Grand Cayman: onde comer bem

Macabuca

[Macabuca]

Enviado especial | Hugo Medeiros

Algo que me surpreendeu muito positivamente foram os restaurantes em Grand Cayman. Tanto a quantidade de estabelecimentos, mais de 150, como a qualidade da comida superaram minhas expectativas.

Não tem uma comida tipicamente caimanesa, por isso o mais interessante é procurar um restaurante italiano, japonês, de frutos do mar, etc. e aproveitar uma boa refeição. Um dos grandes trunfos é que metade da população das ilhas (cerca de 25 mil pessoas) são estrangeiros que firmaram residência por lá, então o dono, os garçons, e o chef de um restaurante italiano normalmente são mesmo italianos.

Um restaurante muito conhecido em Cayman, e que parecer ser ótimo, é o Blue, que fica localizado dentro do Ritz-Carlton. O chef responsável é o Eric Ripert, que também comanda o Le Bernardin de Nova York (3 estrelas Michelin). O menu degustação de 7 pratos custa 150 dólares, e apesar do ambiente muito bonito, não sei se valeria a pena, tendo em vista outras opções de restaurantes que são excelentes e muito mais baratos.

Mas como nem tudo são flores, as sobremesas em Cayman são bem fracas. Mesmo as melhores ficam muito abaixo do que se poderia esperar. Por isso minha dica é: compre alguns bombons Lindt no free shop e os coma como sobremesa.

Dentre as experiências gastronômicas que tive, só uma me decepcionou. Vou falar sobre todas:

–> Karoo

Karoo, Grand Cayman

Este restaurante especializado em tapas, ou como dizemos em Minas Gerais, tira-gostos, fica no complexo Camana. O ambiente é agradável, descontraído e animado. A comida é muito boa e atendimento, apesar de impessoal, é eficiente. Os preços são razoáveis, e ficam em torno de 10 dólares um tapa (tira-gosto), que é o carro chefe do lugar e 20 dólares um sanduíche ou um prato principal, o que é muito bom se considerar que se trata de um bar badalado. As bebidas alcoólicas, como em toda a Cayman, são caras. Recomendo para um lanche ou para um bate papo no fim do dia, aproveitando para passear pelo complexo Camana. Site: aqui.

–> Restaurante do hotel Westin

Restaurante do Westin

Pela comodidade é muito comum comermos no próprio hotel. O almoço no Westin é razoável, pois a comida não é ruim, mas está longe de ser ótima. Os pratos principais ficam em torno de 20 a 25 dólares, o que não é propriamente barato, ainda mais se considerarmos uma família. Por isso, diante das inúmeras opções que se tem em Grand Cayman, o melhor seria fazer apenas um lanche no hotel, e então sair para um restaurante próximo. Site: aqui.

–> Karma

Trata-se de um restaurante voltado para comida japonesa, mas que também serve outros pratos, como carnes. O ambiente é muito bonito e agradável, e num primeiro momento você sente que passará bons momentos. No entanto, os preços são muito altos, e diante disso que se pode esperar é nada menos do que a perfeição. Só que não é isso que acontece. Os sashimis da entrada estavam extremamente apimentados, enquanto que os sushis pareciam um pequeno filé, de tão grossos. O prato principal estava bom, mas a carne não tinha nada de tempero. Mas o pior foi o atendimento. Rude, arrogante e sem profissionalismo. Enquanto terminávamos a entrada os pratos principais foram sendo colocados na mesa. Tive que segurar o prato da entrada para que não tirassem de mim, e pedi para colocar o prato principal ao lado, que ficou esfriando enquanto terminava a entrada. Se fosse um restaurante barato até poderia relevar tais situações, mas com um prato principal de 45 dólares e uma entrada de 25 dólares, por pessoa, não é possível recomendar um lugar como esse. Site: aqui.

–> Vivine’s Kitchen

Vivine's Kitchen

Esqueça o luxo e o requinte, porque aqui você come no quintal da casa da Miss Vivine. É isso mesmo, a cozinha fica na casa dela, e é lá que os pratos são preparados. O cardápio é reduzido e os pratos ficam em torno de 7 dólares. Na verdade é um PF (prato feito) bem simples, mas saboroso. O atendimento é lento, às vezes mau humorado e confuso, mas não se esqueça, você é praticamente um convidado ali, então não adianta reclamar. E mesmo pagando 7 dólares é possível sentar numa área externa de frente para o mar, com uma brisa deliciosa e uma vista deslumbrante. Vale a pena ir nesse restaurante pelo ambiente, preço e fama que ele tem. Ninguém vai sair de lá falando que comeu algo extraordinário, mas a experiência compensa. Quem resolver ficar apenas 2 dias nas ilhas vale a pena optar por outros lugares com comida mais gostosa, mas a partir de 3 dias, um almoço aqui é uma boa pedida. Só não se esqueça que sobremesa não é o forte em Cayman. Os bolos servidos estavam muuuuito longe de serem bons. Site: aqui.

–> Edoardo´s

Edoardo's

As Ilhas Cayman podem ser um território ultramarino britânico, mas a qualidade dos restaurantes italianos é de impressionar. O ambiente lembra uma agradável cantina, com iluminação indireta, mesas amplas e cadeiras confortáveis. Para nossa surpresa encontramos alguns vinhos com bons preços, o que já agradou de imediato. A comida é muito boa, e não decepciona. Os preços das entradas ficam em torno de 10 dólares e os pratos principais por volta de 30 dólares. Para quem quer economizar um pouco tem pizzas artesanais por 13 dólares. Quando o garçom deixa os pães para petisco, que são cortesia, já fica claro que qualidade e sabor são uma marca registrada do lugar. Se aqueles pães gratuitos já são deliciosos, ficamos imaginando como será o resto. O nhoque que pedi de entrada era perfeito, com uma massa saborosa e surpreendentemente leve. O filé do prato principal desmanchava na boca e me fez comer cada vez mais devagar, para aproveitar cada garfada. Mas como nem tudo é perfeito, a sobremesa era no máximo regular. Mas isso não é um defeito desse restaurante, mas de todos os que estivemos. Recomendo muito esse restaurante para um jantar. Site: aqui.

–> Macabuca

Macabuca

Se a vista fosse cobrada o preço seria um absurdo, mas como não é, paga-se 15 dólares por um bom sanduíche, de frente para o mar. Os garçons tem uma cara fechada de poucos amigos, mas não se intimide, pegue uma mesa, peça uma bebida e espere calmamente pelo almoço. Se chegar cedo é possível alugar equipamento de mergulho e cair na água antes de comer. A comida é boa, mas o melhor mesmo é devorar aquele sanduíche enorme (as porções são tamanho americano) de frente para o mar do Caribe. Site: aqui.

–> Papagallo

Papagallo

O lugar é um pouco distante, mas vale a pena. Logo na entrada deparamos com uma agradável fonte e um lago, que a noite reflete a lua. Por dentro uma decoração bonita e agradável, com um belo papagaio dando as boas vindas. Aqui, mais do que em qualquer outro lugar, é preciso cuidado com o que se pede. Alguns pratos são enormes, e podem ser facilmente divididos. Um exemplo disso é a Veal Chop Milanese (costeleta de vitela à milanesa), que é enorme. Mas o preço fica em torno de 10 dólares as entradas e 25/30 dólares os pratos principais. Os pratos são muito saborosos, e a maior dificuldade é escolher o que comer. Pelo que vi é muito difícil pedir algo que não seja bom. Novamente tivemos um atendimento primoroso, marcado pela perfeição. Os garçons estão sempre sorrindo, atentos e cuidadosos com os mínimos detalhes. E se precisamos de algo diferente, basta chamar o gerente que ele fará de tudo para ajudar. Site: aqui.

–> Agua Restaurant & Lounge

Agua

Se alguém quer comer em um restaurante badalado, movimentado e com boa comida, seu lugar é o brunch do Agua no domingo. Não é um lugar luxuoso, mas muito descolado. Quem quiser vestir uma roupa mais bacana não ficará deslocado. Por 35 dólares pode-se comer os mais variados pratos, e por 50 dólares, além da comida, tem-se espumante liberado. Como o buffet é muito grande, o melhor é pegar um pouco de tudo e repetir o que achar melhor, e pode ter certeza que serão vários pratos a serem repetidos. Site: aqui.

–> Over the Edge

Over the Edge

Eu não cheguei a comer nesse restaurante. Ele fica no caminho entre Rum Point e Seven Mile Beach, bem no meio da estrada. Mas paramos para uma rápida visita e o ambiente pareceu muito agradável. A varanda de frente para o mar é muito convidativa para um lanche no final da tarde ou um café da manhã. Passando por lá, eu certamente pararia para comer algo e bater um papo. Site: aqui.

Viagem feita a convite do Departamento de Turismo das Ilhas Cayman.

Leia mais:

21 comentários

Hugo,

o restaurante em frente ao Calypso é o Morgan’s Harbor
e no calypso tem uma sobremesa fantástica Sticky Toffee pudding
– Ragazzi restaurant
– Hemingways restaurant (Hotel Grand cayman beach suites resort)

Vc precisa retornar a Cayman para conhecer mais…..

    Adriana, excelente suas sugestões. Realmente são muitas opções de qualidade. Tenho que voltar mesmo, e se possível ficar pelo menos 1 semana para curtir algumas dessas dicas.

Hugo,
Indico outros excelentes restaurantes em grand cayman:
– Calypso e um outro em frente q não lembro o nome
– brasserie
– copper falls steakhouse
– Luca
– Abacus e Michaels(camana bay)
– Prime (churrascaria brasileira)
– Grand Old House (lugar muito romântico e excelente comida)
– La Dolce Vita
– Guy Harvey’s
– Hard Rock cafe
– lighthouse restaurant (beira-mar num farol)
– Rum point restaurant (vc vai e volta de catamarã gratuitamente)é um programa imperdível para ver o por do sol
– Cayman tem comida local(Seymour”s jerk stand, heritage and chester’s fish fry)

Tem muito mais…..além dos brunchs do hotéis como Westin e Grand cayman suites

Passeios: Queen Elizabeth Botanic Park(onde vc verá a iguana azul)
Pedro Castle, Moto museum, etc

Vivo aqui em Cayman há 6 anos e nunca fui mal atendida em qualquer lugar nesta ilha. Da concessionária da Volvo à barraquinha de comida em frente ao fórum; nunca fui mal atendida. 6 anos…

Comida boa é a da barraquinha do fórum. 6 doletas pela melhor comida Caymaniana da Ilha.

Bom artigo.

http://www.TaniNeri.com

    Sem dúvida Tani, as pessoas em Cayman são muito hospitaleiras mesmo. Sempre alegres e querendo agradar.

    Tani, adorei sua dica como moradora. O dolar nao está nada convidativo! Se puder enviar mais dicas estou indo neste final de agosto.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito