Porto Alegre

Porto AlegreBeira-lago | Ricardo Freire

Por dois séculos e meio Porto Alegre acreditou ser banhada pelas águas do Rio Guaíba. Um dia os porto-alegrenses acordaram com a notícia de que o seu rio é, na verdade, um lago (e que isso mudaria também as regras de ocupação das margens). A nova denominação ainda causa bastante controvérsia – e é um ótimo assunto para puxar quando você não quiser falar de futebol.

O rio que virou lago não é a única novidade. Nos últimos tempos Porto Alegre vem ganhando ares cada vez mais cosmopolitas. A carne continua sagrada, mas a cena gastronômica vai muito além das churrascarias. A programação cultural é intensa e diversificada.

Para descobrir uma das mais surpreendentes capitais brasileiras, basta aproveitar as folgas de uma viagem a trabalho e seguir a agenda dos porto-alegrenses. Ou dar-se ao luxo de uma escala mais demorada antes de subir a Serra.

Quando ir Como chegar Onde ficar? O que fazer
Usina do Gasômetro, Porto Alegre Viaduto da Borges de Medeiros, Porto Alegre Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre
A umidade é intensa tanto no inverno quanto no verão, acentuando as sensações de frio e calor.

O outono é a estação mais seca, com dias quentes e noites frescas. A época mais bonita do ano, no entanto, é a primavera, enfeitada por uma profusão de jacarandás floridos.

Porto Alegre fica ainda mais interessante na época de eventos culturais.

O maior deles é a Feira do Livro, que acontece há mais de 50 anos na Praça da Alfândega, normalmente na primeira quinzena de novembro. E em setembro há o Porto Alegre Em Cena, um festival internacional de teatro.

O aeroporto de Porto Alegre localiza-se ainda dentro dos limites da cidade.

É possível chegar com vôos diretos desde São Paulo (Congonhas e Cumbica), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Florianópolis, Curitiba, Campinas, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu e Brasília.

A cidade também é um pequeno hub para o Cone Sul, com vôos diretos desde Montevidéu, Buenos Aires, Córdoba, Rosário e Santiago. No verão uma rota direta a Punta del Este.

As cidades turísticas da Serra estão a duas horas de viagem. Gramado fica a 130 km; Bento Gonçalves e o Vale dos Vinhedos, a 125 km.

O elegante bairro dos Moinhos de Vento tem tudo: localização central, hotéis, restaurantes, cafés, lojas de rua, shopping e até um parque.

O novo pólo empresarial da cidade fica perto dali, na avenida Carlos Gomes – onde também já há hotéis.

Os hotéis da Cidade Baixa e da Praia de Belas são convenientes para quem tem interesses comerciais ou turísticos na Zona Sul da cidade.

Se estiver em busca da melhor relação custo x benefício, escolha um hotel no Centro ou nas cercanias do aeroporto – que, por sinal, fica dentro da cidade, a 15 minutos de táxi dos Moinhos de Vento.

Tire uma tarde para fazer o circuito clássico do Centro, com visitas ao MARGS (o Museu de Arte estadual), à Casa de Cultura Mario Quintana e ao Theatro São Pedro, com um pit stop no Mercado Público para tomar uma salada de frutas com nata na Banca 40.

O rio-lago pode ser navegado em passeios com o barco Cisne Branco – e contemplado das janelas da nova atração da cidade, a Fundação Iberê Camargo.

À noite, escolha entre a badalação dos Moinhos de Vento (ruas Padre Chagas e Fernando Gomes) e a cena alternativa da Cidade Baixa (entre as ruas Lima e Silva e José do Patrocínio).

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Porto Alegre por Ricardo Freire


71 comentários para “Porto Alegre”

  1. Aqui está uma imagem outonal do Parque da Redenção :
    http://twitpic.com/78bzwo
    vá aos domingos pela manhã para cutir os gauchos tomando mate e aproveitar para comprar artigos locais
    no mercado de artesanato e de antiguidades do Briq da Redenção ( Rua Protasio Alves e José Bonifacio).

    1. Sylvia!!!O q é esta foto? O q é esta bouganville? Muito lindas! Parabéns! Pode mandar p/ o charada da sexta…

  2. Apenas complementando…o roteiro clássico do Centro deve incluir o Santander Cultural e o Memorial do Rio Grande do Sul. E bem pertinho das ruas Fernando Gomes e Padre Chagas, há a rua Dinarte Ribeiro e o entorno da Praça Maurício Cardoso, outro pequeno polo gastronômico charmoso.

    1. Complementando o complemento….
      Ao fazer o roteiro do centro, vale incluir também a Praça da Matriz, com a Catedral Metropolitana e o Theatro São Pedro.

  3. Tenho que dizer: Porto Alegre é linda na primavera!

    Como esta cidade é arborizada e colorida! Que prazer é andar ou dirigir por um centro urbano abaixo de verdadeiros túneis verdes, ou parar no semáforo de uma grande avenida tendo ipês amarelos ao lado.

    É a época mais bacana de Porto Alegre.

  4. Olá pessoal,
    no final de março eu e meu marido chegaremos em Porto Alegre no início da noite de um sábado e retornaremos na segunda de manhã. Nos hospederemos no Intercity Premium.
    Queremos jantar no sábado à noite num lugar bacana e curtir o domingo pela cidade, sendo que neste dia à noite vamos a um show no estádio Beira Rio. O que vocês sugerem pra tão pouco tempo? Ainda não conhecemos a cidade.
    Aguardo dicas.

    1. Alô, Roberta! As dicas estão na seção “O que fazer” desta mesma página. Mais sugestões para o seu roteiro você encontra clicando nos links da seção “Leia também”.

      Para o seu jantar de sábado, não deixe de visitar o site dos Destemperados, que tem ótimas sugestões de restaurantes:
      http://www.destemperados.com.br/category/regiao/porto-alegre/

  5. Se estiver de carro e não for para a Serra, vá até Sapiranga na região metropolitana (BR 116/RS 239) e suba de carro, o morro Ferrabrás, local de asa deltas, tem um mirante fascinante.
    Em Porto Alegre não esqueça de andar na linha Turismo.

  6. Conhecer Itapuã em Viamão também é indicado para o eco-turismo!

  7. Boa terde, estou querendo ir pra Gramado passar as férias com minha família na última semana de setembro e o que ainda estou sem saber é se nesse período está chuvendo por lá. Se possivel gostaria de saber mais detalhes de lá. Obrigado!!!!

    1. Olá, Marco! Setembro é, em média, o segundo mês mais chuvoso do ano: http://br.weather.com/weather/climatology/BRXX0101.htm?dayofyear=173
      Leia o que já foi publicado sobre Gramado no site: http://www.viajenaviagem.com/category/gramado/

  8. Em setembro participarei de uma corrida de rua em Porto Alegre e passarei apenas o fds. Não conheço a cidade e gostaria de dicas de onde poderia me hospedar. A retirada de kit para o evento será no BarraShopping Sul e acredito que o evento em si também acontecerá no entorno do shopping.

    Como boa mochileira, minha primeira opção foi o Porto Alegre Hostel Boutique, mas não sei se é perto ou longe. Também já me disseram que este albergue fica numa área não muito legal da cidade, não sendo mto recomendado. Por isso comecei a ver alguns hotéis, mas até agora nada…

    1. Olá, Elaine! O hostel não está numa região conveniente para você, não. Tente algo no Centro.

    2. Elaine, eu não recomendo o holstel porto alegre hostel boutique. O hostel é perto do centro, mas o atendimento é ruim. Fiquei hospedado uma semana e não gostei nenhum pouco. O cliente é importunado. A recepcionista que é tcheca é antipática e fala mal o português. As camas são muito pequenas – não acomodam pessoas altas. Eles proibem o uso da lavanderia e o hospede não pode usar o varal para secar as toalhas molhadas. Tambem não fornecem toalhas extras nem cobertores, mesmo se você quiser pagar. Fecham a cozinha coletiva as 23 horas e quem sai sedo não toma café, que é servido das 8 as 9:30 horas – acho que é para eles economizarem. O bairro é ruim, sujo e perigoso. Não acredite as dicas turisticas deles, se não você é assaltado. Se for a porto alegre novamente, não ficarei mais nesse lugar. Boa sorte

  9. Vou pra Porto alegre para o Youpix Festival. Pensei também no hostel, mas não sei como seria melhor. O Evento é na ESPM e também queria conhecer os bares da cidade! É conveniente?

    1. Olá, Thany! A ESPM fica no bairro de Santo Antônio, que não é longe do hostel. O hostel está bem localizado para o evento.

  10. Olá Pessoal… Eu vou passar a semana do natal em Gramado e meu voo que chega em POA é a noite, entao terei que dormir uma noite em Porto Alegre.
    Gostaria de uma sugestao de hotel proxima ao Aeroporto (p nao gastar com taxi) que seja de no maximo uns 230 reais a diaria para casal. Será que consigo um bom tipo intercity, ibis etc?

    Mto obrigada pela ajudaaa

    1. Flavia , no aeroporto tem um Ibis e um Novotel ( recem inaugurado)

  11. Oláa!!!!! Existe alguma locadora de veiculos que tenha disponivel carro para 7 pessoas que eu possa pegar em Porto alegre e devolver em gramado?

    Obrigado!!

    1. Mari , no aeroporto tem um Ibis e um Novotel ( recem inaugurado)

    2. Olá, Mari! Comece tentando pelas maiores, como a Localiza.

  12. Em novembro estarei indo para POA, gostaria de ficar em hostel, andei pesquisando alguns mas não tenho mt noção de como é a cidade… Teriam como indicar um hostel que fosse relativamente em um lugar perto de tudo, ou do centro e em uma região segura da cidade?

    1. Olá, Livia! O Bom Fim Hostel e o Rock’n'Hostel são bem localizados:
      http://www.hostelworld.com/hosteldetails.php/Bom-Fim-Hostel/Porto-Alegre/62853?sc_sau=sfab&sc_pos=1

  13. Estava pensando em me hospedar no Porto Alegre Hostel Boutique, porém vi alguns comentários dizendo que o bairro é perigoso e coisas do gênero, bem como questões de localização…Sou carioca e não conheço nada em Porto Alegre.
    Por favor, me ajudem! haha

    1. Olá, GAbriel! Não é bem localizado. Veja a resposta que demos acima à Livia.

      1. Bom dia! Muito obrigado pelas informações e pronta resposta. O espaço de vcs é ótimo e nos ajuda muito.
        Mas essa questão de não ser bem localizado é por ser longe de ponto de onibus, pontos turisticos, bares ou por ser perigoso?
        Desde já agradeço a atenção

        1. Olá, Gabriel! Não é uma área turística da cidade. Não é um lugar onde você vai gostar de andar à noite.

  14. Olá! Estava pensando em dar uma escapulida pra Poa no carnaval. Penso em ficar num hostel na cidade baixa.
    Alguém recomenda? Estou na dúvida entre Poa e Curitiba. Aceito sugestões!

    1. Olá, Rodrigo! São duas cidades que sofrem evasão no carnaval. Curitiba tem a vantagem de oferecer um conjunto de “atrações turísticas” que estão sempre funcionando (só os museus estarão fechados). Porto Alegre vale mais pela cidade, e muita coisa deverá estar fechada.

    2. Rodrigo, nunca passei o carnaval em Curitiba, mas já passei em POA e te digo: a cidade fica vazia!!! Os locais escapam para o litoral (seja do RS, de SC ou para Punta del Este). Não acho que seja uma boa época para conhecer POA, porque o agito legal da cidade não vai existir. Não acho que você vá se divertir tanto nos bares da Cidade Baixa no carnaval…

  15. Olá! acho os textos muuuito uteis.
    Estarei de ferias no mes maio/junho juntamente com meu marido, gostariamos de aproveitar tudo que esse temporada oferece, porem nao sabemos ainda para onde ir.
    Ja que praia parece não rolar, gostaria de algumas sugestões de para onde ir a dois nesses meses.
    Obrigada!

    1. Olá, Imare! Clique nos links desta página para ver as sugestões:
      http://www.viajenaviagem.com/brasil/capitais/porto-alegre-ricardo-freire/porto-alegre-links-e-posts/

  16. Interessante matéria. Porto Alegre vai entrar em superoferta de hoteis. Recém abriu um hotel grande e há mais nove em construções, além de muitos outros em projeto. Vêm aí mais dois Ibis e um Ibis Budget, entre outros.

    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2013/02/porto-alegre-ganha-hoteis-mas-superoferta-causa-preocupacao-4041707.html

    1. Em tempo, muitos hoteis novos em áreas bem boas para se hospedar.

  17. Olá boia, vou para as Serras em agosto. Chego no aeroporto de Porto Alegre de manhã, pretendo alugar um carro com destino a Bento Gonçalves onde ficarei 3 dias e depois a Gramado. Gostaria de indicação de um restaurante legal em P.A. ou no caminho para almoçar e seguir viagem

    1. Olá, Eleonora! O aeroporto de Porto Alegre já está na saída da cidade, então para não precisar entrar seria melhor escolher um na estrada, mesmo. Vou compartilhar a pergunta no Perguntódromo; havendo resposta, aparecerá aqui.

      1. Realmente é melhor seguir viagem direto do aeroporto. Se vai direto para Bento Gonçalves, uma excelente opção é o Rest. Canta Maria, localizado no lado direito da entrada da cidade. Culinária típica da região extremamente bem feita em um ambiente super agradável. Imperdível. Quando estiver a caminho de Gramado, pare em Nova Petrópolis para almoçar no Rest. Colina Verde, de culinária alemã. Vale demais a visita. Ao retornar a Porto Alegre, se for dormir na cidade, poderá curtir a experiência que é comer num dos melhores resturantes tailandeses do Brasil: O Koh Pee Pee é único. Culinária e ambiente muito especiais.

        1. Olá Renata,
          Anotei todas as dicas, elas com certeza serão úteis. Obrigada.

    2. Churrascaria Schneider, na BR116, em São Leopoldo, próximo à entrada para a Unisinos. http://www.churrascariaschneider.com.br/index2.asp?cidade=sleo&menu=index2

      É no caminho para a Serra.

      1. Olá Dionísio,
        Gostei. Obrigada pela dica.

    3. Não vale a pena parar no caminho para almoçar. Leve algo para beliscar no carro e almoce na serra. Boa viagem!

  18. restaurante Colina Verde, antes de Nova Petrópolis.www.restaurantecolinaverde.com

    1. Olá Susana
      Obrigada pela indicação, mas como eu vou primeiro em Bento Gonçalves, me parece que não passo por lá. Na verdade já tinha selecionado esse restaurante, pois gostei muito, para quando estiver voltando de Bento para Gramado.

  19. depende, que dia chegas? se for sabado ou domingo te recomendo que nao pares para almoçar, se vais a bento, deixa pra almoçar ali mesmo. antes de bento, a esquerda tem o vale dos vinhedos. entra ali tem muito restaurante otimo, com bons cardapios e espetaculares vinhos. vale a pena.. agora se for dia de semana. come no schneider otima dica..

    site do vale..

    http://www.valedosvinhedos.com.br/vale/index.php

    1. Olá Justino,
      Vou chegar num sábado e provavelmente vou fazer o que você disse. Dependendo da hora que eu conseguir sair de P.A., resolvo na hora ou no Schneider ou no Vale. Obrigada.

  20. do aeroporto ao vale dos vinhedos, eleonora, demoras , nao conhecendo estradas, em torno de uma hora uma hora e meia… fica a dica..

    1. Pensei que demorasse mais. brigada pela informação.

  21. Oi, como é sábado,eu iria direto para Bento Gonçalves. Observa o mapa no link da churrascaria enviado pelo Dionísio. usando a seta que indica para cima, procura a estrada marcada em amarelo, ( RS 240), onde diz Scharlau. É a estrada que usarás para ir a Bento!!! Boa Viagem!

    1. Oi Lucia, agora ficou fácil. Obrigada pela dica.

  22. Planejo ir ao amistoso Brasil x França no domingo 9 de julho na Arena Grêmio, que termina por volta das 18h. O voo que devo pegar sai de POA às 20h, ou seja, é bom chegar no aeroporto umas 19h.
    Pelo Google Maps vi que são 15-20 min do Arena ao Salgado Filho, ou seja, até dá tempo, considerando que estádio tenha lockers. Tem?
    Se não tiver, daria tempo de pegar o táxi do estádio, passar no hotel que fica na rua São Carlos (acho que bairro Floresta) pra pegar as malas e, então, ir ao aero?

    1. Olá, Camila! Até para uma pessoa sem malas, é complicado pensar em sair do estádio em dia de jogo de seleção e ir ao aeroporto com vôo em cima da hora. Se não conseguir trocar o vôo, deixe o estádio faltando 15 minutos para o jogo acabar para achar táxis e fugir antes do engarrafamento.

      1. Camila,
        A localização da Arena é uma porcaria! No mapa parece super perto, mas o “chegar” até lá é complicado – é no meio de uma vila, e o acesso de carro é bem ruim! Se tu for com as malas é bem fácil, é a uma estação do aeroporto de metro e de táxi não dá nem 10 minutos. Dará tempo, independente do transporte, pois é realmente bem perto. Se tu deixar as malas no hotel, saia do jogo antes, com certeza, como a Boia falou. Dará tempo de ir e voltar ao aeroporto, mas saindo antes tu garante um eventual trânsito de saída de jogo.

        1. Perfeito, Maura! Vou verificar se há lockers no aeroporto, pq dessa forma eu passaria antes lá e guardaria as malas e dps iria pro jogo mais despreocupada. Obrigada!

          1. Complementando, tem mesmo porta-malas no aeroporto. Passaremos lá antes do jogo para deixá-las.

            1. Camila, aqui fala quem vai a todos os jogos na Arena. Mesmo sem as malas, teu tempo será justíssimo.

              É difícil pegar táxi no estádio depois do jogo e também não deverá haver muitos táxis muito tempo antes de acabar. Se a idéia for pegar táxi, saia do estádio antes do final do jogo, uns 10 a 15 minutos. Se conseguires pegar um táxi desse modo, rapidinho estarás no aeroporto. Do contrário, se pegares táxi depois de finalizado o jogo, vais ficar cerca de uma hora envolvida no trânsito.

              Uma alternativa é o Trensurb. Dá 20 minutos de caminhada até a Estação Anchieta, onde pegas o trem para a Estação Aeroporto. Se esperares o jogo acabar, com certeza vais ter problema para pegar um trem logo, pois costuma ficar muito lotada a estação. Portanto, também saia 10 a 15 minutos antes e caminhe à estação, pois pegando o trem logo, bem rapidinho estarás na estação Aeroporto. Lembre que da Estação Aeroporto até o aeroporto serão uns 10 minutos de caminhada.

              Enfim, regra de ouro para ti: sair de 10 a 15 minutos antes de acabar o jogo. Se deixares para esperar acabar a partida, a chance de perderes o vôo ou de fazer um check-in apertadíssimo é muito grande.

              1. Foi isso mesmo, Dionísio! Saímos exatos 15 minutos antes de terminar, logo após o segundo gol. Demos uma corridinha pq os táxis estavam concorridos, mas o trânsito até o aero tava tranquilo. Resultado, chegamos 18h15, bem antes do nosso voo.

  23. Olá, pessoal!

    Podem me ajudar? Gostaria de dicas de traslado do Aeroporto Salgado Filho para Gramado.

    Muito obrigada!

    Lúcia

  24. Muito obrigada!

    O Hotel Natur está com ótimo preço para e julho e em ótima localização. Posso arriscar?

    Abç!

    Lúcia

    1. Olá, Lúcia! Não temos resenhas de leitores sobre o Natur Hotel. Veja o que ex-hóspedes falam dele no Booking.

  25. Porto Alegre me surpreendeu, pois eu achava que os gaúchos eram mais frios. Muito pelo contrário: de todos os lugares que já fui, foi o povo mais receptivo e hospitaleiro que pude conhecer, sempre dispostos a ajudar, dar dicas, fazer amizade! O único defeito é a rivalidade entre Grêmio e Inter. Fiquei chateada quando, no Brasil x França ontem na Arena do Grêmio, vaiaram o Oscar, ex-jogador do Inter, em duas ocasiões. Detalhe: ele tinha sido o autor do primeiro gol! Fora esse episódio, não posso colocar defeito em nada! Mais hospitalidade que aqui no Nordeste, de longe.

    - Hotel/localização: como fui para fazer um curso no Centro, fiquei no Tulip Inn, que era logo ao lado. Só ficaria nessa região para viagens a trabalho ou cursos mesmo. Se fosse somente a turismo, ficaria no Moinhos ou algum outro bairro mais moderno. Voltando ao hotel, ele fica na Senhor dos Passos. Tem academia, bom café incluso e wifi estável em todo o prédio e no quarto. Achei um pouco caro para o que oferece no quarto Standard. Fica numa torre mais antiga, então está precisando de uma boa reforma. O quarto em si nem me incomodou (até trocamos para um sem carpete), mas o banheiro é bem velhinho, estilo anos 80, e o meu estava com uma parte do teto caindo! Pelo que parece, porém, a torre mais nova, com os quartos de luxo, está em bom estado e ouvi elogios. Vale mencionar que todo o serviço é muito bom, com funcionários muito educados, simpáticos e prestativos, o que compensou os defeitos do banheiro.

    - O pôr-do-sol no Gasômetro vale a pena para quem gosta de street food. Tem várias barraquinhas para quem, como eu, tem coragem de se aventurar num entrevero de rua. Tem também quentão, milho verde, crepe, etc.

    - Para tomar chimarrão, um taxista nos indicou comprar os apetrechos no box 16 do Mercado Municipal, e assim o fizemos. Comprei cuia e bomba baratinhas e a erva do chimarrão a granel. Fomos tomar no Parcão, onde umas senhoras nos deram a água quente e ensinaram a fazer corretamente. Adoramos e trouxemos um pouco para Fortaleza!

    - Até dia 14 desse mês está rolando o Petisca POA, no qual diversos barzinhos estão com um petisco + bebida a R$ 15, das 18-21h. Fomos ao Vilaró, no Moinhos, e Prefácio, na Cidade Baixa. Em ambos, atendimento e ambiente excelentes. Sugiro muito provar os mini temakis do Prefácio, além da sakerina de bergamota (tangerina), que faziam o combo do Petisca POA.

    - Nota 10 para o Dado Pub, no Moinhos. Os chopps Dado Bier são maravilhosos, em especial o Belgian Ale. Atendimento 10.

    - Esse fds inauguraram duas exposições no Iberê Camargo. O melhor é a vista do local. Não se pode deixar de tomar um café e comer o famoso mil-folhas de doce de leite do Press Café. Peça ao atendente sugestão de qual café combina com o que vc pedir para comer. Mais uma vez, como em todo POA, atendimento top.

    1. Olá, Camila! Obrigada pelo relato! :D

  26. Pessoal:

    Na minha opiniao a melhor churrascaria de Porto Alegre e regiaao metropolitana: Churrascaria Passoquinha.
    Fica em Canoas (Ao lado de Porto Alegre), ela não tem uma aparencia chique, parece um restaurante bem simples até. Mas o atendimento é feito há anos pelas mesmas pessoas e claro a CARNE, meu Deus, maaaaaravilhosa, de todos os tipos. E um farto Buffet, se não se cuidar, voce pega tanta coisa no buffet que nem consegue comer a carne. Abacaxi no espeto, queijo no espeto, coelho, porco , boi , ovelha, javali, frango, linguica, etc…

    Atualmente moro no RJ e sinto uma falta!!!!!

  27. Estamos indo para o sul daqui 1 mês, pretendemos descer em Caxias do Sul e de lá alugar um carro, ficar 3 dias em Bento ou outra cidade próxima (aceito sugestões) e depois ficar em Gramado ou Canela (tb aceito sugestões). Estamos tentando fazer uma viagem econômica, conseguimos uma tarifa boa da Azul e estamos escolhendo os hotéis e vendo se vale a pena locar um carro em Caxias. Quem puder ajudar, as sugestões serão bem vindas!! Obrigada!

  28. -Olá Bóia,sou de Cuiabá-MT,e estou me transferindo para POA. gostaria de saber sobre as cidades metropolitanas de porto alegre,no quesito morar. sobre facilidades de locomoção,custo de aluguel de um pequeno AP.segurança e conforto,prezo muito arborização ambiental,meios de transportes confortáveis e seguros. Caso possa me ajudar ,agradeço muito, PRIMO.

    1. Olá, Primo! Desculpé, somos um site de viagens apenas!

  29. Em marco de 2014 vamos passar 4 dias meu esposo vai fazer um concurso, como nao conhecemos a cidade qual a sugestão de hotel?

    1. Olá, Renata! Nossas sugestões de hotéis estão na página seguinte:

      http://www.viajenaviagem.com/brasil/porto-alegre-ricardof-freire/porto-alegre-links-e-posts

  30. Minha filha vai fazer curso a noite na ESPM no bairro santo antonio estou preocupada por ser a noite e não conheço o bairro, vou alugar um aparatamento para ela ai em Porto Alegre, por favor me deem dicas de bairros próximos e mais seguros, pois nunca estivemos em POA

    1. Olá, Claudia! Menino Deus e Cidade Baixa são dois bairros relativamente próximos. Cidade Baixa tem bastante movimento à noite.

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!