Recife

Boa Viagem

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Desde que Porto de Galinhas foi elevado a capital do turismo de massa em Pernambuco, Recife perdeu o seu status de destino de praia.

Tanto melhor: no Recife a praia é um (ótimo) complemento a tudo o mais que a cidade oferece. A saber: dois centros históricos (o Recife Antigo e a vizinha Olinda), vida cultural intensa, gastronomia de qualidade.

Boa Viagem, o bairro praiano onde está a maioria dos hotéis, é tão auto-suficiente que até o aeroporto fica por lá. Se o trânsito estiver livre e o check-in do seu hotel for eficiente, ao desembarcar você estará a vinte minutos da sua primeira caminhada pelo calçadão.

Mas aproveite para se aventurar longe da praia: na Zona Norte, o bairro de Casa Forte -- e seu núcleo mais antigo, o Poço da Panela -- revela um Recife charmoso e desconhecido dos turistas.

Quando ir

O tempo firme se estende de setembro a março; outubro, novembro e dezembro são particularmente secos. Maio, junho e julho costumam ser chuvosos.

O Carnaval não acontece só nas datas oficiais: se você aparece nas duas semanas que antecedem a muvuca, já vai se divertir em blocos pré-carnavalescos tanto no Recife Antigo quanto em Olinda.

Caruaru, a 150 km, disputa com Campina Grande (PB) o título de São João mais animado. Mas a viagem ao Alto do Moura para visitar os ateliês dos discípulos de Mestre Vitalino pode ser feita o ano todo.

Recife: quando dá praia?

Como chegar

O Recife é servido por vôos diretos de São Paulo (Guarulhos), Rio de Janeiro (Galeão), Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Aracaju, Natal, Maceió, Fernando de Noronha, Campina Grande, Petrolina e Juazeiro do Norte.

Do exterior há vôos diretos desde Lisboa, pela TAP, Cidade do Panamá, pela Copa, e Miami, pela American.

O aeroporto fica a 10 minutos de carro da orla de Boa Viagem. Há dois tipos de táxi no aeroporto: especial, com tabela, e comum, pelo taxímetro; cada um tem seu ponto devidamente marcado na calçada. Vai a Porto de Galinhas e não pretende alugar carro? Veja as opções de transporte aqui.

A propósito, Porto de Galinhas está mais perto: a nova via expressa Rota do Atlântico, pedagiada, começa na ponte de Barra de Jangada (na ponta sul de Jaboatão), atravessa a Reserva do Paiva e o complexo de Suape e vai duplicada até Nossa Senhora do Ó, já na reta final do antigo acesso a Porto, sem precisar passar pelos engarrafamentos da PE 060. A estrada nova também é um excelente atalho para as praias de Cabo de Santo Agostinho.

Onde ficar

Boa Viagem é a principal zona hoteleira da cidade. O melhor ponto para se hospedar, hoje, é a ponta sul do bairro -- o Pina --, onde estão os hotéis mais novos e com mais restaurantes interessantes para ir a pé. No entanto a melhor barraca de praia, a do Pezão, está a meia hora de caminhada de lá. Veja meu dossiê de hospedagem no Recife aqui.

Olinda está a 15 minutos de táxi do Recife Antigo e meia hora de Boa Viagem (também há ônibus de linha, que levam 90 minutos ou mais entre Olinda e Boa Viagem). A Pousada do Amparo é a mais sofisticada (os apartamentos mais confortáveis estão no anexo); a Pousada dos 4 Cantos tem preços camaradas e o Hotel 7 Colinas, uma piscina irresistível.

A maior novidade no front hoteleiro é o Sheraton Reserva do Paiva, a meio caminho entre o Recife e Porto de Galinhas.

O que fazer

O Recife Antigo tem duas novas atrações: o Cais do Sertão, que homenageia Luiz Gonzaga, e o Paço do Frevo, um museu do carnaval pernambucano. Visite também a primeira sinagoga das Américas e o observatório da Torre Malakoff. Pegue o barquinho para ir até o Parque de Esculturas de Francisco Brennand, plantado no recife que deu nome à cidade. Almoce na Casa de Banhos (que também está localizada no recife) ou no Bistrô & Boteco, anexo ao Cais do Sertão. Um desfecho para um dia no centro histórico pode ser o passeio de catamarã pelo Capibaribe, que sai dali na praça do Marco Zero.

Olinda é melhor visitada com sol baixo; chegue para almoçar tipo às 13h30 (no Beijupirá, na Oficina do Sabor ou no Patuá) e faça a digestão no sobe-desce-ladeira.

Entre 3a. e 6a., vá ao bairro da Várzea visitar o museu-ateliê de Francisco Brennand (abre de 2a. a 6a.) e o a coleção de arte e armas do Instituto Ricardo Brennand (abre de 3a. a domingo). O tour pode continuar pela Fundação Gilberto Freyre e pelo bairro do Poço da Panela. Eu conto como fazer neste post.

A ilha de Itamaracá, 70 km ao norte, rende um passeio de um dia inteiro, com visita ao Forte Orange, praia na ilhota da Coroa do Avião e uma passada no Projeto Peixe-Boi. No caminho faça um desvio para ver o centro histórico de Igarassu.

Se você quer fazer um bate-volta a Porto de Galinhas, consulte a tábua das marés; é na maré baixa que aparecem as piscinas naturais e a praia fica boa para entrar n'água.

Recife no Viaje na Viagem

154 comentários

Ana
AnaPermalinkResponder

Passarei uma semana em Recife. Já marquei city tour Recife e Olinda e ida a Porto de Galinhas. Dois passeios que também quero fazer são Praias do Cabo e Praias do Litoral Norte. Estou em dúvida sobre um último passeio: Maragogi ou Carneiros? Alguma dica sobre as características de cada um e o que valeria mais em pena para bate-volta de Recife?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Maragogi, saindo de Recife, é turismo de retirante. Você vai passar o dia na estrada e dificilmente vai chegar numa hora aproveitável para ir às piscinas naturais. Quem oferece esse passeio está explorando o turista.

Ana
AnaPermalinkResponder

Obrigada pela resposta. Estava pensando na distância também. E certamente terei oportunidade de ir conhecer Maragogi com calma.

Sandra Deise Gonçalves Pistoni

Moro em João Pessoa e pretendo conhecer Olinda e Recife Antigo... qual o melhor lugar para hospedagem? Pina é opção? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Não há hotéis no Recife Antigo. O Pina é mais próximo do Recife Antigo e de Olinda do que outras zonas hoteleiras de Boa Viagem. Olinda é uma boa opção, também.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Ola, vou ir em julho para recife e olhando hospedagem vi que a praia de piedade possui hoteis com bom custo-benefício. Gostaria de saber se vale a pena se hospedar por la?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hugo! É bastante fora de mão.

Simone
SimonePermalinkResponder

Estou indo para Maragogi, mas como meu voo é para Recife queria dicas de passeio nesta cidade. Casal e dois filhos.

Ricardo Estêvão

Bom Carnaval. .porem falta ações mais intensivas pela polícia. ..com câmeras e um controle maior da violência. .pude presenciar várias ações de bandidos.
Duvido se eu volto se não melhorar. .porem um povo muito alegre

Eleonora
EleonoraPermalinkResponder

Voltei apaixonada pelo Recife. Segui direitinho as dicas do site e como sempre, deu tudo certo. Dividi minhas hospedagem entre Recife e Porto de Galinhas. No Recife me hospedei no Pina, Hotel Vivaz, na R Capitão Rebelinho. Ótimo custo beneficio, economizamos no hotel e gastamos nos restaurantes.Pagamos R$ 200 a diária em um quarto triplo. Já sabia q o hotel era simples e os quartos bem pequenos, mas quase não ficamos lá. Bem localizado e perto de bares e restaurantes interessantes, da praia e do calçadão. Por ali, fizemos tudo a pé e usamos táxi para passeio em Olinda, nos Brennads e no Recife antigo. Com esses novos aplicativos p táxi, fica muito fácil e rápido. Só aluguei o carro na manhã q saímos para Porto de Galinhas. Usamos a Unidas que fica na rua de traz do hotel e devolvemos o carro no final do passeio direto no aeroporto. Atendimento 10 e ainda nos separaram um carro zero.
Com relação aos passeios, adorei o Recife antigo, mas tem q ser de domingo quando tudo acontece. Dali fizemos o passeio de catamaran, Recife e suas pontes e foi lindo demais ver a cidade anoitecendo. Pagamos 40 por pessoa.
Os Brennads, achei demais. De manhã Atelie Francisco Brennad, almoço tem que ser no Restaurante Catelus q fica Instituto Ricardo Brennad, antes da visita ao museu. Esse restaurante é lindo, a comida deliciosa e o preço muito bom pela qualidade.
Em Olinda, prepare-se com um roteiro p passeio a pé (mapa), calçados confortáveis, filtro solar e água, mas não deixe de ir pois vale a pena
Reservamos um dia, meio de semana, para a praia de Boa Viagem. Apesar de só molharmos os pés com medo dos tubarões, achei muito bom, pois a praia é linda e estava bem limpa e tranquila. A noite, andar pelo calçadão Pina e Boa Viagem que é bem iluminado e policiado.

Fernando Boranga

Estou me programando para ir para Recife no final de maio começo de Junho e adorei o comentário bemmmm detalhado! Muito obrigado.

Guilhermina
GuilherminaPermalinkResponder

Irei para Recife agora em abril, gostaria de saber se a Praia de Piedade tem comércio perto, e como aproveitar melhor o bairro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilhermina! Tem um grande shopping no bairro, o Guararapes.

Alyne Chaves
Alyne ChavesPermalinkResponder

Olá, Vou passar seis dias em João Pessoa. Depois disso reservei três dias pra Porto de Galinhas. No caminho pensei em passar pra conhecer um pouquinho de Recife. Vale a pena? Caso valha o que posso fazer em tão pouco tempo?
Estou preocupada em desviar muito o caminho e acabar não aproveitando nada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Sem dormir no Recife você pode passar por Olinda (saia da BR 101 em Paulista) e pelo Recife Antigo. Muito cuidado, porém, com a bagagem. Estacione em estacionamentos fechados.

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Qual a melhor forma de se deslocar de Recife para Maragogi?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! Carro alugado ou táxi. Você pode também pegar um tour, levar a mala e ficar por lá.

Ariadne
AriadnePermalinkResponder

O que significa Primeiro, Segundo e Terceiro Jardins no Bairro de Boa Viagem? Às vezes, quando procuramos hotéis, bares, essas localizações são citadas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ariadne! São praças na avenida Boa Viagem que servem como ponto de referência, por exemplo, para taxistas.

Ariadne
AriadnePermalinkResponder

Bóia, obrigada pela resposta!

Ive Andrade
Ive AndradePermalinkResponder

Bóia, vou para Recife agora no ano novo e quero ir para Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros (sem carro). Já devo reservar os passeios aqui de SP? Vi que tem várias operadoras que já fecham online os passeios, com data e horário. Bjs e obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ive! Se quiser, pode, claro.

Sergio
SergioPermalinkResponder

Ola vou a Recife no inico de março. Qual o melhor ponto de Boa Viagem para ficar, mais movimentado, feirinhas..? e considerando ainda que quero evitar pegar carro ou transporte, exceto para ir até Olinda, Porto de Galinhas e locais históricos.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! Se você está procurando o ponto do Recife mais parecido com a beira-mar de Fortaleza, seria o entorno da pracinha de Boa Viagem, onde tem uma feirinha. O problema é que a hotelaria ali é bem antiquada. Mais ou menos nessa região, mas não na beira-mar, você encontra dois hotéis ótimos e novíssimos, feitos pra Copa: o Courtyard by Marriott e o Ramada Suites.

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Olá amigos! Na segunda semana de janeiro de 2017 viajarei pra Recife. Tem alguma diferença entre se hospedar em Pina ou Jaboatão dos Guararapes?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Jaboatão tem praia (Piedade), mas é longe das outras atrações do Recife. Só está perto para ir à Reserva do Paiva e seguir a Porto de Galinhas.

Mariana Cantao

Olá!

Onde eu pego o barco para ir ao Parque de Esculturas Brennand?

Att

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Na praça do Marco Zero, em frente.

FLAVIO RICARDO MARODIN

Ola,estou indo para Porto de Galinhas no começo de janeiro só que meu voo chega as 01:00 da madrugada ,será que é melhor pernoitar em Recife ou ir direto para Prto de Galinhas ?meu check in é a tarde

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavio! O mais simples é reservar a noite no próprio hotel em que você vai ficar em Porto de Galinhas.

Patrícia
PatríciaPermalinkResponder

Eu amei esse site, vocês super ajuda com as informações!
Parabéns.

Adroaldo ProvinProvin

O Casa de banhos foi fechado. Não atende mais. Abraço

Sandra Santos
Sandra SantosPermalinkResponder

Olá, pode me informar se o passeio de Catamaran, posso comprar ingresso na hora ou é necessário adquirir antes?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Dá para comprar na hora, chegue meia horinha antes e procure o vendedor no Marco Zero.

Monica favelukes

Como voy de joao pessoa a Porto de galinhas sin carro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Hola Mónica! Lo más sencillo y económico es salir con un tour de día entero, como este de Desbravo llevando tus maletas en el bus, que te buscará en tu hotel. Al final del paseo en Porto de Galinhas, segue de táxi o a pie a tu posada. Este paseo está R$ 122.

La alternativa en transporte público saldrá más costosa y infinitamente más cansativa. Tendrás que tomar un táxi a la Rodoviária de JOão Pessoa, que es lejos de la playa, después un bus a Recife, bajando en el terminal Caxangá, entonces un táxi al aeropuerto y finalmente un bus local a Porto de Galinhas.

http://www.viajenaviagem.com/como-chegar-joao-pessoa

http://www.viajenaviagem.com/como-chegar-porto-de-galinhas

Renata Queiroga

Muita gente pergunta aqui e no blog sobre hospedagem barata em Recife. Os preços de hoteis, assim como em muitas capitais brasileiras é surreal. A melhor opção que tenho adotado para baixar os custos de hospedagem é o AIRBNB. Aqui em REcife tem muitas opções de flats e apartamentos a preços bem mais baratos que os de hoteis. Selecionei rapidamente um exemplo lá na plataforma: por R$ 159,00 dá para ficar nesse flat, ao lado do Shopping Recife, que acomoda até 3 pessoas. Segue o link: https://www.airbnb.com.br/rooms/17625096?_branch_match_id=368799907886483597&adults=1&guests=1&ref_device_id=620a5be334bfb52dec379f61876a75236f36330f&s=41&source=handoff-ios&user_id=37834180

erik
erikPermalinkResponder

Boa tarde. No dia 13/05 vamos completar 12 anos de casados, então gostaríamos de fazer uma viagem, sem os filhotes. Minha esposa escolheu Recife, pois ela quer conhecer Porto de Galinhas. Pretendemos chegar lá na sexta (12/05) e voltar pro RJ na segunda(15/05).
Pretendemos alugar um carro.Gostaria de receber sugestões de hospedagem, restaurantes, do que não posso deixar de fazer por lá. Ah, Desistimos de ir a Maragogi, pois já postaram que não vale a pena.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erik! Essa é a época mais chuvosa do ano na região.

Veja:
http://www.viajenaviagem.com/quando-ir-porto-de-galinhas

Amaro Corrêa Filho

Em Recife? Amo a zona norte, principalmente os bairros de Casa Forte,Parnamirim e Jaqueira. Segue um roteiro: tome um café da manhã na On Time (Av. Conselheiro Rosa e Silva, 2000 - Tamarineira, Recife - PE, 52050-020), uma conveniência pequena e descolada, de lá faça uma caminhada no Parque da Jaqueira. Ao sair do parque beba uma água de coco gelada e saboreie frutas nos quiosques do lado de fora. Hora de iniciar os trabalhos? Então seguem as dicas de ótimos botecos, suas cervas geladas e deliciosos quitutes: Bar do Moraes (R. Padre Roma, 506-528 - Parnamirim, Recife - PE, 52060-060) de lá siga para o Bar do Neno (R. Padre Roma, 722 - Parnamirim, Recife - PE, 52050-150) e por fim delicie-se no Real Botequim (Av. Dezessete de Agosto, 1761 - Casa Forte, Recife - PE, 52061-900). Fica a dica!

AMANDA
AMANDAPermalinkResponder

olá, estou indo com meu espodo à Recife só por passagem no período do são joao, meu vôo vai ate Recife e dai pegarei um ônibus para João Pessoa. Porém , na volta da viagem , meu vôo também sairá de Recife do dia 27/06 as 7h da manhã. Como meu voo é cedo, voltarei de joao pessoa um dia a antes (26/06) , por volta das 18h. O que vc me recomenda fazer nessa noite de segunda feira que passarei em Recife? Um lugar onde posso conhecer um pouquinho do que é Recife e que tenha restaurantes e bares bons. E que funcione e tenha um movimento bom na segunda feira. Pois pelo que estou vendo nos sites a maioria dos lugares só funcionam a partir de terça.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Segunda-feira é uma noite fraca no Recife. O melhor programa talvez fosse ir até os Armazéns do Porto, que ficam no Recife Antigo e são um mini "Puerto Madero" recifense, mas o forte ali é o happy-hour. Quando você chegar às 20h deve estar meio morto, mas os bares estarão abertos e você verá os prédios históricos iluminados.

Sem sair de Boa Viagem, tem o Boteco Maxime, no iniciozinho da avenida Boa Viagem, que é um clássico recifense.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

No litoral de Pernambuco a única Praia que apresenta risco de ataque de tubarão é Boa Viagem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Sim.

Renata Queiroga/Temperesuaviagem

Oi Marcelo,
O banho de mar na praia de Boa Viagem tem risco sim de ataques de tubarões. No entanto, há uma área em que o banho é seguro, que é no trecho entre o hotel Recife Palace e antigo Hote Othon mais ou menos, pois é ima área protegida por arrecifes. Mas só se deve tomar banho quando a maré está BAIXA! Quando quero tomar banho de mar é pra lá que eu vou! É seguro e os salva-vidas permitem o banho nessa área!

Natália
NatáliaPermalinkResponder

Boa noite. To pensando em passar o carnaval em Recife. Queria que me indicassem um bairro bom pra se hospedar e que seja acessível a Olinda. Passarei dois dias lá e pretendo passar dois em Maragogi. Será q vale a pena? Q é possível conhecer esta última e as piscinas naturais nesse curto intervalo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natália! Você não conseguirá nenhuma acomodação em Olinda, nem em Maragogi que quebre o pacote de carnaval.

Alex Balint
Alex BalintPermalinkResponder

o link do Cais do Sertao esta' errado, e' .org.br mas esta' linkado para .com.br

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Boa noite! Para ir a Recife antigo e Olinda, saindo de Pina, é seguro ir de ônibus? Ou devo dar preferência a Taxi ou uber?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Os recifenses andam de ônibus pra cima e pra baixo. Pode acontecer alguma coisa? Pode. Em qualquer lugar do mundo. Muita gente é furtada no metrô em Paris, por exemplo. Se você pode pagar pelo conforto, vá de Uber.

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Valeu o comentário, tava pensando em Recife, Porto de Galinha e Maragogi....vou fazer os primeiros e verificar os hotéis que indicou.

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Olá ! Planejo conhecer Recife e Porto de Galinhas, estou em dúvida de qual a melhor opção; comprar um pacote ou ir por conta.sei que o pacote limita um pouco os passeios, porque tem que seguir o cronograma, mas acredito que nesses pacotes eles tenham as entendam bem dos passeios....e com relação ao custo benefício.....da muita diferença financeira se for por conta, quantos dias necessito para desfrutar bem esses dois lugares?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! Os pacotes para o Nordeste vendidos pelas operadoras incluem aéreo, trânsfer e hotel. Às vezes, um city-tour também está incluído. Todos os outros passeios são vendidos à parte. Os mesmos passeios podem ser comprados por quem viaja por conta própria.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar