El Calafate

Patagônia: como se deslocar entre os destinos (de avião, ônibus e barco)

A Patagônia é imensa. Começa numa região que nós, brasileiros, nem chamamos de Patagônia: Bariloche, Villa La Angostura, San Martín de Los Andes (na Argentina) e os Lagos Andinos (no Chile) já fazem parte do território patagônico. De Bariloche a Ushuaia, na ilha de Tierra del Fuego, são 2.200 km — a mesma distância entre Brasília e Porto Alegre (e só um pouquinho maior do que o trajeto do Rio a Montevidéu).

Programar um pinga-pinga pela Patagônia requer calma: o dia da chegada em cada lugar normalmente é um dia perdido, porque é difícil se encaixar em algum passeio imediatamente. (Aproveite para agendar os passeios dos próximos dias.) As conexões de ônibus dificilmente são imediatas; é provável que você precise dormir uma noite na escala.

Lugares que dependem de boa visibilidade para valerem a pena — como Torres del Paine e El Chaltén, cujas montanhas mais célebres passam mais tempo cobertas por nuvens do que em perfeitas condições de avistamento — requerem uma permanência mais longa para não frustrar a viagem. Pense em pelo menos três ou quatro dias por parada, para dar tempo suficiente de se encaixar nos passeios. Se quiser fazer uma viagem pá-pum, com a logística toda azeitada, compre um pacote de alguma boa operadora de ecoturismo.

Este post tem duas partes. Primeiro, dou uma geral nos tipos de transporte. Rolando a página tem um apanhado sobre todas as opções de transporte coletivo entre os principais destinos.

De carro

As longas distâncias, as estradas ermas, a paisagem mais que monótona, a escassez de postos de gasolina, os eventuais trechos de cascalho e a falta de sinal de celular fazem de qualquer viagem de carro abaixo da região de Bariloche e Lagos Andinos uma aventura. Esses percursos têm mais a ver com rali do que propriamente com turismo. Por isso, viagens de carro pela Patagônia austral é um assunto que não tratamos aqui no Viaje na Viagem.

Tenho convicção de que foruns de jipeiros são canais mais adequados para discutir estratégias, riscos e cuidados inerentes a esse tipo de viagem.

De avião

Trelew, El Calafate, Ushuaia e Punta Arenas têm aeroportos que operam o ano inteiro, com vôos às capitais Buenos Aires e Santiago.

Não há vôos internacionais ligando destinos da Patagônia argentina à Patagônia chilena.

Na temporada, a Aerolíneas Argentinas tem vôos domésticos entre alguns destinos argentinos (El Calafate-Trelew, El Calafate-Ushuaia, Trelew-Ushuaia, Trelew-El Calafate, Bariloche-El Calafate).

No Chile, há vôos entre Puerto Montt e Punta Arenas, e entre Punta Arenas e Puerto Williams, do outro lado do canal de Beagle, em frente a Ushuaia.

De ônibus

Para quem gosta de estrada e tem tempo de sobra, dá para cobrir toda a região de ônibus. Mas entenda que as saídas são esparsas (não conte com mais de um ônibus por dia) e as conexões dificilmente serão imediatas. Nem sempre dá para comprar pela internet; quanto mais para o sul você vai, mais acaba tendo que recorrer à bilheteria da rodoviária.

A cidade de Río Gallegos funciona como um hub para os destinos mais austrais da Argentina.

Note que não há estrada entre Puerto Montt, nos Lagos Andinos, e a região de Puerto Natales/Punta Arenas, no extremo sul do Chile. A Carretera Austral vai só até Villa O’Higgins.

De barco

Há duas rotas regulares de cruzeiros que são interessantíssimas.

A Navimag opera ferries de carga que levam passageiros na temporada (outubro a março) entre Puerto Montt e Puerto Natales, perto de Torres del Paine, numa viagem de 3 dias e meio.

E a cia. Australis, entre setembro e março, opera um excelente e confortabilíssimo cruzeiro entre Ushuaia e Punta Arenas, em viagens de 3 ou 4 dias (ida) ou 7 dias (ida e volta, por itinerários distintos).

Além delas, não dá pra não citar o Cruce de Lagos, que faz a travessia de três lagos entre Bariloche, na Argentina, e Puerto Varas, no Chile.

Argentina

De Buenos Aires:

De Bariloche:

Llao Llao, Bariloche

De Trelew/Península Valdés:

Península Valdez

De El Calafate:

El Calafate

De El Chaltén:

De Ushuaia:

Ushuaia
  • A Punta Arenas: 11h de ônibus (Bus Sur) ou 25 min de barco a Puerto Williams (Ushuaia Boating) + 1h15 de avião a Punta Arenas (Dap) ou 3 dias com o cruzeiro Australis
  • A El Calafate: 1h15 de avião (Aerolíneas, sazonal) ou 12h de ônibus a Río Gallegos (Taqsa/Marga) + 4h de ônibus a El Calafate (Taqsa/Marga)
  • Leia sobre Ushuaia

Chile

De Santiago:

  • A Puerto Montt/Puerto Varas: 1h45 de avião (Latam, Sky) ou 13h de ônibus (Pullman, TurBus, Condor)
  • A Punta Arenas: 4h30 de avião (Latam, Sky)
  • A Puerto Natales: 4h de avião direto (na temporada, entre dezembro e fevereiro, com Latam) ou 4h30 de avião a Punta Arenas (Latam, Sky) + 3h de ônibus a Puerto Natales (Buses Fernández, Bus Sur).
  • Leia sobre Santiago

De Puerto Montt/Puerto Varas:

Osorno visto de Puerto Varas

De Puerto Natales (Torres del Paine):

Torres del Paine

De Punta Arenas:

Punta Arenas

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    169 comentários

    Olá, parabéns pelo blog. Vc tem alguma informação sobre horário do ônibus saindo de el calafate para puerto natales? Eu vi que a ida sai 8:30 de El Calafate e que horas sai de Puerto Natales? Sabe se tem ônibus que sai de El Chalten para Puerto Natales? Obrigada

      Olá, Gabriela! A rota El Calafate-Puerto Natales agora é feita pela Bus Sur. Você pode comprar na https://www.busbud.com . No mesmo site você compra passagens no trecho El Calafate-El Chaltén.

      Se você quiser ir e voltar no mesmo dia, é melhor se encaixar em tours em grupo.

    Olá boa tarde! Primeiramente quero parabenizar. Estou encantada com suas dicas e acredito muito que vc possa me ajudar. Estamos programando patagonia chilena e Argentina pra junho deste ano, aceito sugestões de mês que não seja verão, pois odiamos calor e gostamos muiti de frio. Patagonia chilena se resume em natales e Punta arenas? São as únicas cidades que ouço. E estou totalmente perdida no roteiro. Comecei por ushuaia em seguida pegando voo para el calafate, de lá ônibus para natales e ai travei não consegui dar sequência e muito menos voltar para o Brasil kkkkk. Vi também uma dica sua começando pela chilena. Por favor será que teria como vc me ajudar por onde começar e principalmente como terminar kkkkk. Independente por onde começa. Muito obrigado

      Olá, Marcela! No verão as temperaturas máximas não são muito mais altas do que 10°C. Não jogue seu dinheiro fora. Vá no verão.

    Estou indo pra conhecer patagônia argentina e chilena, chegando por Ushuaia e saindo por Punta Arenas (voos). Vou ficar pelo menos 2 dias inteiros em Torres Del Paine. É melhor pegar um onibus em El calafate e ir direto pra Punta Arenas e lá alugar um carro pra ir para Torres Del Paine e voltar ou ir para Puerto Natales, alugar um carro e tentar devolver ele em Punta Arenas ? Falo isso pq preços e opçoes de carros estão mais atrativos em Punta Arenas.

      Olá, Marcos! O ideal seria alugar em Puerto Natales e devolver em Punta Arenas. Outra opção é alugar e devolver em Puerto Natales, indo de ônibus para Punta Arenas.

    Olá! É uma viagem adepta a crianças de 3 anos?

      Olá, Dolores! Crianças de 3 anos não fazem turismo. Aonde quer que você leve uma criança pequena, vai dedicar uma parte do seu tempo às necessidades dela. Mas muita gente não deixa de viajar depois que tem filhos. É uma decisão de cada família.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito