Os 5 conselhos de viagem mais valiosos que eu posso te dar

Se eu tivesse que resumir o que eu aprendi em todos esses anos — à custa de muitos erros — o resultado caberia em 5 conselhos. Não é a descoberta da pólvora. É apenas aplicação de senso comum.

1. Viaje na época certa

Viajar na época errada (seja por clima inconveniente, ou hiperlotação, ou paradeira total) significa não aproveitar a sua viagem como poderia. Para cada lugar aonde não se deve ir numa determinada época há inúmeros outros aonde é ótimo ir.

A propósito, consulte:

2. Compre sua passagem aérea até o primeiro destino a ser visitado, voltando do último destino a ser visitado

Todo dia aparece alguém aqui que economizou 200 ou 300 dólares comprando passagem até o lugar errado, só para descobrir que vai gastar mais do que isso para chegar aonde queria ir (e enfrentando os perrengues e inseguranças de conexões entre vôos sem nenhum vínculo entre si). A gambiarra quase nunca compensa.

A propósito, leia:

3. Viaje leve

Por mais vaidoso/vaidosa que você seja, acredite: não é preciso carregar o guarda-roupa nas costas. Você só entenderá a maravilha que é viajar leve depois de experimentar. Uma mala tamanho M, de quatro rodinhas, medindo até 65 cm de pé, e uma mochilinha de mão é tudo o que você precisa para passar 15 dias em qualquer lugar. Mais do que isso, use as lavanderias para lavar jeans e camisetas.

A propósito, leia:

4. Vá devagar

Quem viaja com pressa paga tudo mais caro e termina a viagem com a sensação de que vai precisar voltar um dia à maioria dos lugares que visitou. Voltar a um lugar é ótimo (eu adoro), mas vale a pena quando a gente quer repetir e aprofundar a experiência. Voltar apenas porque não conseguiu ver tudo o que deveria é pagar duas vezes para fazer uma única viagem.

A propósito, leia:

5. Desconsidere o dia da chegada e o dia da partida

Enquanto não inventarem o teletransporte, chegar e partir serão os momentos mais estressantes de uma viagem. Não aumente o stress desses dias inventando coisas importantes para fazer. Pense em programas light, que não dependam de reserva, compra de ingresso ou deslocamento complicado. Sua viagem vai ficar muitíssimo mais tranqüila.

Leia Mais

Os 5 conselhos de viagem mais valiosos que eu posso te dar 1

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    97 comentários

    Olá! Tudo bem?!

    Gostaria de sua opiniao para uma viajem a Europa que irei realizar do dia 6/07/13 a 22/07/13 chegando e saindo de Paris.

    Vamos ficar em Aix en provance como nossa cidade base e fazer bate e volta pelas cidades do Sul da Franca do dia 07/07 ao dia 11/07.

    Porém do dia 12/07 até 18/07 não estamos conseguindo decidir o que fazer!
    Gostariamos de conhecer a Costa Azul, Nice, Cannes, St Tropez , Mônaco ou a Costa Italiana. Após gostariamos de conhecer alguma grande cidade como Londres por exemplo. Estamos em dúvida em fazer a região da costa pois não queremos dirigir e temos medo de nos prender a horarios de ônibus.

    Tínhamos pensado também em ir para Istambul na manhã do dia 12/07 e sair de la indo para a Costa Italiana dia 15/07 para ficar na Italia durante 3 dias fazendo a costa, indo para Paris dia 19/07. Porém, achamos que ficaria muito corrido e achamos que outras capitais pidem ser mas certeiras do que Istambul.

    Precisamos decidir para comprar as passagens que estão com os preços subindo.

    Tem alguma sugestão de como podíamos aproveitar esses 7 dias?

    Ricardo, acabei de ler a sua dica sobre comprar a passagem aerea do ultimo destino! Nunca compreii passagens no site da expedia, ela é confiável? É o unico site q consigo vislumbrar o roteiro! Estava prestes a comprar recife-madri, madri- recife, indo a barcelona, tendo q voltar a madri no final da viajem.obrigado pela atencao! Abraco!

    Ric você tem razão, mas não saber numa cidade desconhecida se ao sair do hotel o melhor é virar à direita ou à esquerda ou mesmo atravessar à rua é pra chorar. Então pra mim uma outra dica é Pesquisar e viajar na viagem.
    Bjs

    Dar os parabens já está ficando redundante…então escrevo mais uma vez,obrigado pelas dicas e conselhos sempre valiosos,quer para os viajantes iniciantes,quer para os mais ( ou menos ) experientes.
    É por essas e outras razões que eu visito o VnV diariamente.
    Abs e sucesso

    Olá Riq, tudo bem? Parabenizo-o pelo auxílio prestimoso e pelo espaço dado para viajantes experientes e inexperientes, sendo este último o meu caso. Excelente iniciativa, tanto no rádio quanto aqui!
    Eu e meu esposo estaremos indo para Miami no próximo dia 13 de abril’2013, retornando apenas no dia 24 de abril, e estamos tentando fazer o nosso pacote sem auxílio de agências.
    Por ser esta a primeira vez que vamos aos EUA, optamos por voos diretos (chegam e saem por Miami) e pensamos em ir até Orlando, porém não sabemos como dividir o período com qualidade. Por isso, até o presente momento, ainda estão pendentes hotel, traslado, ingressos para os parques e aluguel de carro (caso falte alguma coisa, é só dizer!). Você pode nos orientar, por favor?
    Desde já, agradeço pelo S.O.S.!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito