Florianópolis

A favorita
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Nos últimos tempos nenhuma cidade emplacou com tanta força no imaginário nacional quanto Florianópolis.

A combinação do número cabalístico "42 praias” com a expressão mágica "qualidade de vida” faz de Floripa um destino desejado tanto para passar férias quanto para viver. Auto-estradas, túneis e viadutos têm sido construídos para acomodar o crescimento da cidade, que segue atraindo migrantes de alta escolaridade e poder aquisitivo.

Florianópolis: Lagoa da Conceição

É uma cidade exemplar na acomodação de diferenças: aprendeu a receber os hermanos argentinos, convive com uma babel de sotaques dos próprios moradores e é simpática ao público LGBT (que acorre em massa no verão e no carnaval). O orgulho manezinho, porém, nunca esteve tão em alta: Floripa já sabe o seu valor.

Florianópolis: Praia Mole

A transformação da capital sonolenta de antigamente na moderna metrópole de hoje não afetou a diversidade da ilha. Vilarejos açorianos, colônias de pescadores, praias selvagens e matas preservadas continuam onde sempre estiveram, a poucos minutos do centro da cidade — ou a muitos minutos do centro da cidade, se você vem nas engarrafadíssimas férias de verão.

Vai por mim: Florianópolis

Florianópolis: Dunas da Joaquina

Escolha Florianópolis por tudo que a cidade tem, mas leve em conta o que a cidade não tem. Você não vai encontrar em Floripa um calçadão na praia com barzinhos enfileirados, como em outras capitais litorâneas. É uma cidade carente de atrativos culturais -- se não der praia ou estiver muito frio para atividades na natureza, você vai acabar se refugiando em restaurantes ou nos shoppings. E se você vier com crianças e o Beto Carrero World estiver na sua programação, vai por mim: considere ao menos um ou dois pernoites em Balneário Camboriú.

Guia de Florianópolis no Viaje na Viagem

342 comentários

Andréa Cristina Da Silva

Olá, vou para Florianópolis no dia 14 de outubro de 2019, mas me falaram que é frio nesta época, isso procede?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andréa! Estará frio se estiver passando uma frente fria. Frentes frias são comuns na primavera no Sul. Por enquanto a previsão da Climatempo é de temperatura amena para esses dias, mínima e máxima em torno dos 20ºC. Mas ainda é cedo para saber, previsões podem mudar até a véspera.

Cristopher Bertoni

Olá Andréa! Hoje o dia estava lindo e quente aqui em Floripa! 25 graus e céu llimpo.
Esperamos que aproveite sua estadia por aqui.
Um abraço,
Cristopher.

Carla Cerqueira Brito Maciel santos

Estou em floripa. O tempo tá nublado e tem uma chuvinha que não cessa. Estamos em família com filhos de 7 e 9 anos. Não está dando praia. O que fazer? Quais os pontos turísticos com exceção das praias? Pq tudo o que pesquiso só nos informa sobre praias (o que não será possível no momento). Espero que me ajudem! Um abraço!

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Boa tarde Ricardo. Estava com férias programadas para o Ceará agora em janeiro, mas em decorrência do oleo nas praias e eventuais perrengues decidi mudar os planos. Pretendemos ir a Floripa e preciso de uma ajuda: temos uma filha de 2 anos e queria um hotel preferencialmente pé na areia, mas que tivesse também piscina infantil e uma estrutura boa de quarto. A praia teria que ser calma também para aproveitar bem com criança - o que você indica?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! Quem responde é A Bóia.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/florianopolis/onde-ficar-florianopolis/

Daiana Machado

Tatiana, recomendo o Resort Costão do Santinho, o local é incrivel em meio a natureza com sistema All Inclusive. Você falou em vir com crianças e a recreação deles é ótima, ficam o dia todo em atividades com os pequenos com diversas coisas educativas e divertidas, eu achei fantástico. O mar é agitado mas tem um cantinho perto do Costão que da pra ficar de olho nos pequenos e as ondas não batem tão forte. Vale fazer um cotação de preço e conhecer melhor o que eles podem oferecer. Beijos espero ter ajudado.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar