Guia de Ushuaia
Ushuaia
Localizada no arquipélago da Terra do Fogo, repartido entre Chile e Argentina, Ushuaia se autoproclama a cidade mais austral do planeta (embora o povoado de Puerto Williams, do lado chileno, fique um tantinho mais ao sul).
Por que ir a Ushuaia
Em um momento da história, Ushuaia já foi um lugar onde ninguém queria viver – o famoso presídio, hoje museu, foi construído ali como estratégia de repovoamento.
E agora é um lugar que todos querem visitar: para ver pinguins, lobos-marinhos e muitas espécies de pássaros bem de perto; para emular as viagens dos primeiros exploradores e partir em expedição ao Chile, ou à Antártida; para aproveitar a melhor temporada de neve da América do Sul.
Ushuaia não é aquela cidade alpina fofinha que fica com cara de Disney quando cai neve. Mas oferece experiências que você não vai viver em Bariloche.
Seja bem-vindo à pontinha do mapa-múndi!
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Quantos dias em Ushuaia?
Tanto no verão, quanto no inverno, 3 dias inteiros (ou seja, 4 pernoites) são o mínimo que se deve dedicar a Ushuaia, para não deixar nenhum dos principais passeios de fora.
- No verão, com 3 dias inteiros em Ushuaia você visita o Parque Nacional Tierra del Fuego, faz a caminhada com pinguins na Ilha Martillo e a navegação pelo Canal de Beagle, para ver lobos-marinhos e cormorões.
- No inverno, com 3 dias inteiros em Ushuaia você esquia no Cerro Castor, faz alguma atividade num centro invernal (trenó com cachorros, moto de neve ou quadriciclo) e a navegação pelo Canal de Beagle, para ver lobos-marinhos e cormorões.
Adicionando mais dias no verão, você consegue encaixar passeios alternativos como voo de helicóptero, passeio aos lagos Fagnano e Escondido e trekking à Lagoa Esmeralda.
No inverno, mais dias vão proporcionar mais oportunidades de esqui no Cerro Castor ou de atividades nos outros centros invernais.
Wise – Cartão de débito global
Quando ir a Ushuaia
A melhor época do ano para se visitar Ushuaia é durante o verão, quando os dias têm mais horas de sol e são menos gelados.
Fica mais agradável fazer o passeio pelo Parque Nacional Tierra del Fuego e, principalmente, é durante o verão que se vê mais pinguins na Ilha Martillo.
A temporada de pinguins em Ushuaia vai de outubro a março, e a colônia dos bichinhos aumenta em janeiro.
Vá a Ushuaia no inverno se o principal objetivo da viagem for esquiar e fazer atividades na neve. Ushuaia tem a temporada mais longa das estações de esqui da América do Sul, e a neve é garantida do fim de junho ao fim de setembro.
Mas saiba que durante o inverno não há pinguins em Ushuaia — e apesar de a navegação para ver lobos-marinhos continuar funcionando, e o Parque Nacional Tierra del Fuego se manter aberto, essas são atividades mais prazerosas em dias de verão.
O que levar na mala para Ushuaia
Em qualquer estação do ano, é importante levar a Ushuaia todo o seu arsenal de inverno: segunda pele térmica, cachecol, gorro, luvas, calçado impermeável e de solado antiderrapante, casaco fleece, jaqueta corta-vento.
Filtro solar, protetor labial e óculos escuros também são indispensáveis.
No inverno, se precisar alugar roupas de esqui, uma boa loja no centro de Ushuaia é a Jumping.
Mala de bordo nas medidas certas
Câmbio em Ushuaia
Leia tudo sobre câmbio na Argentina em Que moeda levar para a Argentina? Real, Dólar, Peso ou cartões?
Como chegar a Ushuaia
Voos para Ushuaia
Voos diretos São Paulo-Ushuaia
A Aerolíneas Argentinas e Gol oferecem voos diretos entre São Paulo e Ushuaia (aeroporto Ushuaia Malvinas Argentinas – USH). Os voos fazem uma parada técnica em Buenos Aires na ida e na volta, mas os passageiros não descem do avião.
Voos via Buenos Aires
A rota tradicional a Ushuaia inclui uma conexão em Buenos Aires. O voo direto de Buenos Aires a Ushuaia leva 3h30.
Pegadinhas:
- Num vôo Brasil-Buenos Aires-Ushuaia, a imigração é feita em Buenos Aires. É preciso retirar a bagagem, passar pela alfândega e redespachar as malas. Não compre passagem com intervalo menor que duas horas entre os vôos – nem passagem que envolva troca de aeroporto em Buenos Aires (você precisaria de duas horas para se deslocar com segurança entre Ezeiza e Aeroparque).
- Se você comprar os dois trechos (Brasil-Buenos Aires-Brasil e Buenos Aires-Ushuaia-Buenos Aires) separadamente, durma em Buenos Aires para não dar chabu na conexão. Quando os trechos não estão vinculados numa mesma passagem, se um voo atrasar e você perder o outro, nenhuma das duas cias. aéreas vai se responsabilizar.
Como chegar a Ushuaia
Voos de outras cidades patagônicas
Antes da pandemia, Ushuaia era ligada por voos diretos, durante a temporada de verão, a El Calafate, Trelew e Bariloche. Atualizaremos aqui quando essas rotas forem retomadas.
Chegando (ou saindo) pelo Chile
De avião: antes da pandemia a DAP ligava Punta Arenas a Ushuaia por turboélice em meia hora. Vamos acompanhar se a rota vai ser retomada.
De ônibus: entre outubro e abril a Bus Sur faz a rota entre Ushuaia e Punta Arenas (11 horas), seguindo a Puerto Natales, onde estão as Torres del Paine (mais 3 horas).
De barco: entre setembro e abril a Cruceros Australis opera cruzeiros de 3 a 13 noites entre Ushuaia e Punta Arenas, no Chile. Os mais curtos, de 3 ou 4 noites, servem para se deslocar de um país para o outro. Leia nosso relato aqui.
Como ir do aeroporto de Ushuaia ao hotel
O aeroporto de Ushuaia (USH) fica a apenas 6 km do centro. De lá você pode ir ao seu hotel de táxi (no taxímetro), de remis (carro com motorista; valor fixo, por região), ou já sair com um carro alugado.
Trânsfers em Ushuaia
- Trânsfer compartilhado do aeroporto de Ushuaia para seu hotel
- Traslado compartilhado do hotel ao aeroporto de Ushuaia
- Transfer privado ida/volta aeroporto de Ushuaia-hotel
A diferença entre o remis e o táxi não é tão grande assim, mas, para hotéis no centro, vale mais a pena pegar táxi. Estime pagaro equivalente entre 10 e 15 dólares.
Não há transporte público ou serviço de shuttle regular entre o aeroporto e o centro.
Chip internacional com 10% OFF – cupom VIAJENAVIAGEM
De ônibus
Se estava pensando em vir de ônibus desde Buenos Aires – bem, esqueça, a menos que queira enfrentar 3.100 km de estrada. Não há ônibus diretos da capital.
É preciso ir de Buenos Aires a Río Gallegos (36 horas de viagem, pela Andesmar, ou 40 horas, pela El Pingüino) e seguir de Río Gallegos a Ushuaia (12 horas de viagem, pela Taqsa/Marga).
El Calafate está a 880 km (são 12 horas de Ushuaia a Río Gallegos pela Taqsa/Marga, mais 4 horas de Río Gallegos a El Calafate pela Andesmar ou Taqsa).
Transporte em Ushuaia
Se você estiver em um hotel bem localizado no centrinho de Ushuaia, só vai usar qualquer tipo de transporte na hora de fazer passeios.
Restaurantes, lojas e agências de receptivo estarão a uma distância perfeitamente caminhável.
De toda forma, quando a chuva apertar, ou der preguiça de subir as ruas íngremes da cidade, há um bom número de táxis circulando pelo centro de Ushuaia (é só fazer sinal), além das agências de remis, como a Remis Carlitos (San Martín, 891).
Alugar carro só vale a pena se o seu hotel for afastado do centro, ou se você quiser conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego de maneira independente, sem excursão, no seu próprio tempo.
Pesquise preços de aluguel de carro em Ushuaia e reserve com antecedência. (Lembrando que, durante o inverno, circular de carro não é nada recomendável.)
Os tours organizados ou incluem transporte, buscando cada passageiro em seu respectivo hotel, ou partem do porto turístico. É a maneira mais prática de se fazer passeios.
Como alternativa, o serviço de ônibus chamado de línea regular leva ao Parque Nacional Tierra del Fuego, ao início da trilha ao Lago Esmeralda, à base do Glaciar Martial e a centros de inverno de maneira mais econômica.
Os ônibus partem em horários fixos de um pequeno terminal na esquina das ruas Maipú e Juana Genoveva Fadul, em frente ao posto de gasolina YPF. Consulte os horários no posto de informações da Secretaria de Turismo (Avenida Prefectura Naval, 470).
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Onde ficar em Ushuaia
No centro
O melhor lugar para se hospedar em Ushuaia é no centro, e quanto mais perto do porto turístico, melhor. Nas imediações ficam o posto de informações da Secretaria de Turismo e as agências de receptivo, e dali saem as navegações pelo Canal de Beagle.
O comércio da Avenida San Martín, a principal de Ushuaia, também vai estar à mão, além de bons restaurantes. E ainda: quanto mais perto do porto você estiver hospedado, menos ladeira você vai precisar encarar para ir e voltar do hotel todos os dias.
Cilene del Faro
O bem localizado Cilene del Faro é um apart-hotel com suítes equipadíssimas e espaçosas. Todos os apartamentos têm cozinha completa (com geladeira, fogão, microondas) e sala de estar separada do quarto.
É como estar em casa, em Ushuaia. E o melhor: sem precisar lavar a louça do café da manhã, que é servido no restaurante do hotel.
Tierra del Fuego
Na quadra de trás, o careta Tierra del Fuego requer enfrentar uma subidinha na volta para o quarto.
Lennox
Entre os hotéis na avenida principal de Ushuaia, o Lennox é o mais interessante. Fica bem no miolinho do centro, onde está o melhor do comércio, e é enxuto, mas tem quartos confortáveis.
Hotel de los Andes
Praticamente em frente, o Hotel de los Andes tem quartos pequenos e bem-decorados (mas uma pizzaria funcionando no térreo).
Canal Beagle
O Canal Beagle é um dos hotéis mais antigos de Ushuaia, não está exatamente entre os mais charmosos e tem um café da manhã que não impressiona.
Em compensação, está bem mantido, tem tarifas razoáveis e localização excepcional: logo em frente ao porto turístico, na Avenida Maipú.
Fueguino Hotel Patagónico e Los Naranjos
Um pouco mais afastados, mas ainda no centro, considere também o simpático Fueguino Hotel Patagónico e o básico Los Naranjos.
- Encontre o Fueguino Hotel Patagónico no Booking – nota 8,0/10 (abril/2024)
- Encontre o Hotel Los Naranjos no Booking – nota 8,1/10 (abril/2024)
Alto Andino
A vista no terraço e o ambiente moderninho são as maiores credenciais do Alto Andino – mas saiba que um táxi vai ser necessário, de vez em quando, para se poupar do sobe e desce de ladeiras.
Fora do centro
Só vai valer a pena se hospedar fora do centrinho se a sua intenção for escolher um hotel entre os mais bacanões, com estrutura de lazer e quarto com vista, para aproveitar nas horas livres – como o elegante Arakur, ou o mais clássico Los Cauquenes, ou ainda o Las Hayas, que tem estrutura de resort.
Para esquiar
O Cerro Castor não dispõe de estrutura de resort como outras estações de esqui. Se você é um esquiador experiente e planeja sair pouco das pistas, pode considerar se hospedar no Castor Ski Lodge.
Do contrário, fique no centro de Ushuaia, e vá e volte da estação a cada dia; são apenas 26km de distância.
Cartões globais para sua viagem
Como usar os novos cartões globais que tem IOF menor que os cartões de crédito
Onde comer em Ushuaia
Come-se bem em Ushuaia. A especialidade local são os frutos do mar, principalmente a centolla — o caranguejo gigante que habita as águas frias da Terra do Fogo.
A centolla não é apenas fresca: é ‘pescada’ na hora, direto dos aquários dos restaurantes do centro.
El Viejo Marino
O concorrido El Viejo Marino é um restaurante familiar que serve centolla de todo jeito – desde o modo mais clássico, apenas cozida (e acompanhada por tesouras), à nada ortodoxa centolla a la parmesana.
Com atendimento cortês, ambiente simples e pratos fartos, costuma ter fila na porta.
- El Viejo Marino | Maipú, 227/229 | Tel 2901/41-8000 | Instagram
Maria Lola Restó
Frutos do mar também são o melhor do Maria Lola Restó. O cardápio é criativo e os pratos, bem apresentados. As mesas altas junto às janelas têm uma bela vista para a cidade.
- Maria Lola Restó | Gdor. Deloqui, 1048 | Tel 2901/42-1185 | Site
Almacén de Ramos Generales
Misto de bistrô, padaria e café, o Almacén de Ramos Generales é o maior barato. Funcionou como venda, há décadas atrás, e é todo decorado com objetos antigos.
O cardápio do restaurante muda diariamente, mas se o filé com mil folhas de batata estiver em cartaz, não hesite em pedir.
- Almacén de Ramos Generales | Maipú, 749 | Tel 2901/42-4317 | Site
Bodegón Fueguino
Já o simpático Bodegón Fueguino é uma ótima pedida para aquelas comidinhas reconfortantes, como milanesas e massas. Para a sobremesa, tem panqueca de doce de leite.
- Bodegón Fueguino | San Martín, 859 | Tel 2901/43-1972 | Site
Cafés
Os cafés mais charmosos do centro para uma bebida quente no meio da tarde são o Ovejitas de La Patagonia e o Dublin, que tem um segundo endereço com o mesmo nome, mas funcionando como pub (9 de Julio, 168, tel. 2901/43-0744). As cervejas artesanais locais são a Beagle e a Cape Horn.
- Ovejitas de La Patagonia | Av. del Libertador 1197 | Tel 2902/491315 | Site
- Dublin | San Martín, 741 | Tel 2901/541001 | Instagram
Hard Rock Café
E se você gosta do estilo, saiba que desde o fim de 2016 Ushuaia tem seu próprio Hard Rock Café.
- Hard Rock Café | San Martín 594 | Tel 2901/43-0511 | Site
Organizador de eletrônicos para viagem
O que fazer em Ushuaia
Como contratar passeios em Ushuaia
Em geral, não há necessidade de reservar os passeios em Ushuaia com antecedência – com exceção da caminhada com pinguins na Ilha Martillo, que tem número bastante limitado de visitantes por dia e deve ser garantido online, antes da viagem.
Use o dia de chegada para agendar os demais tours.
As navegações pelo Canal de Beagle são vendidas diretamente no porto turístico.
Em frente ao posto de atendimento da Secretaria de Turismo (Prefectura Naval, 470) você vai encontrar um conjunto de casinhas coloridas – cada uma representa uma agência de receptivo ou uma embarcação.
Os escritórios principais das agências de receptivo em Ushuaia ficam no centro, na Avenida San Martín e redondezas.
Lá são vendidos os demais tours. Algumas agências que você pode procurar em Ushuaia: Latitud (Rivadavia 130, sala 110, tel. 2901/42-2808), Piratour (San Martín, 847, tel. 2901/42-4834), Brasileiros em Ushuaia (San Martín, 870, tel. 2901/43-3453), Tierra Turismo (Onas, 235, tel. 2901/43-3800).
Os preços dos passeios não costumam variar de agência para agência, para excursões semelhantes.
As excursões incluem a companhia de um guia. Algumas incluem traslado desde o hotel; outras saem do porto turístico.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Ushuaia no verão
Durante a temporada de verão, são 3 os passeios que não se pode perder em Ushuaia:
- a caminhada com pinguins na Ilha Martillo;
- o passeio ao Parque Nacional Tierra del Fuego;
- a navegação pelo Canal de Beagle até as ilhas dos pássaros, dos lobos-marinhos e ao farol Les Eclaireurs.
Você pode programar cada tour para um dia diferente da viagem, ou condensar os três passeios em dois dias, fazendo a navegação pelo Canal de Beagle à tarde, depois de visitar a Ilha Martillo ou o Parque Nacional. Assim, um terceiro dia de viagem fica liberado para um passeio extra.
Caminhada com pinguins
Os ônibus saem do porto turístico em direção à estancia Harberton, uma das fazendas pioneiras em Ushuaia. De lá partem os botes em direção à Ilha Martillo, onde se desembarca depois de 15 minutos de navegação.
Na ilha você é recebido pelos pequeninos pinguins de Magalhães (nada tímidos!), e pode passear entre eles por uma hora – que vai certamente passar voando.
O grupo é pequeno (de até 20 pessoas) e é instruído por um guia sobre como se comportar na presença dos animaizinhos.
Também podem ser vistos pinguins da espécie Papúa e, com sorte, um ou outro pinguim-rei. No auge da migração, entre janeiro e março, a ilha recebe até 20 mil pinguins.
É um passeio absolutamente imperdível. Inclui também uma voltinha pelo museu Acatushún, com esqueletos de mamíferos marinhos encontrados na Terra do Fogo.
O tour deve ser reservado com antecedência. Veja opções oferecidas por nossa parceira Viator:
- Ushuaia: Passeio pela Ilha Martillo e caminhada entre os pinguins
- Navegação pelo Canal de Beagle e avistamento de pingüins de Magalhães
Parque Nacional Tierra del Fuego
O parque é formado por bosques deslumbrantes a apenas 12km da cidade, às margens do Canal de Beagle. É no Parque Nacional Tierra del Fuego que está o Trem do Fim do Mundo.
E também a agência de correios mais austral do planeta. Leve seus postais já escritos e endereçados; a fila é grande!
Há muitas maneiras de se visitar o parque. As excursões mais tradicionais são práticas e dão um bom panorama geral.
O circuito é feito em ônibus, com paradas para caminhadas curtas e de baixa dificuldade, geralmente ao mirante e à baía Lapataia, pelo lago Roca e pela enseada Zaratiegue, onde está o Correio.
Há oportunidade de combinar a excursão tradicional com um trecho no Trem do Fim do Mundo (que é caro, talvez até dispensável, mas percorre um pedaço bastante bonito do parque).
Outras excursões oferecem trechos mais longos de caminhada, e podem incluir passeios de caiaque.
Mala de bordo nas medidas certas
Se preferir fazer o seu próprio roteiro, você também pode visitar o parque de carro alugado, com remis, táxi, ou tomando os coletivos da línea regular, no terminal que fica na esquina das ruas Maipú e Juana Genoveva Fadul, em frente ao posto de gasolina YPF.
Apesar de estar aberto durante todo o ano, o melhor período para aproveitar o Parque Nacional Tierra del Fuego é durante os meses de verão.
Duração (excursão tradicional): meio dia. Período: ano inteiro. Saídas: pela manhã.
Veja opções oferecidas por nossa parceira Viator:
- Parque Nacional Terra do Fogo – excursão terrestre em pequenos grupos
- Ingresso para o Trem do Fim do Mundo
- Excursão no Parque Nacional da Terra do Fogo com Trem do Fim do Mundo (opcional)
Navegação no Canal de Beagle
Passeios de catamarã, iate ou veleiro saem do porto turístico de Ushuaia. As navegações são curtas e prazerosas, e levam ao encontro de moradores ilustres de Ushuaia: lobos-marinhos e cormorões. Diferente dos pinguins, eles podem ser avistados o ano todo
O farol Les Eclaireurs, símbolo da cidade de Ushuaia, também está no roteiro. Algumas excursões incluem caminhada em ilhotas próximas, mas não faz falta.
Caso você não consiga vaga para a caminhada com pinguins, dá para fazer uma navegação mais longa, que inclui também a Ilha Martillo, mas sem desembarque – os pinguins são vistos só de longe.
Duração: de 2 horas e meia a 3 horas, com catamarã. Período: ano inteiro. Saídas dos catamarãs: empresas Tolkeyen e Rumbo Sur, às 9h30 e 15h30; Canoero, às 9h30 e 16h15.
Veja opções oferecidas por nossa parceira Viator:
Passeios alternativos em Ushuaia
Sobrou um tempinho livre? Aproveite as atrações do centro de Ushuaia, ou escolha mais alguma excursão para completar o seu roteiro.
Centro de Ushuaia
Além de ver as vitrines na Avenida San Martín (Ushuaia é zona franca; vale a pena dar aquela passadinha no free shop!), use o seu tempo livre para visitar a bonita Plaza Islas Malvinas, tirar uma foto na placa do Fim do Mundo e visitar o antigo presídio de Ushuaia.
Trekking em Ushuaia
Os mais populares são ao Glaciar Martial e à Lagoa Esmeralda (no Inverno / Lagoa Esmeralda (no verão), que podem ser feitos em excursão com guia, ou de maneira independente, usando os ônibus da línea regular. Duração: meio dia.
Circuito de lagos
Passeios aos lagos Fagnano e Escondido, com belas vistas panorâmicas. Os passeios podem ou não incluir almoço (geralmente, churrasco em um refúgio dentro do bosque). Algumas empresas oferecem tours em caminhonetes 4×4 e outras complementam a experiência com remada em caiaques.
Duração: meio dia, ou dia inteiro.
Voo de helicóptero
A Heliushuaia faz sobrevoos de 7, 15 ou 30 minutos para ver Ushuaia do alto, ou com duração e roteiro a combinar. As paisagens podem incluir a Lagoa Esmeralda e o Monte Olivia.
Como chegar a Ushuaia
Ushuaia no inverno
No inverno, o Parque Nacional da Terra do Fogo, os passeios de navegação pelo Canal de Beagle, o Trem do Fim do Mundo e os passeios de helicóptero continuam funcionando. Leia sobre esses passeios na seção Ushuaia no verão.
Não espere, porém, avistar pinguins no inverno; eles só vêm a Ushuaia de outubro a março.)
Esqui no Cerro Castor
O maior dos ‘centros invernais’ de Ushuaia é a principal razão para você ir ao fim do mundo no inverno. Aqui a neve é garantidíssima do primeiro ao último dia da temporada (em 2022, foi de 20 de junho a 6 de outubro).
E por estar a apenas 1.057 metros do nível do mar, é o caso raríssimo de uma estação de esqui que não provoca nenhum desconforto de altitude.
No Cerro Castor você pode praticar esqui e snowboard, inclusive em modalidade fora da pista. O complexo tem escola para adultos e crianças — e um Snowpark para aperfeiçoar manobras.
Para tarifas, consulte o site oficial. O Cerro Castor fica a 26 km da cidade; há trânsfers organizados que buscam os esquiadores nos hotéis.
Passeio de trenó
Os trenós puxados por huskies siberianos são a maior atração do inverno em Ushuaia para quem não esquia. Você pode encontrar esse passeio nos centros invernais Valle de Lobos e Valle Tierra Mayor.
Caminhadas com raquetes
Com calçados adaptados com telas que lembram raquetes de tênis é possível fazer trekkings guiados pelos bosques nevados. Procure nos centros invernais Ushuaia Blanca e Haruwen.
Motos de neve e Quadriciclos
Se o seu sonho é pilotar bólidos na neve, faça seu passeio de snowmobile (moto de neve) no Ushuaia Blanca ou no Haruwen; ande de quadriciclo no Valle de Lobos, no Ushuaia Blanca ou no Haruwen.
Trenó deslizador
No Haruwen você desliza pela neve num trenó em que vai deitado.
Leia Mais
Onde ficar em Ushuaia: 10 hotéis bem-localizados
Ushuaia no verão: o que fazer (antes de embarcar num cruzeiro)
Ushuaia no inverno: como chegar e como se esquentar
Inverno em Ushuaia: passeios e atividades
Cerro Castor: a estação de esqui do fim do mundo
Como organizar a mala para uma viagem de esqui
Patagônia: como se deslocar de avião, ônibus e barco
Patagônia: o roteiro Argentina + Chile da Miriam
Verão: um cruzeiro pelos fiordes da Terra do Fogo
Cruzeiro Australis, ida: de Ushuaia a Punta Arenas
Stella Australis, de Ushuaia a Punta Arenas: o relato (de 2015) da Miriam
Comentários
Boa tarde. Há alguma loja de aluguel de roupas que você possa alugar em El Calafate e entregar em Ushuaia?
Olá, Eliseu! Não.