheronline.com/

CARMELA
CARMELAPermalinkResponder

...pois tbém concordo ficar procurando restaurante é complicado com mto. frio. Vc. tem uma relação de bons restaurantes e bares q. não são uma "fortuna" em ROMA? Vms. estar por lá em Janeiro e tbém nas cidades vizinhas...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carmela! Ainda não temos dicas de restaurantes em Roma, mas você encontra sugestões aqui:
http://turismoemroma.com/category/comer-e-beber/
http://ehgia.com.br/sete-lugares-onde-comer-em-roma-3/

tania regina silva e souza

Ricardo, o que vc diz da viagem de trem de roma a barcelona, passando por Milao. Fica mais em conta nesta epoca do ano e e uma viagem agradavel? Iamos pela empresa Ryanair, mas esgotaram os voos. E pela empresa Vueling esta muito cara a passagem. obrigada e aguardo sua resposta

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tania! Quem responde é A Bóia. Vá de avião. De trem você perderá o dia inteiro e não sairá barato.

João Macedo
João MacedoPermalinkResponder

Olá
Moro no nordeste e estou com roteiro em maio para Roma, innsbruck, lucerna, Bruxelas e Bruges...o que devo levar para me manter bem aquecido?

Camila Rodrigues

Olá, irei em lua de mel para Paris dia 02 nov 2015.. gostaria de algumas dicas se possível, planejo fazer um tuor pela Europa, por enquanto só defini Paris, tem algum percurso pra me indicar? Nessa época já tem neve por lá? Obrigada!! Tenha uma ótima semana.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Tudo vai depender do tempo que você terá disponível para viajar e que lugares gostaria de conhecer. Para ajudar a montar o seu roteiro, leia:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

Não é comum ter neve em novembro em Paris.

Depois que escolher por onde quer passar, podemos dar nossos pitacos. wink

Camila Rodrigues

Ops, tour**

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Olá, gostaria de saber se no leste europeu em fevereiro o inverno é muito rigoroso, pois estou na maior dúvida se devo viajar nesta época. Pretendemos ir a Berlim, Budapeste, Praga e Viena.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Esteja preparada para mínimas negativas e máximas em torno de 10ºC.

Mamute da Oficina de Inverno

Ricardo adorei o post, parabéns! Muito bom ler seus posts, sempre com dicas incríveis. =)

Abraços calorosos,
Oficina de Inverno ❅

Camila
CamilaPermalinkResponder

Olá, vou viajar pela Europa em Fevereiro e estou com uma dúvida que não consigo decidir...
Dia 16/02 a noite volto para o Brasil saindo de Barcelona (pois passarei metade de minha estadia lá em um curso).
Meu último destino será Berlin.
Chego em Berlin no dia 12/02 pela tarde e gostaria de aproveitar a cidade até dia 16, indo para Barcelona apenas no 16/02 pela manhã.
No entanto, estou com medo que o vôo Berlim > BCN atrase por mal tempo e eu perca meu vôo BCN > Brasil.
O que acha? É muito arriscado mesmo deixar para sair de Berlim apenas no dia 16 ou posso fazer isso sem medo rs!?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Durma em Barcelona na sua última noite. Não dê chance ao azar wink

Paula
PaulaPermalinkResponder

Olá!
Gostaria de saber informações sobre o clima em meados de março !
Vou acompanhada do marido e mais duas crianças! Ainda estará Mto frio?
Pretendo escolher 4 países, o q vc sugere e qts dias necessários em cada país para n ficar mto cansativo e ao mesmo tempo ter tempo para aproveitar cada país?
Roupas... É melhor deixar para comprar a maioria apropriada ls ou levar daqui?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Estará ainda muito frio. O inverno vai oficialmente até 20 de março. Esteja preparada para mínimas de zero grau e, em dias frios, máximas que não vão muito além dos 10ºC.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa

Mariana Pacheco

Olá! Estou indo fazer um curso de 1 mês em Florença e gostaria de dicas de passeios de final de semana para a região! Tinha pensado em ir para Cinque Terre passar o dia, mas li que talvez não valha a pena! E a região de Chianti, vale??? O que vcs me recomendariam??? Obrigada

Gisela Amaral
Gisela AmaralPermalinkResponder

Olá
Estou em Lisboa onde ficarei até fim de janeiro.
Gostaria de informações sobre possibilidades de turismo rural, de preferência mais próximo à Lisboa. Prefiro acomodações mais simples, onde possa estar mais próxima do cotidiano de vida e trabalho das pessoas. Não me interesso, em princípio, por caves ou vinícolas. Desde já, agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gisela! O Alentejo é uma mina de vilarejos pitorescos. Alugue um carro por um dia para andar pela região, você pode descobrir assim um lugar para ficar.

Ilma Madureira

Olá, será que existe algum lugar na europa que nao neva no Inverno? A pergunta pode parecer exdrúxula, mas como passo muito mal no verao, gostaria de mudar minhas viagens a europa cidades que nao tenham neve (detesto rsrs) e nao me farao bem a saúde . Grata

Ilma Madureira

Ops: Na minha frase acima uma correçao "...A pergunta pode parecer esdrúxula...".
Na realidade gostaria de sugestoes de lugares nao muito frios. Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ilma! Andaluzia, na Espanha, é ideal para ir no inverno.

Marta Monteiro Amaral

Boia, tenho 20 dias para visitar um pouco da Europa.com meu marido e filha de 10 anos.Sabendo que é inverno e gostaria de evitar temperaturas muito baixas,pensei em fazer Madri, Marrocos( África), Barcelona e Paris. O que vc acha e quantos dias necessitaria em cada local.
Obrigada! Marta

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marta!

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

Andaluzia e Barcelona têm temperaturas agradáveis, mas em Madri faz bastante frio. Em Paris também. Para o Marrocos separe pelo menos uma semana; é uma outra viagem.

nadia
nadiaPermalinkResponder

Estarei fazendo a rota romantica da Alemanha de carro a partir do dia 17 de março.
Você acha que pegarei muito frio? Quanto mais ou menos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nadia! Vale dar uma olhada no site do Weather.com e ver a média histórica de temperatura das cidades em que você vai passar.

Luciane
LucianePermalinkResponder

Ola, meu marido vai para Milão em novembro a trabalho. Vamos tirar férias antes e fazer uma viagem pela Itália. Quais os lugares que vc indicaria para ir nessa época do ano?

Jaciara Lauffer

Qual seria um bom roteiro para 15 dias na Itália em janeiro? Pelos posts que li as pequenas cidades não serão uma boa ideia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jaciara! Temos um roteiro-base aqui: http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

Privilegie cidades grandes. É uma boa época para visitar Veneza e Florença, que recebem menos turistas no inverno.

Ivan
IvanPermalinkResponder

Olá.
Estou querendo viajar para a Itália em Fevereiro de 2016. Como é o clima por lá nessa época? E as opções de turismo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivan! Estará bastante frio, será inverno ainda. Sobre fazer turismo no inverno, por favor leia o texto do post, vale para a Itália também.

Rosangele Maria

Devo viajar dia 23/03 para Paris, Londres e Amsterdam, ainda pegarei dias muito frios?

Rosangele Maria

Gostaria de Dicas de lugares imperdiveis, em Paris, Londres e Amsterdam, terei 3 dias em cada lugar. grata

Paulo Cesar Pelaes Aguiar

Boa noite

Boia

Depois de roma vou para paris, de 11 a 17/03, quero saber do clima por lá, agora em março, vou conseguir me divertir e andar de moto por lá?
Voçe me indica alguma locadora?

grato, paulo aguiar

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo Cesar!

Estará bastante frio ainda, é inverno.

Débora
DéboraPermalinkResponder

Olá, Bóia.
Pretendo passear pelo Leste Europeu mais ou menos entre 30 de novembro e 12 de dezembro. Como, embora já seja frio, ainda é outono, você acha que já devo pegar temperaturas negativas? Gosto muito de frio, mas não queria congelar demais andando por lá, rsrsrs... Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Débora! Sim, você pode pegar temperaturas próximas a zero.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar