Barbados

Costa Oeste, BarbadosViva a diferença | Ricardo Freire

Barbados é uma ilha multifacetada. Por aqui, uma pequena Inglaterra tropical, com mansões aristocráticas e jardins impecáveis (concentrada na costa oeste), convive perfeitamente bem com uma versão light da Jamaica, onde os rastafáris são bem-comportados e a alegria da soca contrabalança o torpor do reggae.

Faça dela o que quiser. Você tanto pode ir em busca da vida glamourosa dos bacanas, enclausurados nos seus hotéis exclusivos, como se deixar envolver pela vibrante cultura local. Pode relaxar nas areias cor-de-rosa e mergulhar nas águas cristalinas ou sair de jipe pelo interior, percorrendo florestas e visitando antigas fazendas de cana de açúcar e fábricas de rum.

O melhor, claro, é experimentar de tudo um pouco. Barbados é uma ilha onde cada dia pode ser diferente do outro. Divirta-se.


Quando ir Como chegar Onde ficar? O que fazer
Maxwell Beach, Barbados Concorde Experience, Barbados Hilton Barbados Wildlife Reserve, Barbados
A época mais seca – e de preços mais altos – vai de dezembro a maio. De junho a novembro o calor e a umidade são mais intensos, o que pode provocar pancadas de chuva, como estamos acostumados no verão brasileiro.

Apesar de não estar fora da rota dos furacões, Barbados costuma passar incólume. A temporada vai de julho a novembro — mas último furacão a atingir diretamente a ilha passou em 1955.

O mês de julho é especialmente animado, pois é quando acontece o Crop Over – o carnaval do meio do ano, que tem origem na comemoração do fim da colheita da cana, ainda nos tempos da escravidão. A festa dura todo o mês e tem sua apoteose no Kadooment Day, data móvel no início de agosto.

Não, não dá mais para ir de Concorde: o último vôo do supersônico entre Londres e Barbados foi em 2003.

Mas a Gol voa todos os sábados para Bridgetown, direto de São Paulo. São 6 horas de viagem e dá para usar milhas Smiles (desde 15.000 por trecho).

Não há outras ligações diretas entre Barbados e a América do Sul — mas você pode voar também via Miami. Querendo combinar Barbados com outra ilha, a cia. caribenha Liat tem vôos diretos a Trinidad, Tobago, Granada, St. Vincent, St. Lucia, Dominica e Antigua.

De barco, só se chega à ilha em cruzeiro. Passageiros da Gol informam que está sendo exigido o certificado de vacinação contra febre amarela para embarcar.

O trecho mais valorizado de Barbados é a costa oeste, onde o mar é mais calmo e as praias, ainda que públicas, têm acesso mais esparso. Os hotéis desta região são mais luxuosos e auto-suficientes.

A parte mais democrática (e divertida) de Barbados é a costa sul, abaixo da capital Bridgetown. Ficando por ali você estará perto dos pólos mais animados da ilha: os bares de praia de Carlisle Bay, os ótimos restaurantes do calçadão Boardwalk (em Accra Beach) e a muvuca de St. Lawrence Gap, uma ruazinha de bares e restaurantes à beira-mar.

Hospedando-se nas praias de Crane (onde há um hotel de luxo) ou Bathsheba você vai ter uma linda vista e praias amplas para tomar sol, mas só vai querer cair n’água se for surfista.

Fazer um passeio de catamarã é indispensável para entender a costa. Todos fazem paradas para nadar com tartarugas e mergulhar nos corais. Outro jeito de ver os peixes é embarcando no semi-submarino Atlantis.

Não deixe de visitar St. Nicholas Abbey, uma propriedade colonial preservada. Combine no mesmo passeio a Natural Reserve e a Caverna Harrison. Visite a destilaria de rum Mount Gay. Sexta à noite, faça como todo mundo e vá ao mercado do vilarejo de Oistins para comer peixe frito e dançar.

As praias do leste, como Bathsheba, têm ondas fortes e lindas formações rochosas. Continue até Crane Beach e termine no Concorde Experience, onde mora o último supersônico a voar para Barbados.

Referências

VisiteBarbados.com.br — em português

Barbados no Frommer’s

Barbados no New York Times

Caribe para principiantes por Ricardo Freire

Furacões no Caribe: um balanço por Ricardo Freire

Temperatura e chuva mês a mês em Barbados

Vou para o Caribe e me dei conta que é inverno. E agora? por Ricardo Freire

Dormir

All inclusive ou não, eis a questão por Ricardo Freire

7 hotéis em Barbados por Ricardo Freire

Hotéis de Barbados no Booking

Comer

Onde comer em Barbados por Ricardo Freire

Restaurantes de Barbados no Frommer’s

Passear

Barbados: as praias por Ricardo Freire

10 passeios em Barbados por Ricardo Freire

Passagens aéreas para Barbados – Submarino

Alugar carro em Barbados – Rentalcars rc-logo

Relatos

Barbados sem barbeador editado por Ricardo Freire

Barbados: a chegada editado por Ricardo Freire

Cruzeiro em veleiro no Caribe a preço de resort no Brasil, pelo Pato Econômico por Ricardo Freire

Pequeno guia para escolher sua ilha no Caribe por Ricardo Freire

226 comentários para “Barbados”

  1. Ola, estou com planos de ir a Barbados com amigos em julho por conta do carnaval deles e talz gostaria de saber sobre hotel/pousada algo mais em conta para nos jovens que so querem curtir e tentar achar uma pessoa em questao por la.
    sobre quanto em media cada um precisa ter para 10 dias la e procuramos informações e so precisamos de passaporte nada de visto é isso?
    Alguem nos ajude queremos algo bom e barato nada luxuoso hahaha
    Beijos e amei aqui

    1. Olá, Ananda! O Booking traz hotéis em todas as faixas de preço, dê uma olhadinha lá.

  2. Oi amigos, voces tem alguma fonte de informação sobre ir morar em barbados? Sou medico e penso em me mudar com esposa e filho de 1 ano. Acho que o fator crucial vai ser registro de trabalho/ Licença para exercer medicina lá. Qualquer informação sera bem vinda. grato

    1. Olá, Ricardo! Nosso blog é de turismo, apenas.

    2. Boa tarde Ricardo,
      sou Cristiano Froes, mineiro de Belo Horizonte.
      estou querendo me mudar para Barbados também, estou justamente procurando conhecer pessoas para trocarmos idéias e quem sabe ajudar um ao outro neste sentido.
      poderíamos trocar e-mail para ir trocando informações?
      segue meu e-mail: froescristiano1@gmail.com

      saudações.

  3. Olá, você sabe me dizer se é melhor comprar máscara, snorkel, nadadeira, camera fotográfica subaquática aqui no Brasil ou deixar para comprar em Barbados??
    Obrigada

    1. Olá, Tata! Se eu fosse você, não perderia um dia das minhas férias comprando equipamento para as férias não. Saia daqui com isso comprado, mesmo que a câmera saia mais cara. Em Barbados você teria gastos com transporte e perderia um tempo grande. O forte da ilha não é o comércio.

  4. Olá!
    É possível fazer Barbados e Turks & Caicos? Ou Turks & caicos e Anguila? Qual êh a melhor opção para mergulho? Temos 14 dias saindo de SP e estamos com muita dúvida de como organizar esse roteiro, temos que voar com a Américan Airlines. Me ajudem pls! Obrigada

    1. Olá, Ellen! Em ambos os casos você teria que fazer conexão em Miami. A American serve a todos os destinos (para Anguilla, desça em St. Maarten e siga de lancha). Não somos especialistas em mergulho, consulte um fórum de mergulhadores. Mergulha-se em todas essas ilhas.

  5. Olá vou para Barbados em junho com o meu marido, você recomenda alugarmos um carro? Tenho receio de não saber andar por lá ou me perder.
    Obrigada.

    1. Olá, Luciana! É impossível se perder em Barbados. O problema de alugar carro por lá é a mão inglesa, acrescida da estreiteza da maior parte das estradas.

  6. Bóia, o negócio é o seguinte: Li no seu relato de viagem que nem todas as praias de Barbados tem aquele jeito de Caribe “que fazem ter vontade de sair do Brasil”, então eu queria combinar a ida a uma segunda ilha que tivesse praias “com jeito de Caribe”. Pesquisei e a LIAT oferece uma dezena de opções, mas queria saber de vocês quais delas tem as praias de piscina. Me ajudem? =)
    Obrigada.

    1. Ola, Dani! As praias de Barbados que não são caribenhas são as da costa leste, onde o Ricardo Freire não recomenda se hospedar. As praias da costa oeste e da costa sul são suficientemente caribenhas. ;) Se quiser dividir com alguma outra ilha, como St. Lucia, vá firme, mas saiba que em menos de 5 dias em Barbados não dá para fazer os passeios principais.

      Para ver as melhores praias do Caribe, segundo o Ricardo Freire, leia: http://www.viajenaviagem.com/2011/03/caribe-10-praias-nota-10/

  7. Estou interessada em ir para Barbados com meu marido. Gostaria de um hotel bem confortável e bem perto de uma praia bem calma para tranquilos banhos de mar. Sobre comprinhas, também gostaria de dicas. Somos de ¨paz¨, então não tenho interesse em muvuca demais. Obrigada. Fico aguardando.

    1. Olá, Rosangela! Veja os hotéis recomendados pelo Ricardo Freire em Barbados aqui: http://www.viajenaviagem.com/2010/09/7-hoteis-em-barbados/

      Barbados não é propriamente um destino de compras. No Caribe, em geral se encontra bons preços para jóias, relógios, cosméticos, perfumes e roupas de grife.

  8. OLa…
    Gostaria de saber sobre alugueis de carro e moto em Barbados…
    O valor da diaria é compativel com a nossa brasileira?

    1. Olá, Diego! Você pode fazer orçamentos online! Somos parceiros da Rentalcars, que faz cotações entre diversas locadoras e identifica tarifas com desconto.

    2. Olá, Diego! Você pode orçar no nosso parceiro Rentalcars, que faz cotações em tempo real junto a diversas locadoras para o período da sua viagem.

  9. Olá, tudo bem?
    Vou me casar o ano que vem e ja estamos pensando na lua de mel, ja que não moramos na mesma cidade e quando estamos juntos aproveitamos para planejar os detalhes. Que queremos praia isso é indiscutível,por isso eu queria uma dica, uma instrução ou mesmo um opinião entre todas as praias/lugares: Cuba, Curação, Aruba, Punta Cana é o melhor lugar para lua de mel? qual mais tranquila e mais paisagística. Ja agradeço.

    1. Olá, Mari! Para escolher a ilha perfeita para a sua lua de mel, veja: http://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe/

  10. boa noite! Estou indo para barbados proxima semana e gostaria de saber a moeda na ilha. Estou levando apenas dolar americano.

    1. Olá, Leila! O dólar é corrente na ilha.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/08/que-moeda-eu-levo-para-o-caribe/

  11. Olá , li bastante mas ainda não resolvi minha dúvida, meu objetivo em Barbados é mar calmo e limpo para banho, não muito isolado, poderias me ajudar?

      1. Caro Ricardo, já li este link, como não conheço Barbados lhe escrevo pois se conhecesse não escreveria, procuro uma praia sem ondas e sem esgoto entrando na praia compreende?
        a pria do Hilton é limpa?grato ficaria se pudesse me dar uma sugestão., Carlos

        1. Olá, Carlos! A praia do Hilton é limpa, sim.

  12. oi, estou fazendo cotação para ir á Barbados, você acha melhor ir através de uma agencia de viagens ou por organização própria?

    1. Olá, Fernanda! É uma viagem que dá para programar por conta própria, caso você curta fazer o planejamento das suas viagens. Nós curtimos ;) Leia mais aqui: http://www.viajenaviagem.com/2010/09/o-que-e-melhor-pacote-excursao-ou-conta-propria/

  13. Bom dia, Barbados é um local agradável para ir com crianças? Tenho gêmeos de 3 anos e gostaria de dicas de locais para nos hospedar com boa estrutura e praia limpa e calma. Estamos pensando em ir em outubro. Se puderem nos auxiliar…. Muito obrigada! Renata

    1. Olá, Renata! Com crianças, além de curtir as praias, vocês podem fazer alguns passeios: http://www.viajenaviagem.com/2010/08/10-passeios-em-barbados/

      Leia sobre os hotéis de Barbados aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/09/7-hoteis-em-barbados/

      Para saber mais sobre as praias, veja: http://www.viajenaviagem.com/2010/08/barbados-as-praias/

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!