Punta Cana

Onde comer

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Comer e beber são os maiores passatempos em Punta Cana. A boca livre do sistema all-inclusive leva a isso: quando você se dá conta, está há uma semana beliscando e bebericando sem parar.

A qualidade dos ingredientes usados e das bebidas servidas é compatível com o preço que você pagou. Se você escolheu um dos resorts baratinhos, não espere bebidas de primeira linha. Quanto mais caro o resort, mais variados serão os buffets e maior será a oferta de opções à la carte.

Em todos os resorts, os bares que servem as melhores bebidas são os do prédio principal, junto à recepção. Nos bares secundários ou bares de piscina, aponte para a vodka ou para o whisky que você quer; caso contrário, será usada uma marca mais genérica.

Lembre-se que, no sistema all-inclusive, é você que vai atrás da sua comida e da sua bebida. Com exceção dos resorts supertop, não há serviço de garçom na piscina ou na praia. Mas sempre haverá um bar nas redondezas com barmen solícitos e um buffetzinho de frituras.

Gorjetas melhoram bastante o serviço. Deixe US$ 2 para a camareira todas as manhãs, e o seu frigobar será super-reabastecido. Depois que descobrir qual é o bar que você mais freqüentará, dê US$ 10 ao barman no início dos trabalhos, e seus drinks ficarão caprichadíssimos o dia inteiro.

Os restaurantes à la carte normalmente exigem reserva e o uso de calça comprida e sapato fechado para homens. No check-in você será informado da política de reservas. Os hóspedes que compraram upgrade costumam ter mais facilidades para reservar (tipo: prioridade e possibilidade de reservar por telefone).

Em alguns resorts, os hóspedes precisam ir à mesa do "guest relations" num horário determinado para fazer a reserva da noite. Caso você não esteja a fim de interromper o seu lazer para entrar numa fila às 10 da manhã, não esquente. Os restaurantes à la carte existem para você brincar de sair à noite, se vestir e tal (os europeus curtem), mas a verdade é que a melhor comida costuma estar nos buffets, mesmo -- sem necessidade de reserva ou calça comprida.

(E sempre que marcar um à la carte, escolha um horário cedo. Assim, caso o jantar não tenha correspondido à sua expectativa, sempre dá para fazer um segundo turno no buffet...)