Florianópolis

A favorita

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Nos últimos tempos nenhuma cidade emplacou com tanta força no imaginário nacional quanto Florianópolis.

A combinação do número cabalístico "42 praias” com a expressão mágica "qualidade de vida” faz de Floripa um destino desejado tanto para passar férias quanto para viver. Auto-estradas, túneis e viadutos têm sido construídos para acomodar o crescimento da cidade, que segue atraindo migrantes de alta escolaridade e poder aquisitivo.

Florianópolis: Lagoa da Conceição

É uma cidade exemplar na acomodação de diferenças: aprendeu a receber os hermanos argentinos, convive com uma babel de sotaques dos próprios moradores e é simpática ao público LGBT (que acorre em massa no verão e no carnaval). O orgulho manezinho, porém, nunca esteve tão em alta: Floripa já sabe o seu valor.

Florianópolis: Praia Mole

A transformação da capital sonolenta de antigamente na moderna metrópole de hoje não afetou a diversidade da ilha. Vilarejos açorianos, colônias de pescadores, praias selvagens e matas preservadas continuam onde sempre estiveram, a poucos minutos do centro da cidade — ou a muitos minutos do centro da cidade, se você vem nas engarrafadíssimas férias de verão.

Vai por mim: Florianópolis

Florianópolis: Dunas da Joaquina

Escolha Florianópolis por tudo que a cidade tem, mas leve em conta o que a cidade não tem. Você não vai encontrar em Floripa um calçadão na praia com barzinhos enfileirados, como em outras capitais litorâneas. É uma cidade carente de atrativos culturais -- se não der praia ou estiver muito frio para atividades na natureza, você vai acabar se refugiando em restaurantes ou nos shoppings. E se você vier com crianças e o Beto Carrero World estiver na sua programação, vai por mim: considere ao menos um ou dois pernoites em Balneário Camboriú.

Florianópolis: quando dá praia?

276 comentários

Pedro
PedroPermalinkResponder

Olá pessoal! Consegui reservas para o costão do santinho de última hora, porém para 30/04 a 07/05. Será que vale a pena? Vou pegar muito frio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! O outono é uma boa aposta em Santa Catarina. Leia o "Quando ir", está explicadinho. Mas bola de cristal não temos.

Kátia Krauel
Kátia KrauelPermalinkResponder

Oi, Pedro! Ainda temos o veranico em maio, mas pode rolar o famoso vento sul, aí o negócio é contar com a sorte! Mas, frio, frio não será, não!

Anabell
AnabellPermalinkResponder

Olá Pedro, moro em Floripa há anos, e a praia do Santinho é MUITO gelada, nessa época mais ainda! Acho que você aproveitaria sim, não a praia mais o hotel que é bem legal, o lugar, a vista é encantadora!

Rapha
RaphaPermalinkResponder

Para vir a Floripa, há voos diretos também de Brasília e Foz do Iguaçu.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rapha! Tínhamos escrito Curitiba por engano em vez de Brasília, já corrigimos. Mas não localizamos esse vôo direto de Foz não... (a propósito, restauramos a área de comentários da página Como chegar, ela tinha sido desabilitada acidentalmente).

Rapha
RaphaPermalinkResponder

Na realidade é um voo operado pela Azul, mas também não consegui achar à venda. Talvez seja sazonal.

Gustavo - Viajar e Pensar

Foz e Maringá eram sazonais pela Azul.

Jaciara Mendonça

Vou para Florianopolis dia 10/06 para correr a meia maratona, como não conheço a cidade gostaria que se pudessem me indicar um hotel que fique na praia mais próxima da largada da corrida que é em torno da ponte Hercilio Luz. Desde já agradeço a atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jaciara! O Intercity e o Slaviero Baía Norte estão nas proximidades.

patricia
patriciaPermalinkResponder

hermoso lugar, todavia me queda por conocer.

luciene moreira dossantos

Maravilhosa suas dicas

Joise
JoisePermalinkResponder

Já morei em Floripa, em Canasvieiras norte da ilha, digo pra todo mundo que essa época é sem dúvida a melhor, ainda é muito quente, pode-se tomar uma cerveja tranquilamente na praia e reforçar o bronze. (rsrs). O movimento de turista é bem menor por isso os preços também são, principalmente nas pousadas e mercados, as lojinhas de rua estão fazendo liquidação. R

Joise
JoisePermalinkResponder

continuando... nesta época você encontra muitos uruguaios pois o feriado de páscoa deles é bem longo em função de se juntar com as férias escolares. vai de 18 de março até 29 de março. Imagine! eles invadem Floripa, mas ainda assim é bem menos gente. Adoro aquela terra ainda volto pra lá!

Aline
AlinePermalinkResponder

Oi! Vamos para Balneario Camboriu em maio, outono recomendado tambem nos posts de la. Sao oito dias livres, sendo que em dois visitaremos a Beto Carreiro World, pois comigo e meu marido vao nossos dois pequenos de 5 e 2 anos. Vale a pena alugar um carro e passar um dia em Floripa? Alguma dica de passeio com criancinhas la?

Cristina L.
Cristina L.PermalinkResponder

Eu sugiro que, quem vai à Florianópolis, não se esqueça de encaixar um passeio pela parte sul da ilha - as lindas praias da Armação e do Matadeiro merecem uma visita (ou, quem sabe, merecem servir de base, pois há um charme de cidade de interior por ali).
O parque da Lagoa do Peri é um local surpreendente, onde dá para fazer um piquenique, nadar nas águas quentes ou apenas passear nas trilhas.
Ficamos por lá no ano passado, por cerca de 5 dias - mesmo com chuva, foram dias incríveis.
Veja nosso relato aqui: http://cuorecurioso.com/floripando-casal-cuore-e-sua-filhinha-de-4-anos-vao-a-ilha-da-magia/

Reginaldo Cesar

Olá Ricardo. Acompanho sua coluna na Band News. Parabéns pelo programa sempre fico antenado nas dicas , e foi ouvido uma das suas milhares dicas que tive uma ideia pra fazer um passeio legal em minha lua de mel.
Vou ficar em balneário Camboriú. Mas quero ficar 2 dias em Florianópolis. Qual o melhor transporte pra ir de Camboriú pra floripa já que não tenho carro? E qual melhor praia pra ficar de preferência perto do centro.
Obrigado .

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Reginaldo!

Quem responde é A Bóia. Este conteúdo está nas páginas específicas, já linkadas no texto e no menu ao lado.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/como-chegar-florianopolis

http://www.viajenaviagem.com/onde-ficar-florianopolis

http://www.viajenaviagem.com/o-que-fazer-florianopolis

Elisa Moreira
Elisa MoreiraPermalinkResponder

Amamos a cidade e fizemos nosso registro! Confira... emanarsa.wordpress.com

Elisa - emanar por aí!

Floripa, sempre linda! Jamais a natureza reuniu tanta beleza... não me canso!! smile

Gobel Morais
Gobel MoraisPermalinkResponder

Estarei indo a Floripa em Julho e não sei que roupas levar. É muito frio? Moro no Agreste de Pernambuco.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gobel! Existe uma página que trata deste assunto, por favor consulte:

http://www.viajenaviagem.com/quando-ir-florianopolis

lia
liaPermalinkResponder

Olá. Estão com algum problema na página ou é só comigo? As imagens não abrem...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lia! Aqui estão abrindo normalmente...

Gilberto Oliveira

Estive em Floripa no início de abril e, como peguei muitas dicas aqui, quero retribuir minha experiência. Ficamos 6 dias em Floripa e 2 dias em bombinhas. Indispensável um aluguel de carro. Alugamos pela Veracar que foi indicada aqui no site e foi tudo certo. Pessoal esperando no aeroporto e carro em boas condições de uso. No início ficamos hospedados no Ibis (centro) e depois ficamos na Pousada dos Artistas (Praia da Daniela). Para quem gosta de mar sem ondas o ideal é ficar no norte da ilha. Pousada dos Artistas é muito boa. Praias que mais gostamos: Praia mole (ondas fortes) mas com boa opções de barracas para ouvir boa música e curtir o dia. Praia da Daniela (sem ondas, praticamente deserta e sem nenhuma estrutura de bar) e Jurerê Internacional (praia sem ondas com atendimento na areia, preços altos, mas não muito caro). Barra da Lagoa (fica um pouco a frente da praia mole e o mar é tranquilo. Boa estrutura de bares e restaurantes, mas é mais muvucada). Vale a pena curtir o pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa. Há alguns restaurantes que possibilitam um belo visual. Enfim, se procura praia com mar calmo, fique no norte da ilha. Melhor restaurante foi o Barba Negra (fica na lagoa) e o melhor bar para divertir foi o Guacamole (ao lado do Sofitel - Centro). Em Bombinhas ficamos hospedados no Villa do Bosque (pousada muito boa e próxima da praia). Gostamos bastante de Bombinhas. Melhor restaurante foi o Mestre das águas. Pegamos praia todos os dias e gostamos muito de Floripa.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Não sei se concordo com essa opinião de que a melhor época para visitar Florianópolis seja no outono. Estivemos lá na primeira semana de abril: os dias são ensolarados, "deu praia" mas a partir das 16:30 o vento é gelado e à noite um agasalho leve é necessário.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! No verão a possibilidade de dias chuvosos é bem maior. Você não acha que praia até as 16h30 é melhor que dia sem praia?

Daniela Ribeiro

Olá, muito bom seus comentários. Estou planejando ficar no IBis de são josé, e gostaria de saber se vale a pena, pois quero conhecer floripa e as praias da Daniela e mole. É muito longe? Vamos alugar carro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! É longe. Leia: http://www.viajenaviagem.com/onde-ficar-florianopolis

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar