Campos do Jordão em 40 dicas (enviadas pelos leitores)

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Fábrica de Chocolates Araucária, dica da Patrícia Zwicker

Fizemos um, ahn, pequeno apelo por dicas sobre Campos do Jordão, que andava carecendo de informações aqui no site, e nossos leitores capricharam, mais uma vez. Compilamos as resenhas e sugestões por temas – hospedagem, passeios, restaurantes – e o guia ficou prontinho para quem quiser visitar Campos do Jordão no inverno ou fora da temporada. Vocês vão concordar comigo – está um espetáculo!

Agradecemos a todos que colaboraram! (E novas dicas são sempre bem-vindas; use a caixa de comentários, por favor!).

--> POUSADAS E HOTÉIS

Patricia
Recomendo muito a Pousada Solar D’Izabel, Alto do Capivari. Ótimo quarto, de frente para o Morro do Elefante, longe do barulho, mas perto para passeios a pé no centrinho. Café da manhã excelente, funcionários bem simpáticos. Comentário completo aqui.

Tirza Guerra
A pousada Villa Agi fica pertinho do centro de Capivari, dá pra ir pros restaurantes e lojas a pé. Boas acomodações (sem luxo, mas bem confortável), ótimo atendimento, preços excelentes! Indicamos fortemente. O site tem a tabela de preços e o atendimento por e-mail é rápido e eficiente. Agosto é um ótimo mês pra ir, ainda é friozinho, mas os preços já são mais em conta que julho. Comentário completo aqui.

Denise Mayumi
Fui a Campos do Jordão no último feriado (dia 09 de julho). Como os preços de hospedagem estavam muito salgados por ser feriado e ainda alta temporada, optamos por ficar em Santo Antônio do Pinhal, a 13km de Campos, com acesso por duas estradas. Nos hospedamos na pousada Il Villaggio, logo na entrada da cidade, e achamos o custo x benefício muito bom. Recomendo. Comentário completo aqui.

Patrícia B. Maia
Já fiquei em pousadas simples e sofisticadas. A melhor é a Villa Casato, disparado! Comentário completo aqui.

Marcia Palhares
Gosto demais da Pousada Appenzell, onde ficarei desta vez, mas recomendo também a Piano Piano e o Canada Lodge. Comentário completo aqui.

Alessandra
No ano passado fiquei na Pousada Vila das Cores, bem pertinho do centro, perto do Canada Lodge, só que tem a maior subida (dá para ir de carro, é estreito, mas dá) para chegar nos chalés. Só havia dois casais na pousada e o café da manhã foi muito bem servido, quartos bem limpos, cama muito boa. Recomendo. Comentário completo aqui.

Daniele
Estive em Campos do Jordão duas vezes na Pousada Benevento e valeu super a pena. Eles têm apartamentos aconchegantes, um serviço de primeira, uma vista maravilhosa e uns bolos no chá da tarde que são para comer de joelhos! Já levei crianças e eles são super receptivos; é um lugar para chamar de seu! Ficamos à vontade como em casa. Ela não fica no centrinho, tem que pegar carro, mas é muito perto mesmo assim – 5 minutos e você está lá. Comentário completo aqui.

Patrícia Zwicker
A Big Bear é uma pousada confortável bem no centro da Vila Capivari, localizada perto da Igreja São Benedito. Tem ótimo café da manhã, com omeletes feitos na hora, ao gosto do hóspede. Oferece sopas no comecinho da noite e ainda água com sabor, café, chá e chocolate durante o dia inteiro. O Toriba é um hotel tradicional de Campos do Jordão, cujas diárias são caríssimas. O hotel fica afastado do centro. Oferece um famoso chá da tarde super caprichado, inclusive para não-hóspedes. As crianças fazem uma baita farra em um grande escorregador enquanto os pais saboreiam as delícias servidas com o chá. A duas quadras do Baden Baden, a Villaggio Itália tem ótimo café da manhã e quartos espaçosos. Comentário completo aqui.

Vinícius
Da última vez que estive em Campos do Jordão fiquei na pousada Big Bear. Existe uma pousada matriz e outra, menor, que fica no principal quarteirão da Praça Capivari, na esquina do Baden Baden. Ficamos na menor. O hotel é bastante novo, o quarto bastante confortável. Além disso, melhor localização seria impossível. O único empecilho foi ter que ir até a matriz para tomar café da manhã. Mesmo assim, uma pousada fica a dois ou três quarteirões de distância da outra. Comentário completo aqui.

Amanda Sanchez
O Assefaz Garden Hotel (hotel da Associação dos Servidores da Fazenda, mas também aberto a não-associados) é distante do centro (Abernéssia), mas pode ser interessante para quem tem crianças e quer curtir um tempo no hotel longe da muvuca da cidade. Tem piscinas, salão de jogos e uma sala com lareiras integrada ao salão do restaurante. Passou por reformas recentemente. Comentário completo aqui.

--> PASSEIOS E ATIVIDADES

Patricia
Fazenda Tarundu, excelente para se passar o dia com crianças. Várias atividades como tirolesa, arborismo, passeio a cavalo, pista de patinação e muito mais atividades. Além do teleférico há passeio de cavalo, de quadriciclo, de bondinho e de trem até Santo Antônio do Pinhal. Comentário completo aqui.

Daniel Vilaça
Estive em Campos do Jordão há muito tempo (2006), mas lembro que o que achei imperdível foi ir até a Pedra do Bauzinho (acesso simples de carro, mais 5 minutos de caminhada), que fica em frente à Pedra do Baú (existe possibilidade de fazer trekking e escalada nesta última). O visual lá de cima é fantástico, e volta-se com a alma lavada. Comentário completo aqui.

Luciana Betenson
Outro lugar bacana para levar as crianças é a Fazenda Lenz, onde tem caminhadas por trilhas que levam em uma cachoeira e num mirante onde se vê o vale. É lindo. Lá também dá para comprar geléias, bolos e biscoitos super gostosos. E tem um pouco de brincadeiras para as crianças também. Um passeio barato que eu adoro é fazer um piquenique no Horto Florestal. Comentário completo aqui.

Patrícia Zwicker
O Amantikir é uma propriedade particular que os donos transformaram em belíssimos jardins de várias partes do mundo! O local é meio longe, mas vale a pena visitar. O borboletário Flores que voam tem bastantes borboletas lindas! Deixe para ir em um dia ensolarado, porque as borboletas voam apenas com a energia do sol. Dica: molhe a ponta do dedo com a saliva, porque isso atrai as borboletas e elas podem até mesmo pousar no seu dedo! No Bosque do Silêncio a principal atração é o arvorismo, que é a observação da natureza a partir das copas das árvores, por meio de patinetes voadores, de pontes e de tirolesas.
O Pico do Imbiri é um passeio imperdível. Na minha opinião, é o pico mais bonito de Campos do Jordão e o melhor de tudo é que ele está localizado a apenas uns 5 quilômetros do centro da Vila Capivari e é super deserto, mesmo em alta temporada! Vale a pena ir lá para apreciar a maravilhosa paisagem e curtir um pôr-do-sol de tirar o fôlego, com a Pedra do Baú ao fundo… Não se intimide com a primeira subida do pico, pois ela é a mais íngreme de todas, mas basta ir de uma vez com o carro e queimar um pouquinho o pneu ou ir a pé mesmo, pois apesar de ser subida, são menos de 2 quilômetros de caminhada! Se for a pé, melhor evitar o pôr-do-sol, pois fica escuro para descer. O ideal mesmo é ir de quadriciclo e juntar dois super programas em um!

O Pico do Itapeva é o quinto pico mais alto do Brasil e o mais alto de Campos do Jordão, com 2.030m de altitude. De lá se tem uma das vistas mais privilegiadas da Serra da Mantiqueira; é possível avistar 15 cidades do Vale do Paraíba. Além da paisagem maravilhosa, outra atração do local são as lojinhas que vendem artesanato, doces e roupas de lã pelos melhores preços de Campos do Jordão. Na descida do pico, vale parar no Lago do Itapeva, que é bem bonito e oferece uma tirolesa para os mais corajosos!

Ir a Campos do Jordão e não andar de teleférico é como ir a Roma e não ver o Papa. O teleférico é super seguro e proporciona uma linda vista do Morro do Elefante na subida, e da cidade de Campos do Jordão na descida. Além do teleférico, o parque possui alguns brinquedos para crianças e muitas lojinhas vendendo de tudo um pouco: artesanato, cachecóis, casacos, doces, gorros, luvas, malhas, meias e polainas. Destaque para as malhas de crianças da casinha nº 16 (Preces Malhas).

A Fábrica de Chocolates Araucária é um passeio bacana, pois dá para ficar observando os funcionários prepararem o chocolate por meio de processos artesanais. Além disso, a fábrica ainda tem um espaço cultural que conta a história do chocolate e um museu. Na loja há diversos tipos de café e de chocolate, doces, fondues, geléias e sorvetes. Comentário completo aqui.

Eva
O museu Felícia Leiner, junto ao Auditório Claudio Santoro, vale a visita. Mesmo que você não se encante pelas esculturas, que ficam ao ar livre, o lugar é bonito. Acompanhar o pôr do sol do “morrinho” é divertido, tem aplausos e tal. Se você der muita sorte, durante o Festival de Inverno, alguns alunos saem do auditório e tocam durante a descida do sol por trás da Pedra do Baú. Comentário completo aqui.

--> RESTAURANTES E COMIDINHAS

Patricia
O melhor restaurante alemão se encontra ali, Harry Pisek. Salão muito bonito, salsichas artesanais. Vale muito a pena conhecer. Se quiser levar pra casa, existe uma lojinha com vários produtos. Não deixe de experimentar o bolinho de bacalhau da lanchonete da estação ferroviária. Para um lanche rápido, Pastelão do Maluf, pastéis de 22cm deliciosos, com vários sabores, bem no centrinho do Capivari. Comentário completo aqui.

Tirza Guerra
Para nós, o melhor restaurante de Campos do Jordão é o La Galia. A comida é ótima, os vinhos também, e o atendimento nem se fala. Vale a pena! Comentário completo aqui.

Patrícia B. Maia
Restaurantes: da Villa Casato, Gato Gordo (que agora está no centro de Capivari; nesse ainda não fui, mas adorava o local antigo), Davos, Ludwig e Confraria do Sabor. Comentário completo aqui.

Patrícia Zwicker
O Baden Baden é o restaurante mais famoso de Campos do Jordão. O prato imperdível é um fondue de carne, frango e truta (fondue Baden), feito em uma chapa de ferro colocada sobre a mesa. Apesar de o restaurante ser enorme, ele é super cheio. Se não quiserem esperar horas por uma mesa, escolham os ambientes internos. Há várias salinhas e também existem mesas no segundo andar.

As batatas assadas e a picanha na pedra são os pratos clássicos do Gato Gordo. Eles também servem um palmito pupunha enorme, que é bárbaro, e um arroz integral da casa, que é perfeito! Na temporada, é quase impossível não pegar fila, mas um bom horário para comer lá é aos domingos, depois das 4 da tarde.

A cantina italiana La Bella Itália di Nonna Mimi oferece pratos enormes e saborosos, além de sopas servidas no pão italiano e um curioso bufê para amantes de berinjela que possui apenas esse tipo de legume preparado das mais diferentes formas! Comentário completo aqui.

Eva
Acho imperdível um bolo de frutas vermelhas na Baronesa (a unidade da fazenda). O lugar tem uma vista incrível e é super romântico (prepare o bolso). Comentário completo aqui.

Patrícia Zwicker
A Casa de Chocolates tem um chocolate quente cremoso denso (branco, mesclado ou preto) e também um fonduezinho de chocolate individual, que vem com as frutas que o cliente desejar entre banana, morango e uva. No Montanhês estão os chocolates mais famosos de Campos do Jordão! Qualquer coisa de lá é muito boa. No Sabor Chocolate o destaque é o pingo de chocolate recheado com leite condensado. O Toco tem doces, geléias e trufas; a melhor loja fica na esquina da rua Djalma Forjaz com a avenida Macedo Soares. Comentário completo aqui.


Leia também:

Campos do Jordão no De uns tempos pra cá

Campos do Jordão no Falando de viagem

Campos do Jordão no Mochilando mundo afora

Campos do Jordão no Blog do Xan

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


87 comentários

Laís
LaísPermalinkResponder

Olá, gostaria de saber quanto tempo é mais ou menos do aeroporto de guarulhos para campos do jordão, indo de carro? A estrada é boa? Irei em julho e não gostaria de ficar presa ao horário do ônibus, portanto estou pensando em alugar um carro. Obrigad!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Laís! São duas horas de viagem, a estrada é ótima, o aeroporto já está na saída certa, você não passa pela cidade de São Paulo para subir a serra.

Laís
LaísPermalinkResponder

Notícia excelente! Muito obrigada mais uma vez e parabéns pelo site!

Everton Silva Sousa

Boa tarde,

Sei que deve ser um dúvida besta, mas não deixa de ser uma dúvida, rsrs

O centro de campos do Jordão é a Vila Capivari ? aonde tem os bares, restaurantes, fondues ?

Procuro hotéis em Campos do Jordão e sempre é nesta Vila capivari.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Everton! Capivari é a área central, sim.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar