Florianópolis

Ponte Hercílio Luz, FlorianópolisA Favorita | Ricardo Freire

Nos últimos tempos nenhuma cidade emplacou com tanta força no imaginário nacional quanto Florianópolis.

A combinação do número cabalístico “42 praias” com a expressão mágica “qualidade de vida” faz de Floripa um destino desejado tanto para passar férias quanto para viver. Auto-estradas, túnel e viadutos têm sido construídos para acomodar o crescimento da cidade, que segue atraindo migrantes de alta escolaridade e poder aquisitivo.

A transformação da capital sonolenta de antigamente na moderna metrópole de hoje, entretanto, não afetou a diversidade da ilha. Vilarejos açorianos, colônias de pescadores, praias selvagens e matas preservadas continuam onde sempre estiveram, a poucos minutos do centro da cidade — ou a muitos minutos do centro da cidade, se você vem nas engarrafadíssimas férias de verão.

Quando ir Como chegar Onde ficar? O que fazer
Lagoinha de Ponta das Canas Canto da Lagoa Costão do Santinho Ostras em Santo Antônio de Lisboa
O verão é quando tudo acontece – mas em compensação, o trânsito fica complicado. Vale a pena madrugar para ir à praia – e bater em retirada antes da massa. O Carnaval de rua é animado e têm atraído cada vez mais o público GLS.

Para curtir as praias com tempo firme e sem muvuca, a melhor época é o outono, que costuma ter dias radiantes e temperatura gostosa debaixo do sol. De março até a Páscoa a temporada normalmente é mais aproveitável do que no verão.

O inverno e a primavera convidam a aproveitar a renovada cena urbana de Floripa – e, entre julho e novembro, esticar até Imbituba (90 km ao sul) para a temporada de observação de baleias franca.

O aeroporto de Florianópolis fica no sul da ilha, a 11 km da Beira-Mar Norte. A autopista duplicada não vai até lá, o que causa congestionamentos (por precaução, saia com uma hora de antecedência do horário do check-in).

Há vôos diretos desde São Paulo, Rio, Porto Alegre, Curitiba e Campinas. Do exterior, chegam aviões de Buenos Aires e, na temporada, também de Montevidéu e Santiago.

De carro são 312 km desde Curitiba, em estrada totalmente duplicada (de São Paulo, 700 km, ainda com 50 km em pista única). De Porto Alegre são 470 km enfrentando as intermináveis obras de duplicação do trecho sul catarinense da BR 101.

A rede hoteleira do Centro, voltada ao viajante de negócios, se presta muito bem ao turista que queira variar de praias.A proximidade da ponte também torna o Centro uma base ideal para explorar a costa do continente – de Camboriú à Praia do Rosa.

Existe pouca acomodação pé-na-areia; a maioria está no norte da ilha, entre Jurerê e o Santinho. Há pousadas e casas para alugar em praias localizadas em todos os quadrantes da ilha.

Onde quer que você se hospede, vale a pena alugar um carro. As distâncias são grandes e os táxis, escassos. (O transporte público, porém, é bem organizado, com linhas-tronco e estações de transbordo).

As 42 praias têm usos distintos. Se você tem pouco tempo na ilha, melhor do que ficar pingando de praia em praia é ir direto naquelas que são a sua cara. Leia sobre 10 delas aqui.

Atenção: seqüência de camarão é totalmente out! O barato de Floripa agora é comer ostras perto dos seus criadouros – nos vilarejos açorianos do Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa (especialmente recomendado ao pôr-do-sol). Outro programa gastronômico típico é atravessar de barco à Costa da Lagoa para comer peixe assado.

A noite é mais animada nas imediações da rua Bocaiúva (no Centro), no Canto da Lagoa e no Centrinho da Lagoa da Conceição.

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transportes, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Florianópolis por Ricardo Freire


716 comentários para “Florianópolis”

  1. Olá!

    Pretendo passar o carnaval em Florianópolis (01 a 04/03). Minha intenção é aproveitar as praias e talvez ir ao Beto Carrero.

    Sabe me dizer se nessa época do ano dá praia? Sobre o carnaval em Floripa, algo a dizer? E o hotel SLAVIERO EXECUTIVE, alguém conhece?

    Desde já agradeço, sempre passo por aqui antes de minhas viagens….Para Buenos Aires e Aruba, o site foi essencial.

    Abraço!

    1. Olá, Vitor! A época é quente, pode chover. A ilha estará lotada. Beto Carrero está a 100 km.

      Clique e leia o que dizem do Slaveiro Executive no Booking.

      Leia sobre praias em Florianópolis:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/03/10-praias-em-floripa/

      1. Boa noite gostaria de passar minha lua de mel em Floripa , quero saber se final
        de agosto a setembro é frio aí . Obrigada

        1. Olá, Berenice! Ainda faz um pouco de frio. Para saber as médias históricas de temperatura em Florianópolis entre agosto e setembro, veja o Jornal do Tempo: http://jornaldotempo.uol.com.br/climatologia.html/Florianopolis-SC/

    2. Vou a Floripa dia 14 de abril, com meu filho de 6 anos e minha mãe, se alguém pudesse informar o clima, um roteiro legal para 11 dias e os preços se são caros ou não agradeço.

      1. Olá, Vanessa! Florianópolis tem preços parecidos com São Paulo. Abril é uma boa época.

        Leia a seção “O que fazer”, logo acima, e também estes posts:

        http://www.viajenaviagem.com/2011/03/10-praias-em-floripa/

        http://www.viajenaviagem.com/2009/08/santa-catarina-em-grande-estilo-siga-o-hugo/

    3. Pretendo ir a Floripa em setembro, gostaria de saber como esta o clima. Obrigada

      1. Olá, Cristiane! A primavera no sul tem clima instável; está sujeita a frentes frias.

        Veja:
        http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

  2. Olá!

    Pretendo passar ir Florianópolis nas férias de janeiro, nesta época do ano chove muito ou tem sol sempre, ref. ao transito é complicado andar de coletivo, no ano passado nesta mesma época fui para Bahia e eles roubam os turistas colocam o preço lá em cima uma coisa simples como uma garrafa de agua é um roubo e lá e assim?

    Desde já agradeço

    Abraço!

    1. Olá, Tais! O verão no sul é chuvoso, mas com aberturas de sol. O trânsito em janeiro é complicadíssimo. Floripa não é o melhor lugar do mundo para andar de ônibus, as praias são distantes do centro e você vai perder boa parte do dia no trânsito.

    2. tais,
      os preços são caros até 20/01, depois ja estao melhores. Voce pode alugar o carro, é só pegar horarios alternativos que nao pega transito. Em fevereiro quase nao chove e os preços são bons (exceto carnaval). Melhor opção é ficar na Lagoa de conceiça, eu já estive lá em 2011 neste periodo e fiquei no Hotel Don Zepe, confere as dicas no trip e no booking, super novo e na melhor localização. Tem uma super sala do cafe da manhã no terceiro andar com vista pra lagoa, só isso já compensa a hospedagem.

  3. 21 de março de 2014.
    Normalmente, como fica o clima nesta época?
    Da praia?

    1. Olá, Lucas! A praia no outono costuma ser melhor que a do verão em Floripa.

      Veja:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

  4. Irei passar o ano novo em Florianópolis. Ficarei em Canasvieiras.

    Sabe me dizer qual o lugar mais indicado, bom e acessivel, para passar a virada? A prefeitura divulga a programaçao dos shows?

    Obrigada!

    1. Olá, Tata! Os fogos são na Beira-Mar, no centro, mas no seu lugar ou eu ficava em Canasvieiras mesmo, ou cacifava um réveillon na vizinha Jurerê. No verão em Florianópolis restrinja ao máximo os deslocamentos em horário de pico. O réveillon vai ser um desses momentos.

  5. Lucas, vc vai em 21 de março? No dia 23 é aniversário da cidade(feriado). Paralelamente ocorre a Maratona Cultural. São 3 dias de música, teatro, performances por toda a cidade. Gratuito e òtimo! Vale muito a pena.

  6. Olá estou pensado e ir a floripa em 27 de dezembro a 6 dezembro está altura as coisas estão bem caras ? Outra coisa também estou pensado mudar para floripa vc sabe me dizer qual os bairros bons para morar que não sejam assim tão caros ?

  7. Corrigindo 27 dezembro a 6 janeiro

    1. Olá, Anderson! O Réveillon é uma das épocas mais procuradas em Florianópolis. Todo o litoral brasileiro fica bastante caro.

      Leia mais:
      http://www.viajenaviagem.com/2013/09/onde-ir-reveillon-janeiro-carnaval-julho/

  8. Olá. Marquei a viagem para ir entre 20/03 a 25/03/2014m como estará o clima? Conseguirei aproveitar bastante praia, sol, shopping e os pontos turísticos?
    Obrigado
    Abraços

    1. Olá, Felipe! O outono costuma ter tempo mais firme do que o verão em Floripa. Estará quente.

  9. Boa tarde,

    Irei passar em floripa de 24/12/13 a 30/12/13 e gostaria de saber se teria algum lugar à indicar para a ceia de natal??

    Quais são os restaurantes pra se curtir à dois?

    Obrigado.

    1. Olá, Douglas! Comunique-se com o seu hotel para ver o que eles indicam para a noite de 24.

      Leia mais:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/12/noite-feliz-pra-viagem-como-passar-o-natal-fora-de-casa/

      Veja restaurantes para ir a 2 em Floripa no guia Destemperados:
      http://www.destemperados.com.br/regiao/sc/categoria/florianopolis/programa/a-dois

    2. Boa tarde Douglas, uma ótima opção para a ceia de natal é o restaurante João de Barro localizado no bairro do Cacupé, com uma linda vista, e um preço justo acredito ser uma das melhores opções para a ceia de natal.

  10. Ola, gostaria de saber qual a melhor balada para o Reveillon em Jurere, Cafe de la Musique ou P12? essa epoca chove muito.

    1. Olá, Hellen! P12 é maior, Café de la Musique mais mauricinha.

  11. Olá, estou pensando de ficar na Praia dos Ingleses do dia 03/03/14 até 08/03/14 (semana do carnaval), quero somente pegar sol, será que vale a pena?

    1. Olá, Jaqueline! Estará quente e provavelmente mais seco do que nas férias de verão. A ilha estará lotada, então é bom se hospedar numa praia que você queira freqüentar, sem precisar pegar trânsito.

  12. Olá.
    Gostaria de saber a programação de Floripa para o carnaval, os locais e as festas públicas e pagas que acontecerão na cidade.
    Obrigada.

    1. Olá, Viviane! Há o carnaval de rua, que acontece no centro histórico, com epicentro no final da rua Filipe Schmidt, e o desfile de escolas de samba na Passarela Nego Quirido.

      http://www.guiafloripa.com.br/carnaval/2014/programacao-de-carnaval-2014-em-florianopolis.php3

  13. Ola pessoal boa tarde,

    estarei indo a Florianoplis em fevereiro 17/02 o que vcs me falam ? onde devo ficar? proximo a qual pria?
    Não conheço nada ai!! rss Falam que as prias são geladas? alguem pode me indicarum hotal bacana que fica perto de bares e restaurantes. E como está a lei seca por ai? muita blits? Vou de carro !! Obrigado

    1. Olá, Crusny! Veja as dicas a partir desta página! Clique nos links :)

  14. Iremos para Floripa no periodo do carnaval e ficaremos em Canasvieiras. Tem carnaval de rua? Qual a melhor locadora de veiculos (preços bons) que deveremos procurar? Obrigada

    1. Olá, Candida! O carnaval de rua é no centro da cidade, no final do calçadão da Filipe Schmidt. Você pode fazer cotação de carros no nosso parceiro Rentalcars, que compara várias locadoras.

      Leitores recomendam locadoras regionais neste post:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/01/locadoras-regionais-voce-tem-alguma-para-recomendar/

  15. Ola, gostaria de sua ajuda…..
    Vou visitar Floripa com minha esposa e dois filhos (2 e 9 anos), minha disponibilidade

    1- chegar na quarta feira dia 26 após as 13 horas e ficar tres diárias, no sábado seguir para beto carrero por dois dias
    2- chegar na sexta a noite e ficar ate segunda feira

    Considerando transito, preço e tempo o que voce me indicaria ? Onde ficar ?
    Ps estarei de carro
    Obrigado

    1. Olá, Paulo! Se a sua prioridade é Beto Carrero, troque sua passagem para Navegantes e hospede-se em Balneário Camboriú, que está 80 km mais perto do que Florianópolis.

  16. Olá

    Irei para Floripa entre 20/06, pela primeira vez e pretendo passar 10 dias. Eu, meu marido e minha filha de quatro anos. Queremos além de curtir a cidade, conhece-la melhor para querem sabe mudar para lá. Vocês indicam o melhor lugar para ficar, considerando o período, que é inverno, uma criança, e o objetivo de conhecer a cidade. Sugere também alguma leitura sobre melhores roteiro. Estou preocupada pois não conheço nada, nem ninguem em Florianopolis.

    1. Olá, Mary! Hospede-se no centro da cidade.

      Veja o que fazer na seção “O que fazer”, nesta página mesmo.

  17. Olá Bóia!
    Sempre recorro ao site em minhas viagens recentes, más desta vez não encontrei muitas dicas sobre o lugar que estou visitando. Até entrei no tópico de Florianópolis que é pertinho pra ver se tinha alguma coisa. Não tem quase nada no site sobre Balneário Camboriú, ou eu que não procurei direito? Queria dicas principalmente sobre locais pra comer.

    1. Olá, Ricardo! O Ricardo Freire passará agora no outono por Santa Catarina e trará dicas de Balneário. Enquanto isso, fique com a dica do Schneckas e Mundo Selvagem.

      http://www.schneckas.com.br/

      http://www.mundoselvagemcafe.com.br/index.cfm

      Dando uma voltinha pela Barra Sul você poderá escolher entre muitos restaurantes.

  18. Olá, li suas dicas e estou com dúvidas irei passar 1 semana com meu marido e gostamos mais de praias com águas tranquilas, li que é mais ao norte.. e estou entre ficar hospedada no norte ou na lagoa, pois na lagoa os lugares pra comer a noite são melhores porém as praias ao norte sao longe… o que vc me indica?
    obrigada

    1. Olá, Juliana! Normalmente sugerimos hospedar-se no Centro e estar de carro alugado. Assim você pode escolher sua praia e seu lugar para ir à noite sem dificuldades. Não há na ilha nenhum lugar que concentre praia e variedade de vida noturna o ano inteiro.

    2. Juliana,

      melhor localização nesta época é ficar na lagoa, e se quiserem vao as praias do norte durante o dia. em maio já é mais frio, então melhor a lagoa por sua ampla estrutura. Minha dica é ficar no donzebe na lagoa, muito comentado nos blogs e melhor custoXbeneficio.

  19. Boa noite!
    Estou pensando em ir para Floripa de 05 a 14 de maio deste ano, gostaria de saber como é o clima neste periodo.
    Obrigado!

    1. Olá, Welson! No outono chove menos por lá, mas em maio já fica mais frio para ir à praia. Consulte o Praiômetro:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

  20. Olá Bóia

    Estou procurando uma praia para ir fim de Abril inicio de maio e como o nordeste esta chuvoso nesta época estamos entre o Caribe e o sul. Floripa é um lugar que estamos considerando, só tenho uma mega dúvida.
    Como é a temperatura da água?
    É mega gelada como no rio ou gostosa como no caribe ou nordeste?

    Muito obrigada

    1. Olá, Camila! A temperatura da água em Santa Catarina é mais fria do que no Caribe. Em Floripa, as praias do norte têm água mais amena.

      1. Olá!

        Também estou considerando ir à Floripa neste mesmo período! Saberia informar se este é um período chuvoso ou ainda dá para aproveitar as praias?

        Obrigado!

        1. Olá, Bruno! Sempre pode chover, mas o período é normalmente mais seco do que o verão. Para ir à praia, quanto mais cedo no outono, melhor. Quanto mais tarde em maio, menos quente estará.

  21. Olá,

    Estou indo para Florianópolis dia 5 de março com a minha família, ficaremos apenas 2 dias. Além das indicações de praia o que mais sugere para conhecermos?

    Obrigada.

    1. Olá, Vivian! Veja as dicas nesta mesma página! Clique nos links!

  22. Olá gostaria de saber como vai estar ou como é o clima de Garopaba a partir do dia 22/03 até o dia 30/03. temperaturas máximas e minimas devemos levar casaco?

    1. Olá, Claudio! Provavelmente estará quente ainda. Veja a previsão nos sites especializados antes de sair e arrume a mala de acordo.

  23. Olá, estou pesquisando local para as férias de Julho, e fiquei em dúvida quanto à Floripa, é uma boa opção ? Obrigada. Abraços, Silene

    1. Olá, Silene! Em julho é inverno, não dará para ir à praia.

  24. Boa noite!

    Pessoal,

    pretendo ir a Floripa em meados de abril, queria saber se o clima ainda permite pegar uma praia.
    Além disso, alguém saberia informar se o Hotel Holla na lagoa da conceição possui uma boa localização.
    obrigada.

    1. Olá, Rafaela! Abril costuma ser mais seco que o verão. Com sorte estará quente o suficiente para dar praia.

      O hotel fica bem no centrinho da Lagoa da Conceição, onde sempre há algum movimento à noite. Está no caminho para a Praia Mole.

      1. Rafaela,
        Não indico este hotel Hola, já tive a infelicidade de me hospedar la no ultimo carnaval, os atendentes são mau humorados e o meu quarto tinha muito mofo. Acabei mudando de hotel e fiquei em uma pousada mais simples, mas certamente para o Hola não volto. a pousada donzepi eu fui visitar, esta muito bem localizada e é muito limpo, porem nao tinha disponibilidade.

    2. Rafael,
      Gosto de indicar o http://www.donzepehotel.com.br, pois já tive experiência negativa em outros hotéis da lagoa. Vá e depois diga o que achou da hospedagem.

  25. obrigda, A Bóia!

    aproveitando o ensejo, você sabe me dizer se há alguma empresa de turismo que faça passeios para Blumenau e brusque aos sábados, pois encontrei apenas até sexta. Há ônibus direto para Blumenau? quanto tempo de deslocamento?
    Gostaria de um plano B, caso pegue um tempo frio em Floripa e não consiga curtir a praia :(
    Obrigada.

    1. Olá, Rafaela! Não sabemos. Mas no seu hotel você encontrará folhetos e catálogos de prestadores de serviço.

    2. A empresa Itaguassul turismo faz vários passeios em floripa e no estado de SC.

  26. Olá Bóia!
    Estou indo para Florianópolis no período de 26/03 a 03/04. Meus pais estão indo comigo e eles estão com 67 anos. Seria melhor eleger uma praia ou ficar no centro? Eles não tem restrição, ao contrário, são bem dispostos.
    Se ficarmos no centro hospedaremos no Íbis. É uma boa localização?
    Obrigada, abraços.

    1. Olá, Lidiane! A melhor localização do Centro é a do Blue Tree, que está na rua mais movimentada, ao lado do shopping.

      Recomendamos hospedar-se direto numa praia quando você planeja curtir esta praia em especial, e não zanzar pela ilha. Para zanzar pela ilha, fique no centro.

  27. Rio de janeiro 14/03/2014.
    vou estar floripa de 26/09 a 06/10/2014,vou ficar na lagoa de conceição e na penha para ir ao beto carrero.
    pergunto: nessa época chove muito por ai, desde já agradeço e aguardo resposta.

    1. Olá, Daniel! Você pode pegar alguma chuva, mas não a ponto de estragar o passeio. Veja as médias para Florianópolis aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

  28. Olá, moro em Floripa e tenho alguns posts no meu blog sobre a Ilha…se puder ajudar…
    abraços
    http://www.dicasdarege.com

    Rege

  29. Gostaria de ir a Jurere Internacional, ainda não conheço a cidade. Gostaria de um hotel legal bem proximo a praia. Pode me indicar ?

    1. Olá, Louise! Neste link indicamos alguns hotéis em Jurerê: http://www.viajenaviagem.com/2011/03/10-praias-em-floripa/

  30. ola estou querendo ir a floripa na semana santa,como estará o clima,vai estar bom para praia?

    1. Olá, Gisele! No Praiômetro mostramos as médias históricas de chuvas nas praias. Você pode dar uma olhadinha aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/
      Mais perto da sua viagem, você pode checar a previsão do tempo no Jornal do Tempo: http://jornaldotempo.uol.com.br/previsaodotempo.html/brasil/Florianopolis-SC/
      O frio costuma chegar a partir de maio.

  31. irei p florianopolis na primeira semana de abril esta chovendo muito por ai? não sei se levo roupa de frio? estou com muito medo de não aproveitar nada por conta da chuva

    1. Olá, Patricia! Acompanhe a previsão pelo Jornal do Tempo: http://jornaldotempo.uol.com.br/previsaodotempo.html/brasil/Florianopolis-SC/

  32. Olá. Pretendo ir de São Paulo para Floripa de carro com minha esposa, filho e cachorro neste feriado de 01 de maio.
    Gostaria de saber se a estrada é boa/segura e se fica com muito trânsito em feriados.
    Muito obrigado!

    1. Olá, Jefferson! A estrada é praticamente toda duplicada, com exceção de 30 km na Serra do Cafezal, em São Paulo, onde sempre há congestionamentos, sobretudo em feriados. Há trechos em São Paulo e no Paraná que atravessam parques estaduais e que têm velocidade máxima permitida de 60 km/h, com muitos radares. Com o controle de velocidade e os engarrafamentos na serra, é bastante difícil fazer esse percurso em menos de 10 horas.

  33. Boa tarde, vou para Florianópolis no dia 30/04/2014 e volto 05/05/2014. Irei com meu marido e filha de 9 anos, quero conhecer as praias e no sábado ir ao beto carreiro. Que hotel me indicaria e o beto carreiro fica muito longe de Florianópolis

    1. Olá, Priscila! O Beto Carrero fica a 120 km de Florianópolis. Balneário Camboriú é uma base muito mais conveniente para ir ao parque. Há mais atividades para crianças em Balneário do que em Floripa.

      Em Florianópolis, se a idéia é variar de praia todos os dias, recomendamos hotéis no centro, como o Blue Tree, o Majestic ou mesmo o Ibis.

      A Lagoa da Conceição também é uma ótima localização para passear na ilha. Por ali, o hotel Hola é básico mas cumpre sua função.

      Leia sobre as praias e seus hotéis:
      http://www.viajenaviagem.com/2011/03/10-praias-em-floripa/

  34. Olá, ficarei em floripa entre os dias 01/09/2014 e 07/09/2014 em lua de mel. Essa é uma boa epoca para passar na cidade? Da pra pegar uma praia?

    1. Olá, José Carlos! Faz frio! Não dá praia, não.

  35. Olá,
    Pretendo ir à Floripa no feriado de 01/05, entretanto, irei de ônibus e não pretendo alugar carro pois, colocando na ponta do lápis, não compensa.
    Gostaria de saber se é desgastaste conhecer a ilha andando de ônibus.
    Montei um roteiro de conhecer Joaquina e Praia Mole no primeiro dia, Forte e Jurerê no segundo, Armação e Campeche no terceiro e o quarto ficaremos nos arredores do hotel, na Lagoa da Conceição.
    Li em alguns blogs que o sistema de transporte é ineficiente, aí fiquei receosa.

    Agradeço se puder me ajudar… E obrigada pelas dicas. Me ajudou bastante!

    1. Oi Bárbara

      Não é impossível, mas é demorado e trabalhoso, mas tua lógica esta correta nos destinos.
      Você consegue ir para a praia Mole e Joaquina facilmente a partir da Lagoa da Conceição, se você for aventureira da Lagoa cruza as Dunas a pé e chega na Joaquina.
      Do Forte Jurerê o ponto final do ônibus de Jurerê é na base do Forte. Tente almoçar no Forte, depois uma caminhada em Jurerê que ficará ok. Para isto você vai ter que estudar os ônibus e fazer algumas baldeações.
      Armação e Campeche estão lado a lado, mas mesmo assim são praias longe uma das outras, pense somente Armação e Matadeiro, que vai ser ônibus único.
      Campeche está ao lado da Lagoa, não sei aonde vc estará hospedada, mas existem trilhas do fim da lagoa para esta praia e também cruzando dunas, um passeio super bacana.
      Prepare a paciência, mas sim é possível fazer de ônibus. Este site vai te ajudar nos horários, lembro que horários de feriado são reduzidos:
      http://www.mobfloripa.com.br/onibus.php
      Uma sugestão seria o Floripa by Bus, o ônibus turístico.
      http://www.floripabybus.com.br/

      Boa sorte, traga casaco, maio pode ser quente, mas tem ventos frios no fim do dia.
      @GusBelli

  36. Boa noite amigo a Bóia.

    Estou de viagem marcada para Floripa em 15/10/14 a 21/10/14. sera que voçe poderia me
    ajudar tirando algumas duvidas? chove ou faz muito frio nessa época? o proposito desta
    viagem seria em conhecer as prais, sera que aproveitarei. nao achei ninguém que me desse
    informações conclusivas! desde já agradeço a toda sua equipe. Obrigado!

    1. Olá, Rudney! Outubro não é uma época especialmente chuvosa, mas vai estar frio para ir à praia. A melhor época para ir lá é no início do outono. Veja no nosso Praiômetro: http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

  37. Oi Rick e Bóia. Vou com marido e 3 filhos adultos passar o feriadão da Páscoa em Floripa. Ficaremos hospedados no centro (Hotel Valerim). Vocês tem sugestões de restaurantes acessíveis, nas praias ou no próprio centro? Acho que no centro estará tudo fechado, não? Obrigada.

    1. Dilemba,
      Se tiver oportunidade conheça o restaurante freguesia que fica na rua principal de floripa. o melhor restaurante que fui em floripa. O local é muito agradavel e a comida sensacional! http://www.cantinadafreguesia.com.br/

  38. Olá, quais as atividades para realizar no período de 27/06 a 15/07 aí? O frio é castigante?

    1. Olá, Aline! Nesta época não dará praia. Visite o Museu Cruz e Sousa, o Mercado Municipal, os fortes, os vilarejos açorianos (Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha).

  39. Olá! Estarei em “Floripa” entre os dias 19 a 24 de junho, gostaria de saber se o frio “castiga” de tal modo a não permitir fazer nenhum programa durante todo o dia. Estou interessado em conhecer a noite da cidade (baladas). Gostaria de saber, também, qual seria o melhor local pra ficar hospedado nesse período. Desde já, agradeço

    1. Olá, João Gustavo! Você pode fazer passeios durante o dia, pois vai estar frio para ir à praia. Veja as sugestões no post logo acima.

      Ficar no Centro é a melhor opção.

  40. Estou indo em Maio/2014 e gostaria de saber como é o clima. Vou ficar 1 semana com marido e filha de 4 anos e gostaria de saber o que levar de roupa pra não levar nem demais nem de menos.

    1. Olá, Ana! Para saber as médias de temperatura para este período em Florianópolis, veja: http://jornaldotempo.uol.com.br/climatologia.html/Florianopolis-SC/

  41. Olá,

    Estou indo para Floripa no próximo feriado, 1 de maio. Vou de carro, sabe me dizer quanto gastarei com pedágios aproximadamente?

    Obrigado.

    Felipe

    1. Olá, Felipe! Pense em algo como R$ 25 em cada sentido.

  42. Ola, estou pensando em ir em floripa pela 1ª vez no final de junho (de 21 a 28), quero aproveitar a praia, tem sol quente por ai neste periodo do ano??

    1. Olá, Nayara! Infelizmente, estará muito frio para ir à praia. Veja as médias históricas para o perído no Jornal do Tempo: http://jornaldotempo.uol.com.br/climatologia.html/Florianopolis-SC/

  43. Olá, pretendo ir no mês de novembro para Floripa. Como está o tempo nesse mês? Dá para ir a praia? Qual o melhor lugar para se hospedar? Alguém tem indicações do hostel Sunset Backpackers (http://www.sunsetbackpackers.com)? O aeroporto fica muito distante da Ilha da Conceição? Obrigada.

    1. Olá, Manuela! Conceição não é uma ilha, é uma lagoa. Fica a 20 km do aeroporto.

      Em novembro o tempo não é muito firme, porque a primavera no Sul é sujeita a muitas frentes frias; mas com sorte, dará praia.

      Veja:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

    2. Manuela,

      A lagoa da conceição é a melhor localização para se hospedar em Floripa. Cheio de bares, restaurantes e lojinhas que atendem o ano todo. Não deixe de conhecer a costa da Lagoa, o passeio é sensacional e os restaurantes ótimos. Tem o Restaurante Cabral, melhor sequencia de camarão da Ilha. No centrinho da lagoa não deixe de visitar a Cantina da Freguesia em anexo ao Hotel Don Zepe ( que tambem é a melhor dica de hospedagem da ilha). O atendimento é fantastico e o predio todo novo e moderno! Bom passeio!

  44. boa noite,

    estou indo pra cidade nos dias dos namorados esse mês de junho oque seria bom pra curti no periodo da manha ? na onde consigo bares bacanas para ver o jogos da copa ? oque fazer nos dias 12 ate dia 15 ???

    1. Olá, Alisson! Com ceretza você vai achar dezenas de bares para ver o jogo do Brasil. Peça dicas no seu hotel. :)

      Veja o que é possível fazer em Florianópolis no inverno:
      http://www.viajenaviagem.com/2014/04/floripa-o-que-fazer-dias-frios-nublados-chuvosos/

  45. Olá!
    Farei uma viagem para Floripa entre 18 e 21 de junho. Primeiramente, pensei em me hospedar em Canasvieiras, porém, pelo que li nos comentários acima, vi que o centro seria mais ideal. Gostaria de saber se há o que fazer durante a noite em Canasvieiras ou o centro é bem mais movimentado. Obrigada!

    1. Olá, Gabrielle! As praias ficam mortas nesta época. Prefira o Centro ou o Centrinho da Lagoa da Conceição.

  46. Olá, gostaria de saber algumas dicas de como aproveitar bem seis dias que irei passar em floripa com meu namorado, vamos em julho, sei que estará bastante frio mas queria indicaçoes de lugares para passear e comer também…
    Desde ja obrigada.

    1. Olá, Amanda! Para dicas do que fazer em Florianópolis no frio, veja: http://www.viajenaviagem.com/2014/04/floripa-o-que-fazer-dias-frios-nublados-chuvosos/

  47. Boa Tarde,

    Vou me instalar numa pousada em Praia dos ingleses, como faço para ir no Beto Carreiro World de onibus ?

    1. Olá, Jéssica! Há várias agências no centrinho dos INgleses que vendem ingresso com transporte de ônibus.

  48. Olá, Pretendo passar a primeira quinzena das férias de janeiro em Floripa, vou com minha esposa, filho de 6 anos e um casal de amigos. A ilha é bastante grande, divididas em extremos onde o transito pode ser um complicador.
    Observei muitos comentários em se hospedar em Canasvieiras, Lagoa da Conceição, Centro…etc. Estou com muitas dúvidas quanto a isso.
    Gostaria de uma ajuda sobre aonde é melhor se hospedar na ilha, levando em consideração os seguintes pontos:
    Praias (beleza natural), passeios, restaurantes, boas opções de hospedagens, que tenha o que fazer a noite..etc.
    Vou aproveitar também e levar o filhote ao Beto Carreiro. Quantos dias é necessários para curtir bem o parque?
    Desde já agradeço

    1. Olá, Gustavo! Escolha a sua praia em Florianópolis com a ajuda deste post: http://www.viajenaviagem.com/2011/03/10-praias-em-floripa/

      Um dia é suficiente para conhecer o parque.

1 ... 4 5 6

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!