De Santiago a Puerto Montt de carro: onde parar?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Osorno, ChileA Sonia vai em novembro para o Chile; o plano de viagem é alugar um carro em Santiago e descer até Puerto Montt. Ela pergunta: onde vale a pena parar pelo caminho?

A Sonia não disse de quanto tempo dispõe para a viagem. Mas antes de mais nada é bom saber o tamanho da empreitada.

De Santiago a Puerto Montt são 1.100 km -- mais ou menos a mesma distância entre São Paulo e Porto Alegre. Ida e volta, seriam 2.200 km.

Segundo estimativa do Google Maps, ir e voltar entre Santiago e os lagos requer 40 horas dirigindo.

Nunca fiz esta viagem, mas em teoria eu não sou adepto da estratégia "tripa" para viajar no Chile. As distâncias são grandes e, no approach "tripa", você acaba ignorando o que há do ladinho, na Argentina (e, no norte, também na Bolívia). Eu sou pela estratégia "esquartejamento": acho que vale  mais a pena seccionar o território e fazer viagens casadas, entrando por um país e voltando por outro -- ou então fazendo rotas circulares, quando der para atravessar a fronteira em pontos diferentes. Sou também adepto de alugar e devolver o carro num país, então atravessar de ônibus (ou barco) e alugar um outro carro no outro país.

Mas isso é um assunto para outro(s) post(s). Neste aqui vamos tentar extrair o melhor da estratégia "tripa".

Bom. De cara eu tentaria devolver esse carro em Puerto Montt, voltando de avião a Santiago.

Quais seriam os melhores pontos de parada?


Visualizar Chile - de Santiago aos Lagos Andinos em um mapa maior

Antes de descer, eu aproveitaria o carro para dar uma passadinha em Valparaíso e Viña del Mar, que estão a 120 km de Santiago, na direção oeste. Eu adorei Valparaíso, como dá para ver neste post. Pernoitando por lá, dá para dar uma chegadinha àquela que muitos dizem ser a mais bonita das casas de Neruda, Isla Negra, que fica em El Quisco, 70 km ao sul.

Entre a costa e Santiago fica o Vale de Casablanca, mas eu pularia. Isso porque a primeira parada interessante ao sul de Santiago é justamente o Vale de Colchagua, a região vinícola chilena do momento. San Fernando, a 150 km de Santiago, é a cidade por onde passa a auto-estrada. Ali perto não deixe de visitar a Casa Silva e a Clos Apalta.

O próximo ponto de interesse são as termas de Chillán, que fora do inverno se transformam num destino de montanha com várias atividades em meio a natureza (e as águas termais, que são uma atração também na temporada de neve). Chillán fica a 310 km de San Fernando (460 km de Santiago; há um trem da TerraSur que faz o trajeto em 5 horas).

Continuando para o sul, o próximo destino espetacular é Pucón, uma cidade que é tipo assim uma micro-Barilochezinha, à beira do lago Villarrica, com direito a vistas para o vulcão (também Villarrica). Está a 380 km de Chillán, ou pouco mais de 800 km de Santiago. Sem carro, pode-se ir de avião a Temuco, que está a 100 km.

Em Pucón já se está na região dos Lagos Andinos chilenos. De lá a Valdivia são 150 km. De Valdivia a Osorno, 110 km. Depois são mais 105 km a Puerto Varas, que é a melhor base para explorar a região. Puerto Montt (onde está o aeroporto) fica a vinte minutinhos. Frutillar, cidade beira-lago lindinha, também está do lado. Tendo tempo, dá para se aventurar pela rusticíssima ilha Chiloé, 120 km mais para o sul.

E você? Já fez esta viagem? Defende a estratégia "tripa"? Tem dicas pra dar pra Sonia? Somos todos ouvidos!

Leia mais:

Todas dos Lagos Andinos no Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

112 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Rafael
RafaelPermalinkResponder

Bom dia,

O que acha desta viagem tripa até puerto varas e conclusão com travessia do lago até bariloche e retorno ao brasil por lá?

Quantos dias seriam ideais em cada cidade citada neste post?

teremos 10 / 12 dias em setembro...

Ah, tem ideia do custo de locação de veiculo no chile?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael!

Orce carro em sites como o do nosso parceiro Rentalcars.

Com 12 dias, você pode passar 4 dias em Santiago, 3 + 1 em Puerto Varas e 3 + 1 em Bariloche. Dois dias serão perdidos em deslocamentos e por isso não contam.

Felipe Piniano

ola,

estarei indo para o Chile em Setembro.

já reservei um carro lá em santiago no dia 11 pois no dia 13/09 quero iniciar a ida para o Sul do Chile, acredito que vou seguir seu roteiro acima, porem gostaria de saber como será o clima na regiao sum no mes de setembro(vai fazer muito frio?) Outra duvida é se é aconselhavel fazer este roteiro com uma criança de 6 anos(meu filho) será que ele vai gostar? será que p ver o vulcão é possivel chegar de carro ou só a pe? pq ai ele n vai querer andar tanto...

obs. vou voltar de carro quantos dias será necessario ?

obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! São 40 horas de viagem (ida e volta). Só você pode saber se o seu filho vai gostar de passar 40 horas dentro de um carro, mesmo considerando várias paradas. Talvez fosse melhor voltar de avião, como sugere o Ricardo Freire no post acima.

Para ver as médias históricas de temperatura em Santiago em setembro, veja: http://www.worldweatheronline.com/Santiago-weather-averages/Region-Metropolitana/CL.aspx

Nesse tipo de viagem, fica difícil cacular quantos dias você irá levar. São vários fatores a serem considerados. Só você poderá calcular a sua rota. smile

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Olha, já fiz essa viagem muitas vezes. De Santiago a Puerto Montt são pouco mais de 1000 kms, em uma estrada que é praticamente só reta, duas pistas, um tapete, e que só tem mais trânsito nos primeiros 200 kms desde Santiago. A velocidade máxima e a média é de 120 kms/h, sempre fiz em 10 horas. Esse cálculo do Google Maps de 20 horas é furada!

Bruno Viana
Bruno VianaPermalinkResponder

Olá, no meu caso viajarei em janeiro e tenho que estar numa determinada sexta em Pucon por conta de um compromisso. Estava com ideia de alugar um carro em Santiago e fazer todo esse trecho quase que de uma vez só na ida. Na volta sim, pretendia retornar com calma em diversas paradas. Estou pretendendo para essa volta, algo em torno de 5 dias. O que acham?

Marcia Rodrigues

Não defendo viagem teipa mas ja que a passagem esta comprada vamos la.
Eu ja conheco San Pedro do Atacama, Santiago, Valparaíso e Vinã sel Mar.
Tenho 15 dias, da para fazer até terra del Fuego? Sabes a melhor opção custo beneficio? Carro alugado em Santiago, trailler (nem sei se alugam) ou transporte urbano ( trem, onibus ) mais hotel. Podes me ajudar? Estou indo final de novembro retornando inicio dezembro.
Adorei seu roteirinho acima. Estou usando-o. Obrigada, aguardo retorno ansiosa.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! O roteirinho acima só serve até Puerto Montt. Não há estrada de lá à Terra do Fogo. Você teria que pegar o navio Navimag ou ir de avião a Punta Arenas. http://www.navimag.com/site/

Leia sobre a Patagônia aqui:

http://www.viajenaviagem.com/destino/patagonia