roteiros de passeios em Gramado

Guia de Gramado

Roteiros de passeios em Gramado: resolva sua viagem de 3 a 7 dias

Como combinar as mais de 30 atrações de Gramado, Canela e arredores na sua viagem?

Use nossos roteiros de passeios em Gramado para organizar o dia a dia de sua viagem. Com os roteiros de passeios dos dias 1, 2 e 3 você já visita o essencial de Gramado e Canela.

Os roteiros dos demais dias levam a atrações menos conhecidas – muitas delas deixarão as melhores lembranças da viagem.

A Bóia recomenda:

  • Tire o dia 1 para visitar a Gramado clássica
  • No dia 2, dê um pulinho em Canela e complemente com um parque temático ou museu
  • O dia 3 é perfeito para o Snowland e uma esticada a Nova Petrópolis
  • Nossa sugestão para o dia 4 inclui bichos brasileiros, tradições gaúchas e um mosteiro budista
  • No dia 5, que tal um roteiro de agroturismo?
  • Separe um ou dois dias para visitar Bento Gonçalves
  • Sobrou um dia? Experimente fazer a rota das cervejas

Roteiros de passeios em Gramado dia a dia

roteiros de passeios em gramado: Gramado clássica

Dia 1: Gramado clássica

Clique nos nomes das atrações para ver os detalhes de cada visita.

Vá de Uber ao Lago Negro.

Siga de Uber para o Mini Mundo.

Vá caminhando à Praça das Etnias, depois prossiga pela Borges de Medeiros, passando pela Rua Torta (suba a pé se tiver fôlego).

Para almoçar, escolha entre um dos quilos da rua São Pedro (a rua de trás do trecho central da Borges de Medeiros) ou inaugure a seção comilança na excelente galeteria Di Paolo (Garibaldi, 23, tel. 54 3286-5080).

Se estiver com criança, suba até a Aldeia do Papai Noel (é uma subidona, pode valer a pena chamar Uber). Sem criança, escolha alguma das atrações temáticas do dia 2.

Termine o dia numa fábrica de chocolate: se for dia de semana, vá à tradicional Chocolate Prawer (no fim de semana a fábrica não abre, só a loja). No fim de semana, com a Prawer fechada, vá ao Mundo de Chocolate da Lugano.

Não vale a pena queimar um dia do Bustour para fazer este roteiro.

Pode ser feito todos os dias da semana — mas sábado, domingo e feriado não há visita à fábrica da Prawer. Leia sobre se deslocar de Uber e BusTour.

Dia 2: Canela & Parques temáticos

Use Uber e BusTour.

Comece visitando o Castelinho Caracol – divida um apfelstrudel ao final da visita.

De lá siga para Parque do Caracol ou os Bondinhos Aéreos. O bom de ir de manhã é que o sol incide na cachoeira; à tarde ela fica na sombra.

Volte até o centro de Canela, para visitar a Catedral de Pedra.

Para almoçar, o buffet Terrazo Grill e o asiático Galangal estarão pertinho.

À tarde, escolha uma atração temática:

Caso você esteja interessado em mais atrações temáticas do que cabem nesta tarde, no dia 1 (centro de Gramado) ou dia 5 (agroturismo) você vai ter tempo sobrando para ir nos que faltaram.

Pode ser feito todos os dias da semana. Leia sobre se deslocar de Uber e BusTour.

Dia 3: Snowland e Parque de Lavanda (ou Nova Petrópolis)

Clique nos nomes das atrações para ver os detalhes de cada visita.

Inicie o dia indo de Uber ou BusTour ao Snowland.

A parada seguinte do BusTour é no Le Jardin Parque de Lavanda. (Depois você pode seguir com o ônibus para visitar alguma das atrações da estrada entre Gramado e Canela.)

Caso esteja de carro, aproveite que o Snowland está na saída da cidade e de lá prossiga para Nova Petrópolis, a 28 km. ‘Almoce’ no café colonial Opas Kaffeehaus (João Leão, 96, tel. 54 3281-1273; fecha 2ª), visite a Aldeia do Imigrante e entre no Labirinto Verde.

Pode ser feito de 3ª a domingo; 2ª feira não abrem o café colonial Opas em Nova Petrópolis nem o Le Jardin Parque de Lavanda. Leia sobre se deslocar de Uber, BusTour e carro.

Dia 4: Gramado Zoo e Parque Gaúcho

Clique nos nomes das atrações para ver os detalhes de cada visita.

Vá de Uber ao Gramado Zoo e depois visite o Parque Gaúcho, que é vizinho.

Na volta do Zoo/Parque Gaúcho, dá para passar no Le Jardin Parque de Lavanda.

Caso esteja de carro, pode dar uma saidinha entre as duas atrações para almoçar no Espaço Tibet, restaurante temático tibetano em Três Coroas, a 20 km (5as a domingos e feriados, é necessário fazer reserva antecipada por whatsapp 51 99678-3184)

  • Espaço Tibet | Rua Alagoas, 361 | Tel 51 3546-5763 | Site

Pode ser feito todos os dias da semana, mas de 2a a 4a não abre o Espaço Tibet. Leia sobre se deslocar de Uber e carro

Dia 5: Agroturismo

Clique no nome da atração para ver os detalhes dos programas.

Tire a manhã (ou a tarde) para explorar o interior de Gramado se encaixando num dos vários tours de agroturismo.

No turno que sobrar, dá para visitar atrações temáticas do dia 2 que não tenham cabido naquela tarde.

Pode ser feito em qualquer dia da semana; verifique os dias em que sai o passeio desejado. Leia sobre se deslocar com tours.

Dia 6: Bento Gonçalves

Clique nos nomes das atrações para ver os detalhes de cada visita.

O jeito certo de fazer este passeio é passando uma ou duas noites em Bento Gonçalves — porque um bate-volta não dá conta de mostrar tudo o que há na região.

Se você não dispõe desse tempo para passar em Bento, o mais recomendável é pegar um tour organizado, que vai permitir que você aproveite melhor o dia.

Se você vai passar o dia em Bento por conta própria de carro, saia até as 8h de Gramado, a tempo de se encaixar na visita/degustação das 10h30 da Casa Valduga (site), no Vale dos Vinhedos.

Almoce na Trattoria Mamma Gema (RS 444, km 18,9, tel. 54 3459-1392 – Facebook).

Depois siga ao Parque Epopéia Italiana, onde começa o passeio da Maria Fumaça.

Caso dispense a Maria Fumaça, pode aproveitar a tarde para passear pelo sensacional roteiro Caminhos de Pedra.

Comece almoçando na Casa Vanni (tel. 54 3455-6383 – Instagram). Na seqüência, visite o Parque da Ovelha e a Casa da Erva-Mate (site).

Mas o melhor mesmo é programar um ou dois pernoites em Bento. Assim você tem um dia para o Vale dos Vinhedos e outro para os Caminhos de Pedra, e encaixa a Maria Fumaça em qualquer um dos dois dias.

Pode ser feito em qualquer dia da semana; na baixa temporada, a Maria Fumaça não funciona 2ª, 3ª e 5ª. Leia sobre se deslocar com tours e de carro.

Dia 7: Rota Cervejeira

Clique no nome da atração para ver os detalhes dos programas.

O Vale dos Vinhedos pode ter os vinhos, mas Gramado e Canela têm as cervejas artesanais.

Tire uma tarde para fazer um tour pelas cervejarias da região.

Pode ser feito em qualquer dia da semana; na baixa temporada, a Maria Fumaça não funciona 2ª, 3ª e 5ª. Leia sobre se deslocar com tours.

Natal Luz

Natal Luz

O Natal Luz de Gramado 2021/2022 acontece entre 28 de outubro de 2021 e 30 de janeiro de 2022. Durante o Natal Luz Gramado atinge o grau máximo de fofura, e se transforma numa Disneyzinha serrana.

O centro ganha uma caprichada decoração natalina e oferece várias atrações gratuitas. Há também 5 espetáculos pagos (que exigem passaporte vacinal para entrar).

Saiba tudo sobre o evento, incluindo como comprar ingresso e como aproveitar as inúmeras atrações gratuitas, na Página do Natal Luz deste guia.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    17 comentários

    Boa Noite,
    Gostaria de uma ajuda para, roteiros em Gramado, grupo de 05(cinco) Adultos, incluindo a minha mãe que tem 82 anos, vamos chegar no dia 11/02/2023 e retornamos em 15/02/2023, com 03(três) dias livres em Gramado.
    Já Reservei no Hotel Cercano.
    Desde Já Agradeço.
    Paulo Adriano

    Considerando o Natal Luz (vou estar entre os dias 26-31/12), vocês tem alguma sugestão de adaptação do roteiro de 4 dias? Estarei de carro e parece que os hoteis em Canela estão menos da metade do preço.

      Olá, Victor! Os programas do Natal Luz são em sua maioria noturnos. Esteja entre sexta e domingo às 16h no centro da cidade para ver a parada de Natal.

    Oi, Bóia!
    Estava querendo pernoitar em Bento Gonçalves, como sugerido no roteiro, mas estou com dificuldade de transporte até lá. Eu e minha família estaremos sem carro, e soube que o transfer para lá é bem difícil e, nesse caso, deveria ser particular, algo em torno de R$1.000. Achei caríssimo, e estou quase desistindo!
    Você saberia indicar alguma forma de chegar até lá para pernoitar e retornar à POA para embarcar?
    Obrigada.

      Olá, Renata! Se você estiver em Gramado, pode pegar um passeio a Bento e levar a mala, sem retornar a Gramado. De Bento a Porto Alegre você pode combinar a corrida com um taxista ou ir de ônibus.

    Oi, Bóia!
    Estou em dúvida do tour a fazer em Bento Gonçalves.
    O hotel me indicou a Brocker Turismo, cujo passeio (de +-12h) faz a vinícola Aurora, Maria Fumaça, Epopeia Italiana, fábrica da Tramontina, queijaria Fetina de Formaio, e Malharia G’Dom.
    Vale a pena esse tipo de passeio? Achei bastante longo, além de que pretendo fazer o Nativitaten à noite. Penso que pode ficar muuuito cansativo.
    Vi também que o da Easy Travel não inclui o Maria Fumaça, e não gostaria de abrir mão do trem, pois irei com minha filha pequena.
    Alguma sugestão de como conciliar uma boa vinícola e o Maria Fumaça? Estaremos sem carro.

      Olá, Renata! Seja o que você escolher, ir ao Nativitaten no dia da ida a Bento é puxado demais. Você vai estar exausta.

      Acredito que o passeio completão não seja feito em menos dessas 12 horas, não.

    eu e esposa iremos para gramado de 5 a 8 de dezembro e de 8 a 11 em bento goncalves … gostaria de receber sugestoes de passeios e de restaurantes ..grato manuel

      Bento – Vale dos Vinhedos: Casa Madeira (é do grupo Valduga, tem menu à la carte, para o dia em que você não estiver a fim de rodízio); Valle Rústico (menu de vários passos, harmonizado com vinho – tem que reservar antes; come-se e bebe-se muito e muito bem; o lugar é muito agradável).
      Bento – Caminhos de Pedra: Casa Vanni (à la carte); Trattoria Casa Ângelo (rodízio de massas e carnes). Ambas muito boas.
      Miolo (Vale dos Vinhedos) e Cave Geisse (Pinto Bandeira – perto dos Caminhos de Pedra) têm um esquema de comidinhas com vinho/espumante em taça no gramado, para algo mais relaxado.
      Gramado: Cantina Pastaciutta (italiano – no centro); Edelweiss (alemão – mais perto do Lago Negro – sugiro os pratos à la carte, em que pese a propaganda que fazem do fondue).
      O passeio de Maria Fumaça é divertido, se você curte trem com cantoria. No mais, a Valduga tem uma ótima estrutura para receber turistas, com vários tipos de tours. A Cave Geisse também tem passeios legais. A Dal Pizzol (que não fica no Vale dos Vinhedos) também tem opções como piquenique no gramado etc. Outras vinícolas são mais para ir conversar um pouco com o pessoal e comprar uns vinhos (Almaúnica, Pizzato, Lidio Carraro, por exemplo, todas no Vale dos Vinhedos).
      Gramado está muito Disney para o meu gosto. Acho que é um destino que funciona mais com crianças do que só entre adultos.

    Olá, tenho 70 anos e meu sonho é conhecer Gramado e seu Natal Luz! Acontece que fiz uma cirurgia no pé e preciso de um hotel bom, mas que seja perto do “fervo” para não tornar a “viagem dos sonhos” um pesadelo. Agradeço a atenção e não vou a lugar algum sem consultar antes as dicas de vocês.

    Olá!!
    Gostaria de uma ajuda para escolher quantos dias passar em Gramado.
    Nunca fui por lá, e estou pensando em ir na época do Natal Luz e conhecer Canela também.
    Considerando as atrações tradicionais da cidade mais as de Natal, quantos dias seria recomendado ficar por lá? Ou seria ideal duas viagens para esgotar tudo e não ficar muito cansativo, já que irei com uma criança de 6 anos?
    Obrigada

      Olá, Renata! As atrações do Natal Luz são noturnas e não concorrem com as tradicionais. Veja o que você quer fazer/visitar/experimentar e dimensione a duração da sua viagem de acordo.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito